2.2.1 Republicação de artigos

 

Não serão aceitos artigos republicados, exceto, ocasionalmente, nos casos previstos pela recomendação do ICMJE (International Committee of Medical Journal Editor – Acceptable Secondary Publication ) ou de preprints. A republicação deve ter aprovação do editor do periódico onde o artigo foi publicado pela primeira vez e deve ser feita a citação da fonte original em nota de rodapé. A republicação de artigos por diversos outros motivos, no mesmo ou em outro idioma, especialmente aqueles publicados em periódicos de outros países, é justificável e pode trazer benefícios, desde que atendidas as condições indicadas no ICMJE.

Deve ficar claro nas Instruções aos Autores que o artigo não pode ser submetido simultaneamente a dois ou mais periódicos. Além disso, os leitores devem ser informados quando o artigo não é original e é uma republicação, e o periódico deve incluir informações sobre a aprovação do editor do periódico em que o artigo foi publicado pela primeira vez e a citação da fonte original em nota de rodapé. Caso o artigo republicado já tenha sido registrado na LILACS, o artigo republicado não será incluído na base de dados.

A LILACS desencoraja fortemente a publicação de artigos multipartes e resultados parciais de uma mesma pesquisa. Caso dois ou mais artigos de uma mesma equipe de pesquisa utilizem o mesmo conjunto de dados para análise (conjunto de dados), cada manuscrito deve ter conteúdo substancial com diferentes métodos analíticos, discussão e conclusões, devendo ser feita a citação de publicações anteriores dos mesmos conjuntos de dados para fins de transparência. Se a interpretação dos dados e as conclusões forem semelhantes, apenas o primeiro manuscrito será registrado.

 

Was this page helpful?