LILACS

LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – Informação e evidência científica e técnica em saúde da América Latina e Caribe – BIREME/OPAS/OMS – LILACS – Información y evidencia científica y técnica en salud de América Latina y el Caribe | LILACS – Scientífic and technic information and evidence of Latin-american and Caribbean Countries Um bem público regional de informação científica Un bien público regional de información científica A regional public good on scientific information

O que é indexação de documentos segundo a metodologia LILACS

O QUE É A INDEXAÇÃO DE DOCUMENTOS?

É o processo no qual descrevemos o conteúdo discutido nas publicações em saúde com a atribuição de termos DeCS/MeSH e a política de indexação da Metodologia LILACS.

A política de indexação da Metodologia LILACS e os descritores DeCS/MeSH foram criados e são atualizados com base nas políticas da National Library of Medicine

POR QUE A INDEXAÇÃO DE DOCUMENTOS MANUAL É IMPORTANTE?

A documentação da área da Saúde possui uma área ampla, com linguagem técnica específica e própria de cada especialidade. Somado a isso é uma área na qual há uma profusão de publicações de tipos de estudos e um grande intercambio entre pesquisadores em nível global.

Para se encontrar as publicações adequadas de forma mais precisa, a indexação dos documentos com a Metodologia LILACS e o vocabulário DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) oferecem orientações sobre a descrição do tema principal, temas secundários, os aspectos discutidos nos temas, sujeitos da pesquisa, desenho do estudo, tipos de publicação e qualquer outro tema discutido na publicação.

Quando um documento é indexado de maneira específica e com descritores adequados a recuperação, interpretação e análise informétrica é mais adequada. Por outro lado, descritores genéricos, de áreas de especialidades, pouco contribuem para a recuperação e análise dos documentos em bases grandes como a LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde.

CASOS

Veja alguns casos que demonstram a importância da LILACS:

Informetria na área de Enfermagem

A vitrine do conhecimento criada pela BVS Enfermagem inclui a análise dos descritores DeCS empregados nos registros bibliográficos da BDENF e dessa forma foi possível verificar temáticas mais abordadas, mas também o uso inadequado do descritor de especialidades Enfermagem que não descreve detalhadamente os procedimentos realizados.

Figura 1 - Indicadores da produção técnica e científica disponível na BDENF

Figura 2 - Análise de co-ocorrência de termos e descritores em documentos sobre Trabalho da Enfermagem

Veja mais em: https://bvsenfermeria.bvsalud.org/vitrinas/post_vitrines/trabalho-da-enfermagem-na-america-latina-caribe/

SAIBA MAIS

Membros da rede

Sobre a rede de indexadores LILACS

Objetivos

Conheça com mais detalhes o que é e o que faz rede de indexadores LILACS

Membros da rede

Capacitação sobre indexação

Sessões virtuais mensais

Encontros mensais em espanhol baseados nas dúvidas de indexação enviadas pelos profissionais dos centros cooperantes LILACS e BVS