3.18 Relatos de Casos [Tipo de Publicação]

 

São apresentações clínicas que podem ser seguidas por estudos avaliativos que eventualmente levam ao diagnóstico.

Este tipo de publicação deverá ser usado para documentos que contenham descrição de um ou mais casos, para ilustrar estudos experimentais ou clínicos, ou para documentos referentes a um único caso.

Utilizar RELATOS DE CASOS [Tipo de Publicação] tanto para casos humanos como de veterinária, tendo o cuidado de indexar os descritores pré-codificados HUMANO ou ANIMAIS correspondentes.

O uso do tipo de publicação RELATOS DE CASOS não afeta a presença ou uso de pré-codificados. Aliás, é usual encontrar-se também idade e sexo dos sujeitos em um relato de caso.

Um relato de caso em uma carta é indexado como RELATOS DE CASOS [Tipo de Publicação] e CARTA [Tipo de Publicação]. A presença de um relato de caso em uma carta não modifica a identidade da carta nem do relato de caso.

Para estudos de seguimento de um único caso indexar RELATOS DE CASOS [Tipo de Publicação], os descritores pré-codificados pertinentes, descritores relevantes e o descritor SEGUIMENTOS.

Em relação à idade do paciente, indexar somente pela idade na qual o paciente foi tratado pela primeira vez. Não indexar todas as idades nas várias visitas durante o seguimento.

Em documentos históricos que incluem relato de casos não indexar este tipo de publicação e não acrescentar as idades.

Reuniões anátomo‑clínicas são tipos especiais de relato de caso. Indexar sempre o tipo de publicação RELATOS DE CASOS para essas reuniões. As reuniões anátomo‑clínicas são indicadas, normalmente no próprio título do documento, como “reunião anátomo‑clínica”, “reunião clínica”, “conferência médica”, etc. Indexar as reuniões clínicas pelas condições patológicas principais que causaram a morte do paciente e as que foram identificadas na apresentação inicial do paciente. Dar preferência ao qualificador /patologia e não a /diagnóstico.

Was this page helpful?