FAQ Tratamento de periódicos na Metodologia LILACS
Sempre que o título do periódico muda os indicadores bibliométricos do periódico também serão zerados, pois é considerado como um novo título e nas bases de dados, os artigos publicados sob esse título ficarão separados dos artigos publicados sob o novo título perdendo o histórico de publicação.
Para evitar que haja separação da coleção na LILACS é fundamental atualizar as informações de atualização do título no ISSN e informar imediatamente a equipe de gestão da LILACS para que esse histórico seja atualizado e a coleção normalizada e os artigos reorganizados na coleção.
Acesso o formulário para atualização de informação de periódicos indexados na LILACS.
Sempre que o link (URL) do site do seu periódico mudar, seja porque houve mudança de servidor institucional, problemas tecnológicos ou mudança de empresa de gestão do periódico, o link para os textos completos dos artigos pode quebrar dentro da base de dados LILACS e os acessos aos artigos serão interrompidos.
Para resolver o problema, entre no sistema FI-Admin e corrija o link dos textos completos, substituindo o antigo link pelo novo.
A metodologia SeCS (Seriados em Ciências da Saúde), define que a versão impressa do periódico será a principal fonte de informação para fins de verificação e comprovação de dados e informações. A versão online só é adotada se a versão impressa estiver encerrada no ISSN.
Ademais, adota-se como padrão a abreviatura de títulos de periódicos conforme o ISSN (Interrnational Standard Serial Number) e essa abreviatura inclui a diferenciação entre impressos e online, por isso as abreviaturas dos periódicos indexados nas bases de dados que adotam metodologia LILACS incluem essa diferenciação.
Se o seu periódico está indexado na LILACS atualmente, consulte a lista de periódicos indexados na LILACS:
Ou pesquise o título abreviado no Portal de revistas científicas em Ciencias da Saúde:
É considerada a informação prestada no registro do ISSN. O país de publicação considerado é o país onde está sediada a entidade responsável pelo periódico. Em caso de mais de uma instituição responsável, a primeira informada será a adotada.