A base de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) é um produto cooperativo do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, coordenado pela BIREME/OPAS/OMS.
Os Centros Cooperantes da Rede LILACS incluem as bibliotecas de redes ou sistemas de informação nacionais, os Centros de Documentação das Representações, Centros Regionais especializados e Biblioteca da Organização Pan-Americana da Saúde. Em cada país há uma Instituição Coordenadora da base de dados LILACS, que coordena as atividades dos Centros Cooperantes nacionais. A BIREME atua como Instituição Coordenadora da LILACS em nível regional, e em nível nacional para o Brasil.
Os Centros Cooperantes têm a responsabilidade de coletar, analisar e processar a literatura gerada no país, em um âmbito de atuação pré-definido, seja este geográfico (institucional, nacional, regional) ou temático.
Como as funções de coleta e seleção de documentos para a base de dados LILACS são descentralizadas, é necessário que os Centros Cooperantes do Sistema possam contar com um Guia de Seleção de Documentos para orientá-los. Critérios de seleção comuns são indispensáveis para garantir a integridade, compatibilidade e qualidade dos registros da base de dados e para manter um equilíbrio entre a rigidez e a tolerância extremas, evitando assim tanto a inclusão indesejável de documentos, como a exclusão daqueles relevantes.
A Metodologia LILACS permite a criação de bases de dados nacionais e a alimentação da base de dados regional LILACS. É responsabilidade de cada país integrante do Sistema decidir quais documentos têm valor nacional e/ou internacional para serem incluídos na LILACS. Os documentos de interesse local ou que não cumpram os critérios da LILACS devem ser incluídos somente nas bases de dados nacionais.
Os critérios de seleção deste Guia devem ser complementados, na prática, com a consulta a especialistas nas diferentes áreas de interesse da base de dados e com o emprego de outros componentes da metodologia LILACS como o vocabulário controlado DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), Manual de Indexação, etc.
Os princípios de seleção aqui expostos não resolvem, provavelmente, todas as dúvidas que surgirem na hora de decidir. Se, depois de colocar em jogo todos os elementos decisórios, incluída a consulta a especialistas, a dúvida ainda persistir, o indexador deverá optar pela inclusão do documento.
Como todo componente da Metodologia LILACS, este Guia deverá ser melhorado através de comentários e sugestões de todos os que participam do esforço cooperativo de alimentação da base de dados LILACS, para que se alcance um alto grau de otimização.