Verônica Abdala

 

Eu tenho uma enorme satisfação de poder expressar em palavras a importância da LILACS para a promoção e visibilidade da produção científica e técnica da América Latina e do Caribe. São muitos os argumentos que sustentam o valor e o lugar alcançado por LILACS ao largo dos seus 35 anos de existência, como um Bem Público Regional.

Em primeiro lugar destaco a Rede de cooperantes LILACS, que tem a responsabilidade de selecionar e avaliar as publicações de acordo com os critérios estabelecidos, para então realizar o registro e indexação na LILACS. Mais que instituições que se aliam à missão da LILACS de promover a visibilidade e o acesso à literatura publicada da América Latina e do Caribe, a Rede LILACS é formada por pessoas: bibliotecários, editores, autores e pesquisadores.

Em segundo lugar destaco a Metodologia LILACS, integrada por um conjunto de regras, padrões, formatos, guias e manuais, que possibilita a gestão da contribuição da Rede e a qualidade dos dados que mantêm a LILACS atualizada. É a Metodologia LILACS, junto com o DeCS – Descritores em Ciências da Saúde, que instrumentaliza e possibilita o trabalho da Rede LILACS.

Outro argumento muito importante é o caráter complementar da LILACS em relação à base de dados MEDLINE. Apesar de MEDLINE ser 30 vezes maior que LILACS em quantidade de registros, apenas 1% das revistas indexadas em MEDLINE é publicada em algum país da América Latina e do Caribe. LILACS indexa artigos de mais de 900 revistas latino-americanas e do Caribe, das quais menos de 80 estão também indexadas em MEDLINE. Portanto, se não fosse a LILACS, uma boa parte das publicações científicas da AL&C estaria invisível ou com visibilidade muito reduzida para o mundo.

Por último, mas não menos importante, destaco a importância da investigação retratada nas publicações indexadas na LILACS para o contexto da AL&C. Em geral, as pesquisas realizadas na região estudam os problemas e necessidades desse contexto, das quais os resultados são disseminados por meio de artigos científicos publicados nas revistas também da região. Portanto, em termos de relevância para o contexto, a LILACS é uma fonte de informação que responde muito bem às necessidades e problemas de saúde da AL&C.

Por estes e outros aspectos que eu poderia destacar sobre a trajetória da LILACS, quero finalizar agradecendo a todos que fazem da LILACS um patrimônio da saúde pública.

Was this page helpful?