03/21 – Pesquisa qualitativa

Nota técnica 03/2021

Versão PDF

Pesquisa qualitativa: orientações para indexação de acordo com a Metodologia LILACS

Objetivo:  Orientar a análise e leitura técnica dos documentos para identificar pesquisa qualitativa na indexação de documentos em saúde. 
Público-alvo: Profissionais da informação que atuam na indexação de documentos usando a Metodologia LILACS ou na elaboração de estratégias de busca na LILACS e nas Bibliotecas Virtuais em Saúde (BVS)
Conteúdo: Metodológico Data de criação: julho 2021

 

Introdução

 

A pesquisa qualitativa procura conhecer e interpretar a complexidade de fenômenos sociais, manifestações, acontecimentos, vivências, ideias e sentimentos que interferem e representam a vida dos indivíduos. 1,2 Diferente da pesquisa quantitativa que reúne conjuntos de dados e números passíveis de serem analisados com métodos estatísticos. 

A pesquisa qualitativa possui a importante função de entender como indivíduos e comunidades percebem e lidam com sua própria saúde e como tomam decisões relacionadas ao uso de serviços de saúde. Essas pesquisas ajudam a entender a cultura das comunidades em relação a implementação de mudanças e superação de barreiras. Também trazem informação aos gestores de saúde sobre a experiência dos usuários relacionada aos serviços de saúde e sua enfermidade e possibilita ações de promoção da saúde e desenvolvimento da comunidade.3

Reconhecendo que a pesquisa qualitativa tenha como objeto falas ou palavras, não significa que não existe possibilidade de alguma mensuração, como taxonomia ou classificação, ou que não possa ser base de explicação de fenômenos. No contexto da atenção à saúde, diversos métodos qualitativos são usados para explicar fenômenos relacionados como adesão de pacientes ao tratamento, tomada de decisão em saúde, organização hospitalar ou de sistemas de saúde.4

Entre as abordagens utilizadas na pesquisa qualitativa podemos citar:3

– Entrevistas (estruturada, semi-estruturada, em profundidade)

– Grupos focais 

– Métodos observacionais

– Análise de conversação

 

Características de um estudo qualitativo

 

Rodrigues FA, Progianti JM, Prata JÁ, Oliveira EB, Souza MN, Belém LS. Sofrimento laboral e estratégias de defesa referidas por técnicas de enfermagem de maternidade públicas. Rev Enferm UERJ. 2021.29:e54601.

http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2021.54601

O descritor

 

A nota de escopo do descritor define:

PESQUISA QUALITATIVA [Descritor] como qualquer tipo de pesquisa que empregue informação não numérica para explorar características individuais ou de grupo, que produz achados não acessíveis por procedimentos estatísticos ou outro meio quantitativo.

 

A indexação

 

Os estudos qualitativos são identificados por conta de seu formato, estrutura e metodologia empregada.  O texto quase sempre trará a menção de pesquisa qualitativa no resumo ou na metodologia.

 Geralmente a indexação é feita com PESQUISA QUALITATIVA [Descritor] coordenado como secundário. 

 Será usado o descritor como primário quando se tratar de pesquisa qualitativa abordada como assunto principal, sendo discutido aspecto como projeto geral, metodologia, economia, etc.

 Os pré-codificados devem ser adicionados todos aqueles que permitirem identificação no documento.

 A indexação desses tipos de estudo não costuma exigir muitos descritores.

 

Descritores e qualificadores relacionados 

 

GRUPOS FOCAIS [Descritor]

Método de coleta de dados é uma ferramenta da PESQUISA QUALITATIVA na qual um pequeno grupo de indivíduos é conduzido junto e permitido interagir em uma discussão de suas opiniões sobre tópicos, conclusões ou questões. 

Esse é um tipo de entrevista  comum em pesquisa qualitativa. Quando identificado no documento indexar como secundário. 

 

ENTREVISTAS COMO ASSUNTO [Descritor]

Trabalhos sobre conversações com um indivíduo ou com grupo de pessoas a fim de obter informações acerca da formação pessoal e outros dados biográficos, suas atitudes e opiniões, etc. Inclui entrevistas de admissão em escolas ou em empregos.

Método comum em pesquisa qualitativa. Quando identificado no documento indexar como secundário. Não confundir com ENTREVISTA [Tipo de publicação]. 

 

ANTROPOLOGIA CULTURAL [Descritor]

Estudo do fenômeno cultural que caracteriza as atividades sociais aprendidas, compartilhadas e transmitidas de um grupo étnico em particular com foco nas causas, consequências e complexidades da variabilidade humana social e cultural.

É comum encontrar o termo etnografia. Quando identificado no documento indexar como secundário.

 

NARRAÇÃO [Descritor]

Ato, processo ou narração de apresentação, i. é, o relato de uma história. No contexto da MEDICINA ou da ÉTICA, a narração inclui o relato de fatos particulares e pessoais da vida de um indivíduo.

É comumente encontrada em trabalhos de abordagem qualitativa. Quando identificado no texto indexar como secundário.

 

INQUÉRITOS E QUESTIONÁRIOS [Descritor]

Coleção de dados obtidos de voluntários. A informação geralmente se configura como respostas a questões ou sugestões.

Método de coleta de dados utilizado tanto para pesquisas qualitativas quanto quantitativas. 

 

CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS EM SAÚDE [Descritor]

Conhecimento, atitudes e comportamentos associados, que fazem parte dos tópicos relacionados com a saúde, como doenças e PROCESSOS PATOLÓGICOS, sua prevenção e tratamento. Este termo refere-se a trabalhadores da área da saúde (PESSOAL DE SAÚDE) ou não.

 

Predominantemente utilizado como descritor primário.

 

PSICOLOGIA [Qualificador]

Usado com doenças não psiquiátricas, técnicas e [grupos de] pessoas para aspectos psicológicos, psiquiátricos, psicossomáticos, psicossociais, comportamentais e emocionais, e com doenças psiquiátricas para aspectos psicológicos. Usado também com descritores animais para o comportamento e a psicologia dos animais.

A avaliação e análise do comportamento está muitas vezes relacionada ao aspecto psicológico do indivíduo.

 

Exemplo de indexação de documento

Radosta, DI. El cuidado hospice como un cuidado humanizado en el final de la vida. Salud Colect. 2021;17:e3108. doi: 10.18294/sc.2021.3108

Referências

 

1 – Turato ER. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev Saude Publica [Internet]. 2005 [cited 2021 July 10];39(3):507-14. Available from: https://www.scielo.br/j/rsp/a/qtCBFFfZTRQVsCJtWhc7qnd/?format=pdf&lang=pt

2 – Gomes R. Pesquisa qualitativa em saúde [Internet]. São Paulo: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; 2014 [cited 2021 July 10]. 45 p. Available from:  https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/Documents/LatoSensu/caderno-pesquisa-qualitativa-mestrado-2014.pdf

3 – Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis. [place unknow]: JBI; 2020 [cited 2021 July 30]. Available from: https://synthesismanual.jbi.global. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01

4- Pope C, Mays N. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. 3rd ed. Fajardo AP, translator. São Paulo: Artmed; 2009. 172 p.

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Was this page helpful?