01/21 – Tratamento de errata, retratação, comentários ou carta na LILACS

 

De acordo com a Metodologia LILACS, cada artigo de periódico é representado por um registro bibliográfico dentro da base de dados. Quando um artigo de periódico é corrigido por uma errata, retratação, comentário ou carta, além do registro do artigo, também deve-se criar um registro que corrige o anterior.

Objetivo: Registrar procedimento de descrição bibliográfica e indexação de Errata, Retratação, comentário ou carta
Metodologia: LILACS
Sistema: FI-Admin., perfil Documentalista e Editor
Público alvo: bibliotecários
Nível: Intermediário
Conteúdo: Metodológico
Data de atualização: 31/05/2022

Tratamento da errata de artigos de periódicos

A errata pode ser publicada para corrigir ou adicionar texto ou informações que aparecem em qualquer parte de um artigo publicado anteriormente. A errata deve ser rotulada e publicada em forma citável; ou seja, a errata deve aparecer em uma página numerada de uma edição do periódico que publicou o artigo original. Para periódicos on-line ou conteúdo apenas on-line, a errata deve ser prontamente discernível no índice de uma edição subsequente e deve ser associada a paginação ou elocação identificável. Correções, retificações, comentários e retratações parciais (como para um único gráfico, declaração, tabela ou imagem) para artigos publicados anteriormente são todos uniformemente considerados como erratas. (NLM , 2018, online)

Definições

Errata

Trabalho que consiste em um reconhecimento de um erro cometido por uma editora, editor, ou autor. Costumeiramente cita a fonte onde o erro ocorreu, dando uma completa informação bibliográfica para sua recuperação. No caso de livros e monografias, devem ser fornecidos o nome do autor, título, impressão, página e outras referências de apoio. No caso de artigos em revistas, deve-se mostrar o nome do autor, título, página e referência bibliográfica. Um erratum é também chamado de Errata ou Corrigenda. (DeCS2021)

 

Exemplo:

 

Retratação de Publicação

Trabalho que consiste em uma declaração publicada por um ou mais autores de um artigo ou um livro, retirando ou desmentindo sua participação na realização da pesquisa ou registro escrito dos resultados de seu estudo. Na indexação, a retratação é enviada ao editor da publicação na qual o artigo aparece sob o rótulo “retratação” ou em forma de uma carta. Este tipo de publicação se refere à declaração do autor da retratação: não se deve confundir com PUBLICAÇÃO RETRATADA, que rotula a publicação retratada. (DeCS, 2021)

 

Exemplo:

 

Comentários

Trabalho que consiste em uma crítica ou nota esclarecedora escrita para discutir, apoiar ou debater um artigo ou outra apresentação anteriormente publicada. Pode tomar a forma de um artigo, carta, editorial, etc. e aparece nas publicações sob vários nomes: comentário, comentário editorial, ponto de vista, etc. (DeCS, 2021)

 

Exemplo:

Carta:

Trabalho que consiste em comunicação manual ou impressa entre indivíduos ou entre pessoas e representantes de organizações. A correspondência pode ser pessoal ou profissional. Em publicações médicas e outras publicações científicas a carta, geralmente é de um autor ou mais autores para o editor do periódico ou livro que publica o assunto comentado ou discutido. O Tipo de Publicação CARTA com frequência vai acompanhado do Tipo de Publicação COMENTÁRIO. (DeCS, 2022)

 

Exemplo:

Registro da errata na LILACS

 

Para relacionar o registro da errata na LILACS ao registro do artigo que esta errata corrige, é necessário incluir os dados abaixo

 

Orientações: Caso a Errata não possua título, consulte o documento original no sistema FI-Admin

 

Registro do artigo original

 

Seguir as mesmas regras para Retratação, comentários ou cartas

 

Saiba mais:

Gravação                                                               Apresentação

     

Was this page helpful?