LILACS

LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – Informação e evidência científica e técnica em saúde da América Latina e Caribe – BIREME/OPAS/OMS – LILACS – Información y evidencia científica y técnica en salud de América Latina y el Caribe | LILACS – Scientífic and technic information and evidence of Latin-american and Caribbean Countries Um bem público regional de informação científica Un bien público regional de información científica A regional public good on scientific information

Centros Cooperantes da Rede LILACS

O que são Centros Cooperantes (CC) da rede LILACS?

 

Unidades, áreas, departamentos ou grupos reconhecidos por sua atuação no ensino, pesquisa, publicação, comunicação, gestão da informação e conhecimento técnico e científico ou evidência para ação em saúde. São parte de instituições como universidades, institutos de pesquisa, sociedades científicas, associações profissionais, ministérios ou secretarias de saúde, editoras e outros tipos de instituição relacionada à área, de caráter governamental, não-governamental ou privado.

Acesso direto à dúvidas frequentes

O que um CC faz

Cada CC atua conforme as linhas de atção estabelecidas em um memorando de entendimento entre sua instituição e a BIREME/OPAS/OMS e, a seguir, as possíveis áreas de atuação são apresentadas:

Ponto focal local

Apresenta e representa a LILACS em sua instituição ou no âmbito de atuação de sua instituição, estando apto a apresentar a base de dados, as linhas de atuação, a produção científica e técnica registrada e a importancia dessa cooperação.

Publicação

Realiza processos de edição e publicação de documentos adotando as boas práticas internacionais de pesquisa, comunicação e editoração de documentos recomendadas pela LILACS e considerando os princípios da Ciência Aberta.

Seleção

Identifica, avalia e seleciona a literatura científica e técnica em Ciências da Saúde, especialmente áreas prioritárias para a região da América Latina e Caribe tendo como base os critérios de seleção da LILACS e o combate à infodemia e à desinformação.

Registro

Analisa, descreve e representa física e tematicamente os documentos selecionados adotando a Metodologia LILACS considerando a recuperação, acesso e uso dos dados para análise e produção de infometrias.

Curadoria

Monitora a qualidade do conteúdo, do acesso ao texto completo e da exatidão dos metadados descrititivos e de indexação para que a recuperação e acesso por humano ou máquina, seja possível.

Capacitação

Orienta e promove capacitações internas e externas à sua instituição para a conscientização da importância do uso da evidência científica para ação, ademais de desenvolver a competência informacional e digital para acesso e avaliação dos documentos constantes na LILACS.

Recuperação

Realiza buscas especializadas e forma referencistas que atuem nos grupos de pesquisa e corpos técnicos da área da saúde para realização de revisões sistemáticas e outros estudos com o fim de tomada de decisão informada por evidência científica.

Disseminação

Promove ações de comunicação da LILACS como ferramenta de evidência para ação e combate à infodemia e desinformação nas comunidades e redes em que a instituição atua.

Avaliação

Analisa e avalia a produção científica e técnica de sua instituição ou de extratos da LILACS, e avalia e dá feedbacks para melhorias para a Metodologia LILACS e a Base de dados LILACS considerando a missão, visão e objetivos do produto e conforme as necessidades da instituição.

Atores da Rede LILACS

Além dos Centros Cooperantes (CC), conheça os outros atores e os papéis que desempenham na Rede LILACS

Centro Coordenador Nacional ou Temático

Instituições como Ministérios da Saúde dos países ou Universidades reconhecidas por sua atuação na área da Saúde.

Responsável por liderar, coordenar e realizar a advocacia da LILACS em seu escopo de atuação, seja como representante nacional ou de área temática da Rede LILACS (Enfermagem e Odontodologia).

Monitoram a contribuição, realizam capacitações e apoiam a Rede localmente.

Conheça mais sobre o papel dos Coordenadores.

Editor e equipe editorial

Editores científicos, executivos, secretários, bibliotecários, diagramadores, designers e outros profissionais que atuam nas etapas do processo de publicação científica e técnica em Saúde.

Responsável pela qualidade técnica e de conteúdo dos documentos indexados na LILACS e bases de dados que adotam a Metodologia LILACS.

Atuam em Comitês de Avaliação e Permanência de Periódicos da LILACS e cooperam como Editor LILACS-Express enviando dados necessários para rápido acesso tão logo o artigo esteja disponível como preprint ou aprovado para publicação no periódico.

Especialistas em saúde

Pesquisadores, autores, terminologistas, especialistas das áreas temáticas em Saúde.

Atuam na identificação, seleção, produção e avaliação de documentos assim como sua categorização para organização do conhecimento em produtos gerados a partir da LILACS: vitrines do conhecimento, aplicativo e-blueInfo, mapas de evidências, infometrias, áreas temáticas de BVS e outros.

Especialistas em informação

Rede de Indexadores LILACS

Rede de Referencistas

Centros Coordenadores

Cada país ou área temática LILACS tem um coordenador.

Rede de Indexadores LILACS

Conheça as atividades e membros: