O mérito científico de um periódico é o principal fator para sua indexação e permanência na LILACS. O conteúdo do periódico deve refletir de forma consistente a missão, o projeto editorial e a visão de futuro traçados pela equipe editorial. A avaliação do mérito científico considera os seguintes fatores relacionados à qualidade: validade, importância, originalidade, integridade, acessibilidade e contribuição para a cobertura do campo científico de cada periódico.
A publicação de artigos originais é condição indispensável para a seleção e manutenção de um periódico da coleção LILACS. Artigos originais são aqueles que apresentam resultados de pesquisas científicas com base em dados originais de descobertas referentes a aspectos observacionais ou experimentais. Outros tipos de contribuições presentes nos periódicos são estudos de revisão sistemática, estudos de caso, reflexão teórica e relatos de experiência.
Serão considerados para indexação os periódicos cujos conteúdos consistem em um ou mais dos seguintes tipos de informação:
- Artigos originais de pesquisa (mínimo 50% do total de artigos publicados). Os artigos podem ser inéditos ou pre-prints publicados em repositórios;
- Observações clínicas originais acompanhadas de análise e discussão;
- Análise de aspectos técnicos, metodológicos, processuais, epidemiológicos, filosóficos, éticos ou sociais, relatos de casos ou reuniões clínicas com discussão, estatísticas epidemiológicas com análise e discussão, descrição ou avaliação de métodos ou procedimentos relacionados à área de Ciências da Saúde.
Não serão indexados:
- Relatórios de atividades de sociedades ou associações científicas, resumos, notícias e resenhas;
- Boletins informativos ou publicações direcionadas a temas institucionais ou informativos;
- Revistas comerciais e / ou de divulgação.
Importante: O conteúdo publicitário ou patrocínio comercial não deve suscitar dúvidas quanto à objetividade do material publicado ou contemplar conflito de interesses.
No processo de avaliação e permanência dos periódicos na coleção LILACS, o Comitê solicita a revisão por pares do periódico para verificar a predominância e a qualidade das contribuições originais.