São considerados para indexação na LILACS os periódicos científicos da área de Ciências da Saúde, publicados em países da América Latina e Caribe, nos idiomas português, espanhol, inglês e francês.
Periódicos nas áreas relacionadas à saúde podem ser indexados na LILACS se publicarem artigos de interesse e impacto na saúde humana. Alguns exemplos de áreas: Engenharia Sanitária, Veterinária, Biologia, Meio Ambiente e outras disciplinas multidisciplinares. Se o periódico publicar, em volume, menos de 50% dos artigos relacionados à saúde, a indexação será seletiva e não em sua totalidade.
São aceitos periódicos publicados em formato eletrônico ou impresso e, em ambos os casos, os editores devem se comprometer a ter e manter o texto completo de cada artigo em acesso aberto em seu próprio site e / ou colocar o texto completo na base de dados LILACS, bem como participar do LILACS-Express.
Os periódicos devem ser destinados a acadêmicos, pesquisadores, profissionais de saúde, autoridades e gestores de saúde pública.
- 3.1 Critérios de admissão automática
- 3.2 Critérios para seleção e permanência dos periódicos na coleção LILACS
- 3.2.1 Conteúdo / mérito científico
- 3.2.2 Republicação de artigos
- 3.2.3 Arbitragem de pares
- 3.2.4 Integridade e Ética na publicação científica
- 3.2.5 Equipe Editorial
- 3.2.6 Regularidade de publicação
- 3.2.7 Frequência e número de artigos por ano
- 3.2.8 Tempo de existência
- 3.2.9 Padronização
- 3.2.10 Acesso aberto
- 3.2.11 Design gráfico
- 3.2.12 Periódicos eletrônicos