A LILACS é gerida com a participação de quatro principais instâncias:
Estas instancias foram organizadas no decorrer dos anos e constituiram em um Sistema e que renovam seus representantes em periodicidade definida localmente.
Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde
O Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde é produto da integração de sistemas nacionais de informação em saúde, ou seja, instituições como Ministérios da Saúde, Ciência e Tecnologia, entre outros e universidades, centros e sociedades científicas de âmbito nacional, com o objetivo cooperar com o desenvolvimento da pesquisa, educação e atenção em saúde na América Latina e Caribe, colocando ao alcance da comunidade de profissionais da saúde informação científico-técnica produzida nacional e internacionalmente.
Possui estrutura que prevê um Centro Coordenador no âmbito sub-regional, nacional ou temático e uma rede descentralizada de Centros Cooperantes formada por bibliotecas e centros de documentação da área da saúde.
É coordenado pela Organização Pan-Americana da Saúde através da BIREME, centro especialmente criado para desenvolver o programa de informação em ciências da saúde da Organização.
Ao Sistema também pertencem os Centros de Informação da sede da Organização Pan-Americana da Saúde, em Washington, os Centros especializados regionais da OPAS e os Centros de Documentação localizados nas Representações nos diferentes países.
Utilizando a Metodologia LILACS os países que integram o Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde criam bases de dados locais e nacionais e cooperam com a alimentação da LILACS, contribuindo com o controle bibliográfico e a disseminação da literatura científica e técnica da região da AL&C, no modelo de cooperação técnica estabelecido pela Biblioteca Virtual em Saúde.
- Estrutura no âmbito de país
- um Centro Coordenador Nacional (CCN) da Rede Nacional (para o Brasil a BIREME apoia o Ministério da Saúde do Brasil por meio de Termo de Cooperação);
- um Grupo Técnico, composto por representantes dos Centros Cooperantes da Rede Nacional (CC);
- um Comitê Assessor, integrado por autoridades de Saúde; e
- Centro de Documentação da Representação da OPAS/OMS no país.
O Centro Coordenador para o Brasil é o Ministério da Saúde do Brasil, com apoio da BIREME, que atua também como Centro Coordenador Regional. As instituições interessadas em colaborar com a alimentação da base de dados devem entrar em contato com o Centro Coordenador no país.
No âmbito do Sistema existem as sub-redes especializadas (redes temáticas) coordenadas pelos Centros Coordenadores Especializados, que formam uma rede de instituições de determinadas áreas que são responsáveis pela alimentação da LILACS com documentos dessas áreas específicas e pela criação e manutenção de bases de dados temáticas: Veja como tornar-se Centro Cooperante.
- Rede do Sistema de Informação Especializado na Área de Odontologia (SIEO), responsável pela BBO – Bibliografia Brasileira em Odontologia;
- Sub-rede Brasileira de Informação em Enfermagem (SURENF), responsável pela BDENF.
- Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (ReBAP), responsável pela Index Psi (inativa).