02/24 – Orientações sobre busca na Interface simples e avançada do Portal Regional da BVS utilizando campos de dados da Metodologia LILACS

Informativo Rede LILACS

Objetivo: Orientar sobre o uso de índices ou prefixos de busca baseados nos campos da Metodologia LILACS nas interfaces simples ou avançada do Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde
Metodologia LILACS
Sistema Portal Regional da BVS (iAHx)
Público alvo Todos usuários do Portal que querem fazer busca na base de dados LILACS ou bases de dados que adotam Metodologia LILACS
Nível Intermediario
Conteúdo Metodológico
Data de publicação 15/03/2024

 

Pesquisa ou busca nas bases de dados que adotam a Metodologia LILACS

A base de dados LILACS e bases de dados geridas com a Metodologia LILACS são especializadas em Ciências da Saúde e possuem campos de dados específicos que facilitam a organização e recuperação dessa documentação. Por outro lado, bases de dados que englobam todas as áreas do conhecimento geralmente adotam formato MARC21, Dublin Core ou outros formatos e podem ter menos campos de dados ou ainda, organizá-los agrupados em um mesmo campo dificultando sua recuperação.

Para orientação quanto às pesquisas simples, em linguagem natural ou por palavras do título, resumo ou palavras-chaves e uso de prefixos ou índices de campos, recomendamos consultar os tutoriais de busca da BVS.

 

Esta nota técnica objetiva atender aos usuários de buscas mais específicas, geralmente Coordenadores bases de dados, editores ou membros de equipes editoriais de periódicos indexados na LILACS e profissionais da informação de Centros Cooperantes das Redes LILACS e BVS, que utilizam a pesquisa para monitoramento, mas podem servir a autores, pesquisadores e instituições que querem realizar o mesmo tipo de atividade para uso próprio. A seguir, verifque os casos de uso previstos:

  • Monitoramento de produção científica em uma temática, instituição ou autoria;
  • Monitoramento da contribuição de Centros Cooperantes;
  • Monitoramento da disponibilidade de todos os artigos de um fascículo de periódico indexado na LILACS;
  • Controle de qualidade ou curadoria dos dados nas bases de dados geridas com Metodologia LILACS.

 

Para pesquisas mais especializadas que buscam uma “varredura” da literatura para estudos de revisões em geral (especialmente revisões sistemáticas e metanálises), ensaios clínicos, sínteses de evidência, etc. realizadas no Portal Regional da BVS e outras instâncias da BVS, recomenda-se consultar um bibliotecário referencista e um bibliotecário indexador para estruturar a estratégia de busca de forma adequada. Consulte outras referências ao final da nota técnica.

Em todos os casos, o aplicativo Minha BVS pode ser usado para guardar o histórico das estratégias de pesquisa realizadas e acessada sempre que novos documentos forem incluidos.

 

Recomendações gerais:

Antes de criar a estratégia de busca realize algumas pesquisas na LILACS e no Portal Regional da BVS para conhecer e listar:

  • Termos e conceitos utilizados na literatura (em linguagem natural ou técnica, muitas vezes usados por médicos e outros profissionais da saúde). Inclua na lista os termos nos idiomas que tem interesse, especialmente em português, espanhol e inglês;
  • Descritores, sinônimos e termos alternativos existentes no tesauro DeCS/MeSH;
  • Nomes dos autores e instituições, incluindo os nomes em linguagem natural, em ordem invertida ou normalizados, nomes antes e depois de casados, os nomes abreviados em siglas, o número persistente do autor (ORCID, ROR e outros), siglas de instituições e nomes normalizados incluindo a estrutura institucional;
  • Títulos abreviado dos periódicos e número do ISSN, incluindo as mudanças nos títulos completos do periódico no decorrer de sua história, versões em outros idiomas, versões do ISSN em suporte impresso e online;
  • Caso o documento seja parte de uma série monográfica ou coleção, anote as versões desses títulos.

 

Pesquisa de um documento específico

Há três formas de recuperar um documento específico. Fazendo a pesquisa pelo:

  • Título do documento: copie e cole ou digite título entre aspas na caixa de busca e clique no ícone da lupa. Você pode ou não usar o prefixo “ti”, mas é desnecessário já que a caixa de busca está configurada para recuperar por título, resumo, assunto.

Exemplo: “A segurança dos alimentos nos Centros de Tradições Gaúchas do Rio Grande do Sul”

 

Importante: se houver subtítulo, exclua os dois pontos

Distonía laríngea post COVID-19: reporte de dos casos y posible explicación fisiopatogénica

Exemplo: “Distonía laríngea post COVID-19 reporte de dos casos y posible explicación fisiopatogénica”

 

  • Número persistente do documento (DOI). Use o prefixo “aid”:

Exemplo: aid:10.20396/bjos.v19i0.8657508

 

  • Número identificador dentro da base de dados LILACS. Use o prefixo “id”

Exemplo: id:biblio-1116543

id:lil-188896

Note que o ID sempre vem acompanhado de um prefixo como “lil-“ ou “biblio-“. Sempre copie o ID incluindo esse prefixo.

 

Pesquisa da produção científica e técnica de um autor ou pesquisador

Conforme recomendação geral, pesquisar as várias versões do nome do autor no Google Scholar, currículo Lattes, ORCID e outras bases de dados. Segundo a metodologia LILACS, a inclusão do autor segue a ordem: Sobrenome, Nome completo do autor, afiliação institucional e números persistentes, sempre considerando a informação presente no documento.

Tenha em mente que quanto mais comum o nome do autor, maior a necessidade de disambiguação e conferência da lista de documentos recuperados.

Exemplo: João Paulo Souza

  • Nome completo: João Paulo Dias de Souza
    • Variações: Souza, João Paulo Dias de OR De Souza, João Paulo Dias
  • Nome adotado pelo autor: João Paulo Souza
    • Variações: Souza, João Paulo OR De Souza, João Paulo OR Souza, J P OR Souza, J. P
  • Números persistentes:
    • ORCID: 0000-0002-2288-4244
    • Web of Science ResearcherID: G-1982-2010
    • ID Lattes: 9159348039113345

 

Para pesquisar na base de dados LILACS ou Portal Regional da BVS considere utilizar os seguintes índices e prefixos campos “au” e “auid” e inclua todas as variações do nome do autor.

(auid:(“0000-0002-2288-4244” OR “G-1982-2010” OR “13205307600”) OR au:(“Souza, João Paulo Dias de” OR “De Souza, João Paulo Dias” OR “Souza, João Paulo” OR “De Souza, João Paulo” OR “Souza, J P” OR “Souza, J. P”))

 

Teste o resultado da estratégia de busca criada, identifique autores recuperados erroneamente e retire os resultados falso positivos:

“Diniz e Souza, João Paulo” OR “Souza, João Paulo do Vale” OR “Souza, João Paulo Casteleti de” OR ” Souza, João Paulo Francisco de” OR “Machado-de-Souza, João Paulo” OR “Souza, João Paulo Fernandes de” OR “Souza, João Paulo Sant Ana Santos de” OR “Souza, João Paulo Cechinel” OR ” Souza, João Paulo Pereira de” OR ” Souza, João Paulo M. de”

Estratégia proposta:

(auid:(“0000-0002-2288-4244” OR “G-1982-2010” OR “13205307600”) OR au:(“Souza, João Paulo Dias de” OR “De Souza, João Paulo Dias” OR “Souza, João Paulo” OR “De Souza, João Paulo” OR “Souza, J P” OR “Souza, J. P”)) AND NOT au:(“Diniz e Souza, João Paulo” OR “Souza, João Paulo do Vale” OR “Souza, João Paulo Casteleti de” OR ” Souza, João Paulo Francisco de” OR “Machado-de-Souza, João Paulo” OR “Souza, João Paulo Fernandes de” OR “Souza, João Paulo Sant Ana Santos de” OR “Souza, João Paulo Cechinel” OR ” Souza, João Paulo Pereira de” OR ” Souza, João Paulo M. de”)

Resultado na LILACS.

Resultado no Portal Reginal da BVS.

Caso queira incluir as teses e dissertações que o autor/pesquisador orientou, siga as instruções a seguir.

 

Pesquisa por teses e dissertações

Para pesquisar quais teses e dissertações um pesquisador orientou, utilize o prefixo “th_le” e inclua o nome do orientador com o último sobrenome, nome do orientador.

Exemplo: Mônica Ferreira do Amaral Porto

th_le:”Porto, Monica Ferreira do Amaral”

 

Para pesquisar as teses e dissertações defendidas em uma instituição, pesquise por seu nome e variações de seu nome utilizando o prefixo “th_in”:

Exemplo: Escola Nacional de Saúde Pública
th_in:”Escola Nacional de Saúde Pública”

 

Importante: Tenha em mente que ambos campos são abertos e estão suscetíveis à erros de digitação ou marcação. O dado é tratado e normalizado, porém há grande possibilidade de haver perdas nessa recuperação, então assegure-se de incluir muitas variações aos nomes na criação das estratégias de busca.

Saiba mais:

  • Repositório de Estratégias de Busca. Permite-se e incentiva-se a reutilização das estratégias de busca, porém no caso de revisões e atualizações das estratégias, solicita-se entrar em contato com a BIREME para envio da nova versão da estratégia utilizada para a alimentação do Repositório.
  • Caso não tenha um bibliotecário especialilzado em sua instituição, verifique a disponibilidade de um na Rede de Referencista ou ainda, acesse Pergunte ao Bibliotecário.

 

 

Was this page helpful?