Glossário

Afiliação. Instituição à qual o Autor pertence.

Analítica. Parte de um documento, como artigo de periódico ou capítulo de livro.

Área temática. Agrupamento específico de informação sobre o assunto de uma BVS cuja função é permitir ao usuário a navegação por tópicos.

Arquivo. Em computação, um conjunto de dados que pode ser gravado em algum dispositivo de armazenamento. Os arquivos de dados são criados por aplicativos, como por exemplo um processador de textos.

Backup. Procedimento no qual um ou mais arquivos e/ou diretórios são duplicados para outro dispositivo de armazenamento (fita ou disco), produzindo uma cópia de segurança que pode ser restaurada em caso de apagamento acidental ou dano físico dos dados originais.

Base de dados. Coleção de dados estruturados para serem acessados e manipulados facilmente. É formada por unidades chamadas registros, cujos diversos atributos são representados por campos. Por exemplo, num arquivo
“cadastro de clientes”, cada cliente representa um registro, que possui vários campos, como “NOME”, “CÓDIGO DO CLIENTE”, “TELEFONE” etc.

Bases de dados bibliográfica. Versão eletrônica de um catálogo ou índice bibliográfico.

BIREME Accounts. Sistema de gestão de usuários e permissão de acesso ao FI-Admin e sistemas desenvolvidos pela BIREME.

Browser. Navegador de páginas da internet, como o Google Chrome.

Categoria. Classe de grande generalidade.

CDS/ISIS – MicroISIS. Softwares desenvolvidos e mantidos pela UNESCO para o tratamento de dados bibliográficos.  O desenvolvimento com o uso dessa tecnologia foi descontinuado pela BIREME/OPAS/OMS.

Centro Cooperante. Instituição participante da BVS e/ou contribuinte de registros bibliográficos com a Bireme.

Centro especializado. Instituição especializada em determinado assunto da área da saúde.

Citação. Trecho de autoria de terceiro mencionada entre aspas em uma obra, com indicação do autor.

Código ISO. Código criado sob a tipologia da norma ISO 2709, dentro da OIT – Organização Internacional do Trabalho.

Comitê Editorial. Grupo de profissionais e especialistas da área de publicação de um periódico, cujo objetivo é estabelecer normas e convenções editoriais e avaliar as contribuições recebidas pela publicação com a finalidade de garantir um padrão de qualidade.

Cooperação técnica. Intercâmbio entre países em desenvolvimento, ou entre eles e os países desenvolvidos, para colaborar entre si em determinados setores, como a troca de peritos e de docentes, criação ou transferência de tecnologia, intercâmbio de informação e experiências para a melhoria das condições sanitárias.

Cutter. Tabela criada por Charles Cutter cujos símbolos servem para organizar documentos em ordem de autoria ou título.

DeCS Server. Aplicativo desenvolvido pela Bireme em linguagem IsisScript para gerenciar a base de dados de descritores em saúde (DeCS).

Descrição Bibliográfica. Descrição de um item bibliográfico por meio de atributos como autoria, título, edição, dimensões etc.

Epígrafe. Menção de autoria de terceiro colocada na abertura de uma obra cujo sentido geralmente está relacionado.Ver também citação.

FI-Admin. Sistema integrado de gestão de fontes de informação da Biblioteca Virtual em Saúde.

Formato eletrônico. Qualquer forma de armazenagem, recuperação e apresentação de informação passível de transmissão online ou gravação em mídia magnética ou óptica.

Formato ISO (de arquivo). Padrão estabelecido pela ISO para intercâmbio de dados entre instituições, redes e usuários.

Formato LILACS. Formato de descrição bibliográfica estabelecido pela BIREME, baseado na UNISIST Reference Manual for Machine-readable Bibliographic Descriptions.

Glossário. Vocabulário de uso específico ou controlado, utilizado em publicações para elucidar o significado de termos pouco usados, técnicos ou restritos.

Guia. Define os processos necessários a produção de uma fonte de informação ou fases de uma metodologia.

ID. Número de Identificação do registro na base de dados.

Indexação. Procedimento de identificar e descrever o conteúdo de um documento com termos que representam os assuntos correspondentes a esse documento com o objetivo de recuperá-lo posteriormente.

Instituição Coordenadora Nacional. Instituição cooperante da BVS cuja função maior é a coordenação dos centros cooperantes de uma região.

Lato sensu. Curso de pós-graduação, especialização. É um curso mais flexível e prepara para o mercado. Serve também como processo preparatório para o nível Stricto Sensu (mestrado e doutorado).

LILDBI-DOS. Versão DOS do sistema “LILACS Descrição Bibliográfica e Indexação”. Sistema descontinuado pela BIREME/OPAS/OMS.

LILDBI-Web. Versão Web do sistema “LILACS Descrição Bibliográfica e Indexação”. Manual. Conjunto de passos e operações, automáticos ou manuais, necessários a instruir o usuário em determinado processo de uso de um aplicativo, programa ou metodologia. Sistema descontinuado pela BIREME/OPAS/OMS.

Metodologia. Conjunto de normas e convenções utilizadas com a finalidade de padronizar um processo ou a produção de uma fonte de informação.

Modelo ou template. Arquivo que contém a definição básica do tipo de documento que se pretende utilizar, contendo estilos, textos predefinidos etc.

Nível analítico. Descrição bibliográfica de parte de um documento. Ver também Analítica.

Nível de tratamento. Definição codificada do grau de profundidade que receberá o documento no momento da descrição bibliográfica.

Nível monográfico. Descrição bibliográfica de um documento que constitui uma unidade em si mesmo.

PDF. Formato de arquivo desenvolvido pela empresa Adobe cuja função é manter, em meio digital e o mais fiel possível, o formato de apresentação de um documento concebido para impressão.

PHA. Tabela criada por Heloísa de Almeida Prado, cujos símbolos servem para organizar documentos em ordem de autoria ou título. É uma adaptação da tabela Cutter para nomes em português.

Produção científica. Cotejamento (reunião e análise) de toda literatura acerca de um tema ou de um autor específico para fins de análise usualmente quantitativa.

Protocolo TCP/IP. Norma que define o processo de comunicação entre equipamentos digitais utilizando um número de identificação único.

Strictu sensu. Curso de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, que prepara para a carreira acadêmica.

Texto completo. Conteúdo integral de qualquer documento originariamente eletrônico ou a versão digitalizada de um material baseado em papel. Esse material pode incluir artigos de revistas, artigos de jornais, documentos
governamentais e livros inteiros.

URL. Padrão definido para endereçamento de conteúdos de dados via protocolo TCP/IP. Os navegadores de internet utilizam a URL para acessar páginas na web.

Vocabulário controlado ou estruturado. Coleção de termos relacionados, organizados segundo uma metodologia, com o propósito de facilitar o acesso à informação com eles indexada.

Was this page helpful?