LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – Informação e evidência científica e técnica em saúde da América Latina e Caribe – BIREME/OPAS/OMS – LILACS – Información y evidencia científica y técnica en salud de América Latina y el Caribe | LILACS – Scientífic and technic information and evidence of Latin-american and Caribbean Countries

LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – Informação e evidência científica e técnica em saúde da América Latina e Caribe – BIREME/OPAS/OMS – LILACS – Información y evidencia científica y técnica en salud de América Latina y el Caribe | LILACS – Scientífic and technic information and evidence of Latin-american and Caribbean Countries Um bem público regional de informação científica Un bien público regional de información científica A regional public good on scientific information

Metodologia LILACS: BIREME promove capacitações

26 de junho de 2017

Publicado originalmente no Boletim BIREME n° 9 em 26 junho, 2017

A fim de ampliar e fortalecer o controle bibliográfico da literatura da América Latina e Caribe, desenvolver capacidades locais e potencializar o trabalho em rede na BVS, a BIREME está promovendo reuniões virtuais para a Rede de cooperação da base de dados LILACS dedicadas a dois temas distintos, coordenação e indexação.

O principal objetivo das reuniões de Coordenação é revisar os processos de gestão da rede de colaboração a LILACS e os fluxos da colaboração. Estão programadas 11 reuniões que abordarão processos técnicos e de gestão específicos, como: status do controle bibliográfico em LILACS, fluxo da iniciativa LILACS-Express, gestão de redes e usuários, critérios e processo de avaliação e seleção de periódicos para LILACS, monitoração da contribuição, migração das bases de dados nacionais, interoperabilidade de dados e fluxo da contribuição.

Reuniones de Coordinación Nacional de LILACS 2017

Quando terminarem, os coordenadores gerarão informes nacionais sobre a contribuição a LILACS e suas bases nacionais, trabalharão na atualização e validação dos critérios nacionais de LILACS y também reavaliarão a coleção LILACS para critérios como pontualidade e acesso aberto aos documentos.

Além dos coordenadores de redes nacionais, das reuniões participam os centros de gestão de conhecimento da OPAS/OMS nos países, que são agentes catalisadores e apoiadores da BIREME e da Rede em nível nacional.

Esta iniciativa teve início no mês de maio e participaram das reuniões os coordenadores da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Por outro lado, as reuniões de indexadores estão dedicadas à capacitação para a indexação de documentos segundo a Metodologia LILACS, e tentam melhorar y aperfeiçoar a aplicação das regras e orientações de indexação aos bibliotecários dos centros cooperantes de LILACS e bases de dados nacionais que aplicam a metodologia LILACS.

Capacitación sobre indización de documentos 2017

Os assuntos abordados nas sessões incluem a análise de conteúdo, o uso de descritores (DeCS/MeSH) primários e secundários, pré-codificados, tipos de publicação, qualificadores e coordenação de descritores.

Além das palestras realizadas, os participantes realizam exercícios práticos de indexação e recebem feedback personalizado sobre suas atividades, bem como certificados.

As sessões foram iniciadas em 30 de março con representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Esta capacitação contribuirá para melhorar a descrição de conteúdo dos documentos nas bases de dados da BVS e deste modo facilitará uma busca de melhor qualidade e recuperação de informação mais específica.

“Estas iniciativas fortalecem o trabalho em rede e a formação de parcerias estratégicas, como disse o Dr. Diego González Machín, diretor da BIREME, que também destacou que esta é a única maneira de obter sinergia, aumentar as capacidades dos países no âmbito da gestão da informação e posicionar o Centro em sua função de instituição especializada da OPS/OMS na América Latina e Caribe”.

sueli