5.5 Idades

 

As idades aparecem como pré-codificados, onde os limites de idades estão indicados nas notas de indexação, e são válidos somente para seres humanos. Deverão ser indexadas sempre, independentemente do conceito estar evidente, insignificante ou até implícito no documento.

Por exemplo, para um documento sobre varicela em crianças, deve‑se identificar a idade apesar de ser uma doença pediátrica comum.

Porém, a idade deve ser indexada apenas quando claramente indicada; não se deve fazer suposições.

Os pré-codificados de idades estão distribuídos da seguinte forma:

Recém-nascido Até 1 mês
Lactente 1-23 meses
Pré-escolar 2-5 anos
Criança 6-12 anos
Adolescente 13-18 anos
Adulto Jovem 19-24 anos
Adulto 19-44 anos
Meia-idade 45-64 anos
Idoso 65-79 anos
Idoso de 80 anos ou mais 80 anos ou mais

A regra geral para o uso dos descritores pré-codificados de idades é: indexar termos anatômicos, doenças, processos fisiológicos, tratamentos, etc., de idades específicas com os descritores necessários e os descritores pré-codificados de idade.

Uma exceção é o descritor RECÉM‑NASCIDO. Se o recém nascido normal é o assunto principal do documento deve‑se usar o descritor RECÉM‑NASCIDO como principal e não como pré-codificado. Doenças em recém-nascido são indexadas com o pré-codificado RECÉM-NASCIDO.

Respiração no recém‑nascido

RESPIRAÇÃO *

RECÉM‑NASCIDO *

HUMANOS (Pré-codificado)

Indexar doenças dos recém‑nascidos em geral como DOENÇAS DO RECÉM‑NASCIDO e o descritor pré-codificado RECÉM-NASCIDO.

Indexar uma doença específica do recém‑nascido pela doença específica e o descritor pré-codificado correspondente, mas não acrescentar DOENÇAS DO RECÉM-NASCIDO.

Anemia do recém-nascido

ANEMIA NEONATAL *

RECÉM‑NASCIDO (Pré-codificado)

HUMANOS (Pré-codificado)

Os descritores pré-codificados de idade devem ser indexados para todos os indivíduos indicados no documento, independentemente da importância que esse dado tenha para o documento. No caso de uma doença no qual o autor estudou pacientes de 4 a 87 anos, deverão ser indexados todos os descritores pré-codificados desde PRÉ-ESCOLAR até IDOSO DE 80 ANOS OU MAIS.

Se o documento não especificar a idade do paciente, deve‑se ignorar os descritores pré-codificados de idade.

Os documentos que mencionam a palavra “criança” sem especificar a idade exata da criança estudada, devem ser indexados utilizando somente o descritor pré-codificado CRIANÇA, sem indicar PRÉ-ESCOLAR. Da mesma forma, se um documento tratar de lactentes sem especificar recém-nascidos, deve ser indexado somente o pré-codificado LACTENTE, e se tratar de adultos será indexado somente o pré-codificado ADULTO.

Documentos com sujeitos de idade entre 19 e 24 anos devem ser indexados com pré-codificado ADULTO JOVEM. Se os sujeitos têm idade entre 25 e 44 anos devem ser indexados somente com pré-codificado ADULTO. Se os sujeitos têm idade entre 19 e 44 anos devem ser indexados com os pré-codificados ADULTO JOVEM e ADULTO.

Quando for mencionada a média de idade indicando + ou – deve-se indexar a(s) idade(s) considerando todo o intervalo. Por exemplo, se o texto menciona a idade “47 +/- 7” deve-se indexar ADULTO e MEIA-IDADE.

Sempre que for indexado um descritor pré-codificado de idade, o indexador deverá indexar também HUMANOS. Deverá também especificar, se possível, o sexo.

As idades poderão ser indexadas como descritor Primário ou Secundário quando for necessário destacar o conceito de lactente, pré‑escolar, criança, adolescente, adulto, pessoa de meia-idade ou idoso, como pessoa, independente da idade. Aqui a idade será considerada sob o ponto de vista sociológico, psicológico, político, etc.

Brinquedos para o pré‑escolar.

JOGOS E BRINQUEDOS *

PRÉ‑ESCOLAR *

Muitos documentos de fisiologia e psicologia referem‑se aos períodos da adolescência e meia-idade. Nesses casos os conceitos ADOLESCENTE e PESSOA DE MEIA-IDADE devem ser usados como descritores. Por exemplo, um documento sobre dor de cabeça numa senhora de 54 anos com diabetes é indexado com o pré-codificado MEIA‑IDADE, mas um documento sobre dor de cabeça como um problema próprio da meia‑idade é indexado com o descritor PESSOA DE MEIA‑IDADE.

Nos documentos que se referem a estudos de seguimento deve ser indexada a idade do paciente somente quando for examinado pela primeira vez.

Exemplos de uso de descritores pré-codificados de idade:

Anatomia do coração da criança

CORAÇÃO /anat *

CRIANÇA (Pré-codificado)

HUMANOS (Pré-codificado)

Frequência cardíaca em crianças

FREQUÊNCIA CARDÍACA *

CRIANÇA (Pré-codificado)

HUMANOS (Pré-codificado)

Frequência cardíaca em recém‑ nascidos

FREQUÊNCIA CARDIACA *

RECÉM‑NASCIDO *

HUMANOS (Pré-codificado)

Hepatopatias em pré-escolares

HEPATOPATIAS *

PRÉ-ESCOLAR (Pré-codificado)

HUMANO (Pré-codificado)

Caso incomum de sarampo em um homem de 75 anos

SARAMPO *

IDOSO (Pré-codificado)

HUMANOS (Pré-codificado)

MASCULINO (Pré-codificado)

Televisão e crianças

TELEVISÃO *

CRIANÇA *

HUMANOS (Pré-codificado)

Hábito de fumar cigarros entre adolescentes

FUMAR CIGARROS *

ADOLESCENTE *

HUMANOS (Pré-codificado)

Roupas confortáveis para idosos

VESTUÁRIO *

IDOSO *

HUMANOS (Pré-codificado)

Transmissão hospitalar de infecção pelo vírus da hepatite C em pacientes idosos em hemodiálise

HEPATITE C /transm *

INFECÇÃO HOSPITALAR /transm *

DIÁLISE RENAL *

HUMANOS (Pré-codificado)

IDOSO (Pré-codificado)

(Ver regra 8.8.4 sobre ENVELHECIMENTO)
(Ver nota técnica relacionada NT.109)

Was this page helpful?