Cobertura temática

A LILACS abrange toda a área de Ciências da Saúde, num sentido bem amplo, cobrindo todas as áreas que tenham relação com a saúde humana: Medicina, Saúde Pública, Odontologia, Enfermagem, Veterinária, Engenharia Sanitária, Farmácia e Química, Biologia, Nutrição, Psicologia, Ecologia e Ambiente, etc.

Deve-se ter em mente que a comunidade de usuários que o sistema pretende atingir é a dos profissionais de saúde em geral, desde o especialista da área de Medicina, Odontologia ou Enfermagem, o profissional de Saúde Pública, o médico rural, o pessoal auxiliar de atendimento em saúde até o gestor em saúde vinculado aos Ministérios e Secretarias de Saúde.

Em termos gerais, a cobertura temática da LILACS está expressa, em linguagem documentária, no DeCS – Descritores em Ciências da Saúde, vocabulário controlado que auxilia o documentalista na análise do conteúdo dos documentos a serem ingressados, assim como na posterior recuperação dos mesmos.

Assim, sempre que o conteúdo possa ser descrito utilizando um ou mais dos descritores específicos de Saúde do DeCS, o mesmo deverá ser considerado para inclusão na LILACS.

O DeCS é uma tradução ao português e espanhol do Medical Subject Headings (MeSH), produzido pela U.S. National Library of Medicine, com uma ampliação para as áreas de Saúde Pública (SP), Homeopatia (HP), Ciência e Saúde (SH) e Vigilância Sanitária (VS). As Categorias temáticas principais do DeCS são apresentadas no Apêndice A.

A expansão para a área de Saúde Pública (SP) deu-se principalmente para atender às necessidades dos Centros Especializados e Programas da Organização Pan-Americana da Saúde no que se refere ao tratamento da informação gerada por essas instituições. Na Categoria SP foram incorporados temas como: Administração e Planejamento em Saúde, Prestação de Cuidados de Saúde, Epidemiologia e Bioestatística, Demografia, Saúde Ambiental, Nutrição, etc.
Os limites para a cobertura temática da LILACS não são rígidos e devem ser estabelecidos com bom senso, observando principalmente as áreas afins como, por exemplo, Engenharia Sanitária, Farmácia e Química, Veterinária, Biologia, devem ser considerados os documentos de interesse à saúde humana.

Was this page helpful?