5.7 História da Medicina

 

São nove os pré-codificados cronológicos que se referem a períodos da História da Medicina, sendo sete de períodos específicos (HISTÓRIA DO SÉCULO 15 a HISTÓRIA DO SÉCULO 21) e dois que cobrem período gerais mais distantes (HISTÓRIA ANTIGA e HISTÓRIA MEDIEVAL). São sempre usados em conjunto com os tipos de publicação ARTIGO HISTÓRICO,  BIOGRAFIA e ARTIGO CLÁSSICO.

Os descritores de cronologia existem como pré-codificados e também como descritores Principais.

Se um documento tratar do campo da história da medicina, o indexador deverá indexá-lo sob os descritores principais requeridos, provavelmente com o qualificador /história e com o tipo de publicação e pré-codificados cronológicos apropriados. Indexar o descritor geográfico requerido também, se pertinente. Exemplo:

Cirurgia no século 19

CIRURGIA /hist *

HISTÓRIA DO SÉCULO XIX (Pré-codificado)

Documentos relacionados a dois períodos como descritores Primários serão indexados sob cada um deles, mas documentos relacionados a “antiga”, “medieval” e “moderna” serão indexados sob HISTÓRIA DA MEDICINA como descritor Primário com outros descritores. Não esquecer, porém, de indexar cada século específico como descritor pré-codificado. Exemplo:

Medicina no século 17

HISTÓRIA DA MEDICINA *

HISTÓRIA DO SÉCULO XVII (Pré-codificado)

 

(Ver regra 9.9.38 sobre /história)

Was this page helpful?