09/21 Estudos de validação

 

Nota técnica 09/2021

 

Versão PDF

Estudos de validação: orientações para indexação de acordo com a Metodologia LILACS

Objetivo: Orientar a análise e leitura técnica dos documentos para identificação do tipo de publicação Estudos de Validação de documentos em saúde. 
Público-alvo: Indexadores que usam a metodologia LILACS e profissionais que atuam na elaboração das estratégias de busca em saúde.
Conteúdo: Metodológico Data de criação: outubro 2021

 

Introdução

O viés de informação é comum em estudos epidemiológicos e pode comprometer a validade dos resultados dos estudos.1 O viés consiste em um erro sistêmico que ocorre no delineamento  ou mesmo durante o curso do estudo, e que compromete as conclusões deste.2 Os estudos de validação, nos quais o pesquisador compara a acurácia de uma medida com um padrão ouro, são importantes formas para entender e mitigar os vieses epidemiológicos. Os estudos de validação precisam ser cuidadosamente planejados e implementados para garantir sua utilidade.1 Esses estudos se destinam, principalmente, a validade de conteúdo, validade de construto ou validade de critério.3

Na área de saúde, o uso de instrumentos confiáveis é muito importante para que se possa garantir a acurácia de métodos de diagnósticos, classificações ou intervenções. 

Os estudos de validação na área de saúde são utilizados para análise dos instrumentos relacionados aos testes e escalas de diagnóstico, questionários em geral, modelos biológicos, avaliações de risco, entre outros. 

 

Características dos estudos de validação

Prior TS, Hoyer N, Shaker SB, Davidsen JR, Hilberg O, Patel H, Bendstrup E. Validation of a derived version of the IPF-specific Saint George’s Respiratory Questionnaire. Respir Res. 2021 Oct 5;22(1):259. 

http://dx.doi.org/ 0.1186/s12931-021-01853-2

 

 

Os descritores

A nota de escopo do descritor define ESTUDO DE VALIDAÇÃO [Tipo de Publicação] como trabalhos que consistem em pesquisa usando processos pelos quais são estabelecidas a confiabilidade e relevância de um procedimento para um propósito específico.4

A nota de escopo do descritor define ESTUDOS DE VALIDAÇÃO COMO ASSUNTO [Descritor] como trabalhos sobre pesquisa que usa processos para os quais a confiabilidade e relevância de um procedimento com um propósito específico são estabelecidas.4

O uso deste Descritor deve ser restrito a documentos que tratam da elaboração metodológica dos estudos de validação, sobre sua aplicação, avaliação, revisão, economia, etc. 

 

A indexação

A identificação dos estudos de validação se dá pela presença do próprio termo no texto. Geralmente o documento deixará claro se tratar de um estudo de validação em seu título ou no objetivo.

Pontos a serem considerados na análise e indexação do documento:

– verifique a presença do termo “validar” ou “validação” no documento;

– identifique o instrumento a ser validado: questionário, escala, softwares, aplicativos, etc.

– observe as medidas de validação nos resultados do estudo scores de confiabilidade, reprodutibilidade e  validade.

 

Descritores e qualificadores relacionados 

 

INQUÉRITOS E QUESTIONÁRIOS [Descritor]

Coleção de dados obtidos de voluntários. A informação geralmente se configura como respostas a questões ou sugestões.

Instrumento bastante presente nos estudos de validação.

 

AUTORRELATO [Descritor]

Método para obter informação por meio de respostas verbais, escritas ou orais, dos sujeitos.

Instrumento presente nos estudos de validação.

 

SENSIBILIDADE E ESPECIFICIDADE [Descritor]

Medidas de classificação binária para avaliar resultados de exames. Sensibilidade ou taxa de recall é a proporção de verdadeiros positivos. Especificidade é a probabilidade do teste determinar corretamente a ausência de uma afecção.

Medida comumente usada para avaliar os resultados dos estudos de validação.

 

REPRODUTIBILIDADE DOS TESTES [Descritor]

1) A reprodutibilidade estatística das medidas (muitas vezes em um contexto clínico), incluindo o teste de instrumentação ou técnicas para obter resultados reprodutíveis. O conceito inclui reprodutibilidade de medidas fisiológicas, que podem ser utilizadas para desenvolver regras para avaliar a probabilidade ou o prognóstico, ou a resposta a um estímulo; a reprodutibilidade da ocorrência de uma afecção; e a reprodutibilidade de resultados experimentais. 2) Propriedade de se obter resultados idênticos ou muito semelhantes a cada vez que for realizado um teste ou medida.

Método comumente usado para avaliar os resultados dos estudos de validação.

 

VALOR PREDITIVO DOS TESTES [Descritor]

O valor preditivo de um teste diagnóstico é a probabilidade de um resultado positivo (ou negativo) corresponder a um indivíduo doente (ou não doente). Depende da sensibilidade e especificidade do teste.

Método comumente usado para avaliar os resultados dos estudos de validação.

 

PSICOMETRIA [Descritor]

A avaliação de variáveis psicológicas através da aplicação de procedimentos matemáticos.

Alguns estudos unem a psicologia a estatística e utilizam ferramentas psicométricas no processo de validação.

 

NORMAS [Qualificador]

Usado com descritores de instalações, pessoal e programas para o desenvolvimento, teste e aplicação de padrões de adequação ou desempenho aceitável e com substâncias químicas e fármacos para padrões de identificação, qualidade e potência. Inclui normas de saúde e segurança em indústrias e ocupações.

A validação se refere, fundamentalmente, à análise dos padrões de qualidade e adequação de um instrumento específico.

 

MÉTODOS [Qualificador]

Usado com técnicas, procedimentos e programas para métodos.

O uso do qualificador desse qualificador é comum para indicar a validação de algum método específico.

 

Exemplo de indexação de documento

Abregú Tueros LF, Galván Huaroc YJ, Gonzáles Dimas CK, Cruz Gonzáles GE. Psychometric validation of the Peruvian version of a short scale to assess psychological violence in health professionals: a cross-sectional study. Medwave.paint 2021;21(7):e8452. 

https://doi.org/10.5867/medwave.2021.07.8452 

 

 Referências

1 – Fox MP, Lash TL, Bodnar LM. Common misconceptions about validation studies. Int J Epidemiol. 2020 Aug 1;49(4):1392-1396. doi: 10.1093/ije/dyaa090 

2 – Ribeiro LG, Cardoso LO. Estudos de validação: qual análise utilizar? Rev Bras Med Esporte. 2009;15(4):316.

3 – Ribeiro MA, Vedovato TG, Lopes MH, Monteiro MI, Guirardello EB. Estudos de validação na enfermagem: revisão integrativa. Rev Rene. 2013;14(1):218-28. 

4 – BIREME. Biblioteca Virtual em Saúde. Manual de Indexação de Documentos para a Base de Dados LILACS (2021) [Internet]. São Paulo: BIREME; 2021 [cited 2021 June 8]. Available from: https://lilacs.bvsalud.org/metodologia-lilacs/manual-de-indexacao-de-documentos-para-a-base-de-dados-lilacs/

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Was this page helpful?