5 Parecer sobre o processo seletivo

 

A inclusão de um periódico na LILACS só poderá ser realizada após a emissão de relatório com resultado positivo da Comissão de Seleção Nacional de cada país.

O processo de avaliação é baseado em três aspectos principais: (1) formato, sobre a adequação do periódico aos padrões internacionais, (2) endogenia (concentração institucional e geográfica do comitê editorial, revisores externos e autores), e (3) conteúdo, de forma a garantir a qualidade científica. Caso o periódico não atenda a esses itens, é enviado um relatório com os pontos de melhoria.

A avaliação do formato inclui a análise de um conjunto de características, com base nos critérios LILACS e nas normas internacionais para publicação de periódicos científicos indicados pelo editor nas diretrizes aos autores.

A avaliação da endogenia é feita a partir da afiliação institucional do comitê editorial, revisores ad hoc e autores declarados no periódico. O achado de tendência à concentração institucional ou geográfica de 35% desses elementos é considerado resultado negativo para o ingresso do periódico na coleção.

Os periódicos que atenderem satisfatoriamente aos aspectos acima serão avaliados quanto ao seu conteúdo, com base na opinião de pelo menos dois especialistas da área do periódico, em relação às seguintes características:

  • Representatividade do corpo editorial, revisores e autores;
  • Natureza científica dos artigos publicados;
  • Processo de arbitragem por pares;
  • Importância para o desenvolvimento da área.

O relatório do Comitê será enviado ao editor com as recomendações para a adaptação do periódico aos critérios LILACS com prazo para sua implementação e, mediante reavaliação e aprovação, o periódico será indexado na LILACS. A indexação começará a partir dos números avaliados e aprovados.

Em caso de relatório com resultado negativo, o editor pode solicitar nova avaliação, após a devida adaptação do periódico aos Critérios de Seleção LILACS, verificada mediante apresentação dos últimos três fascículos publicados após a data de avaliação e de pelo menos um deles deve ser publicado no ano de seu novo pedido de avaliação.

A BIREME deve ser sempre informada sobre os novos títulos selecionados pelas Coordenações Nacionais para cadastrá-los na base de dados SeCS – Seriados em Ciências da Saúde, antes que o título comece a ser indexado na LILACS.

Was this page helpful?