Base de dados LILACS

 

A fonte de informação LILACS – Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, é uma iniciativa da OPAS, produzida de forma cooperativa pelas instituições que integram o Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde .

Foi criada em 1985 para registro da literatura científica e técnica na área de Ciências da Saúde, publicada nos países da América Latina e Caribe (AL&C) a partir de 1982.

Os principais objetivos desta base de dados são o controle bibliográfico e a disseminação da literatura científica e técnica latino-americana e do Caribe na área da Saúde. Visa também suprir a falta de cobertura das grandes bases de dados no que diz respeito as revistas da AL&C e também dar visibilidade da atividade científica que muitas vezes passa despercebida.

Com um universo muito menor de literatura, tem a capacidade de ser bastante completa na sua missão, e oferecer a perspectiva de autores cujo cenário é muito mais próximo à realidade e às necessidades nacionais e da região.

Contém artigos de periódicos, livros e séries monográficas, teses, manuais, relatórios técnico-científicos, documentos não convencionais, incluindo itens em suporte de áudio e vídeo.

Missão

Promover a visibilidade, acesso, difusão, uso e preservação da melhor informação, evidência e conhecimento científico e técnico em Ciências da Saúde publicada nos países da América Latina e Caribe para contribuir com a informação fidedigna para suporte à pesquisa e à decisão clínica e administrativa, bem como para promoção da saúde pública humana.

Visão

Ser o índice de referência para a melhor literatura científica e técnica de Ciências da Saúde publicada na região da América Latina e Caribe, garantindo a cobertura geográfica, temática e idiomática da produção científica de modo que reproduza a diversidade e características locais, com excelência em trabalho cooperativo em rede, e com a publicação de produtos e serviços de informação com valor agregado, como os indicadores bibliométricos e de produção científica.

Valores

  • Trabalho em rede;
  • Formação de capacidades locais;
  • Adoção de padrões internacionais para gestão de informação;
  • Adoção de recomendações internacionais para qualidade de literatura científica e técnica;
  • Qualidade dos produtos e serviços de informação;
  • Interoperabilidade entre sistemas.
Was this page helpful?