A composição do Comitê Editorial deve ser pública e seus integrantes devem ser especialistas com experiência reconhecida na área, privilegiando a presença de diferentes linhas de pesquisa na área de concentração do periódico. Para LILACS Brasil, a titulação recomendada é o doutorado.
O periódico deve indicar a instituição, a cidade e o país a que pertencem os membros do Comitê Editorial. O Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil verifica a produção científica dos membros do comitê editorial em bases de dados especializadas e na Plataforma Lattes.
Não mais de 40% dos membros dos Comitês Editoriais podem pertencer a uma mesma instituição ou uma região geográfica. Periódicos com concentração institucional superior à indicada são considerados de caráter institucional ou local e não são considerados para indexação em LILACS. Exceções devem ser justificadas ao Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos.
É recomendado que o Comitê Editorial seja auxiliado por uma equipe editorial constituída por profissionais técnicos e bibliotecários responsáveis pela secretaria editorial, revisão e normalização.