3.5 Ensaio clínico [Tipo de Publicação]

 

Ensaios clínicos são estudos pré-planejados para os quais as observações a serem feitas devem ser planejadas. Aos participantes são atribuídas uma ou mais intervenções, de forma que os pesquisadores possam avaliar as intervenções nos desfechos biomédicos e naqueles relacionados à saúde.  Este tipo de publicação será usado para artigos, cartas, editoriais que relatam os resultados de um ensaio clínico.

Para documentos sobre ensaios clínicos como assunto usar o descritor principal ENSAIOS CLÍNICOS COMO ASSUNTO.

Para ensaios clínicos em animais veterinários, veja ENSAIO CLÍNICO VETERINÁRIO.

Se uma fase específica do ensaio clínico for identificada, usar o Tipo de Publicação correspondente como descrito abaixo. Se um documento não especificar a fase, o indexador não deve interpretar as condições do estudo para decidir a qual fase o estudo se refere. Usar somente ENSAIO CLÍNICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO]. ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO [TIPO DE PUBLICAÇÃO], ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO ALEATÓRIO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] ou ESTUDO MULTICÊNTRICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] podem também ser necessários.

Para permitir facilmente a recuperação de todos os documentos sobre estudos clínicos, ENSAIO CLÍNICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] deve ser acrescentado para qualquer documento que seja indexado como ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO [TIPO DE PUBLICAÇÃO], ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO ALEATÓRIO [TIPO DE PUBLICAÇÃO], ENSAIO CLÍNICO FASE I [TIPO DE PUBLICAÇÃO], ENSAIO CLÍNICO FASE II [TIPO DE PUBLICAÇÃO], ENSAIO CLÍNICO FASE III [TIPO DE PUBLICAÇÃO] ou ENSAIO CLÍNICO FASE IV [TIPO DE PUBLICAÇÃO].

Deve-se acrescentar termos como ESTUDOS TRANSVERSAIS, MÉTODO DUPLO-CEGO e MÉTODO SIMPLES-CEGO, se pertinente. ESTUDO MULTICÊNTRICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] se o ensaio clínico for realizado em mais de uma instituição.

Não deve-se indexar ENSAIO CLÍNICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] se o artigo relatar pacientes que haviam participado de um estudo anterior, mas que foram estudados por algum motivo não relacionados à intervenção do estudo original. Os pesquisadores acham esses pacientes uma população conveniente para estudar, porque existem extensos dados de linha de base para eles.

Não deve-se indexar ENSAIO CLÍNICO [TIPO DE PUBLICAÇÃO] a revisões de literatura que discutam estudos publicados; indexar esses artigos com REVISÃO [PT] e ENSAIOS CLÍNICOS COMO ASSUNTO.

Was this page helpful?