LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – Informação e evidência científica e técnica em saúde da América Latina e Caribe – BIREME/OPAS/OMS – LILACS – Información y evidencia científica y técnica en salud de América Latina y el Caribe | LILACS – Scientífic and technic information and evidence of Latin-american and Caribbean Countries

LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – Informação e evidência científica e técnica em saúde da América Latina e Caribe – BIREME/OPAS/OMS – LILACS – Información y evidencia científica y técnica en salud de América Latina y el Caribe | LILACS – Scientífic and technic information and evidence of Latin-american and Caribbean Countries Um bem público regional de informação científica Un bien público regional de información científica A regional public good on scientific information

Central de suporte da LILACS

Bem-vindo à Central de Suporte da LILACS!

Perguntas frequentes e dúvidas recebidas pela coordenação da LILACS.

Para informações detalhadas, consulte os guias e manuais da Metodologia LILACS e a série de sessões virtuais oferecidas pela BIREME/OPAS/OMS.

Contato

Caso não tenha encontrado resposta às suas perguntas, entre em contato para dúvidas e sugestões sobre:

Ecossistema da LILACS (bases de dados, metodologia e tecnologias e rede de cooperação)

Seleção de periódicos para a base de dados LILACS

Perguntas Frequentes

Sobre a LILACS

LILACS-Express é o processo de contribuição e atualização da base de dados com os novos artigos publicados pelos periódicos indexados, sem necessidade de aguardar a publicação de outros artigos do volume ou fascículo do periódico. Por se tratar de um processo express somente dados básicos e link para o texto completo do artigo estão disponíveis e os registros com o status LILACS-Express são considerados incompletos, visto que necessitam da revisão dos dados de catalogação e dos termos que descrevem o conteúdo/assunto do artigo.
Características principais:

  • Rapidez na divulgação: Os artigos são registrados rapidamente, permitindo o acesso imediato a descobertas científicas recentes, mesmo antes da publicação completa do fascículo do periódico;
  • Atualização posterior: Após a publicação dos artigos na LILACS, os registros são revisados e enriquecidos com informações adicionais, incluindo indexação temática com tesauro DeCS/MeSH e outros dados de descritivos;
  • Participação da Rede LILACS: editores, membros de equipes editoriais e profissionais da informação de centros cooperantes colaboram na revisão e atualização dos dados no sistema de gestão de bases de dados;
  • Coletas e cargas automatizadas: procedimento realizado conforme padrões internacionais para dados bibliográficos e de interoperabilidade, acordados entre a instituição fornecedora dos dados e a BIREME/OPAS/OMS.

A iniciativa LILACS-Express, embora focada em periódicos indexados na LILACS, também é aplicada a outras bases bibliográficas como BDENF e VetIndex. Além disso, outros tipos de documentos podem receber o status de registro LILACS-Express se não tiverem o campo de Descritor Primário preenchido com termos DeCS/MeSH.

Categoria: LILACS-Express

Porque otimiza e acelera o processo de atualização dos artigos na base de dados LILACS, amplia o tempo de exposição do artigo e facilita o processo de cooperação, tanto para editores, membros de equipes editoriais e bibliotecários dos Centros Cooperantes da Rede LILACS.

Categoria: LILACS-Express

O processo LILACS-Express conta com quatro atores:

1) Editores ou membros de equipes editoriais de periódicos indexados na LILACS e bases de dados que adotam a Metodologia LILACS que incluem no sistema de gestão de fontes de informação da BIREME (FI-Admin) ou disponibilizam serviços de coleta de dados para a coleta;

2) Profissionais da informação de Centros Cooperantes que revisam a curadoria catalogação e realizam a indexação temática dos documentos adotando a Metodologia LILACS;

3) A BIREME que mantem servidores, sistemas online e atualizados e realiza coletas, processamento e publica as bases de dados e suas interfaces de pesquisa;

4) Autores de artigos publicados e pesquisadores que podem revisar os dados e informar sobre inconsistência ou desatualização dos dados na LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Um periódico fará parte da iniciativa LILACS-Express se ela for aprovada para indexação após o Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil ou por processos de avaliação realizados pelas coordenações da LILACS.

Categoria: LILACS-Express

LILACS é a base de dados e LILACS-Express é um procedimento realizado para a coleta automática de dados e o status do registro que indica que o documento foi registrado com dados básicos e link para o texto completo, assim como foi fornecido pelo editor.

Categoria: LILACS-Express

Os editores dos periódicos indexados na LILACS devem, obrigatoriamente, iniciar sua cooperação e manter a atualização dos artigos de seu periódico na base de dados, pois no caso de atraso, a indexação do periódico pode ser encerrada.

Categoria: LILACS-Express

Os editores e membros das equipes editoriais dos periódicos indexados na LILACS são os responsáveis pelo envio/entrada de dados. No caso de coletas de SciELO.

Categoria: LILACS-Express

A entrada de dados (contribuição com a base de dados LILACS) pode ser feita por:

  1. Criação manual dos registros dentro sistema de gestão integrada FI-Admin. Acesse documentação específica por meio da página sobre a Metodologia LILACS; 
  2. Coleta de dados e carga automatizada:

A BIREME/OPAS/OMS realiza a coleta automatizada dos dados disponibilizados pelo editor. As coletas em andamento são das coleções SciELO e outras plataformas estão sendo avaliadas.  

A instituição fornecedora dos dados se compromete com a quantidade e qualidade dos dados, bem como fornecimento contínuo de dados atualizados no serviço de coleta e profissionais capacitados para pronta resposta às demandas de adequação dos dados.  

Requisitos mínimos para avaliar a viabilidade de coletas periódicas: 

  • Disponibilidade de serviço de coleta com padrão OAI-PMH; 
  • Metadados com padrão Dublin Core qualificado, DIM, MODS ou outro com igual ou maior disponibilidade e qualidade de dados; 
  • Pontualidade na publicação e atualização contínua do serviço de coleta; 
  • Quantidade mínima de artigos ao ano conforme critério de seleção e permanência da LILACS. 

Categoria: LILACS-Express

Editor ou membro da equipe editorial deve acompanhar o processo de publicação dos artigos. e caso ocorra atraso ou encontre inconsistências, entrar em contato com o coordenador nacional LILACS para verificação da ocorrência.

Categoria: LILACS-Express

Sim. No entanto, uma regra é aplicada a ambos: todos os editores de periódicos indexados na LILACS devem aderir à iniciativa LILACS-Express e comprometer-se com a rápida atualização e manutenção dos dados no sistema de gestão da BIREME/OPAS/OMS. 

Editores de periódicos impressos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin. 

Editores de periódicos eletrônicos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin ou oferecer serviço de coleta de dados básicos (OAI-PMH) com completude e consistência de dados que possibilite a carga automatizada; também comprometem-se com a persistência do link, isto é, acesso ao conteúdo 24 horas por dia, sete dias da semana, a preservação digital dos artigos com adoção de padrões e sistemas adequados e a manutenção e atualização manual de dados no sistema FI-Admin caso haja qualquer indisponibilidade ou inconsistência nos dados fornecidos anteriormente. 

Categoria: LILACS-Express

A BIREME coleta os dados dos periódicos da área de Ciências da Saúde e de Psicologia indexados em SciELO para carga mensal na base de dados LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Os Centros Cooperantes continuam sendo responsáveis pela revisão da catalogação e pela indexação temática dos artigos dos periódicos.

A curadoria e qualidade dos dados após a publicação dos registros na LILACS também é responsabilidade do CC. Para correção de links quebrados dos textos completos ou qualquer outro dado inconsistente, entrar no sistema FI-Admin. Caso tenha dificuldade em editar um registro com status publicado, entre em contato com a equipe LILACS.

Categoria: LILACS-Express

A periodicidade de atualização difere conforme a modalidade de entrada de dados na base de dados LILACS:

• Coleta e carga de dados de plataformas como SciELO e DSpace: mensal;

• Entrada de dados manual por membros das equipes editoriais de periódicos indexados em LILACS utilizando o sistema FI-Admin: diária. A pontualidade na contribuição é de responsabilidade do editor.

Em ambos os casos, o prazo de processamento e publicação na interface de pesquisa é de 2 (dois) dias.

Categoria: LILACS-Express

Sim. Clicar em “Texto completo” para acessar o conteúdo dos documentos.

Categoria: LILACS-Express

Porque algum passo no processo automatizado pode ter sido alterado ou apresentar instabilidade, seja na disponibilidade da internet no momento da coleta ou mudanças nos servidores e serviços de coleta das instituições provedoras de dados.

O editor ou qualquer membro do corpo editorial deve monitorar a atualização mensal para evitar a desatualização e consequente indisponibilidade dos artigos do periódico na LILACS e encerramento da indexação.

O coordenador nacional ou temático da LILACS também tem a responsabilidade de realizar esse monitoramento.

Categoria: LILACS-Express

Sim. A indexação, ou seja, a atribuição de descritores de assunto que representam o conteúdo dos artigos, continua sendo efetuada pelos Centros Cooperantes da rede LILACS de forma descentralizada e de acordo com suas atribuições e responsabilidades. Sendo assim, a referência bibliográfica do artigo, depois de indexado, torna-se um registro completo conforme a Metodologia LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Após a revisão da catalogação e a indexação temática dos registros que estavam com o status LILACS-Express os registros são considerados completos e o status do registro é atualizado para “Publicado”. Para o usuário pesquisador, a diferença consiste de uma recuperação que inclui descritores DeCS/MeSH e dados descritivos mais confiáveis após sua revisão.

Categoria: LILACS-Express

Load More

Base de dados LILACS

LILACS-Express é o processo de contribuição e atualização da base de dados com os novos artigos publicados pelos periódicos indexados, sem necessidade de aguardar a publicação de outros artigos do volume ou fascículo do periódico. Por se tratar de um processo express somente dados básicos e link para o texto completo do artigo estão disponíveis e os registros com o status LILACS-Express são considerados incompletos, visto que necessitam da revisão dos dados de catalogação e dos termos que descrevem o conteúdo/assunto do artigo.
Características principais:

  • Rapidez na divulgação: Os artigos são registrados rapidamente, permitindo o acesso imediato a descobertas científicas recentes, mesmo antes da publicação completa do fascículo do periódico;
  • Atualização posterior: Após a publicação dos artigos na LILACS, os registros são revisados e enriquecidos com informações adicionais, incluindo indexação temática com tesauro DeCS/MeSH e outros dados de descritivos;
  • Participação da Rede LILACS: editores, membros de equipes editoriais e profissionais da informação de centros cooperantes colaboram na revisão e atualização dos dados no sistema de gestão de bases de dados;
  • Coletas e cargas automatizadas: procedimento realizado conforme padrões internacionais para dados bibliográficos e de interoperabilidade, acordados entre a instituição fornecedora dos dados e a BIREME/OPAS/OMS.

A iniciativa LILACS-Express, embora focada em periódicos indexados na LILACS, também é aplicada a outras bases bibliográficas como BDENF e VetIndex. Além disso, outros tipos de documentos podem receber o status de registro LILACS-Express se não tiverem o campo de Descritor Primário preenchido com termos DeCS/MeSH.

Categoria: LILACS-Express

Porque otimiza e acelera o processo de atualização dos artigos na base de dados LILACS, amplia o tempo de exposição do artigo e facilita o processo de cooperação, tanto para editores, membros de equipes editoriais e bibliotecários dos Centros Cooperantes da Rede LILACS.

Categoria: LILACS-Express

O processo LILACS-Express conta com quatro atores:

1) Editores ou membros de equipes editoriais de periódicos indexados na LILACS e bases de dados que adotam a Metodologia LILACS que incluem no sistema de gestão de fontes de informação da BIREME (FI-Admin) ou disponibilizam serviços de coleta de dados para a coleta;

2) Profissionais da informação de Centros Cooperantes que revisam a curadoria catalogação e realizam a indexação temática dos documentos adotando a Metodologia LILACS;

3) A BIREME que mantem servidores, sistemas online e atualizados e realiza coletas, processamento e publica as bases de dados e suas interfaces de pesquisa;

4) Autores de artigos publicados e pesquisadores que podem revisar os dados e informar sobre inconsistência ou desatualização dos dados na LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Um periódico fará parte da iniciativa LILACS-Express se ela for aprovada para indexação após o Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil ou por processos de avaliação realizados pelas coordenações da LILACS.

Categoria: LILACS-Express

LILACS é a base de dados e LILACS-Express é um procedimento realizado para a coleta automática de dados e o status do registro que indica que o documento foi registrado com dados básicos e link para o texto completo, assim como foi fornecido pelo editor.

Categoria: LILACS-Express

Os editores dos periódicos indexados na LILACS devem, obrigatoriamente, iniciar sua cooperação e manter a atualização dos artigos de seu periódico na base de dados, pois no caso de atraso, a indexação do periódico pode ser encerrada.

Categoria: LILACS-Express

Os editores e membros das equipes editoriais dos periódicos indexados na LILACS são os responsáveis pelo envio/entrada de dados. No caso de coletas de SciELO.

Categoria: LILACS-Express

A entrada de dados (contribuição com a base de dados LILACS) pode ser feita por:

  1. Criação manual dos registros dentro sistema de gestão integrada FI-Admin. Acesse documentação específica por meio da página sobre a Metodologia LILACS; 
  2. Coleta de dados e carga automatizada:

A BIREME/OPAS/OMS realiza a coleta automatizada dos dados disponibilizados pelo editor. As coletas em andamento são das coleções SciELO e outras plataformas estão sendo avaliadas.  

A instituição fornecedora dos dados se compromete com a quantidade e qualidade dos dados, bem como fornecimento contínuo de dados atualizados no serviço de coleta e profissionais capacitados para pronta resposta às demandas de adequação dos dados.  

Requisitos mínimos para avaliar a viabilidade de coletas periódicas: 

  • Disponibilidade de serviço de coleta com padrão OAI-PMH; 
  • Metadados com padrão Dublin Core qualificado, DIM, MODS ou outro com igual ou maior disponibilidade e qualidade de dados; 
  • Pontualidade na publicação e atualização contínua do serviço de coleta; 
  • Quantidade mínima de artigos ao ano conforme critério de seleção e permanência da LILACS. 

Categoria: LILACS-Express

Editor ou membro da equipe editorial deve acompanhar o processo de publicação dos artigos. e caso ocorra atraso ou encontre inconsistências, entrar em contato com o coordenador nacional LILACS para verificação da ocorrência.

Categoria: LILACS-Express

Sim. No entanto, uma regra é aplicada a ambos: todos os editores de periódicos indexados na LILACS devem aderir à iniciativa LILACS-Express e comprometer-se com a rápida atualização e manutenção dos dados no sistema de gestão da BIREME/OPAS/OMS. 

Editores de periódicos impressos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin. 

Editores de periódicos eletrônicos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin ou oferecer serviço de coleta de dados básicos (OAI-PMH) com completude e consistência de dados que possibilite a carga automatizada; também comprometem-se com a persistência do link, isto é, acesso ao conteúdo 24 horas por dia, sete dias da semana, a preservação digital dos artigos com adoção de padrões e sistemas adequados e a manutenção e atualização manual de dados no sistema FI-Admin caso haja qualquer indisponibilidade ou inconsistência nos dados fornecidos anteriormente. 

Categoria: LILACS-Express

A BIREME coleta os dados dos periódicos da área de Ciências da Saúde e de Psicologia indexados em SciELO para carga mensal na base de dados LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Os Centros Cooperantes continuam sendo responsáveis pela revisão da catalogação e pela indexação temática dos artigos dos periódicos.

A curadoria e qualidade dos dados após a publicação dos registros na LILACS também é responsabilidade do CC. Para correção de links quebrados dos textos completos ou qualquer outro dado inconsistente, entrar no sistema FI-Admin. Caso tenha dificuldade em editar um registro com status publicado, entre em contato com a equipe LILACS.

Categoria: LILACS-Express

A periodicidade de atualização difere conforme a modalidade de entrada de dados na base de dados LILACS:

• Coleta e carga de dados de plataformas como SciELO e DSpace: mensal;

• Entrada de dados manual por membros das equipes editoriais de periódicos indexados em LILACS utilizando o sistema FI-Admin: diária. A pontualidade na contribuição é de responsabilidade do editor.

Em ambos os casos, o prazo de processamento e publicação na interface de pesquisa é de 2 (dois) dias.

Categoria: LILACS-Express

Sim. Clicar em “Texto completo” para acessar o conteúdo dos documentos.

Categoria: LILACS-Express

Porque algum passo no processo automatizado pode ter sido alterado ou apresentar instabilidade, seja na disponibilidade da internet no momento da coleta ou mudanças nos servidores e serviços de coleta das instituições provedoras de dados.

O editor ou qualquer membro do corpo editorial deve monitorar a atualização mensal para evitar a desatualização e consequente indisponibilidade dos artigos do periódico na LILACS e encerramento da indexação.

O coordenador nacional ou temático da LILACS também tem a responsabilidade de realizar esse monitoramento.

Categoria: LILACS-Express

Sim. A indexação, ou seja, a atribuição de descritores de assunto que representam o conteúdo dos artigos, continua sendo efetuada pelos Centros Cooperantes da rede LILACS de forma descentralizada e de acordo com suas atribuições e responsabilidades. Sendo assim, a referência bibliográfica do artigo, depois de indexado, torna-se um registro completo conforme a Metodologia LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Após a revisão da catalogação e a indexação temática dos registros que estavam com o status LILACS-Express os registros são considerados completos e o status do registro é atualizado para “Publicado”. Para o usuário pesquisador, a diferença consiste de uma recuperação que inclui descritores DeCS/MeSH e dados descritivos mais confiáveis após sua revisão.

Categoria: LILACS-Express

Load More

Critérios de seleção da LILACS

LILACS-Express é o processo de contribuição e atualização da base de dados com os novos artigos publicados pelos periódicos indexados, sem necessidade de aguardar a publicação de outros artigos do volume ou fascículo do periódico. Por se tratar de um processo express somente dados básicos e link para o texto completo do artigo estão disponíveis e os registros com o status LILACS-Express são considerados incompletos, visto que necessitam da revisão dos dados de catalogação e dos termos que descrevem o conteúdo/assunto do artigo.
Características principais:

  • Rapidez na divulgação: Os artigos são registrados rapidamente, permitindo o acesso imediato a descobertas científicas recentes, mesmo antes da publicação completa do fascículo do periódico;
  • Atualização posterior: Após a publicação dos artigos na LILACS, os registros são revisados e enriquecidos com informações adicionais, incluindo indexação temática com tesauro DeCS/MeSH e outros dados de descritivos;
  • Participação da Rede LILACS: editores, membros de equipes editoriais e profissionais da informação de centros cooperantes colaboram na revisão e atualização dos dados no sistema de gestão de bases de dados;
  • Coletas e cargas automatizadas: procedimento realizado conforme padrões internacionais para dados bibliográficos e de interoperabilidade, acordados entre a instituição fornecedora dos dados e a BIREME/OPAS/OMS.

A iniciativa LILACS-Express, embora focada em periódicos indexados na LILACS, também é aplicada a outras bases bibliográficas como BDENF e VetIndex. Além disso, outros tipos de documentos podem receber o status de registro LILACS-Express se não tiverem o campo de Descritor Primário preenchido com termos DeCS/MeSH.

Categoria: LILACS-Express

Porque otimiza e acelera o processo de atualização dos artigos na base de dados LILACS, amplia o tempo de exposição do artigo e facilita o processo de cooperação, tanto para editores, membros de equipes editoriais e bibliotecários dos Centros Cooperantes da Rede LILACS.

Categoria: LILACS-Express

O processo LILACS-Express conta com quatro atores:

1) Editores ou membros de equipes editoriais de periódicos indexados na LILACS e bases de dados que adotam a Metodologia LILACS que incluem no sistema de gestão de fontes de informação da BIREME (FI-Admin) ou disponibilizam serviços de coleta de dados para a coleta;

2) Profissionais da informação de Centros Cooperantes que revisam a curadoria catalogação e realizam a indexação temática dos documentos adotando a Metodologia LILACS;

3) A BIREME que mantem servidores, sistemas online e atualizados e realiza coletas, processamento e publica as bases de dados e suas interfaces de pesquisa;

4) Autores de artigos publicados e pesquisadores que podem revisar os dados e informar sobre inconsistência ou desatualização dos dados na LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Um periódico fará parte da iniciativa LILACS-Express se ela for aprovada para indexação após o Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil ou por processos de avaliação realizados pelas coordenações da LILACS.

Categoria: LILACS-Express

LILACS é a base de dados e LILACS-Express é um procedimento realizado para a coleta automática de dados e o status do registro que indica que o documento foi registrado com dados básicos e link para o texto completo, assim como foi fornecido pelo editor.

Categoria: LILACS-Express

Os editores dos periódicos indexados na LILACS devem, obrigatoriamente, iniciar sua cooperação e manter a atualização dos artigos de seu periódico na base de dados, pois no caso de atraso, a indexação do periódico pode ser encerrada.

Categoria: LILACS-Express

Os editores e membros das equipes editoriais dos periódicos indexados na LILACS são os responsáveis pelo envio/entrada de dados. No caso de coletas de SciELO.

Categoria: LILACS-Express

A entrada de dados (contribuição com a base de dados LILACS) pode ser feita por:

  1. Criação manual dos registros dentro sistema de gestão integrada FI-Admin. Acesse documentação específica por meio da página sobre a Metodologia LILACS; 
  2. Coleta de dados e carga automatizada:

A BIREME/OPAS/OMS realiza a coleta automatizada dos dados disponibilizados pelo editor. As coletas em andamento são das coleções SciELO e outras plataformas estão sendo avaliadas.  

A instituição fornecedora dos dados se compromete com a quantidade e qualidade dos dados, bem como fornecimento contínuo de dados atualizados no serviço de coleta e profissionais capacitados para pronta resposta às demandas de adequação dos dados.  

Requisitos mínimos para avaliar a viabilidade de coletas periódicas: 

  • Disponibilidade de serviço de coleta com padrão OAI-PMH; 
  • Metadados com padrão Dublin Core qualificado, DIM, MODS ou outro com igual ou maior disponibilidade e qualidade de dados; 
  • Pontualidade na publicação e atualização contínua do serviço de coleta; 
  • Quantidade mínima de artigos ao ano conforme critério de seleção e permanência da LILACS. 

Categoria: LILACS-Express

Editor ou membro da equipe editorial deve acompanhar o processo de publicação dos artigos. e caso ocorra atraso ou encontre inconsistências, entrar em contato com o coordenador nacional LILACS para verificação da ocorrência.

Categoria: LILACS-Express

Sim. No entanto, uma regra é aplicada a ambos: todos os editores de periódicos indexados na LILACS devem aderir à iniciativa LILACS-Express e comprometer-se com a rápida atualização e manutenção dos dados no sistema de gestão da BIREME/OPAS/OMS. 

Editores de periódicos impressos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin. 

Editores de periódicos eletrônicos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin ou oferecer serviço de coleta de dados básicos (OAI-PMH) com completude e consistência de dados que possibilite a carga automatizada; também comprometem-se com a persistência do link, isto é, acesso ao conteúdo 24 horas por dia, sete dias da semana, a preservação digital dos artigos com adoção de padrões e sistemas adequados e a manutenção e atualização manual de dados no sistema FI-Admin caso haja qualquer indisponibilidade ou inconsistência nos dados fornecidos anteriormente. 

Categoria: LILACS-Express

A BIREME coleta os dados dos periódicos da área de Ciências da Saúde e de Psicologia indexados em SciELO para carga mensal na base de dados LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Os Centros Cooperantes continuam sendo responsáveis pela revisão da catalogação e pela indexação temática dos artigos dos periódicos.

A curadoria e qualidade dos dados após a publicação dos registros na LILACS também é responsabilidade do CC. Para correção de links quebrados dos textos completos ou qualquer outro dado inconsistente, entrar no sistema FI-Admin. Caso tenha dificuldade em editar um registro com status publicado, entre em contato com a equipe LILACS.

Categoria: LILACS-Express

A periodicidade de atualização difere conforme a modalidade de entrada de dados na base de dados LILACS:

• Coleta e carga de dados de plataformas como SciELO e DSpace: mensal;

• Entrada de dados manual por membros das equipes editoriais de periódicos indexados em LILACS utilizando o sistema FI-Admin: diária. A pontualidade na contribuição é de responsabilidade do editor.

Em ambos os casos, o prazo de processamento e publicação na interface de pesquisa é de 2 (dois) dias.

Categoria: LILACS-Express

Sim. Clicar em “Texto completo” para acessar o conteúdo dos documentos.

Categoria: LILACS-Express

Porque algum passo no processo automatizado pode ter sido alterado ou apresentar instabilidade, seja na disponibilidade da internet no momento da coleta ou mudanças nos servidores e serviços de coleta das instituições provedoras de dados.

O editor ou qualquer membro do corpo editorial deve monitorar a atualização mensal para evitar a desatualização e consequente indisponibilidade dos artigos do periódico na LILACS e encerramento da indexação.

O coordenador nacional ou temático da LILACS também tem a responsabilidade de realizar esse monitoramento.

Categoria: LILACS-Express

Sim. A indexação, ou seja, a atribuição de descritores de assunto que representam o conteúdo dos artigos, continua sendo efetuada pelos Centros Cooperantes da rede LILACS de forma descentralizada e de acordo com suas atribuições e responsabilidades. Sendo assim, a referência bibliográfica do artigo, depois de indexado, torna-se um registro completo conforme a Metodologia LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Após a revisão da catalogação e a indexação temática dos registros que estavam com o status LILACS-Express os registros são considerados completos e o status do registro é atualizado para “Publicado”. Para o usuário pesquisador, a diferença consiste de uma recuperação que inclui descritores DeCS/MeSH e dados descritivos mais confiáveis após sua revisão.

Categoria: LILACS-Express

Load More

Seleção de periódicos para LILACS

LILACS-Express é o processo de contribuição e atualização da base de dados com os novos artigos publicados pelos periódicos indexados, sem necessidade de aguardar a publicação de outros artigos do volume ou fascículo do periódico. Por se tratar de um processo express somente dados básicos e link para o texto completo do artigo estão disponíveis e os registros com o status LILACS-Express são considerados incompletos, visto que necessitam da revisão dos dados de catalogação e dos termos que descrevem o conteúdo/assunto do artigo.
Características principais:

  • Rapidez na divulgação: Os artigos são registrados rapidamente, permitindo o acesso imediato a descobertas científicas recentes, mesmo antes da publicação completa do fascículo do periódico;
  • Atualização posterior: Após a publicação dos artigos na LILACS, os registros são revisados e enriquecidos com informações adicionais, incluindo indexação temática com tesauro DeCS/MeSH e outros dados de descritivos;
  • Participação da Rede LILACS: editores, membros de equipes editoriais e profissionais da informação de centros cooperantes colaboram na revisão e atualização dos dados no sistema de gestão de bases de dados;
  • Coletas e cargas automatizadas: procedimento realizado conforme padrões internacionais para dados bibliográficos e de interoperabilidade, acordados entre a instituição fornecedora dos dados e a BIREME/OPAS/OMS.

A iniciativa LILACS-Express, embora focada em periódicos indexados na LILACS, também é aplicada a outras bases bibliográficas como BDENF e VetIndex. Além disso, outros tipos de documentos podem receber o status de registro LILACS-Express se não tiverem o campo de Descritor Primário preenchido com termos DeCS/MeSH.

Categoria: LILACS-Express

Porque otimiza e acelera o processo de atualização dos artigos na base de dados LILACS, amplia o tempo de exposição do artigo e facilita o processo de cooperação, tanto para editores, membros de equipes editoriais e bibliotecários dos Centros Cooperantes da Rede LILACS.

Categoria: LILACS-Express

O processo LILACS-Express conta com quatro atores:

1) Editores ou membros de equipes editoriais de periódicos indexados na LILACS e bases de dados que adotam a Metodologia LILACS que incluem no sistema de gestão de fontes de informação da BIREME (FI-Admin) ou disponibilizam serviços de coleta de dados para a coleta;

2) Profissionais da informação de Centros Cooperantes que revisam a curadoria catalogação e realizam a indexação temática dos documentos adotando a Metodologia LILACS;

3) A BIREME que mantem servidores, sistemas online e atualizados e realiza coletas, processamento e publica as bases de dados e suas interfaces de pesquisa;

4) Autores de artigos publicados e pesquisadores que podem revisar os dados e informar sobre inconsistência ou desatualização dos dados na LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Um periódico fará parte da iniciativa LILACS-Express se ela for aprovada para indexação após o Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil ou por processos de avaliação realizados pelas coordenações da LILACS.

Categoria: LILACS-Express

LILACS é a base de dados e LILACS-Express é um procedimento realizado para a coleta automática de dados e o status do registro que indica que o documento foi registrado com dados básicos e link para o texto completo, assim como foi fornecido pelo editor.

Categoria: LILACS-Express

Os editores dos periódicos indexados na LILACS devem, obrigatoriamente, iniciar sua cooperação e manter a atualização dos artigos de seu periódico na base de dados, pois no caso de atraso, a indexação do periódico pode ser encerrada.

Categoria: LILACS-Express

Os editores e membros das equipes editoriais dos periódicos indexados na LILACS são os responsáveis pelo envio/entrada de dados. No caso de coletas de SciELO.

Categoria: LILACS-Express

A entrada de dados (contribuição com a base de dados LILACS) pode ser feita por:

  1. Criação manual dos registros dentro sistema de gestão integrada FI-Admin. Acesse documentação específica por meio da página sobre a Metodologia LILACS; 
  2. Coleta de dados e carga automatizada:

A BIREME/OPAS/OMS realiza a coleta automatizada dos dados disponibilizados pelo editor. As coletas em andamento são das coleções SciELO e outras plataformas estão sendo avaliadas.  

A instituição fornecedora dos dados se compromete com a quantidade e qualidade dos dados, bem como fornecimento contínuo de dados atualizados no serviço de coleta e profissionais capacitados para pronta resposta às demandas de adequação dos dados.  

Requisitos mínimos para avaliar a viabilidade de coletas periódicas: 

  • Disponibilidade de serviço de coleta com padrão OAI-PMH; 
  • Metadados com padrão Dublin Core qualificado, DIM, MODS ou outro com igual ou maior disponibilidade e qualidade de dados; 
  • Pontualidade na publicação e atualização contínua do serviço de coleta; 
  • Quantidade mínima de artigos ao ano conforme critério de seleção e permanência da LILACS. 

Categoria: LILACS-Express

Editor ou membro da equipe editorial deve acompanhar o processo de publicação dos artigos. e caso ocorra atraso ou encontre inconsistências, entrar em contato com o coordenador nacional LILACS para verificação da ocorrência.

Categoria: LILACS-Express

Sim. No entanto, uma regra é aplicada a ambos: todos os editores de periódicos indexados na LILACS devem aderir à iniciativa LILACS-Express e comprometer-se com a rápida atualização e manutenção dos dados no sistema de gestão da BIREME/OPAS/OMS. 

Editores de periódicos impressos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin. 

Editores de periódicos eletrônicos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin ou oferecer serviço de coleta de dados básicos (OAI-PMH) com completude e consistência de dados que possibilite a carga automatizada; também comprometem-se com a persistência do link, isto é, acesso ao conteúdo 24 horas por dia, sete dias da semana, a preservação digital dos artigos com adoção de padrões e sistemas adequados e a manutenção e atualização manual de dados no sistema FI-Admin caso haja qualquer indisponibilidade ou inconsistência nos dados fornecidos anteriormente. 

Categoria: LILACS-Express

A BIREME coleta os dados dos periódicos da área de Ciências da Saúde e de Psicologia indexados em SciELO para carga mensal na base de dados LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Os Centros Cooperantes continuam sendo responsáveis pela revisão da catalogação e pela indexação temática dos artigos dos periódicos.

A curadoria e qualidade dos dados após a publicação dos registros na LILACS também é responsabilidade do CC. Para correção de links quebrados dos textos completos ou qualquer outro dado inconsistente, entrar no sistema FI-Admin. Caso tenha dificuldade em editar um registro com status publicado, entre em contato com a equipe LILACS.

Categoria: LILACS-Express

A periodicidade de atualização difere conforme a modalidade de entrada de dados na base de dados LILACS:

• Coleta e carga de dados de plataformas como SciELO e DSpace: mensal;

• Entrada de dados manual por membros das equipes editoriais de periódicos indexados em LILACS utilizando o sistema FI-Admin: diária. A pontualidade na contribuição é de responsabilidade do editor.

Em ambos os casos, o prazo de processamento e publicação na interface de pesquisa é de 2 (dois) dias.

Categoria: LILACS-Express

Sim. Clicar em “Texto completo” para acessar o conteúdo dos documentos.

Categoria: LILACS-Express

Porque algum passo no processo automatizado pode ter sido alterado ou apresentar instabilidade, seja na disponibilidade da internet no momento da coleta ou mudanças nos servidores e serviços de coleta das instituições provedoras de dados.

O editor ou qualquer membro do corpo editorial deve monitorar a atualização mensal para evitar a desatualização e consequente indisponibilidade dos artigos do periódico na LILACS e encerramento da indexação.

O coordenador nacional ou temático da LILACS também tem a responsabilidade de realizar esse monitoramento.

Categoria: LILACS-Express

Sim. A indexação, ou seja, a atribuição de descritores de assunto que representam o conteúdo dos artigos, continua sendo efetuada pelos Centros Cooperantes da rede LILACS de forma descentralizada e de acordo com suas atribuições e responsabilidades. Sendo assim, a referência bibliográfica do artigo, depois de indexado, torna-se um registro completo conforme a Metodologia LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Após a revisão da catalogação e a indexação temática dos registros que estavam com o status LILACS-Express os registros são considerados completos e o status do registro é atualizado para “Publicado”. Para o usuário pesquisador, a diferença consiste de uma recuperação que inclui descritores DeCS/MeSH e dados descritivos mais confiáveis após sua revisão.

Categoria: LILACS-Express

Load More

Seleção de periódicos para LILACS Brasil

LILACS-Express é o processo de contribuição e atualização da base de dados com os novos artigos publicados pelos periódicos indexados, sem necessidade de aguardar a publicação de outros artigos do volume ou fascículo do periódico. Por se tratar de um processo express somente dados básicos e link para o texto completo do artigo estão disponíveis e os registros com o status LILACS-Express são considerados incompletos, visto que necessitam da revisão dos dados de catalogação e dos termos que descrevem o conteúdo/assunto do artigo.
Características principais:

  • Rapidez na divulgação: Os artigos são registrados rapidamente, permitindo o acesso imediato a descobertas científicas recentes, mesmo antes da publicação completa do fascículo do periódico;
  • Atualização posterior: Após a publicação dos artigos na LILACS, os registros são revisados e enriquecidos com informações adicionais, incluindo indexação temática com tesauro DeCS/MeSH e outros dados de descritivos;
  • Participação da Rede LILACS: editores, membros de equipes editoriais e profissionais da informação de centros cooperantes colaboram na revisão e atualização dos dados no sistema de gestão de bases de dados;
  • Coletas e cargas automatizadas: procedimento realizado conforme padrões internacionais para dados bibliográficos e de interoperabilidade, acordados entre a instituição fornecedora dos dados e a BIREME/OPAS/OMS.

A iniciativa LILACS-Express, embora focada em periódicos indexados na LILACS, também é aplicada a outras bases bibliográficas como BDENF e VetIndex. Além disso, outros tipos de documentos podem receber o status de registro LILACS-Express se não tiverem o campo de Descritor Primário preenchido com termos DeCS/MeSH.

Categoria: LILACS-Express

Porque otimiza e acelera o processo de atualização dos artigos na base de dados LILACS, amplia o tempo de exposição do artigo e facilita o processo de cooperação, tanto para editores, membros de equipes editoriais e bibliotecários dos Centros Cooperantes da Rede LILACS.

Categoria: LILACS-Express

O processo LILACS-Express conta com quatro atores:

1) Editores ou membros de equipes editoriais de periódicos indexados na LILACS e bases de dados que adotam a Metodologia LILACS que incluem no sistema de gestão de fontes de informação da BIREME (FI-Admin) ou disponibilizam serviços de coleta de dados para a coleta;

2) Profissionais da informação de Centros Cooperantes que revisam a curadoria catalogação e realizam a indexação temática dos documentos adotando a Metodologia LILACS;

3) A BIREME que mantem servidores, sistemas online e atualizados e realiza coletas, processamento e publica as bases de dados e suas interfaces de pesquisa;

4) Autores de artigos publicados e pesquisadores que podem revisar os dados e informar sobre inconsistência ou desatualização dos dados na LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Um periódico fará parte da iniciativa LILACS-Express se ela for aprovada para indexação após o Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil ou por processos de avaliação realizados pelas coordenações da LILACS.

Categoria: LILACS-Express

LILACS é a base de dados e LILACS-Express é um procedimento realizado para a coleta automática de dados e o status do registro que indica que o documento foi registrado com dados básicos e link para o texto completo, assim como foi fornecido pelo editor.

Categoria: LILACS-Express

Os editores dos periódicos indexados na LILACS devem, obrigatoriamente, iniciar sua cooperação e manter a atualização dos artigos de seu periódico na base de dados, pois no caso de atraso, a indexação do periódico pode ser encerrada.

Categoria: LILACS-Express

Os editores e membros das equipes editoriais dos periódicos indexados na LILACS são os responsáveis pelo envio/entrada de dados. No caso de coletas de SciELO.

Categoria: LILACS-Express

A entrada de dados (contribuição com a base de dados LILACS) pode ser feita por:

  1. Criação manual dos registros dentro sistema de gestão integrada FI-Admin. Acesse documentação específica por meio da página sobre a Metodologia LILACS; 
  2. Coleta de dados e carga automatizada:

A BIREME/OPAS/OMS realiza a coleta automatizada dos dados disponibilizados pelo editor. As coletas em andamento são das coleções SciELO e outras plataformas estão sendo avaliadas.  

A instituição fornecedora dos dados se compromete com a quantidade e qualidade dos dados, bem como fornecimento contínuo de dados atualizados no serviço de coleta e profissionais capacitados para pronta resposta às demandas de adequação dos dados.  

Requisitos mínimos para avaliar a viabilidade de coletas periódicas: 

  • Disponibilidade de serviço de coleta com padrão OAI-PMH; 
  • Metadados com padrão Dublin Core qualificado, DIM, MODS ou outro com igual ou maior disponibilidade e qualidade de dados; 
  • Pontualidade na publicação e atualização contínua do serviço de coleta; 
  • Quantidade mínima de artigos ao ano conforme critério de seleção e permanência da LILACS. 

Categoria: LILACS-Express

Editor ou membro da equipe editorial deve acompanhar o processo de publicação dos artigos. e caso ocorra atraso ou encontre inconsistências, entrar em contato com o coordenador nacional LILACS para verificação da ocorrência.

Categoria: LILACS-Express

Sim. No entanto, uma regra é aplicada a ambos: todos os editores de periódicos indexados na LILACS devem aderir à iniciativa LILACS-Express e comprometer-se com a rápida atualização e manutenção dos dados no sistema de gestão da BIREME/OPAS/OMS. 

Editores de periódicos impressos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin. 

Editores de periódicos eletrônicos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin ou oferecer serviço de coleta de dados básicos (OAI-PMH) com completude e consistência de dados que possibilite a carga automatizada; também comprometem-se com a persistência do link, isto é, acesso ao conteúdo 24 horas por dia, sete dias da semana, a preservação digital dos artigos com adoção de padrões e sistemas adequados e a manutenção e atualização manual de dados no sistema FI-Admin caso haja qualquer indisponibilidade ou inconsistência nos dados fornecidos anteriormente. 

Categoria: LILACS-Express

A BIREME coleta os dados dos periódicos da área de Ciências da Saúde e de Psicologia indexados em SciELO para carga mensal na base de dados LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Os Centros Cooperantes continuam sendo responsáveis pela revisão da catalogação e pela indexação temática dos artigos dos periódicos.

A curadoria e qualidade dos dados após a publicação dos registros na LILACS também é responsabilidade do CC. Para correção de links quebrados dos textos completos ou qualquer outro dado inconsistente, entrar no sistema FI-Admin. Caso tenha dificuldade em editar um registro com status publicado, entre em contato com a equipe LILACS.

Categoria: LILACS-Express

A periodicidade de atualização difere conforme a modalidade de entrada de dados na base de dados LILACS:

• Coleta e carga de dados de plataformas como SciELO e DSpace: mensal;

• Entrada de dados manual por membros das equipes editoriais de periódicos indexados em LILACS utilizando o sistema FI-Admin: diária. A pontualidade na contribuição é de responsabilidade do editor.

Em ambos os casos, o prazo de processamento e publicação na interface de pesquisa é de 2 (dois) dias.

Categoria: LILACS-Express

Sim. Clicar em “Texto completo” para acessar o conteúdo dos documentos.

Categoria: LILACS-Express

Porque algum passo no processo automatizado pode ter sido alterado ou apresentar instabilidade, seja na disponibilidade da internet no momento da coleta ou mudanças nos servidores e serviços de coleta das instituições provedoras de dados.

O editor ou qualquer membro do corpo editorial deve monitorar a atualização mensal para evitar a desatualização e consequente indisponibilidade dos artigos do periódico na LILACS e encerramento da indexação.

O coordenador nacional ou temático da LILACS também tem a responsabilidade de realizar esse monitoramento.

Categoria: LILACS-Express

Sim. A indexação, ou seja, a atribuição de descritores de assunto que representam o conteúdo dos artigos, continua sendo efetuada pelos Centros Cooperantes da rede LILACS de forma descentralizada e de acordo com suas atribuições e responsabilidades. Sendo assim, a referência bibliográfica do artigo, depois de indexado, torna-se um registro completo conforme a Metodologia LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Após a revisão da catalogação e a indexação temática dos registros que estavam com o status LILACS-Express os registros são considerados completos e o status do registro é atualizado para “Publicado”. Para o usuário pesquisador, a diferença consiste de uma recuperação que inclui descritores DeCS/MeSH e dados descritivos mais confiáveis após sua revisão.

Categoria: LILACS-Express

Load More

LILACS-Express

LILACS-Express é o processo de contribuição e atualização da base de dados com os novos artigos publicados pelos periódicos indexados, sem necessidade de aguardar a publicação de outros artigos do volume ou fascículo do periódico. Por se tratar de um processo express somente dados básicos e link para o texto completo do artigo estão disponíveis e os registros com o status LILACS-Express são considerados incompletos, visto que necessitam da revisão dos dados de catalogação e dos termos que descrevem o conteúdo/assunto do artigo.
Características principais:

  • Rapidez na divulgação: Os artigos são registrados rapidamente, permitindo o acesso imediato a descobertas científicas recentes, mesmo antes da publicação completa do fascículo do periódico;
  • Atualização posterior: Após a publicação dos artigos na LILACS, os registros são revisados e enriquecidos com informações adicionais, incluindo indexação temática com tesauro DeCS/MeSH e outros dados de descritivos;
  • Participação da Rede LILACS: editores, membros de equipes editoriais e profissionais da informação de centros cooperantes colaboram na revisão e atualização dos dados no sistema de gestão de bases de dados;
  • Coletas e cargas automatizadas: procedimento realizado conforme padrões internacionais para dados bibliográficos e de interoperabilidade, acordados entre a instituição fornecedora dos dados e a BIREME/OPAS/OMS.

A iniciativa LILACS-Express, embora focada em periódicos indexados na LILACS, também é aplicada a outras bases bibliográficas como BDENF e VetIndex. Além disso, outros tipos de documentos podem receber o status de registro LILACS-Express se não tiverem o campo de Descritor Primário preenchido com termos DeCS/MeSH.

Categoria: LILACS-Express

Porque otimiza e acelera o processo de atualização dos artigos na base de dados LILACS, amplia o tempo de exposição do artigo e facilita o processo de cooperação, tanto para editores, membros de equipes editoriais e bibliotecários dos Centros Cooperantes da Rede LILACS.

Categoria: LILACS-Express

O processo LILACS-Express conta com quatro atores:

1) Editores ou membros de equipes editoriais de periódicos indexados na LILACS e bases de dados que adotam a Metodologia LILACS que incluem no sistema de gestão de fontes de informação da BIREME (FI-Admin) ou disponibilizam serviços de coleta de dados para a coleta;

2) Profissionais da informação de Centros Cooperantes que revisam a curadoria catalogação e realizam a indexação temática dos documentos adotando a Metodologia LILACS;

3) A BIREME que mantem servidores, sistemas online e atualizados e realiza coletas, processamento e publica as bases de dados e suas interfaces de pesquisa;

4) Autores de artigos publicados e pesquisadores que podem revisar os dados e informar sobre inconsistência ou desatualização dos dados na LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Um periódico fará parte da iniciativa LILACS-Express se ela for aprovada para indexação após o Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil ou por processos de avaliação realizados pelas coordenações da LILACS.

Categoria: LILACS-Express

LILACS é a base de dados e LILACS-Express é um procedimento realizado para a coleta automática de dados e o status do registro que indica que o documento foi registrado com dados básicos e link para o texto completo, assim como foi fornecido pelo editor.

Categoria: LILACS-Express

Os editores dos periódicos indexados na LILACS devem, obrigatoriamente, iniciar sua cooperação e manter a atualização dos artigos de seu periódico na base de dados, pois no caso de atraso, a indexação do periódico pode ser encerrada.

Categoria: LILACS-Express

Os editores e membros das equipes editoriais dos periódicos indexados na LILACS são os responsáveis pelo envio/entrada de dados. No caso de coletas de SciELO.

Categoria: LILACS-Express

A entrada de dados (contribuição com a base de dados LILACS) pode ser feita por:

  1. Criação manual dos registros dentro sistema de gestão integrada FI-Admin. Acesse documentação específica por meio da página sobre a Metodologia LILACS; 
  2. Coleta de dados e carga automatizada:

A BIREME/OPAS/OMS realiza a coleta automatizada dos dados disponibilizados pelo editor. As coletas em andamento são das coleções SciELO e outras plataformas estão sendo avaliadas.  

A instituição fornecedora dos dados se compromete com a quantidade e qualidade dos dados, bem como fornecimento contínuo de dados atualizados no serviço de coleta e profissionais capacitados para pronta resposta às demandas de adequação dos dados.  

Requisitos mínimos para avaliar a viabilidade de coletas periódicas: 

  • Disponibilidade de serviço de coleta com padrão OAI-PMH; 
  • Metadados com padrão Dublin Core qualificado, DIM, MODS ou outro com igual ou maior disponibilidade e qualidade de dados; 
  • Pontualidade na publicação e atualização contínua do serviço de coleta; 
  • Quantidade mínima de artigos ao ano conforme critério de seleção e permanência da LILACS. 

Categoria: LILACS-Express

Editor ou membro da equipe editorial deve acompanhar o processo de publicação dos artigos. e caso ocorra atraso ou encontre inconsistências, entrar em contato com o coordenador nacional LILACS para verificação da ocorrência.

Categoria: LILACS-Express

Sim. No entanto, uma regra é aplicada a ambos: todos os editores de periódicos indexados na LILACS devem aderir à iniciativa LILACS-Express e comprometer-se com a rápida atualização e manutenção dos dados no sistema de gestão da BIREME/OPAS/OMS. 

Editores de periódicos impressos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin. 

Editores de periódicos eletrônicos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin ou oferecer serviço de coleta de dados básicos (OAI-PMH) com completude e consistência de dados que possibilite a carga automatizada; também comprometem-se com a persistência do link, isto é, acesso ao conteúdo 24 horas por dia, sete dias da semana, a preservação digital dos artigos com adoção de padrões e sistemas adequados e a manutenção e atualização manual de dados no sistema FI-Admin caso haja qualquer indisponibilidade ou inconsistência nos dados fornecidos anteriormente. 

Categoria: LILACS-Express

A BIREME coleta os dados dos periódicos da área de Ciências da Saúde e de Psicologia indexados em SciELO para carga mensal na base de dados LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Os Centros Cooperantes continuam sendo responsáveis pela revisão da catalogação e pela indexação temática dos artigos dos periódicos.

A curadoria e qualidade dos dados após a publicação dos registros na LILACS também é responsabilidade do CC. Para correção de links quebrados dos textos completos ou qualquer outro dado inconsistente, entrar no sistema FI-Admin. Caso tenha dificuldade em editar um registro com status publicado, entre em contato com a equipe LILACS.

Categoria: LILACS-Express

A periodicidade de atualização difere conforme a modalidade de entrada de dados na base de dados LILACS:

• Coleta e carga de dados de plataformas como SciELO e DSpace: mensal;

• Entrada de dados manual por membros das equipes editoriais de periódicos indexados em LILACS utilizando o sistema FI-Admin: diária. A pontualidade na contribuição é de responsabilidade do editor.

Em ambos os casos, o prazo de processamento e publicação na interface de pesquisa é de 2 (dois) dias.

Categoria: LILACS-Express

Sim. Clicar em “Texto completo” para acessar o conteúdo dos documentos.

Categoria: LILACS-Express

Porque algum passo no processo automatizado pode ter sido alterado ou apresentar instabilidade, seja na disponibilidade da internet no momento da coleta ou mudanças nos servidores e serviços de coleta das instituições provedoras de dados.

O editor ou qualquer membro do corpo editorial deve monitorar a atualização mensal para evitar a desatualização e consequente indisponibilidade dos artigos do periódico na LILACS e encerramento da indexação.

O coordenador nacional ou temático da LILACS também tem a responsabilidade de realizar esse monitoramento.

Categoria: LILACS-Express

Sim. A indexação, ou seja, a atribuição de descritores de assunto que representam o conteúdo dos artigos, continua sendo efetuada pelos Centros Cooperantes da rede LILACS de forma descentralizada e de acordo com suas atribuições e responsabilidades. Sendo assim, a referência bibliográfica do artigo, depois de indexado, torna-se um registro completo conforme a Metodologia LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Após a revisão da catalogação e a indexação temática dos registros que estavam com o status LILACS-Express os registros são considerados completos e o status do registro é atualizado para “Publicado”. Para o usuário pesquisador, a diferença consiste de uma recuperação que inclui descritores DeCS/MeSH e dados descritivos mais confiáveis após sua revisão.

Categoria: LILACS-Express

Load More

Tratamento de periódicos na Metodologia LILACS

LILACS-Express é o processo de contribuição e atualização da base de dados com os novos artigos publicados pelos periódicos indexados, sem necessidade de aguardar a publicação de outros artigos do volume ou fascículo do periódico. Por se tratar de um processo express somente dados básicos e link para o texto completo do artigo estão disponíveis e os registros com o status LILACS-Express são considerados incompletos, visto que necessitam da revisão dos dados de catalogação e dos termos que descrevem o conteúdo/assunto do artigo.
Características principais:

  • Rapidez na divulgação: Os artigos são registrados rapidamente, permitindo o acesso imediato a descobertas científicas recentes, mesmo antes da publicação completa do fascículo do periódico;
  • Atualização posterior: Após a publicação dos artigos na LILACS, os registros são revisados e enriquecidos com informações adicionais, incluindo indexação temática com tesauro DeCS/MeSH e outros dados de descritivos;
  • Participação da Rede LILACS: editores, membros de equipes editoriais e profissionais da informação de centros cooperantes colaboram na revisão e atualização dos dados no sistema de gestão de bases de dados;
  • Coletas e cargas automatizadas: procedimento realizado conforme padrões internacionais para dados bibliográficos e de interoperabilidade, acordados entre a instituição fornecedora dos dados e a BIREME/OPAS/OMS.

A iniciativa LILACS-Express, embora focada em periódicos indexados na LILACS, também é aplicada a outras bases bibliográficas como BDENF e VetIndex. Além disso, outros tipos de documentos podem receber o status de registro LILACS-Express se não tiverem o campo de Descritor Primário preenchido com termos DeCS/MeSH.

Categoria: LILACS-Express

Porque otimiza e acelera o processo de atualização dos artigos na base de dados LILACS, amplia o tempo de exposição do artigo e facilita o processo de cooperação, tanto para editores, membros de equipes editoriais e bibliotecários dos Centros Cooperantes da Rede LILACS.

Categoria: LILACS-Express

O processo LILACS-Express conta com quatro atores:

1) Editores ou membros de equipes editoriais de periódicos indexados na LILACS e bases de dados que adotam a Metodologia LILACS que incluem no sistema de gestão de fontes de informação da BIREME (FI-Admin) ou disponibilizam serviços de coleta de dados para a coleta;

2) Profissionais da informação de Centros Cooperantes que revisam a curadoria catalogação e realizam a indexação temática dos documentos adotando a Metodologia LILACS;

3) A BIREME que mantem servidores, sistemas online e atualizados e realiza coletas, processamento e publica as bases de dados e suas interfaces de pesquisa;

4) Autores de artigos publicados e pesquisadores que podem revisar os dados e informar sobre inconsistência ou desatualização dos dados na LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Um periódico fará parte da iniciativa LILACS-Express se ela for aprovada para indexação após o Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil ou por processos de avaliação realizados pelas coordenações da LILACS.

Categoria: LILACS-Express

LILACS é a base de dados e LILACS-Express é um procedimento realizado para a coleta automática de dados e o status do registro que indica que o documento foi registrado com dados básicos e link para o texto completo, assim como foi fornecido pelo editor.

Categoria: LILACS-Express

Os editores dos periódicos indexados na LILACS devem, obrigatoriamente, iniciar sua cooperação e manter a atualização dos artigos de seu periódico na base de dados, pois no caso de atraso, a indexação do periódico pode ser encerrada.

Categoria: LILACS-Express

Os editores e membros das equipes editoriais dos periódicos indexados na LILACS são os responsáveis pelo envio/entrada de dados. No caso de coletas de SciELO.

Categoria: LILACS-Express

A entrada de dados (contribuição com a base de dados LILACS) pode ser feita por:

  1. Criação manual dos registros dentro sistema de gestão integrada FI-Admin. Acesse documentação específica por meio da página sobre a Metodologia LILACS; 
  2. Coleta de dados e carga automatizada:

A BIREME/OPAS/OMS realiza a coleta automatizada dos dados disponibilizados pelo editor. As coletas em andamento são das coleções SciELO e outras plataformas estão sendo avaliadas.  

A instituição fornecedora dos dados se compromete com a quantidade e qualidade dos dados, bem como fornecimento contínuo de dados atualizados no serviço de coleta e profissionais capacitados para pronta resposta às demandas de adequação dos dados.  

Requisitos mínimos para avaliar a viabilidade de coletas periódicas: 

  • Disponibilidade de serviço de coleta com padrão OAI-PMH; 
  • Metadados com padrão Dublin Core qualificado, DIM, MODS ou outro com igual ou maior disponibilidade e qualidade de dados; 
  • Pontualidade na publicação e atualização contínua do serviço de coleta; 
  • Quantidade mínima de artigos ao ano conforme critério de seleção e permanência da LILACS. 

Categoria: LILACS-Express

Editor ou membro da equipe editorial deve acompanhar o processo de publicação dos artigos. e caso ocorra atraso ou encontre inconsistências, entrar em contato com o coordenador nacional LILACS para verificação da ocorrência.

Categoria: LILACS-Express

Sim. No entanto, uma regra é aplicada a ambos: todos os editores de periódicos indexados na LILACS devem aderir à iniciativa LILACS-Express e comprometer-se com a rápida atualização e manutenção dos dados no sistema de gestão da BIREME/OPAS/OMS. 

Editores de periódicos impressos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin. 

Editores de periódicos eletrônicos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin ou oferecer serviço de coleta de dados básicos (OAI-PMH) com completude e consistência de dados que possibilite a carga automatizada; também comprometem-se com a persistência do link, isto é, acesso ao conteúdo 24 horas por dia, sete dias da semana, a preservação digital dos artigos com adoção de padrões e sistemas adequados e a manutenção e atualização manual de dados no sistema FI-Admin caso haja qualquer indisponibilidade ou inconsistência nos dados fornecidos anteriormente. 

Categoria: LILACS-Express

A BIREME coleta os dados dos periódicos da área de Ciências da Saúde e de Psicologia indexados em SciELO para carga mensal na base de dados LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Os Centros Cooperantes continuam sendo responsáveis pela revisão da catalogação e pela indexação temática dos artigos dos periódicos.

A curadoria e qualidade dos dados após a publicação dos registros na LILACS também é responsabilidade do CC. Para correção de links quebrados dos textos completos ou qualquer outro dado inconsistente, entrar no sistema FI-Admin. Caso tenha dificuldade em editar um registro com status publicado, entre em contato com a equipe LILACS.

Categoria: LILACS-Express

A periodicidade de atualização difere conforme a modalidade de entrada de dados na base de dados LILACS:

• Coleta e carga de dados de plataformas como SciELO e DSpace: mensal;

• Entrada de dados manual por membros das equipes editoriais de periódicos indexados em LILACS utilizando o sistema FI-Admin: diária. A pontualidade na contribuição é de responsabilidade do editor.

Em ambos os casos, o prazo de processamento e publicação na interface de pesquisa é de 2 (dois) dias.

Categoria: LILACS-Express

Sim. Clicar em “Texto completo” para acessar o conteúdo dos documentos.

Categoria: LILACS-Express

Porque algum passo no processo automatizado pode ter sido alterado ou apresentar instabilidade, seja na disponibilidade da internet no momento da coleta ou mudanças nos servidores e serviços de coleta das instituições provedoras de dados.

O editor ou qualquer membro do corpo editorial deve monitorar a atualização mensal para evitar a desatualização e consequente indisponibilidade dos artigos do periódico na LILACS e encerramento da indexação.

O coordenador nacional ou temático da LILACS também tem a responsabilidade de realizar esse monitoramento.

Categoria: LILACS-Express

Sim. A indexação, ou seja, a atribuição de descritores de assunto que representam o conteúdo dos artigos, continua sendo efetuada pelos Centros Cooperantes da rede LILACS de forma descentralizada e de acordo com suas atribuições e responsabilidades. Sendo assim, a referência bibliográfica do artigo, depois de indexado, torna-se um registro completo conforme a Metodologia LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Após a revisão da catalogação e a indexação temática dos registros que estavam com o status LILACS-Express os registros são considerados completos e o status do registro é atualizado para “Publicado”. Para o usuário pesquisador, a diferença consiste de uma recuperação que inclui descritores DeCS/MeSH e dados descritivos mais confiáveis após sua revisão.

Categoria: LILACS-Express

Load More

Indexação de documentos na Metodologia LILACS

LILACS-Express é o processo de contribuição e atualização da base de dados com os novos artigos publicados pelos periódicos indexados, sem necessidade de aguardar a publicação de outros artigos do volume ou fascículo do periódico. Por se tratar de um processo express somente dados básicos e link para o texto completo do artigo estão disponíveis e os registros com o status LILACS-Express são considerados incompletos, visto que necessitam da revisão dos dados de catalogação e dos termos que descrevem o conteúdo/assunto do artigo.
Características principais:

  • Rapidez na divulgação: Os artigos são registrados rapidamente, permitindo o acesso imediato a descobertas científicas recentes, mesmo antes da publicação completa do fascículo do periódico;
  • Atualização posterior: Após a publicação dos artigos na LILACS, os registros são revisados e enriquecidos com informações adicionais, incluindo indexação temática com tesauro DeCS/MeSH e outros dados de descritivos;
  • Participação da Rede LILACS: editores, membros de equipes editoriais e profissionais da informação de centros cooperantes colaboram na revisão e atualização dos dados no sistema de gestão de bases de dados;
  • Coletas e cargas automatizadas: procedimento realizado conforme padrões internacionais para dados bibliográficos e de interoperabilidade, acordados entre a instituição fornecedora dos dados e a BIREME/OPAS/OMS.

A iniciativa LILACS-Express, embora focada em periódicos indexados na LILACS, também é aplicada a outras bases bibliográficas como BDENF e VetIndex. Além disso, outros tipos de documentos podem receber o status de registro LILACS-Express se não tiverem o campo de Descritor Primário preenchido com termos DeCS/MeSH.

Categoria: LILACS-Express

Porque otimiza e acelera o processo de atualização dos artigos na base de dados LILACS, amplia o tempo de exposição do artigo e facilita o processo de cooperação, tanto para editores, membros de equipes editoriais e bibliotecários dos Centros Cooperantes da Rede LILACS.

Categoria: LILACS-Express

O processo LILACS-Express conta com quatro atores:

1) Editores ou membros de equipes editoriais de periódicos indexados na LILACS e bases de dados que adotam a Metodologia LILACS que incluem no sistema de gestão de fontes de informação da BIREME (FI-Admin) ou disponibilizam serviços de coleta de dados para a coleta;

2) Profissionais da informação de Centros Cooperantes que revisam a curadoria catalogação e realizam a indexação temática dos documentos adotando a Metodologia LILACS;

3) A BIREME que mantem servidores, sistemas online e atualizados e realiza coletas, processamento e publica as bases de dados e suas interfaces de pesquisa;

4) Autores de artigos publicados e pesquisadores que podem revisar os dados e informar sobre inconsistência ou desatualização dos dados na LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Um periódico fará parte da iniciativa LILACS-Express se ela for aprovada para indexação após o Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil ou por processos de avaliação realizados pelas coordenações da LILACS.

Categoria: LILACS-Express

LILACS é a base de dados e LILACS-Express é um procedimento realizado para a coleta automática de dados e o status do registro que indica que o documento foi registrado com dados básicos e link para o texto completo, assim como foi fornecido pelo editor.

Categoria: LILACS-Express

Os editores dos periódicos indexados na LILACS devem, obrigatoriamente, iniciar sua cooperação e manter a atualização dos artigos de seu periódico na base de dados, pois no caso de atraso, a indexação do periódico pode ser encerrada.

Categoria: LILACS-Express

Os editores e membros das equipes editoriais dos periódicos indexados na LILACS são os responsáveis pelo envio/entrada de dados. No caso de coletas de SciELO.

Categoria: LILACS-Express

A entrada de dados (contribuição com a base de dados LILACS) pode ser feita por:

  1. Criação manual dos registros dentro sistema de gestão integrada FI-Admin. Acesse documentação específica por meio da página sobre a Metodologia LILACS; 
  2. Coleta de dados e carga automatizada:

A BIREME/OPAS/OMS realiza a coleta automatizada dos dados disponibilizados pelo editor. As coletas em andamento são das coleções SciELO e outras plataformas estão sendo avaliadas.  

A instituição fornecedora dos dados se compromete com a quantidade e qualidade dos dados, bem como fornecimento contínuo de dados atualizados no serviço de coleta e profissionais capacitados para pronta resposta às demandas de adequação dos dados.  

Requisitos mínimos para avaliar a viabilidade de coletas periódicas: 

  • Disponibilidade de serviço de coleta com padrão OAI-PMH; 
  • Metadados com padrão Dublin Core qualificado, DIM, MODS ou outro com igual ou maior disponibilidade e qualidade de dados; 
  • Pontualidade na publicação e atualização contínua do serviço de coleta; 
  • Quantidade mínima de artigos ao ano conforme critério de seleção e permanência da LILACS. 

Categoria: LILACS-Express

Editor ou membro da equipe editorial deve acompanhar o processo de publicação dos artigos. e caso ocorra atraso ou encontre inconsistências, entrar em contato com o coordenador nacional LILACS para verificação da ocorrência.

Categoria: LILACS-Express

Sim. No entanto, uma regra é aplicada a ambos: todos os editores de periódicos indexados na LILACS devem aderir à iniciativa LILACS-Express e comprometer-se com a rápida atualização e manutenção dos dados no sistema de gestão da BIREME/OPAS/OMS. 

Editores de periódicos impressos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin. 

Editores de periódicos eletrônicos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin ou oferecer serviço de coleta de dados básicos (OAI-PMH) com completude e consistência de dados que possibilite a carga automatizada; também comprometem-se com a persistência do link, isto é, acesso ao conteúdo 24 horas por dia, sete dias da semana, a preservação digital dos artigos com adoção de padrões e sistemas adequados e a manutenção e atualização manual de dados no sistema FI-Admin caso haja qualquer indisponibilidade ou inconsistência nos dados fornecidos anteriormente. 

Categoria: LILACS-Express

A BIREME coleta os dados dos periódicos da área de Ciências da Saúde e de Psicologia indexados em SciELO para carga mensal na base de dados LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Os Centros Cooperantes continuam sendo responsáveis pela revisão da catalogação e pela indexação temática dos artigos dos periódicos.

A curadoria e qualidade dos dados após a publicação dos registros na LILACS também é responsabilidade do CC. Para correção de links quebrados dos textos completos ou qualquer outro dado inconsistente, entrar no sistema FI-Admin. Caso tenha dificuldade em editar um registro com status publicado, entre em contato com a equipe LILACS.

Categoria: LILACS-Express

A periodicidade de atualização difere conforme a modalidade de entrada de dados na base de dados LILACS:

• Coleta e carga de dados de plataformas como SciELO e DSpace: mensal;

• Entrada de dados manual por membros das equipes editoriais de periódicos indexados em LILACS utilizando o sistema FI-Admin: diária. A pontualidade na contribuição é de responsabilidade do editor.

Em ambos os casos, o prazo de processamento e publicação na interface de pesquisa é de 2 (dois) dias.

Categoria: LILACS-Express

Sim. Clicar em “Texto completo” para acessar o conteúdo dos documentos.

Categoria: LILACS-Express

Porque algum passo no processo automatizado pode ter sido alterado ou apresentar instabilidade, seja na disponibilidade da internet no momento da coleta ou mudanças nos servidores e serviços de coleta das instituições provedoras de dados.

O editor ou qualquer membro do corpo editorial deve monitorar a atualização mensal para evitar a desatualização e consequente indisponibilidade dos artigos do periódico na LILACS e encerramento da indexação.

O coordenador nacional ou temático da LILACS também tem a responsabilidade de realizar esse monitoramento.

Categoria: LILACS-Express

Sim. A indexação, ou seja, a atribuição de descritores de assunto que representam o conteúdo dos artigos, continua sendo efetuada pelos Centros Cooperantes da rede LILACS de forma descentralizada e de acordo com suas atribuições e responsabilidades. Sendo assim, a referência bibliográfica do artigo, depois de indexado, torna-se um registro completo conforme a Metodologia LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Após a revisão da catalogação e a indexação temática dos registros que estavam com o status LILACS-Express os registros são considerados completos e o status do registro é atualizado para “Publicado”. Para o usuário pesquisador, a diferença consiste de uma recuperação que inclui descritores DeCS/MeSH e dados descritivos mais confiáveis após sua revisão.

Categoria: LILACS-Express

Load More

Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

LILACS-Express é o processo de contribuição e atualização da base de dados com os novos artigos publicados pelos periódicos indexados, sem necessidade de aguardar a publicação de outros artigos do volume ou fascículo do periódico. Por se tratar de um processo express somente dados básicos e link para o texto completo do artigo estão disponíveis e os registros com o status LILACS-Express são considerados incompletos, visto que necessitam da revisão dos dados de catalogação e dos termos que descrevem o conteúdo/assunto do artigo.
Características principais:

  • Rapidez na divulgação: Os artigos são registrados rapidamente, permitindo o acesso imediato a descobertas científicas recentes, mesmo antes da publicação completa do fascículo do periódico;
  • Atualização posterior: Após a publicação dos artigos na LILACS, os registros são revisados e enriquecidos com informações adicionais, incluindo indexação temática com tesauro DeCS/MeSH e outros dados de descritivos;
  • Participação da Rede LILACS: editores, membros de equipes editoriais e profissionais da informação de centros cooperantes colaboram na revisão e atualização dos dados no sistema de gestão de bases de dados;
  • Coletas e cargas automatizadas: procedimento realizado conforme padrões internacionais para dados bibliográficos e de interoperabilidade, acordados entre a instituição fornecedora dos dados e a BIREME/OPAS/OMS.

A iniciativa LILACS-Express, embora focada em periódicos indexados na LILACS, também é aplicada a outras bases bibliográficas como BDENF e VetIndex. Além disso, outros tipos de documentos podem receber o status de registro LILACS-Express se não tiverem o campo de Descritor Primário preenchido com termos DeCS/MeSH.

Categoria: LILACS-Express

Porque otimiza e acelera o processo de atualização dos artigos na base de dados LILACS, amplia o tempo de exposição do artigo e facilita o processo de cooperação, tanto para editores, membros de equipes editoriais e bibliotecários dos Centros Cooperantes da Rede LILACS.

Categoria: LILACS-Express

O processo LILACS-Express conta com quatro atores:

1) Editores ou membros de equipes editoriais de periódicos indexados na LILACS e bases de dados que adotam a Metodologia LILACS que incluem no sistema de gestão de fontes de informação da BIREME (FI-Admin) ou disponibilizam serviços de coleta de dados para a coleta;

2) Profissionais da informação de Centros Cooperantes que revisam a curadoria catalogação e realizam a indexação temática dos documentos adotando a Metodologia LILACS;

3) A BIREME que mantem servidores, sistemas online e atualizados e realiza coletas, processamento e publica as bases de dados e suas interfaces de pesquisa;

4) Autores de artigos publicados e pesquisadores que podem revisar os dados e informar sobre inconsistência ou desatualização dos dados na LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Um periódico fará parte da iniciativa LILACS-Express se ela for aprovada para indexação após o Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil ou por processos de avaliação realizados pelas coordenações da LILACS.

Categoria: LILACS-Express

LILACS é a base de dados e LILACS-Express é um procedimento realizado para a coleta automática de dados e o status do registro que indica que o documento foi registrado com dados básicos e link para o texto completo, assim como foi fornecido pelo editor.

Categoria: LILACS-Express

Os editores dos periódicos indexados na LILACS devem, obrigatoriamente, iniciar sua cooperação e manter a atualização dos artigos de seu periódico na base de dados, pois no caso de atraso, a indexação do periódico pode ser encerrada.

Categoria: LILACS-Express

Os editores e membros das equipes editoriais dos periódicos indexados na LILACS são os responsáveis pelo envio/entrada de dados. No caso de coletas de SciELO.

Categoria: LILACS-Express

A entrada de dados (contribuição com a base de dados LILACS) pode ser feita por:

  1. Criação manual dos registros dentro sistema de gestão integrada FI-Admin. Acesse documentação específica por meio da página sobre a Metodologia LILACS; 
  2. Coleta de dados e carga automatizada:

A BIREME/OPAS/OMS realiza a coleta automatizada dos dados disponibilizados pelo editor. As coletas em andamento são das coleções SciELO e outras plataformas estão sendo avaliadas.  

A instituição fornecedora dos dados se compromete com a quantidade e qualidade dos dados, bem como fornecimento contínuo de dados atualizados no serviço de coleta e profissionais capacitados para pronta resposta às demandas de adequação dos dados.  

Requisitos mínimos para avaliar a viabilidade de coletas periódicas: 

  • Disponibilidade de serviço de coleta com padrão OAI-PMH; 
  • Metadados com padrão Dublin Core qualificado, DIM, MODS ou outro com igual ou maior disponibilidade e qualidade de dados; 
  • Pontualidade na publicação e atualização contínua do serviço de coleta; 
  • Quantidade mínima de artigos ao ano conforme critério de seleção e permanência da LILACS. 

Categoria: LILACS-Express

Editor ou membro da equipe editorial deve acompanhar o processo de publicação dos artigos. e caso ocorra atraso ou encontre inconsistências, entrar em contato com o coordenador nacional LILACS para verificação da ocorrência.

Categoria: LILACS-Express

Sim. No entanto, uma regra é aplicada a ambos: todos os editores de periódicos indexados na LILACS devem aderir à iniciativa LILACS-Express e comprometer-se com a rápida atualização e manutenção dos dados no sistema de gestão da BIREME/OPAS/OMS. 

Editores de periódicos impressos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin. 

Editores de periódicos eletrônicos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin ou oferecer serviço de coleta de dados básicos (OAI-PMH) com completude e consistência de dados que possibilite a carga automatizada; também comprometem-se com a persistência do link, isto é, acesso ao conteúdo 24 horas por dia, sete dias da semana, a preservação digital dos artigos com adoção de padrões e sistemas adequados e a manutenção e atualização manual de dados no sistema FI-Admin caso haja qualquer indisponibilidade ou inconsistência nos dados fornecidos anteriormente. 

Categoria: LILACS-Express

A BIREME coleta os dados dos periódicos da área de Ciências da Saúde e de Psicologia indexados em SciELO para carga mensal na base de dados LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Os Centros Cooperantes continuam sendo responsáveis pela revisão da catalogação e pela indexação temática dos artigos dos periódicos.

A curadoria e qualidade dos dados após a publicação dos registros na LILACS também é responsabilidade do CC. Para correção de links quebrados dos textos completos ou qualquer outro dado inconsistente, entrar no sistema FI-Admin. Caso tenha dificuldade em editar um registro com status publicado, entre em contato com a equipe LILACS.

Categoria: LILACS-Express

A periodicidade de atualização difere conforme a modalidade de entrada de dados na base de dados LILACS:

• Coleta e carga de dados de plataformas como SciELO e DSpace: mensal;

• Entrada de dados manual por membros das equipes editoriais de periódicos indexados em LILACS utilizando o sistema FI-Admin: diária. A pontualidade na contribuição é de responsabilidade do editor.

Em ambos os casos, o prazo de processamento e publicação na interface de pesquisa é de 2 (dois) dias.

Categoria: LILACS-Express

Sim. Clicar em “Texto completo” para acessar o conteúdo dos documentos.

Categoria: LILACS-Express

Porque algum passo no processo automatizado pode ter sido alterado ou apresentar instabilidade, seja na disponibilidade da internet no momento da coleta ou mudanças nos servidores e serviços de coleta das instituições provedoras de dados.

O editor ou qualquer membro do corpo editorial deve monitorar a atualização mensal para evitar a desatualização e consequente indisponibilidade dos artigos do periódico na LILACS e encerramento da indexação.

O coordenador nacional ou temático da LILACS também tem a responsabilidade de realizar esse monitoramento.

Categoria: LILACS-Express

Sim. A indexação, ou seja, a atribuição de descritores de assunto que representam o conteúdo dos artigos, continua sendo efetuada pelos Centros Cooperantes da rede LILACS de forma descentralizada e de acordo com suas atribuições e responsabilidades. Sendo assim, a referência bibliográfica do artigo, depois de indexado, torna-se um registro completo conforme a Metodologia LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Após a revisão da catalogação e a indexação temática dos registros que estavam com o status LILACS-Express os registros são considerados completos e o status do registro é atualizado para “Publicado”. Para o usuário pesquisador, a diferença consiste de uma recuperação que inclui descritores DeCS/MeSH e dados descritivos mais confiáveis após sua revisão.

Categoria: LILACS-Express

Load More

Rede LILACS

LILACS-Express é o processo de contribuição e atualização da base de dados com os novos artigos publicados pelos periódicos indexados, sem necessidade de aguardar a publicação de outros artigos do volume ou fascículo do periódico. Por se tratar de um processo express somente dados básicos e link para o texto completo do artigo estão disponíveis e os registros com o status LILACS-Express são considerados incompletos, visto que necessitam da revisão dos dados de catalogação e dos termos que descrevem o conteúdo/assunto do artigo.
Características principais:

  • Rapidez na divulgação: Os artigos são registrados rapidamente, permitindo o acesso imediato a descobertas científicas recentes, mesmo antes da publicação completa do fascículo do periódico;
  • Atualização posterior: Após a publicação dos artigos na LILACS, os registros são revisados e enriquecidos com informações adicionais, incluindo indexação temática com tesauro DeCS/MeSH e outros dados de descritivos;
  • Participação da Rede LILACS: editores, membros de equipes editoriais e profissionais da informação de centros cooperantes colaboram na revisão e atualização dos dados no sistema de gestão de bases de dados;
  • Coletas e cargas automatizadas: procedimento realizado conforme padrões internacionais para dados bibliográficos e de interoperabilidade, acordados entre a instituição fornecedora dos dados e a BIREME/OPAS/OMS.

A iniciativa LILACS-Express, embora focada em periódicos indexados na LILACS, também é aplicada a outras bases bibliográficas como BDENF e VetIndex. Além disso, outros tipos de documentos podem receber o status de registro LILACS-Express se não tiverem o campo de Descritor Primário preenchido com termos DeCS/MeSH.

Categoria: LILACS-Express

Porque otimiza e acelera o processo de atualização dos artigos na base de dados LILACS, amplia o tempo de exposição do artigo e facilita o processo de cooperação, tanto para editores, membros de equipes editoriais e bibliotecários dos Centros Cooperantes da Rede LILACS.

Categoria: LILACS-Express

O processo LILACS-Express conta com quatro atores:

1) Editores ou membros de equipes editoriais de periódicos indexados na LILACS e bases de dados que adotam a Metodologia LILACS que incluem no sistema de gestão de fontes de informação da BIREME (FI-Admin) ou disponibilizam serviços de coleta de dados para a coleta;

2) Profissionais da informação de Centros Cooperantes que revisam a curadoria catalogação e realizam a indexação temática dos documentos adotando a Metodologia LILACS;

3) A BIREME que mantem servidores, sistemas online e atualizados e realiza coletas, processamento e publica as bases de dados e suas interfaces de pesquisa;

4) Autores de artigos publicados e pesquisadores que podem revisar os dados e informar sobre inconsistência ou desatualização dos dados na LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Um periódico fará parte da iniciativa LILACS-Express se ela for aprovada para indexação após o Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil ou por processos de avaliação realizados pelas coordenações da LILACS.

Categoria: LILACS-Express

LILACS é a base de dados e LILACS-Express é um procedimento realizado para a coleta automática de dados e o status do registro que indica que o documento foi registrado com dados básicos e link para o texto completo, assim como foi fornecido pelo editor.

Categoria: LILACS-Express

Os editores dos periódicos indexados na LILACS devem, obrigatoriamente, iniciar sua cooperação e manter a atualização dos artigos de seu periódico na base de dados, pois no caso de atraso, a indexação do periódico pode ser encerrada.

Categoria: LILACS-Express

Os editores e membros das equipes editoriais dos periódicos indexados na LILACS são os responsáveis pelo envio/entrada de dados. No caso de coletas de SciELO.

Categoria: LILACS-Express

A entrada de dados (contribuição com a base de dados LILACS) pode ser feita por:

  1. Criação manual dos registros dentro sistema de gestão integrada FI-Admin. Acesse documentação específica por meio da página sobre a Metodologia LILACS; 
  2. Coleta de dados e carga automatizada:

A BIREME/OPAS/OMS realiza a coleta automatizada dos dados disponibilizados pelo editor. As coletas em andamento são das coleções SciELO e outras plataformas estão sendo avaliadas.  

A instituição fornecedora dos dados se compromete com a quantidade e qualidade dos dados, bem como fornecimento contínuo de dados atualizados no serviço de coleta e profissionais capacitados para pronta resposta às demandas de adequação dos dados.  

Requisitos mínimos para avaliar a viabilidade de coletas periódicas: 

  • Disponibilidade de serviço de coleta com padrão OAI-PMH; 
  • Metadados com padrão Dublin Core qualificado, DIM, MODS ou outro com igual ou maior disponibilidade e qualidade de dados; 
  • Pontualidade na publicação e atualização contínua do serviço de coleta; 
  • Quantidade mínima de artigos ao ano conforme critério de seleção e permanência da LILACS. 

Categoria: LILACS-Express

Editor ou membro da equipe editorial deve acompanhar o processo de publicação dos artigos. e caso ocorra atraso ou encontre inconsistências, entrar em contato com o coordenador nacional LILACS para verificação da ocorrência.

Categoria: LILACS-Express

Sim. No entanto, uma regra é aplicada a ambos: todos os editores de periódicos indexados na LILACS devem aderir à iniciativa LILACS-Express e comprometer-se com a rápida atualização e manutenção dos dados no sistema de gestão da BIREME/OPAS/OMS. 

Editores de periódicos impressos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin. 

Editores de periódicos eletrônicos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin ou oferecer serviço de coleta de dados básicos (OAI-PMH) com completude e consistência de dados que possibilite a carga automatizada; também comprometem-se com a persistência do link, isto é, acesso ao conteúdo 24 horas por dia, sete dias da semana, a preservação digital dos artigos com adoção de padrões e sistemas adequados e a manutenção e atualização manual de dados no sistema FI-Admin caso haja qualquer indisponibilidade ou inconsistência nos dados fornecidos anteriormente. 

Categoria: LILACS-Express

A BIREME coleta os dados dos periódicos da área de Ciências da Saúde e de Psicologia indexados em SciELO para carga mensal na base de dados LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Os Centros Cooperantes continuam sendo responsáveis pela revisão da catalogação e pela indexação temática dos artigos dos periódicos.

A curadoria e qualidade dos dados após a publicação dos registros na LILACS também é responsabilidade do CC. Para correção de links quebrados dos textos completos ou qualquer outro dado inconsistente, entrar no sistema FI-Admin. Caso tenha dificuldade em editar um registro com status publicado, entre em contato com a equipe LILACS.

Categoria: LILACS-Express

A periodicidade de atualização difere conforme a modalidade de entrada de dados na base de dados LILACS:

• Coleta e carga de dados de plataformas como SciELO e DSpace: mensal;

• Entrada de dados manual por membros das equipes editoriais de periódicos indexados em LILACS utilizando o sistema FI-Admin: diária. A pontualidade na contribuição é de responsabilidade do editor.

Em ambos os casos, o prazo de processamento e publicação na interface de pesquisa é de 2 (dois) dias.

Categoria: LILACS-Express

Sim. Clicar em “Texto completo” para acessar o conteúdo dos documentos.

Categoria: LILACS-Express

Porque algum passo no processo automatizado pode ter sido alterado ou apresentar instabilidade, seja na disponibilidade da internet no momento da coleta ou mudanças nos servidores e serviços de coleta das instituições provedoras de dados.

O editor ou qualquer membro do corpo editorial deve monitorar a atualização mensal para evitar a desatualização e consequente indisponibilidade dos artigos do periódico na LILACS e encerramento da indexação.

O coordenador nacional ou temático da LILACS também tem a responsabilidade de realizar esse monitoramento.

Categoria: LILACS-Express

Sim. A indexação, ou seja, a atribuição de descritores de assunto que representam o conteúdo dos artigos, continua sendo efetuada pelos Centros Cooperantes da rede LILACS de forma descentralizada e de acordo com suas atribuições e responsabilidades. Sendo assim, a referência bibliográfica do artigo, depois de indexado, torna-se um registro completo conforme a Metodologia LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Após a revisão da catalogação e a indexação temática dos registros que estavam com o status LILACS-Express os registros são considerados completos e o status do registro é atualizado para “Publicado”. Para o usuário pesquisador, a diferença consiste de uma recuperação que inclui descritores DeCS/MeSH e dados descritivos mais confiáveis após sua revisão.

Categoria: LILACS-Express

Load More

Como pesquisar

LILACS-Express é o processo de contribuição e atualização da base de dados com os novos artigos publicados pelos periódicos indexados, sem necessidade de aguardar a publicação de outros artigos do volume ou fascículo do periódico. Por se tratar de um processo express somente dados básicos e link para o texto completo do artigo estão disponíveis e os registros com o status LILACS-Express são considerados incompletos, visto que necessitam da revisão dos dados de catalogação e dos termos que descrevem o conteúdo/assunto do artigo.
Características principais:

  • Rapidez na divulgação: Os artigos são registrados rapidamente, permitindo o acesso imediato a descobertas científicas recentes, mesmo antes da publicação completa do fascículo do periódico;
  • Atualização posterior: Após a publicação dos artigos na LILACS, os registros são revisados e enriquecidos com informações adicionais, incluindo indexação temática com tesauro DeCS/MeSH e outros dados de descritivos;
  • Participação da Rede LILACS: editores, membros de equipes editoriais e profissionais da informação de centros cooperantes colaboram na revisão e atualização dos dados no sistema de gestão de bases de dados;
  • Coletas e cargas automatizadas: procedimento realizado conforme padrões internacionais para dados bibliográficos e de interoperabilidade, acordados entre a instituição fornecedora dos dados e a BIREME/OPAS/OMS.

A iniciativa LILACS-Express, embora focada em periódicos indexados na LILACS, também é aplicada a outras bases bibliográficas como BDENF e VetIndex. Além disso, outros tipos de documentos podem receber o status de registro LILACS-Express se não tiverem o campo de Descritor Primário preenchido com termos DeCS/MeSH.

Categoria: LILACS-Express

Porque otimiza e acelera o processo de atualização dos artigos na base de dados LILACS, amplia o tempo de exposição do artigo e facilita o processo de cooperação, tanto para editores, membros de equipes editoriais e bibliotecários dos Centros Cooperantes da Rede LILACS.

Categoria: LILACS-Express

O processo LILACS-Express conta com quatro atores:

1) Editores ou membros de equipes editoriais de periódicos indexados na LILACS e bases de dados que adotam a Metodologia LILACS que incluem no sistema de gestão de fontes de informação da BIREME (FI-Admin) ou disponibilizam serviços de coleta de dados para a coleta;

2) Profissionais da informação de Centros Cooperantes que revisam a curadoria catalogação e realizam a indexação temática dos documentos adotando a Metodologia LILACS;

3) A BIREME que mantem servidores, sistemas online e atualizados e realiza coletas, processamento e publica as bases de dados e suas interfaces de pesquisa;

4) Autores de artigos publicados e pesquisadores que podem revisar os dados e informar sobre inconsistência ou desatualização dos dados na LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Um periódico fará parte da iniciativa LILACS-Express se ela for aprovada para indexação após o Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil ou por processos de avaliação realizados pelas coordenações da LILACS.

Categoria: LILACS-Express

LILACS é a base de dados e LILACS-Express é um procedimento realizado para a coleta automática de dados e o status do registro que indica que o documento foi registrado com dados básicos e link para o texto completo, assim como foi fornecido pelo editor.

Categoria: LILACS-Express

Os editores dos periódicos indexados na LILACS devem, obrigatoriamente, iniciar sua cooperação e manter a atualização dos artigos de seu periódico na base de dados, pois no caso de atraso, a indexação do periódico pode ser encerrada.

Categoria: LILACS-Express

Os editores e membros das equipes editoriais dos periódicos indexados na LILACS são os responsáveis pelo envio/entrada de dados. No caso de coletas de SciELO.

Categoria: LILACS-Express

A entrada de dados (contribuição com a base de dados LILACS) pode ser feita por:

  1. Criação manual dos registros dentro sistema de gestão integrada FI-Admin. Acesse documentação específica por meio da página sobre a Metodologia LILACS; 
  2. Coleta de dados e carga automatizada:

A BIREME/OPAS/OMS realiza a coleta automatizada dos dados disponibilizados pelo editor. As coletas em andamento são das coleções SciELO e outras plataformas estão sendo avaliadas.  

A instituição fornecedora dos dados se compromete com a quantidade e qualidade dos dados, bem como fornecimento contínuo de dados atualizados no serviço de coleta e profissionais capacitados para pronta resposta às demandas de adequação dos dados.  

Requisitos mínimos para avaliar a viabilidade de coletas periódicas: 

  • Disponibilidade de serviço de coleta com padrão OAI-PMH; 
  • Metadados com padrão Dublin Core qualificado, DIM, MODS ou outro com igual ou maior disponibilidade e qualidade de dados; 
  • Pontualidade na publicação e atualização contínua do serviço de coleta; 
  • Quantidade mínima de artigos ao ano conforme critério de seleção e permanência da LILACS. 

Categoria: LILACS-Express

Editor ou membro da equipe editorial deve acompanhar o processo de publicação dos artigos. e caso ocorra atraso ou encontre inconsistências, entrar em contato com o coordenador nacional LILACS para verificação da ocorrência.

Categoria: LILACS-Express

Sim. No entanto, uma regra é aplicada a ambos: todos os editores de periódicos indexados na LILACS devem aderir à iniciativa LILACS-Express e comprometer-se com a rápida atualização e manutenção dos dados no sistema de gestão da BIREME/OPAS/OMS. 

Editores de periódicos impressos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin. 

Editores de periódicos eletrônicos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin ou oferecer serviço de coleta de dados básicos (OAI-PMH) com completude e consistência de dados que possibilite a carga automatizada; também comprometem-se com a persistência do link, isto é, acesso ao conteúdo 24 horas por dia, sete dias da semana, a preservação digital dos artigos com adoção de padrões e sistemas adequados e a manutenção e atualização manual de dados no sistema FI-Admin caso haja qualquer indisponibilidade ou inconsistência nos dados fornecidos anteriormente. 

Categoria: LILACS-Express

A BIREME coleta os dados dos periódicos da área de Ciências da Saúde e de Psicologia indexados em SciELO para carga mensal na base de dados LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Os Centros Cooperantes continuam sendo responsáveis pela revisão da catalogação e pela indexação temática dos artigos dos periódicos.

A curadoria e qualidade dos dados após a publicação dos registros na LILACS também é responsabilidade do CC. Para correção de links quebrados dos textos completos ou qualquer outro dado inconsistente, entrar no sistema FI-Admin. Caso tenha dificuldade em editar um registro com status publicado, entre em contato com a equipe LILACS.

Categoria: LILACS-Express

A periodicidade de atualização difere conforme a modalidade de entrada de dados na base de dados LILACS:

• Coleta e carga de dados de plataformas como SciELO e DSpace: mensal;

• Entrada de dados manual por membros das equipes editoriais de periódicos indexados em LILACS utilizando o sistema FI-Admin: diária. A pontualidade na contribuição é de responsabilidade do editor.

Em ambos os casos, o prazo de processamento e publicação na interface de pesquisa é de 2 (dois) dias.

Categoria: LILACS-Express

Sim. Clicar em “Texto completo” para acessar o conteúdo dos documentos.

Categoria: LILACS-Express

Porque algum passo no processo automatizado pode ter sido alterado ou apresentar instabilidade, seja na disponibilidade da internet no momento da coleta ou mudanças nos servidores e serviços de coleta das instituições provedoras de dados.

O editor ou qualquer membro do corpo editorial deve monitorar a atualização mensal para evitar a desatualização e consequente indisponibilidade dos artigos do periódico na LILACS e encerramento da indexação.

O coordenador nacional ou temático da LILACS também tem a responsabilidade de realizar esse monitoramento.

Categoria: LILACS-Express

Sim. A indexação, ou seja, a atribuição de descritores de assunto que representam o conteúdo dos artigos, continua sendo efetuada pelos Centros Cooperantes da rede LILACS de forma descentralizada e de acordo com suas atribuições e responsabilidades. Sendo assim, a referência bibliográfica do artigo, depois de indexado, torna-se um registro completo conforme a Metodologia LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Após a revisão da catalogação e a indexação temática dos registros que estavam com o status LILACS-Express os registros são considerados completos e o status do registro é atualizado para “Publicado”. Para o usuário pesquisador, a diferença consiste de uma recuperação que inclui descritores DeCS/MeSH e dados descritivos mais confiáveis após sua revisão.

Categoria: LILACS-Express

Load More

Dúvidas de usuários

LILACS-Express é o processo de contribuição e atualização da base de dados com os novos artigos publicados pelos periódicos indexados, sem necessidade de aguardar a publicação de outros artigos do volume ou fascículo do periódico. Por se tratar de um processo express somente dados básicos e link para o texto completo do artigo estão disponíveis e os registros com o status LILACS-Express são considerados incompletos, visto que necessitam da revisão dos dados de catalogação e dos termos que descrevem o conteúdo/assunto do artigo.
Características principais:

  • Rapidez na divulgação: Os artigos são registrados rapidamente, permitindo o acesso imediato a descobertas científicas recentes, mesmo antes da publicação completa do fascículo do periódico;
  • Atualização posterior: Após a publicação dos artigos na LILACS, os registros são revisados e enriquecidos com informações adicionais, incluindo indexação temática com tesauro DeCS/MeSH e outros dados de descritivos;
  • Participação da Rede LILACS: editores, membros de equipes editoriais e profissionais da informação de centros cooperantes colaboram na revisão e atualização dos dados no sistema de gestão de bases de dados;
  • Coletas e cargas automatizadas: procedimento realizado conforme padrões internacionais para dados bibliográficos e de interoperabilidade, acordados entre a instituição fornecedora dos dados e a BIREME/OPAS/OMS.

A iniciativa LILACS-Express, embora focada em periódicos indexados na LILACS, também é aplicada a outras bases bibliográficas como BDENF e VetIndex. Além disso, outros tipos de documentos podem receber o status de registro LILACS-Express se não tiverem o campo de Descritor Primário preenchido com termos DeCS/MeSH.

Categoria: LILACS-Express

Porque otimiza e acelera o processo de atualização dos artigos na base de dados LILACS, amplia o tempo de exposição do artigo e facilita o processo de cooperação, tanto para editores, membros de equipes editoriais e bibliotecários dos Centros Cooperantes da Rede LILACS.

Categoria: LILACS-Express

O processo LILACS-Express conta com quatro atores:

1) Editores ou membros de equipes editoriais de periódicos indexados na LILACS e bases de dados que adotam a Metodologia LILACS que incluem no sistema de gestão de fontes de informação da BIREME (FI-Admin) ou disponibilizam serviços de coleta de dados para a coleta;

2) Profissionais da informação de Centros Cooperantes que revisam a curadoria catalogação e realizam a indexação temática dos documentos adotando a Metodologia LILACS;

3) A BIREME que mantem servidores, sistemas online e atualizados e realiza coletas, processamento e publica as bases de dados e suas interfaces de pesquisa;

4) Autores de artigos publicados e pesquisadores que podem revisar os dados e informar sobre inconsistência ou desatualização dos dados na LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Um periódico fará parte da iniciativa LILACS-Express se ela for aprovada para indexação após o Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil ou por processos de avaliação realizados pelas coordenações da LILACS.

Categoria: LILACS-Express

LILACS é a base de dados e LILACS-Express é um procedimento realizado para a coleta automática de dados e o status do registro que indica que o documento foi registrado com dados básicos e link para o texto completo, assim como foi fornecido pelo editor.

Categoria: LILACS-Express

Os editores dos periódicos indexados na LILACS devem, obrigatoriamente, iniciar sua cooperação e manter a atualização dos artigos de seu periódico na base de dados, pois no caso de atraso, a indexação do periódico pode ser encerrada.

Categoria: LILACS-Express

Os editores e membros das equipes editoriais dos periódicos indexados na LILACS são os responsáveis pelo envio/entrada de dados. No caso de coletas de SciELO.

Categoria: LILACS-Express

A entrada de dados (contribuição com a base de dados LILACS) pode ser feita por:

  1. Criação manual dos registros dentro sistema de gestão integrada FI-Admin. Acesse documentação específica por meio da página sobre a Metodologia LILACS; 
  2. Coleta de dados e carga automatizada:

A BIREME/OPAS/OMS realiza a coleta automatizada dos dados disponibilizados pelo editor. As coletas em andamento são das coleções SciELO e outras plataformas estão sendo avaliadas.  

A instituição fornecedora dos dados se compromete com a quantidade e qualidade dos dados, bem como fornecimento contínuo de dados atualizados no serviço de coleta e profissionais capacitados para pronta resposta às demandas de adequação dos dados.  

Requisitos mínimos para avaliar a viabilidade de coletas periódicas: 

  • Disponibilidade de serviço de coleta com padrão OAI-PMH; 
  • Metadados com padrão Dublin Core qualificado, DIM, MODS ou outro com igual ou maior disponibilidade e qualidade de dados; 
  • Pontualidade na publicação e atualização contínua do serviço de coleta; 
  • Quantidade mínima de artigos ao ano conforme critério de seleção e permanência da LILACS. 

Categoria: LILACS-Express

Editor ou membro da equipe editorial deve acompanhar o processo de publicação dos artigos. e caso ocorra atraso ou encontre inconsistências, entrar em contato com o coordenador nacional LILACS para verificação da ocorrência.

Categoria: LILACS-Express

Sim. No entanto, uma regra é aplicada a ambos: todos os editores de periódicos indexados na LILACS devem aderir à iniciativa LILACS-Express e comprometer-se com a rápida atualização e manutenção dos dados no sistema de gestão da BIREME/OPAS/OMS. 

Editores de periódicos impressos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin. 

Editores de periódicos eletrônicos comprometem-se a realizar a entrada e manutenção manual de dados básicos e a carga (upload) dos textos completos de cada artigo dentro do sistema FI-Admin ou oferecer serviço de coleta de dados básicos (OAI-PMH) com completude e consistência de dados que possibilite a carga automatizada; também comprometem-se com a persistência do link, isto é, acesso ao conteúdo 24 horas por dia, sete dias da semana, a preservação digital dos artigos com adoção de padrões e sistemas adequados e a manutenção e atualização manual de dados no sistema FI-Admin caso haja qualquer indisponibilidade ou inconsistência nos dados fornecidos anteriormente. 

Categoria: LILACS-Express

A BIREME coleta os dados dos periódicos da área de Ciências da Saúde e de Psicologia indexados em SciELO para carga mensal na base de dados LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Os Centros Cooperantes continuam sendo responsáveis pela revisão da catalogação e pela indexação temática dos artigos dos periódicos.

A curadoria e qualidade dos dados após a publicação dos registros na LILACS também é responsabilidade do CC. Para correção de links quebrados dos textos completos ou qualquer outro dado inconsistente, entrar no sistema FI-Admin. Caso tenha dificuldade em editar um registro com status publicado, entre em contato com a equipe LILACS.

Categoria: LILACS-Express

A periodicidade de atualização difere conforme a modalidade de entrada de dados na base de dados LILACS:

• Coleta e carga de dados de plataformas como SciELO e DSpace: mensal;

• Entrada de dados manual por membros das equipes editoriais de periódicos indexados em LILACS utilizando o sistema FI-Admin: diária. A pontualidade na contribuição é de responsabilidade do editor.

Em ambos os casos, o prazo de processamento e publicação na interface de pesquisa é de 2 (dois) dias.

Categoria: LILACS-Express

Sim. Clicar em “Texto completo” para acessar o conteúdo dos documentos.

Categoria: LILACS-Express

Porque algum passo no processo automatizado pode ter sido alterado ou apresentar instabilidade, seja na disponibilidade da internet no momento da coleta ou mudanças nos servidores e serviços de coleta das instituições provedoras de dados.

O editor ou qualquer membro do corpo editorial deve monitorar a atualização mensal para evitar a desatualização e consequente indisponibilidade dos artigos do periódico na LILACS e encerramento da indexação.

O coordenador nacional ou temático da LILACS também tem a responsabilidade de realizar esse monitoramento.

Categoria: LILACS-Express

Sim. A indexação, ou seja, a atribuição de descritores de assunto que representam o conteúdo dos artigos, continua sendo efetuada pelos Centros Cooperantes da rede LILACS de forma descentralizada e de acordo com suas atribuições e responsabilidades. Sendo assim, a referência bibliográfica do artigo, depois de indexado, torna-se um registro completo conforme a Metodologia LILACS.

Categoria: LILACS-Express

Após a revisão da catalogação e a indexação temática dos registros que estavam com o status LILACS-Express os registros são considerados completos e o status do registro é atualizado para “Publicado”. Para o usuário pesquisador, a diferença consiste de uma recuperação que inclui descritores DeCS/MeSH e dados descritivos mais confiáveis após sua revisão.

Categoria: LILACS-Express

Load More