Afiliação: Instituição à qual o Autor está vinculado.
Analítica: Parte de um documento, como artigo de periódico ou capítulo de livro.
Arquivo: Em computação, um conjunto de dados que pode ser gravado em algum dispositivo de armazenamento. Os arquivos de dados são criados por aplicativos, como por exemplo um processador de textos.
Base de dados: Arquivo de informações estruturado ou conjunto de dados relacionados logicamente, armazenados e recuperados por meios baseados em computador.(DeCS/MeSH 2022)
Bases de dados bibliográfica: Coleções extensas, supostamente completas, de referências e citações para livros, artigos, publicações, etc., geralmente em um único assunto ou área especializada. (DeCS/MeSH 2022)
Categoria: Faceta geral que se aplica às várias áreas do conhecimento ou a vários assuntos (CUNHA; CAVALVANTI, 2008)
CDS/ISIS – MicroISIS: Softwares desenvolvidos e mantidos pela UNESCO para o tratamento de dados bibliográficos.
Centro Cooperante: Instituição com a função de colaborar com conteúdo para produtos e/ou serviços da BIREME, desenvolvendo principalmente atividades relacionadas à atualização das fontes de informação.
Centro Coordenador Nacional: Instituição cooperante da LILACS cuja função maior é a coordenação dos centros cooperantes de uma região.
Centro especializado: Instituição especializada em determinado assunto da área da saúde.
Citação: Trecho de autoria de terceiro mencionada entre aspas em uma obra, com indicação do autor.
Padrão ISO: Código, arquivo e formato criados conforme a padronização e normatização da International Organization for Standardization – ISO.
Comitê Editorial: Grupo de profissionais e especialistas da área de publicação de um periódico, cujo objetivo é estabelecer normas e convenções editoriais e avaliar as contribuições recebidas pela publicação com a finalidade de garantir um padrão de qualidade.
Cooperação técnica: Intercâmbio entre países, para colaborar entre si visando a execução de programas de trabalho, projetos/atividade ou evento de interesse recíproco, da qual não decorra obrigação de repasse de recursos entre os partícipes. (Brasil, 2013)
Cutter: Tabela de códigos que indicam a autoria de uma obra
DeCS/MeSH– Descritores em Ciências da Saúde /Medical Subject Headings, tesauro multilíngue criado pela BIREME para servir como linguagem única na indexação temática e recuperação dos documentos.
Descrição Bibliográfica: Descrição de um item bibliográfico por meio de atributos como autoria, título, edição, dimensões etc.
Epígrafe: Título ou frase que, colocada no início de uma obra, serve de tema ao assunto ou para resumir o sentido ou situar a motivação da obra. Ver também citação. (Oxford Languages, 2022)
Formato eletrônico: Qualquer forma de armazenagem, recuperação e apresentação de informação passível de transmissão online ou gravação em mídia magnética ou óptica.
Formato LILACS: Formato bibliográfico estabelecido pela BIREME, baseado na UNISIST Reference Manual for Machine-readable Bibliographic Descriptions.
Glossário: Vocabulário de uso específico ou controlado, utilizado em publicações para elucidar o significado de termos pouco conhecidos, técnicos ou restritos.
Guia: Documento que define os processos necessários à produção de uma fonte de informação ou fases de uma metodologia.
ID: Número de Identificação do registro na base de dados.
Indexação: Processo de síntese dos principais conteúdos tratados e representação temática por meio da atribuição de descritores.
Lato sensu: Cursos de pós-graduação, compreendendo especializações e MBAs (Master in Business Administration) em que a atividade de pesquisa tem sentido amplo, envolvendo problemas específicos da área de estudo.
Manual: Conjunto de recomendações, instruções e orientações detalhadas, sobre o processo de uso de um aplicativo, programa ou metodologia.
Metodologia: Conjunto de normas e convenções utilizadas com a finalidade de padronizar um processo ou a produção de uma fonte de informação.
Modelo ou template: Estrutura que contém a definição básica do tipo de documento que se pretende utilizar, contendo estilos, textos predefinidos, etc.
Nível analítico: Descrição bibliográfica de uma ou mais partes de um documento maior.
Nível de tratamento: Definição codificada do grau de profundidade da descrição bibliográfica do documento.
Nível monográfico: Descrição bibliográfica de um documento que constitui uma unidade em si mesmo.
PHA: Tabela criada por Heloísa de Almeida Prado, cujos símbolos servem para organizar documentos em ordem de autoria ou título. É uma adaptação da tabela Cutter para nomes em português.
Produção científica: Trabalhos realizados com metodologias cientificas, analisados e aprovados por especialistas e que foram apresentados ou publicado.
Strictu sensu: Curso de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, que prepara para a carreira acadêmica.
Vocabulário controlado ou estruturado: Linguagem artificial constituída de termos organizados em estrutura relacional segundo uma metodologia.