Bem vindo ao curso de indexação de documentos segundo a Metodologia LILACS!
Este curso destina-se a profissionais da informação que atuam ou querem atuar na área da saúde e contém princípios de indexação em saúde e também detalhamento necessário para a formação de indexadores especialistas que poderão tornar-se multiplicadores desse conhecimento para sistemas de informação em saúde, como a Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde, da qual as redes BiblioSUS e redes de Bibliotecas Virtuais em Saúde (BVS) do Brasil fazem parte.
A Metodologia LILACS foi criada para a gestão de um índice regional que dá visibilidade e acesso à documentação científica e técnica em saúde e a metodologia adotada para a indexação de documentos é uma tradução e adaptação das regras preconizadas pela National Library of Medicine para as temáticas e características especiais da literatura latino-americana e os tipos de publicações aceitos na base de dados LILACS e bases de dados da BVS: artigos de periódicos, teses e dissertações, monográficos e documentos não convencionais (literatura cinzenta).
A indexação é realizada com a adoção do vocabulário DeCS/MeSH – Descritores em Ciências da Saúde que é uma tradução do Medical Subject Headings – MeSH ampliado com as categorias Saúde Pública, Vigilância Sanitária, Ciências e Saúde, Homeopatia e Medicina Tradicional e Terapias Complementarias e Integrativas, e é atualizado anualmente.
O curso é composto por uma introdução à Metodologia LILACS, os princípios gerais de indexação e seções específicas sobre os descritores propriamente ditos. Cada uma das seções sobre descritores específicos traz um texto explicativo e exemplos de indexação direcionados ao tópico explicado.
É dada orientação sobre a definição e uso dos qualificadores, termos importantes que devem ser determinados para cada descritor de acordo com o conteúdo do documento.
Desejamos a todos um bom curso!!
Equipe Fontes de Informação Referenciais (FIR)
BIREME/OPAS/OMS
- Usando este curso
- Indexação segundo a Metodologia LILACS
- Ferramentas da indexação
- Processo de indexação
- Descritores Primários e Secundários
- Indexação profunda e superficial
- Pré-codificados (Check Tags)
- Cabeçalhos DeCS/MeSH e Hierarquias
- Subcabeçalhos (qualificadores)
- Categoria A – Anatomia
- Categoria B – Organismos
- Categoria C – Doenças
- Categoria D – Compostos químicos e drogas
- Categoria E – Técnicas e Equipamentos
- Categoria F – Psiquiatria e Psicologia
- Categoria G – Fenômenos e processos
- Categoria H – Disciplinas das ciências naturais e ocupações em saúde
- Categoria I – Educação e ciências sociais
- Categoria J – Tecnologia, alimentos e bebidas e instalações não médicas públicas e privadas
- Categoria K – Humanidades
- Categoria L – Ciência da informação
- Categoria M – Pessoas
- Categoria N – Assistência à saúde
- Categoria Z – Localizações Geográficas
- Categoria V – Características de publicações
- Indexação de Genes