12/21 Avaliação de tecnologias de saúde

Nota técnica 12/2021

Versão PDF

Avaliação de tecnologias de saúde: orientações para indexação de acordo com a Metodologia LILACS

Avaliação da Tecnologia Biomedica

 

Objetivo: Orientar a análise e leitura técnica dos documentos para identificação e indexação dos estudos de Avaliação de Tecnologias de Saúde.
Público-alvo: Profissionais da informação que atuam na indexação de documentos usando a Metodologia LILACS ou na elaboração de estratégias de busca na LILACS e nas Bibliotecas Virtuais em Saúde (BVS).
Conteúdo: Metodológico Data de criação: novembro 2021 

 

Introdução

Nas últimas décadas, a inovação tecnológica proporcionou avanços marcantes no cuidado em saúde.1,2 É nesse cenário de inovação e tecnologia que está presente o conceito de tecnologias em saúde. O desenvolvimento de tecnologias em saúde é a chave para alcançar o mais alto nível de proteção em saúde e as políticas de saúde existentes precisam assegurar que esses benefícios alcancem todos os cidadãos.2 

O conceito de tecnologias em saúde é bastante amplo e compreende:  produtos e insumos como medicamentos, vacinas, testes de diagnósticos, equipamentos e dispositivos em saúde; procedimentos preventivos, curativos ou de cuidados em geral, que abrangem o fator humano na execução; procedimentos e modelos de organização de serviços e os sistemas de apoio para atenção em saúde.3

A avaliação de tecnologias em saúde consiste na análise do valor e da contribuição dessas tecnologias para melhoria da saúde individual e coletiva. E isso se dá respondendo a algumas perguntas-chave: A tecnologia funciona? É útil? É viável do ponto de vista sanitário, social, ético e econômico?3 As respostas a essas questões são informações importantes e contribuem no processo de decisão e elaboração de políticas públicas de saúde em seus variados níveis de atuação. 

Para o DeCS/MeSH a avaliação de tecnologia em saúde não é classificada como tipo de publicação, porém é um tipo de estudo de muita procura e interesse por parte de pesquisadores e fundamentais na tomada de decisões em saúde.

 

Características dos estudos de avaliação de tecnologias em saúde

Centro Nacional de Excelencia Tecnológica en Salud. Evaluación clínica y económica del tratamiento farmacológico combinado de la hipertensión arterial sistémica en México. [S.l.]: CENETEC; 2020 [cited 2021 Nov 22]. 176 p. Available from: 

https://docs.bvsalud.org/biblioref/2021/04/1178422/evaluacion_clinica_y_economica_04dic20_v2.pdf

 

O descritor

A nota de escopo do descritor define AVALIAÇÃO DA TECNOLOGIA BIOMÉDICA [Descritor] como a avaliação do custo, eficácia, uso etc da tecnologia biomédica e as futuras implicações sociais, éticas e legais desta tecnologia.4

 

A indexação

Os estudos de avaliação de tecnologia em saúde podem ser delineados ou embasados por diferentes desenhos de estudo. Essa avaliação pode se dar por meio de revisões de escopo, revisões rápidas, revisões sistemáticas, estudos qualitativosestudos de avaliação, entre outros. AVALIAÇÃO DA TECNOLOGIA BIOMÉDICA [Descritor] pode ser usado como primário ou secundário, o indexador deverá observar qual o aspecto principal abordado no documento para tomar tal decisão.

 

Pontos a serem considerados na análise e indexação do documento:

– Certifique se tratar de um estudo de avaliação de tecnologia em saúde observando seu título e objetivo. A presença de termos como custo-benefício, eficácia, utilidade, viabilidade e aspectos econômicos são indicações importantes.

– Identifique a tecnologia que está sendo avaliada: medicamentos, vacinas, teste de diagnóstico, dispositivos, procedimentos, etc.

Ao identificar a tecnologia selecione o qualificador correspondente ao aspecto tratado no documento: economia, organização, normas, legislação, etc. Normalmente o aspecto avaliado será indexado como primário por, provavelmente, se tratar do assunto principal do estudo.

– Indexe AVALIAÇÃO DA TECNOLOGIA BIOMÉDICA [Descritor] como primário quando o aspecto do projeto geral ou a metodologia da avaliação da tecnologia for o assunto principal do documento. Exemplo: http://rasp.msal.gov.ar/rasp/articulos/vol13/AO_Monteroe37.pdf

Indexe AVALIAÇÃO DA TECNOLOGIA BIOMÉDICA [Descritor] como secundário quando o estudo assim se caracterizar, indexando como primário a tecnologia e seus aspectos avaliados. Exemplo: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2021/03/1151446/informe-15-venetoclax_0.pdf

 

 

Descritores e qualificadores relacionados 

ECONOMIA [Qualificador]

Usado tanto para os aspectos econômicos de qualquer assunto como para os aspectos de administração financeira. Inclui o levantamento e a provisão de fundos.

Um dos principais aspectos em estudos de avaliação de tecnologia de saúde. Quando o ponto principal do documento deverá ser indexado com primário.

 

MÉTODOS [Qualificador]

Usado com técnicas, procedimentos e programas para métodos.

ORGANIZAÇÃO & ADMINISTRAÇÃO [Qualificador]

Usado para as estruturas administrativas e a administração.

 

NORMAS [Qualificador]

Usado com descritores de instalações, pessoal e programas para o desenvolvimento, teste e aplicação de padrões de adequação ou desempenho aceitável e com substâncias químicas e fármacos para padrões de identificação, qualidade e potência. Inclui normas de saúde e segurança em indústrias e ocupações.

 

LEGISLAÇÃO & JURISPRUDÊNCIA [Qualificador]

Usado para leis, estatutos, decretos ou regulamentos governamentais e também para controvérsias legais e decisões jurídicas.

 

ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO [Descritor]

Relação entre os benefícios gerados por um programa e seus custos. A razão benefício por custo é a medida do total esperado obtido por unidade de dinheiro despendida.

Em estudos que avaliam os aspectos econômicos das tecnologias de saúde, a análise de custo-benefício é um dos principais métodos presentes. Indexar quando discutido este aspecto no documento.

 

POLÍTICA DE SAÚDE [Descritor]

Decisões geralmente desenvolvidas por formuladores de políticas do governo, para definição de objetivos imediatos e futuros do sistema de saúde.

 

Os estudos de avaliação econômica em saúde são instrumentos para elaboração de políticas de saúde. Indexar quando discutido este aspecto no documento

 

TOMADA DE DECISÕES [Descritor]

O processo de realizar um julgamento intelectual seletivo quando se é apresentado a várias alternativas complexas consistindo de diversas variáveis, e que geralmente leva à definição de um modo de agir ou de uma ideia.

Os estudos de avaliação econômica em saúde são instrumentos para tomada de decisões em saúde. Indexar quando discutido esse aspecto no documento

 

FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS [Descritor]

Processo de decisão pelo qual indivíduos, grupos ou instituições estabelecem legislações e regulações que legitimem políticas relativas a planos, programas ou procedimentos.

 

PAÍS [Descritor]

Os estudos de avaliação econômica em saúde, frequentemente, se referem a um contexto geográfico particular. Indexar o país como secundário quando discutido este aspecto no documento. 

Exemplo de indexação de documento

Rutten MJ, van Dijk EJ, van Ginneken B, Govers TM, Rooij M. Cost-effectiveness of artificial intelligence aided vessel occlusion detection in acute stroke: an early health technology assessment. Insights Imaging. 2021;12(1):133. https://doi.org/10.1186/s13244-021-01077-4

 

 

 

Referências

1 – National Library of Medicine. HTA 101: Introduction to Health Technology Assessment. Bethesda: NLM; 2019 [cited 2021 Nov 20]. Available from: HTA 101: Introduction to Health Technology Assessment (nih.gov)  

2 – Stühlinger V. Health Technology Assessment (HTA) and Access Policies. Eur J Health Law. 20207;27(3):274-289. doi: 10.1163/15718093-BJA10006

3 –  Elias  FT. Avaliação de tecnologias em saúde: propósitos e desenvolvimento no mundo e no país. In: Toma TS, Pereira TV, Vanni T, Barreto JO, organizators. Avaliação de tecnologias de saúde & políticas informadas por evidências. São Paulo: Instituto de Saúde; 2017 [cited 2021 Nov 20]. Cap. 1, p. 15-28. Available from:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42958

4 – BIREME. Biblioteca Virtual em Saúde. Descritores em Ciências da Saúde: DeCS (2021) [Internet]. São Paulo: BIREME; 2021 [cited 2021 Nov 30]. Available from: https://decs.bvsalud.org/

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Was this page helpful?