9.6 Considerações Sobre o Uso de Qualificadores Como Primários

 

(Ver regra 9.1.4)

Para evitar a repetição excessiva de um mesmo descritor associado a vários qualificadores, deve-se procurar restringir a apenas uma vez a aparição do mesmo descritor como Primário. Em geral, a política de indexação adota somente um qualificador para um descritor como Primário. Porém a regra não é absoluta. Se dois conceitos de qualificadores são ambos o ponto focal do documento, e se eles não pertencem à mesma hierarquia, se são discutidos com a mesma extensão no documento, e nenhum dos dois é o assunto principal do documento como um todo, ambos podem ser indexados como Primários. No entanto, na maioria das vezes existe uma razão para escolher somente um dos qualificadores como Primário.

Exemplos:

Diagnóstico e terapia de anemia hemolítica.
(Artigo de uma revista de medicina interna geral onde diagnóstico e terapia são discutidos cada qual em 2 páginas.) Desde que /diag e /terap não pertencem à mesma hierarquia de qualificadores, este artigo deverá ser indexado:

ANEMIA HEMOLÍTICA /diag * /terap *

Diagnóstico e terapia de anemia hemolítica.
(Artigo da mesma revista, porém diagnóstico é discutido nas primeiras 3 páginas e terapia somente em uma):

ANEMIA HEMOLÍTICA /diag * /terap

Patologia e terapia de hepatopatias.
(Artigo de uma revista publicada por uma Sociedade de patologia; /patol e /terap são discutidos igualmente):

HEPATOPATIAS /patol * /terap

Patologia e terapia de hepatopatias.
(Artigo da mesma revista, porém /terap é discutido em três páginas e /patol somente em uma):

HEPATOPATIAS /terap * /patol

Diagnóstico, ultrasonografia e epidemiologia das nefropatias.
(Artigo de uma revista de medicina geral e todos os conceitos são discutidos igualmente. /diag imagem – qualificador utilizado para o aspecto “ultrassonografia” – está hierarquizado sob /diag, portanto ambos podem ser indexados por /diag * ; /diag * , então, cobre dois terços do artigo, portanto):

NEFROPATIAS /diag * /epidemiol

(/diag imagem também poderá ser indexado como Secundário dependendo da extensão do artigo e se detalhadamente discutido).

Se, entretanto, não há relação entre os três qualificadores na hierarquia, e nenhum deles é o assunto principal do documento, indexar pelo descritor sem qualificador como Primário, usando o descritor com qualificadores como Secundários:

TOXOPLASMOSE * /diag /epidemiol /terap

Was this page helpful?