01/24 – Desativação da interface de busca avançada da base de dados LILACS e mudança para Portal Regional da BVS

Informativo Rede LILACS

Objetivo: Orientar usuários sobre procedimento de transição entre as interfaces de busca avançada da LILACS (iAH) e do Portal Regional da BVS (iAHx) considerando a desativação do serviço iAH em junho de 2024.
Metodologia LILACS
Sistema iAH
Público alvo Todos usuários da interface avançada de pesquisa
Nível Intermediario
Conteúdo Metodológico
Data de publicação 13/03/2024

 

Desativação da interface avançada de pesquisa do Portal da LILACS

A BIREME informa que irá desativar a interface avançada de busca da LILACS em 28 de junho de 2024 por motivo de segurança dos sistemas e que, desde o dia 29 de fevereiro, a interface está com acesso controlado disponível somente para membros da Rede LILACS, que utilizam a interface para monitoramento de sua contribuição e para usuários que haviam respondido ao questionário de diagnóstico de necessidades de índices de busca realizado em novembro de 2022.

Figura 1 – Interface avançada de pesquisa da LILACS em desativação

 

Adoção da interface avançada de pesquisa do Portal Regional da BVS

Solicitamos que todos usuários dessa interface passem a utilizar a interface avançada de pesquisa vigente no Portal Regional da BVS adotando o prefixo db:”LILACS” para realizar a pesquisa dentro da base de dados LILACS. Acesse a interface em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/advanced/

 

Figura 2 – Exemplo de busca na base de dados LILACS utilizando a interface avançada de pesquisa do Portal Regional da BVS

 

Na área Como pesquisar do Portal Regional da BVS encontram-se vídeos e tutoriais dedicados à orientação para pesquisa nessa interface, inclusive utilizando os campos de busca para um resultado mais específico. Em caso de dúvidas adicionais, por favor acessar o serviço Pergunte ao Bibliotecário.

 

Orientações adicionais aos membros da Rede LILACS

Caso desempenhe função de Centro Coordenador, Editor ou membro de equipe editorial de periódico indexado na LILACS ou profissional da informação de Centro Cooperante, se utiliza essa interface em desativação para monitoramento da contribuição, solicitamos acessar a área Como pesquisar do Portal da LILACS, para prefixos e exemplos de pesquisa na interface do Portal Regional BVS.

Caso ainda não tenha recebido dados para acesso à interface iAH, por favor solicitar via formulário de contato. Ressalta-se o acesso controlado será vigente somente até o primeiro semestre de 2024, sendo importante o processo de mudança de plataforma de pesquisa.

 

Links destacados:

Was this page helpful?