LILACS

LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – Informação e evidência científica e técnica em saúde da América Latina e Caribe – BIREME/OPAS/OMS – LILACS – Información y evidencia científica y técnica en salud de América Latina y el Caribe | LILACS – Scientífic and technic information and evidence of Latin-american and Caribbean Countries Um bem público regional de informação científica Un bien público regional de información científica A regional public good on scientific information

Centros Cooperantes da Rede LILACS

A Rede LILACS é formada por instituições da área da saúde e de gestão da informação e conhecimento que atuam no ensino, pesquisa, formulação e implementação de políticas, formação de recursos humanos, atenção, comunicação, gestão da informação e conhecimento e publicação científica e técnica, de caráter governamental, não-governamental ou privado.
São universidades, instituições de pesquisa, sociedades científicas, associações profissionais e instituições relacionadas à produção e gestão da informação e evidência para ação em saúde nos países da América Latina e Caribe.

Os profissionais envolvidos são de unidades de informação, equipes editoriais, núcleos de evidência científica, desenvolvimento de recursos humanos e que atuam na Rede LILACS em diversas etapas:

Seleção

Identificar, avaliar e selecionar a literatura científica e técnica em Ciências da Saúde, especialmente áreas prioritárias para a região da América Latina e Caribe tendo como base os critérios de seleção da LILACS e o combate à infodemia.

Registro

Analisar, descrever e representar física e tematicamente os documentos selecionados adotando a Metodologia LILACS considerando a recuperação, acesso e uso dos dados para análise e produção de infometrias.

Curadoria

Monitorar a qualidade do conteúdo e dos metadados para manter o acesso humano e por máquina aos documentos registrados e com as interrelações necessárias.

Publicação

Realizar processos de edição e publicação de documentos adotando as boas práticas internacionais de pesquisa, comunicação e editoração de documentos recomendadas pela LILACS e considerando os princípios da Ciência Aberta.

Capacitação

Desenvolver a consciência da importância do uso da evidência para ação, da competência informacional e digital para acesso e avaliação dos documentos na comunidade para acesso e cooperação com à LILACS.

Recuperação

Realizar buscas especializadas e formar referencistas que atuem nos grupos de pesquisa e corpos técnicas da área da saúde para decisões informadas por evidência científica.

Disseminação

Realizar ações de comunicação da LILACS como ferramenta de evidência para ação e combate à infodemia e desinformação nas comunidades e redes em que a instituição atua.

Avaliação

Avaliar e dar feedbacks para melhorias para a Metodologia LILACS e a Base de dados LILACS considerando a missão, visão e objetivos do produto e conforme as necessidades da instituição.

Atores da Rede LILACS

Além dos Centros Cooperantes (CC), conheça os outros atores e os papéis que desempenham na Rede LILACS.

Centro Coordenador Nacional ou Temático

Instituições como Ministérios da Saúde dos países ou Universidades reconhecidas por sua atuação na área da Saúde.

Responsável por liderar, coordenar e realizar a advocacia da LILACS em seu escopo de atuação, seja como representante nacional ou de área temática da Rede LILACS (Enfermagem e Odontodologia).

Monitoram a contribuição, realizam capacitações e apoiam a Rede localmente.

Editor e equipe editorial

Editores científicos, executivos, secretários, bibliotecários, diagramadores, designers e outros profissionais que atuam nas etapas do processo de publicação científica e técnica em Saúde.

Responsável pela qualidade dos documentos indexados na LILACS e bases de dados que adotam a Metodologia LILACS.

Atuam em Comitês de Avaliação e Permanência de Periódicos da LILACS e cooperam como Editor LILACS-Express enviando dados necessários para rápido acesso tão logo o artigo esteja disponível como preprint ou aprovado para publicação no periódico.

Especialistas

Pesquisadores, autores, terminologistas, especialistas das áreas temáticas em Saúde.

Atuam na identificação, seleção, produção e avaliação de documentos assim como sua categorização para organização do conhecimento em produtos gerados a partir da LILACS: vitrines do conhecimento, aplicativo e-blueInfo, mapas de evidências, infometrias, áreas temáticas de BVS e outros.

Saiba mais

Centros Coordenadores

Cada país ou área temática LILACS tem um coordenador

Rede de Indexadores LILACS

Conheça as atividades e membros