LILACS

LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – Informação e evidência científica e técnica em saúde da América Latina e Caribe – BIREME/OPAS/OMS – LILACS – Información y evidencia científica y técnica en salud de América Latina y el Caribe | LILACS – Scientífic and technic information and evidence of Latin-american and Caribbean Countries Um bem público regional de informação científica Un bien público regional de información científica A regional public good on scientific information

Base de dados LILACS opera novo portal

29 de outubro de 2019

A LILACS celebra 34 anos e, para celebrar, lança um novo portal com informação focada na metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde e Bem-estar) da Agenda 2030, organizada por tipos de estudos. O índice reúne mais de 880 mil registros de artigos de periódicos revisados pelos pares, teses e dissertações, documentos governamentais, trabalhos de congressos e livros.

Uma nova arquitetura da informação e design gráfico foi desenvolvida para destacar os princípios da LILACS, como: trabalho em rede e capacitação local, prioridades de saúde pública, últimas publicações, notícias e inovações realizadas pela BIREME com base na metodologia LILACS; além disso, foram implementadas ferramentas de acessibilidade para portadores de deficiências parciais ou totais.

A definição do conteúdo foi realizada de forma participativa e a equipe de produção de fontes de informação e serviços de informação cooperativa contribuiu para esta tarefa.

Também foi destacada a participação das redes LILACS e BVS na escolha do lema da LILACS, ação desenvolvida por meio de votação, definindo-se como: “Informações em saúde da América Latina e do Caribe”, o que atualmente já aparece no banner do portal e em todo o material de divulgação da LILACS.

A consulta pública sobre os novos critérios para seleção e permanência de periódicos na LILACS também ocorreu em duas etapas: a primeira com toda a equipe da BIREME e os coordenadores nacionais e temáticos da rede LILACS, e a segunda com a participação de todos os profissionais das redes LILACS e BVS, editores de revistas científicas em saúde e profissionais envolvidos com o tema da comunicação científica.

Outro conteúdo destacado no portal é a área de infometria, destinada a tornar visíveis todas as análises infométricas realizadas pela BIREME tendo a LILACS como fonte de informação, e foi publicada uma nova visualização de dados com as estatísticas da contribuição da rede para a base de dados LILACS.

A LILACS é mantida e atualizada por uma rede formada por mais de 600 instituições governamentais, de ensino e pesquisa em saúde e é coordenada pela BIREME/OPAS/OMS.

 

Acesse o portal LILACS: http://lilacs.bvsalud.org/

 

=================================================

Originalmente publicado em: https://www.paho.org/bireme/index.php?option=com_content&view=article&id=448:lancamento-do-novo-portal-lilacs&Itemid=183&lang=pt

sueli