9.1 Definição e Objetivo

9.1.1

Os qualificadores são termos que se agregam aos descritores de modo a definir diferentes aspectos, conceitos e pontos de vista discutidos pelo autor num determinado assunto.

Estes diferentes aspectos discutidos de um assunto ou descritor são chamados qualificadores. Um qualificador é vinculado diretamente ao descritor, separado por uma barra (/) na operação de indexação.

Exemplos:

CÉREBRO /patol

COMA /etiol

GOTA /diag

Um qualificador sempre responde à indagação: “Que aspecto desse descritor o autor está descrevendo ou discutindo?”

9.1.2

Quando o indexador decidiu-se pelo descritor que melhor descreva o documento, o próximo passo na indexação é considerar o ponto de vista no qual o autor trata tal assunto. Normalmente um descritor requer um qualificador permitido para tal assunto.

A utilidade dos qualificadores deriva da especificidade que imprimem, tanto na análise como na recuperação de documentos. Dessa forma, se um pesquisador não está interessado, por exemplo, em todos os aspectos de uma droga, mas somente em seu metabolismo, ele pesquisará pela droga associada ao qualificador /metabolismo, eliminando, assim, documentos indexados pela droga /uso terapêutico, /toxicidade, etc.

9.1.3

É responsabilidade do indexador seguir com total fidelidade o conteúdo e pontos de vista refletidos no documento, primeiramente escolhendo os descritores corretamente e, depois, destacando, qualificando cada descritor.

9.1.4

Frequentemente o documento necessita de mais de um qualificador para um mesmo descritor. Um documento sobre patologia e metabolismo do fígado é indexado em FÍGADO /patol e FÍGADO /metab; um documento de diagnóstico, complicações e terapia da hepatite é indexado em HEPATITE /diag, HEPATITE /compl e HEPATITE /terap.

O número de qualificadores permitidos será discutido adiante em 9.5 e 9.6.

9.1.5

Ocasionalmente o propósito do documento não se ajusta a nenhum qualificador permitido ao descritor. Nesses casos, o indexador não é obrigado a forçar o uso de um qualificador. Nenhum qualificador é preferível ao uso de algum errado ou enganoso.

9.1.6

uma variedade de qualificadores disponíveis para uso na indexação e pesquisa; entretanto, nem todo qualificador faz sentido com todo descritor. Assim, um documento pode discutir a /ultraestrutura de um órgão, mas não a de uma técnica terapêutica, a /farmacologia de uma droga, mas não a de um instrumento, /efeitos de drogas num órgão, mas não em hospitais, etc.

O DeCS limita os qualificadores permitidos que podem ser designados para um descritor. Assim, um qualificador só pode ser usado para um descritor se for um qualificador permitido para tal termo. Observar com cuidado as anotações do DeCS para não cometer enganos.

Was this page helpful?