O mérito científico do periódico é o principal fator para sua indexação na LILACS. O conteúdo do periódico deve refletir coerentemente sua missão, escopo e visão de futuro, traçados pelo corpo editorial.
A publicação de artigos originais é condição para a seleção de um periódico na coleção, devendo representar no mínimo 50% dos artigos publicados no fascículo. Artigos originais são aqueles que apresentam resultados de pesquisa científica com base em dados originais de descobertas experimentais ou observacionais. Revisões sistemáticas da literatura (metanálise, metassíntese, scoping review, mapping review, overview, revisão sistemática, revisão integrativa) serão computadas como artigos originais. Outros tipos de contribuições presentes nos periódicos são estudos de caso, reflexão teórica e relatos de experiência.
Nos periódicos que publicam exclusivamente relatos de casos ou série de casos, serão desconsiderados os critérios de originalidade. Entretanto, serão avaliadas a relevância e a pertinência dos casos relatados.
No processo de avaliação e seleção, serão analisados somente os documentos revisados por pares.
Não serão considerados:
- Boletins de notícias ou publicações dirigidas a temas organizacionais e informativos;
- Periódicos de caráter comercial;
- Periódicos exclusivamente de divulgação científica;
- Periódicos que publicam predominantemente artigos traduzidos ou publicados em outros periódicos.