08/21 Estudos transversais

 

Nota técnica 08/2021

 

Versão PDF

Estudos transversais: orientações para indexação de acordo com a Metodologia LILACS

Objetivo: Orientar a análise e leitura técnica dos documentos para identificação do tipo de estudos transversais de documentos em saúde. 
Público-alvo: Profissionais da informação que atuam na indexação de documentos usando a Metodologia LILACS ou na elaboração de estratégias de busca na LILACS e nas Bibliotecas Virtuais em Saúde (BVS).
Conteúdo: Metodológico Data de criação: agosto 2021

 

Introdução

Nos estudos transversais são avaliadas as frequências das ocorrências de doenças ou alterações, assim como um determinado efeito estudado em população específica.1 Os estudos transversais são delineados para determinar a prevalência de uma doença e a medida usada como desfecho é a razão de prevalência.1,2 Esses estudos são relativamente fáceis e rápidos de se realizar, no entanto, não permitem a distinção entre causa e efeito. Eles buscam possíveis preditores de resultados e são usualmente utilizados para o planejamento e desenvolvimento de estudos de caso-controle, coorte e até mesmo para o delineamento dos ensaios clínicos randomizados.1,2

 

Fonte: Honório, Santiago1 (2018)

 

Nos estudos transversais as informações sobre a condição dos indivíduos e a exposição ou não a um agente causal são coletadas em um mesmo ponto no tempo. Não há seguimento, apenas um corte no tempo. Esse modelo de estudo se apresenta como uma fotografia que retrata naquele momento a presença ou ausência da exposição e a presença ou ausência do efeito.3

 

Nos estudos transversais ocorre uma certa confusão quando mencionada as abordagens retrospectivas ou prospectivas. No que se refere ao desenho do estudo, os estudos transversais não são retrospectivos ou prospectivos, pois não avaliam a relação temporal nos achados. Entretanto, os termos retrospectivos e prospectivos são muito comuns nos textos dos estudos transversais. Seu uso está relacionado ao momento em que os dados foram coletados. Por exemplo, se os dados foram retirados de registros para mostrar a “fotografia” em um determinado momento no passado, possivelmente o texto mencionará o termo retrospectivo. Em uma situação em que o pesquisador ainda irá coletar o dado para mostrar a “fotografia” em determinado ponto no futuro, possivelmente o texto mencionará o termo prospectivo.

Os estudos transversais são identificados na literatura como sendo um tipo de estudo observacional. Os estudos observacionais oferecem uma ótima base para o entendimento de uma série de doenças e outros eventos de interesse. Nesses estudos, os pesquisadores apenas observam a existência de uma doença ou característica em indivíduos que foram previamente divididos em grupos baseados em uma experiência, característica ou exposição. Nesse tipo de pesquisa, a alocação de um grupo baseada na exposição a um fator de risco não pode ser controlada pelo pesquisador.1 Os estudos observacionais podem ser do tipo coorte, caso-controle e transversais.  

 

 

Características dos estudos transversais

Wearick-Silva LE, Richter SA, Viola TW, Nunes ML; COVID-19 Sleep Research Group. Sleep quality among parents and their children during COVID-19 pandemic in a Southern – Brazilian sample. J Pediatr (Rio J). 2021Aug 23:S0021-7557(21)00112-1.

http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2021.07.002

 

Os descritores

A nota de espoco do descritor define ESTUDOS TRANSVERSAIS [Descritor] como estudos epidemiológicos que avaliam a relação entre doenças, agravos ou características relacionadas à saúde, e outras variáveis de interesse, a partir de dados coletados simultaneamente em uma população.

A nota de espoco do descritor e o manual de indexação4 definem ESTUDO OBSERVACIONAL [Tipo de publicação] como trabalho que relata um estudo clínico no qual os participantes podem receber intervenções diagnósticas, terapêuticas ou outros tipos, mas os pesquisadores não atribuem voluntários para intervenções específicas (como no estudo intervencional).

 

A indexação

A identificação dos estudos transversais se dá pela presença do próprio termo no texto. Geralmente o texto. Também pode aparecer no texto os termos estudos seccionais e estudos de corte transversal. Importante não confundir corte com coorte. Os estudos de coorte são longitudinais e não tem relação com os estudos de corte transversal.

Pontos a serem considerados na análise e indexação do documento:

– verifique a presença do termo transversal no documento;

– coordenar com ESTUDO OBSERVACIONAL [Tipo de publicação] nos trabalhos em que é mencionado se tratar de um estudo observacional. Embora todo estudo transversal seja um estudo observacional, a coordenação não é obrigatória de acordo com as notas dos descritores. Portanto, a coordenação somente será feita no caso da presença do termo no texto. 

Ex.: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8403071/

– coordenar como secundário com ESTUDOS RETROSPECTIVOS [Descritor] ou ESTUDOS PROSPECTIVOS [Descritor] caso o texto mencione essa abordagem.

– coordenar com PAÍS [Descritor] nos estudos

 

Descritores e qualificadores relacionados 

ESTUDOS RETROSPECTIVOS [Descritor]

Estudos nos quais os dados coletados se referem a eventos do passado.

A coordenação com estudos retrospectivos pode ser feita quando o termo for citado no texto. Nesses casos significa que os dados sobre a população foram coletados em um ponto determinado no passado.

 

ESTUDOS PROSPECTIVOS [Descritor]

Estudos planejados para a observação de eventos que ainda não ocorreram.

A coordenação com estudos prospectivos pode ser feita quando o termo for citado no texto. Nesses casos significa que os dados sobre a população foram coletados especificamente para o desenvolvimento do estudo em um ponto futuro.

 

FATORES DE RISCO [Descritor]

  1. Aspecto do comportamento individual ou do estilo de vida, exposição ambiental ou características hereditárias ou congênitas que, segundo evidência epidemiológica, está sabidamente associado a uma condição de saúde considerada importante de se prevenir. 2. População em risco: População bem definida, cujas vidas, propriedades e fontes de trabalho se encontram ameaçadas por determinados perigos.

Possíveis fatores de risco para um determinado cenário epidemiológico podem ser abordados.

 

INQUÉRITOS E QUESTIONÁRIOS [Descritor]

Coleção de dados obtidos de voluntários. A informação geralmente se configura como respostas a questões ou sugestões.

Método bastante comum para levantamento das informações nos estudos transversais.

 

PREVALÊNCIA [Descritor]

Número total de casos de uma dada doença em uma população especificada num tempo designado. É diferenciada de INCIDÊNCIA, que se refere ao número de casos novos em uma população em um dado tempo.

 

INCIDÊNCIA [Descritor]

O número de novos casos de uma determinada doença durante um determinado período em uma população especificada. Também é usado para a taxa na qual novos eventos ocorrem em uma população definida. É diferenciado de PREVALÊNCIA, que se refere a todos os casos da população em um determinado momento.

 

PAÍS [Descritor]

Estudos transversais medem prevalência, muitas vezes exigindo a coordenação com o país com o qualificador /epidemiologia.

 

Exemplo de indexação de documento

Casarin M, Nolasco WS, Colussi, PR, Piardi CC, Weidlich P, Rösing CK, et al. Prevalence of tooth loss and associated factors in institutionalized adolescents: a cross-sectional study. Cienc Saude Colet. 2021;26(7):2635-42. 

https://doi.org/10.1590/1413-81232021267.07162021

 

 

Referências

1 – Honório HM, Santiago JF Jr. Fundamentos das revisões sistemáticas em odontologia. São Paulo: Quintessence Editora; 2018. 361 p.

2 – Mann CJ. Observational research methods. Research design II: cohort, cross sectional, and case-control studies. Emerg Med J. 2003;20(1):54-60.  doi: 10.1136/emj.20.1.54: 10.1136/emj.20.1.54

3- Hochman B, Nahas FX, Oliveira RS Filho, Ferreira LM. Desenhos de pesquisa. Acta Cir Bras. 2005;20 Suppl. 2:02-9. doi: 10.1590/S0102-86502005000800002

4 – BIREME. Biblioteca Virtual em Saúde. Manual de Indexação de Documentos para a Base de Dados LILACS (2021) [Internet]. São Paulo: BIREME; 2021 [cited 2021 June 8]. Available from: https://lilacs.bvsalud.org/metodologia-lilacs/manual-de-indexacao-de-documentos-para-a-base-de-dados-lilacs/

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Was this page helpful?