09 Tipo de registro

1. DESCRIÇÃO DO CAMPO DE DADOS:

Tamanho fixo

Preenchimento controlado e essencial

2. DEFINIÇÃO DO ELEMENTO DE DADO:

Código que identifica o tipo de material, conforme categorias sugeridas pelo MARC.

3. NOTAS:

a) Os códigos adotados correspondem aos valores do Líder/06 e os tipos de registros correspondem à definição dos tipos de materiais do campo 008 do MARC, conforme segue:

Campo 9  Tipo  Descrição 
a  BK  Material textual – Material impresso, microformas e recursos eletrônicos que são basicamente textuais por natureza, sejam eles reproduções impressas ou produzidas originalmente. 
c  MU  Música impressa – Notação musical, seja ela, impressa, em microforma ou eletrônica.   

Tipo não aceito para LILACS. 

d  MU  Manuscritos de música – Notação musical manuscrita ou para microforma de música manuscrita.  

Tipo não aceito para LILACS. 

e  MP  Material cartográfico: Mapas, atlas, globos, mapas digitais e outros itens cartográficos.  

Tipo não aceito para LILACS. Registrar no Catálogo Multimídia. 

f  MP  Manuscritos de material cartográfico – Material cartográfico manuscrito ou sua microforma.  

Tipo não aceito para LILACS. Registrar no Catálogo Multimídia. 

g  VM  Mídia projetável: Filme, gravação de vídeo (incluindo vídeo digital), slides, transparências ou material especificamente destinado para projeção ou com possibilidade de ser projetado, radiografia, ultrassonografia em vídeo, ressonância magnética.  

Tipo aceito para LILACS, porém avaliar se deve registrar no Catálogo Multimídia. 

i  MU  Registros sonoros não musicais – por exemplo: registros falados. Tipo não aceito para LILACS. Registrar no Catálogo Multimídia. 
j  MU  Registros musicais – Discos sonoros, discos compactos, fitas gravadas. Tipo não aceito para LILACS. 
k  VM  Gráficos bidimensionais não projetáveis – Todo tipo de cartões, diagramas, colagens, gráficos de computador, desenhos, masters de duplicação, pinturas, negativos e estudos fotográficos, impressos fotográficos, cartazes, desenhos técnicos, transparências, reproduções fotomecânicas e reproduções de qualquer uma delas, cartas, cartões de visita, postais, impressos, impressos de estúdio, panfletos, gráficos, reproduções de arte, gravuras, ultrassonografia impressa. Tipo não aceito para LILACS. Registrar no Catálogo Multimídia. 
m  CF  Arquivo de computador – software (incluindo programas, jogos, fontes), dados numéricos ou textuais, multimídia, sistemas ou serviços on-line. Para estas classes de materiais, se existe um aspecto significativo que faça com que se enquadre em outra categoria, codificar nesse aspecto. Por exemplo, um dado vetorial cartográfico não é codificado como numérico, mas como cartográfico. Outras classes de recursos eletrônicos são codificadas pelos seus aspectos mais importantes. Por exemplo, materiais textuais, iconográficos e cartográficos, som, música e imagens em movimento. No caso de dúvida, ou se o aspecto mais importante não puder ser determinado, considerar o documento como recurso eletrônico por computador. 
o  VM  Kit – o material descrito contém uma mistura de componentes e nenhum é considerado como predominante. 
p  XM  Material misto – Materiais significativos em duas ou mais formas que estão geralmente relacionados em virtude de haver sido assim acumulados por uma pessoa ou entidade. Inclui fundos de arquivos e coleções de manuscritos de materiais de formas mistas, tais como textos, fotografias e registros sonoros. 
r  VM  Material tridimensional, artefato, objeto – Objetos manufaturados tais como modelos, dioramas, jogos, quebra-cabeças, simulações, esculturas e outras obras de arte tridimensionais, máquinas, vestuário, brinquedos e adornos. Também inclui objetos que se encontram na natureza como amostras 
t  AM  Manuscritos – Material textual manuscrito ou para microforma de manuscrito. Inclui manuscritos propriamente dito, material datilografado ou impresso por computador. Exemplos: páginas de prova e provas para verificação do trabalho e correção de erros e falhas, como correções tipográficas, originais de livros, documentos legais, teses e dissertações não publicadas e preprints. 

  

a) Neste campo serão utilizados apenas os códigos apresentados na coluna “campo 9” da tabela. A coluna “Tipo” foi acrescentada apenas para melhor visualização das categorias adotadas pelo MARC. Os valores apresentados nessa coluna não serão utilizados;

b) A opção (a) Materiais textuais será utilizada com os tipos de documento (S) seriados, (M) Livros, (T) Teses/ Dissertações e Monografias, (N) Documentos Não convencionais e Literatura Cinzenta

c) Materiais não textuais (filme, gravação em vídeo e registro sonoro não musical) poderão ser identificados por qualquer das opções do campo Tipo de documento [5], a seleção dependerá mais de seu conteúdo do que de sua forma. Somente em caso de coleções físicas, selecionar preferencialmente a opção “N” de Documentos Não Convencionais e incluir a localização física desse item. Vídeos, imagens e áudios com link para o conteúdo são registrados no Catálogo Multimídia.

d) De acordo com o tipo de registro deverão ser preenchidos os campos Forma do item [110] ao Designação específica do material (material não projetável) [115]. No ANEXO IX encontra-se a tabela de disponibilização para preenchimento dos campos 9 e 110 ao 115, bem como os tipos permitidos para a LILACS.

4. EXEMPLOS:

  • Para livro impresso selecionar o código “a” 
  • Para fita de vídeo selecionar o código “g” 
  • Para gravação de uma entrevista selecionar o código “i” 
  • Para partitura impressa selecionar o código “c” 
  • Para fotografia selecionar o código “k”
Was this page helpful?