O periódico deve ter uma Equipe Editorial reconhecida por seu mérito científico. A composição da Equipe Editorial deve ser pública e seus membros devem ser especialistas com reconhecida experiência na área, favorecendo a presença de diferentes linhas de pesquisa na área de concentração do periódico.
O periódico deve indicar a afiliação institucional completa (instituição, cidade e país) de cada membro. A Comissão de Seleção Nacional verificará a produção científica dos membros do Comitê Editorial em currículos online e índices internacionais. Para Brasil e México, a qualificação mínima recomendada é o doutorado. Para os demais países da América Latina e Caribe, a qualificação mínima é mestre.
Até 35%, no máximo, dos membros das Equipes Editoriais podem pertencer à mesma instituição e / ou região geográfica. Os periódicos com concentração institucional superior à indicada são considerados institucionais ou locais por natureza e não são considerados para indexação na LILACS. Exceções devem ser justificadas ao Comitê Internacional para Avaliação e Seleção de Revistas.