LILACS

LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – Informação e evidência científica e técnica em saúde da América Latina e Caribe – BIREME/OPAS/OMS – LILACS – Información y evidencia científica y técnica en salud de América Latina y el Caribe | LILACS – Scientífic and technic information and evidence of Latin-american and Caribbean Countries Um bem público regional de informação científica Un bien público regional de información científica A regional public good on scientific information

Sobre a rede de indexadores de documentos segundo a Metodologia LILACS



Grupo de especialistas em indexação de documentos na área da saúde que aplica a Metodologia LILACS para a descrição física e temática da produção científica, técnica e fatual registrada nas bases de dados bibliográficas, recursos de internet, eventos, multimídia, recursos educacionais e legislação

OBJETIVOS

  • Contribuir para a identificação, acesso e visibilidade aos documentos importantes e pertinentes às necessidades dos usuários.
  • Garantir a integração das bases de dados geridas com a Metodologia LILACS por meio do vocabulário DeCS adotado na indexação.
  • Adequar a indexação aos tipos de conteúdos e tipos de documentos.
  • Capacitar bibliotecários que atuam na indexação de documentos.
  • Formar multiplicadores da indexação de documentos segundo a Metodologia LILACS.
  • Propor e realizar atualizações na Metodologia LILACS por meio de notas técnicas, manuais e outra documentação sobre indexação de documentos da Metodologia LILACS.
  • Garantir que a qualidade da indexação seja fonte de dados para análise de conteúdo e recuperação da informação.
  • Apoiar os editores de periódicos em saúde que não sabem como utilizar o DeCS para extrair palavras chave dos artigos.

QUEM PODE FAZER PARTE

Profissionais da informação e alunos de Biblioteconomia que atuam, se interessam ou pesquisam a área de indexação de documentos na área de saúde.

Membros são selecionados por meio de prova de seleção ou de avaliação da contribuição enviada para as bases de dados LILACS ou das BVS.

SAIBA MAIS

Faça parte!

Membros da rede

Capacitação sobre indexação

Sessões virtuais mensais

Encontros mensais em espanhol baseados nas dúvidas de indexação enviadas pelos profissionais dos centros cooperantes LILACS e BVS