1 Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde

 

LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) é uma base de dados regional que estabelece o controle bibliográfico da literatura científica e técnica em Ciências da Saúde, publicada nos países da região da América Latina e do Caribe.

A missão da LILACS é dar visibilidade e acesso à produção científica e técnica de qualidade produzida na América Latina e Caribe e fornecer evidências científica,s contextualizadas à realidade local, para a tomada de decisão em saúde na Região.

A LILACS é o resultado do esforço cooperativo de uma rede de instituições de ensino, pesquisa e governamentais que, coordenadas pela BIREME / OPAS / OMS, atuam na área e fazem parte do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

A governança da LILACS é composta por Centros Coordenadores Nacionais, Centros Coordenadores Temáticos, Centros Cooperantes e editoras de periódicos científicos.

Os Centros Coordenadores são instituições reconhecidas em sua área de atuação e cumprem as funções de adivocacia e alianças estratégicas locais para a LILACS, liderança na identificação de temas prioritários para controle bibliográfico, coordenação da avaliação e seleção de periódicos científicos e técnicos, e gestão, monitoramento e capacitação da rede de cooperação.

Os editores de periódicos científicos são empresas públicas ou privadas localizadas em universidades, institutos de pesquisa ou outros que se dediquem à publicação de periódicos científicos e técnicos que atendam aos critérios de indexação e que participem da iniciativa LILACS-Express, com envio de metadados e textos completos para LILACS.

Os Centros Cooperantes são bibliotecas, centros de documentação ou unidades de informação que atuam executivamente no processo de registro da produção científica e técnica, no processo editorial de periódicos científicos indexados, na formação de usuários e na busca de conteúdo na LILACS e na promoção e difusão da LILACS.

O objetivo do documento de critérios é definir os requisitos de qualidade editorial e científica necessários para a indexação e permanência dos periódicos na LILACS e servir de guia para Centros Coordenadores, Editores de periódicos científicos e Centros Cooperantes.

Cada Centro Coordenador deve adaptar esses critérios ao seu contexto local, validá-los em sua rede, publicá-los e incluí-los no Repositório da BVS para serem vinculados no portal LILACS e no portal Rede BVS. Os critérios de avaliação e permanência dos periódicos LILACS em cada país ou área temática devem ser compatíveis com os critérios regionais LILACS.

Este documento regional de critérios LILACS entra em vigor em 29 de outubro de 2020, data em que já foi revisado e validado pela rede LILACS.

Was this page helpful?