3.17 Metanálise [Tipo de Publicação]

 

São trabalhos que consistem em estudos que utilizam um método quantitativo de combinação dos resultados de estudos independentes (normalmente tirados da literatura publicada) e que sintetizam resumos e conclusões, que podem ser usados para avaliar a eficiência de terapias, planejar novos estudos, etc. É frequentemente uma revisão de ensaios clínicos. Geralmente é chamado de metanálise pelo autor ou patrocinador e deve ser diferenciado das revisões da literatura.

As metanálises diferem dos artigos de revisão, pois sua ênfase é a análise estatística dos resultados de estudos anteriores, em vez de apenas um resumo desses resultados. Muitos desses itens são identificados pela revista como meta-análises, mas também podem ser chamados de análises agrupadas.

Ao indexar METANÁLISE [Tipo de Publicação], se necessário indexar um tipo de publicação adicional para cobrir o formato da publicação. Na maioria das vezes o formato já é o próprio artigo de periódico, mas em muitos casos pode ser um EDITORIAL [Tipo de Publicação] ou CARTA [Tipo de Publicação].

Was this page helpful?