Base de dados LILACS opera novo portal
29 de outubro de 2019A LILACS celebra 34 anos e, para celebrar, lança um novo portal com informação focada na metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde e Bem-estar) da Agenda 2030, organizada por tipos de estudos. O índice reúne mais de 880 mil registros de artigos de periódicos revisados pelos pares, teses e dissertações, documentos governamentais, trabalhos de congressos e livros.
Uma nova arquitetura da informação e design gráfico foi desenvolvida para destacar os princípios da LILACS, como: trabalho em rede e capacitação local, prioridades de saúde pública, últimas publicações, notícias e inovações realizadas pela BIREME com base na metodologia LILACS; além disso, foram implementadas ferramentas de acessibilidade para portadores de deficiências parciais ou totais.
A definição do conteúdo foi realizada de forma participativa e a equipe de produção de fontes de informação e serviços de informação cooperativa contribuiu para esta tarefa.
Também foi destacada a participação das redes LILACS e BVS na escolha do lema da LILACS, ação desenvolvida por meio de votação, definindo-se como: “Informações em saúde da América Latina e do Caribe”, o que atualmente já aparece no banner do portal e em todo o material de divulgação da LILACS.
A consulta pública sobre os novos critérios para seleção e permanência de periódicos na LILACS também ocorreu em duas etapas: a primeira com toda a equipe da BIREME e os coordenadores nacionais e temáticos da rede LILACS, e a segunda com a participação de todos os profissionais das redes LILACS e BVS, editores de revistas científicas em saúde e profissionais envolvidos com o tema da comunicação científica.
Outro conteúdo destacado no portal é a área de infometria, destinada a tornar visíveis todas as análises infométricas realizadas pela BIREME tendo a LILACS como fonte de informação, e foi publicada uma nova visualização de dados com as estatísticas da contribuição da rede para a base de dados LILACS.
A LILACS é mantida e atualizada por uma rede formada por mais de 600 instituições governamentais, de ensino e pesquisa em saúde e é coordenada pela BIREME/OPAS/OMS.
Acesse o portal LILACS: http://lilacs.bvsalud.org/
=================================================
Originalmente publicado em: https://www.paho.org/bireme/index.php?option=com_content&view=article&id=448:lancamento-do-novo-portal-lilacs&Itemid=183&lang=pt