LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – Informação e evidência científica e técnica em saúde da América Latina e Caribe – BIREME/OPAS/OMS – LILACS – Información y evidencia científica y técnica en salud de América Latina y el Caribe | LILACS – Scientífic and technic information and evidence of Latin-american and Caribbean Countries

LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – Informação e evidência científica e técnica em saúde da América Latina e Caribe – BIREME/OPAS/OMS – LILACS – Información y evidencia científica y técnica en salud de América Latina y el Caribe | LILACS – Scientífic and technic information and evidence of Latin-american and Caribbean Countries Um bem público regional de informação científica Un bien público regional de información científica A regional public good on scientific information

Central de suporte da LILACS

Bem-vindo à Central de Suporte da LILACS!

Perguntas frequentes e dúvidas recebidas pela coordenação da LILACS.

Para informações detalhadas, consulte os guias e manuais da Metodologia LILACS e a série de sessões virtuais oferecidas pela BIREME/OPAS/OMS.

Contato

Caso não tenha encontrado resposta às suas perguntas, entre em contato para dúvidas e sugestões sobre:

Ecossistema da LILACS (bases de dados, metodologia e tecnologias e rede de cooperação)

Seleção de periódicos para a base de dados LILACS

Perguntas Frequentes

Sobre a LILACS

Incluir um novo fascículo, informando os dados do suplemento. Criar um novo artigo, e na planilha entrada de dados, preencher:  

Registrar novo fascículo, criar uma analítica (artigo/capítulo) e preencher os campos: 

– Autor pessoal: não preencher 

– Autor institucional: informar o nome da instituição organizadora do evento. 

– Título: preencher com o nome do evento como aparecer no documento. Em alguns casos aparece no documento apenas o nome do evento, em outros “Resumos do [nome do evento]” ou “Anais do [nome do evento]. 

Evento/Projeto: Incluir os dados do evento 

Exemplos: 

III Jornada de Iniciação Científica do INCA  

Resumos do III Congresso de Acadêmicos da Associação Paulista de Medicina 

Resumos dos trabalhos apresentados no XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Humana 

II Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: anais 

Anais da VIII Conferência Nacional de Saúde)  

Palavras-chave: não preencher 

Resumos: não preencher 

Eventos: Incluir os dados do evento. Clicando na interrogação, que abre a ajuda do sistema, note que aqui o nome do evento é incluído de forma diferente. (Exemplo: Simpósio de Plantas Medicinais no Brasil, 5). 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Quando você lê “Fonte” em qualquer lugar do sistema FI-Admin, significa que você está criando ou editando os dados do livro, documento não convencional, tese, dissertação ou periódico (série periódica) no todo, e quando você lê “Analítica” está criando ou editando dados da parte de um documento em nível monográfico, ou seja, capítulo, parte de um livro, tese ou documento não convencional ou do artigo de periódico, se está descrevendo um periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O volume deve ser registrado em números arábicos. Se ele for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/). 

Exemplos: 

2 

123 

10/11 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O número do fascículo deve ser registrado em algarismos arábicos. Havendo informações complementares tais como: número especial, número comemorativo ou suplemento, deve-se registrá-las após o número do fascículo, separadas por vírgula e sem espaço. Se o fascículo for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/).

Exemplos:

a7

3,n.esp

supl.3

3,supl

2/3

2A

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Esse campo deve ser preenchido com a data de publicação do documento, e não a data de inserção do fascículo no sistema. Ela deve ser registrada no idioma do documento, omitindo-se as preposições, e os meses devem ser abreviados, conforme a Tabela de Abreviaturas dos Meses. É um campo obrigatório e não se permite mais o uso de da sigla “s.d” porque documentação sem a indicação clara da data de publicação é considerado incompleto e um risco quanto à confiabilidade dos dados apresentados. 

Exemplos: 

July-Dec. 1993 

sept. 1992 

1993 

ago.-out. 1991 

nov. 1993-jan. 1994 

July 6, 2000 

[1999?] 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O registro de informação neste campo está condicionado ao preenchimento do campo Data de Publicação. A data de publicação normalizada deve ser registrada seguindo a norma ISO 8601:1988, ou seja, o ano nos quatro primeiros dígitos e, somente se constar na data de publicação, o mês nos dois dígitos seguintes e o dia nos dois últimos. Quando não houver mês ou dia de publicação, preencher os espaços correspondentes com zeros. De acordo com a maioria das normas de publicação adotadas pelos editores, os periódicos científicos não apresentam dia de publicação, apenas mês e ano. Se a data se referir a um período de tempo, registra-se a última do período.

Exemplos:

Data de publicação: 2008, então Data normalizada: 20080000

Data de publicação: set. 2009, então Data normalizada: 20090900

Data de publicação: jan.-mar. 2010, então Data normalizada: 20100300

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nome da pessoa responsável pelo conteúdo intelectual do documento, acompanhado da instituição à qual pertence.

• Registramos o sobrenome e nome separadamente.
• Registra a afiliação institucional, de forma hierárquica, do mais genérico para o mais específico;
• Cidade da instituição à qual é filiado;
• Pais da instituição à qual é filiado;
• Não preencher o campo de “Responsabilidade” a menos que cumpram função de editor, compilador, coordenador ou organizador. (Na Metodologia LILACS, a ausência de preenchimento do grau de responsabilidade indica que ele é o autor da obra);
• Incluir número identificador persistente ORCID ou outro.

Caso haja mais de um autor, clicar em “Inserir Autor” para registrar os demais.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O campo Autor pessoal deve ser preenchido assim como nas referências bibliográficas: o nome do autor geralmente é preenchido na ordem inversa, ou seja, com o último sobrenome do autor, seguido do primeiro nome. 

Exemplo: 

Souza, João Paulo de 

Contudo, nos casos em que constar informações como Filho, Neto, Júnior, deve-se registrar também o sobrenome que antecede essa informação. 

Exemplo: 

Souza Filho, João Paulo de 

No caso de nomes de autores no idioma espanhol, no campo do sobrenome deve-se registrar o sobrenome do meio, seguido do último. 

Exemplo: 

Contreras Toro, Laura Beatriz 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nos sobrenomes abreviados dos autores, o ponto final deve constar somente quando a abreviação estiver entre dois nomes. Caso o nome abreviado esteja no final do campo, não deve ser incluído o ponto final.

Exemplo:
Souza, J. P

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A afiliação do autor é a informação que indica o nome da instituição a qual o autor possui vínculo de trabalho ou de estudo quando da realização da pesquisa e publicação do documento. O preenchimento do campo deve incluir o nome da instituição e suas subdivisões, registrados nos diversos níveis hierárquicos, do maior para o menor, juntamente com a cidade e país onde a instituição se localiza. A afiliação deve ser registrada por extenso, exceto nos casos em que constar somente a sigla (forma abreviada do nome da instituição). No caso de constarem ambas as versões, damos preferência para o nome por extenso. Caso o autor esteja vinculado à mais de uma instituição, somente a informação da primeira afiliação institucional apresentada no documento será registrada ou preferencialmente a que estiver localizada na América Latina. A titulação (doutor, mestre, etc.), cargos (professor, chefe, coordenador, etc.) ou minibiografia do autor não deve ser incluída no campo Autor pessoal.  Quando não há informações sobre afiliação institucional ou somente informações como “doutor”, “mestre”, “licenciado pela” o campo deve ser preenchido com a informação s.af (=sem afiliação). 

Exemplo: 

Afiliação – Instituição nível 1: Universidade Federal de São Paulo 

Afiliação – Instituição nível 2:Escola Paulista de Medicina 

Afiliação – Instituição nível 3:Programa de Pós-Graduação em Medicina (Otorrinolaringologia) 

Afiliação – Cidade: São Paulo 

Afiliação – País: Brasil 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. O nome da instituição só deve ser registrado no campo de afiliação se o autor ainda estiver vinculado a ela ou se o trabalho foi realizado durante o período de vínculo. Cabe ao próprio autor incluir essa informação no documento. Caso o documento apresente apenas informações de titulação, como “doutor”, “mestre” ou “licenciado pela”, o campo de afiliação deve ser preenchido com “s.af” (sem afiliação).  O nome da instituição deve ser registrado apenas se houver indicações de vínculo atual, como “doutorando” ou “mestrando”, pois isso indica que o autor ainda está afiliado à instituição.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Se o autor estiver vinculado a mais de uma instituição, deve-se registrar apenas uma afiliação no campo apropriado. Priorize a primeira instituição mencionada no documento ou, preferencialmente, aquela localizada na América Latina.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A expressão s.af significa sem afiliação e é utilizada para preencher o campo da afiliação quando o documento não trouxer informações sobre a instituição a qual o autor é vinculado. Não devem ser incluídos espaços entre os termos s e af e nem ponto final após a expressão.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, se no campo da afiliação estiver registrada a expressão s.af, então os campos de país e cidade não devem ser preenchidos.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, no campo da cidade não devem ser registradas as siglas dos estados, somente os nomes das cidades.

Exemplo: Campinas

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

As palavras do título e subtítulo devem ser registradas de acordo com as regras gramaticais, em caixa baixa e somente com a primeira palavra do título ou nomes próprios iniciados em maiúscula. Os subtítulos devem ser separados dos títulos por dois pontos e um espaço.
Exemplo:
Por mais encontros entre a gestão editorial e institucional: reflexões sobre a Revista Enfermagem UERJ.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, no caso de documentos que apresentam títulos em mais de um idioma, todos devem ser registrados na sequência dada no documento, criando-se uma nova ocorrência ao clicar no botão Inserir Título, e selecionando-se o idioma correspondente a cada um deles. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Preencher este campo somente quando o título traduzido para o inglês não constar no documento. Nesses casos, o Documentalista realiza a tradução do título.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, as informações devem ser registradas nos campos correspondentes de acordo com as regras gramaticais. Portanto, devem ser registrados em maiúscula (caixa alta) somente as primeiras letras de cada campo e as que indicarem nomes próprios e siglas.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O único campo do sistema que permite que seja inserido ponto final após o registro dos dados é o campo do resumo. Em nenhum outro campo do sistema deve ser inserido ponto final.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todas as palavraschave que constam no documento, em todos os idiomas, devem ser registradas no sistema. Cada palavra-chave deve ser registrada em um campo, separadas umas das outras, indicando-se o idioma correspondente. Para adicionar mais campos de palavraschave, clicar em Adicionar Palavra-Chave. Recomenda-se que as palavraschave sejam iniciadas com letra maiúscula. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Caso o autor não tenha colocado palavraschave no documento, esse campo não deve ser preenchido. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todos os resumos que constarem no documento, em todos os idiomas, devem ser registrados no sistema, na sequência dada no documento. Para adicionar mais campos de resumos, clicar em Adicionar Resumo.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A disponibilização do texto completo contribui para o acesso equitativo e universal à informação em saúde, amplia a visibilidade do periódico, e é um requisito da base de dados LILACS, que desde 2018 somente indexa e mantem na coleção periódicos que disponibilizam o livre acesso aos artigos do periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Deve ser preenchido com a URL correspondente ao texto completo do artigo ou documento que está sendo descrito. Incluir link para todos os formatos/extensões disponíveis no portal: HTML, PDF, XML e outros, nessa ordem de prioridade, indicando-se o idioma do texto do documento.

Não inserir o link para o site da revista ou a do sumário do fascículo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, os links dos documentos devem ser sempre para o texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, sempre que houver versões do documento em outros idiomas, todos os links devem ser incluídos no mesmo registro, diferenciando-os pelo idioma. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Há uma ampla lista de formatos (tipos e extensões) de arquivo disponíveis no sistema. Por tratar-se arquivos textuais, os formatos usuais são HTML, PDF e XML (Extensible Markup Language) do texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. Recomenda-se sempre colar e editar o texto no bloco de notas, pois usualmente ocorrem junções entre palavras devido às quebras de linha, espaços em branco e códigos e caracteres estranhos são incluídos em palavras acentuadas e fórmulas que utilizam caracteres gregos e símbolos matemáticos. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Alguns caracteres que representam letras acentuadas, símbolos matemáticos ou gregos podem não ser reconhecidos pelo sistema quando foram copiados do documento e colados no sistema. Exemplos: aspas, cê-cedilha, porcentagem, alfa, beta, gama e letras acentuadas com til, acento agudo ou circunflexo. 

Para evitar que isso ocorra, as informações devem ser copiadas e coladas em um bloco de notas e, posteriormente, recortados e colados nos campos correspondentes. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Acesse https://lilacs.bvsalud.org e pesquise pelo Título abreviado do periódico utilizando o prefixo ta.

Caso não saiba o título abreviado, pesquise na lista de periódicos indexados na LILACS; 

Em senguida, no cluster Intervalo de ano de publicação inserir o respectivo ano e clicar
no botão de seta.

O resultado da pesquisa indica a quantidade e lista os artigos publicados. No caso do exemplo os artigos publicados pela Acta Paulista de Enfermagem em 2024.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Load More

Base de dados LILACS

Incluir um novo fascículo, informando os dados do suplemento. Criar um novo artigo, e na planilha entrada de dados, preencher:  

Registrar novo fascículo, criar uma analítica (artigo/capítulo) e preencher os campos: 

– Autor pessoal: não preencher 

– Autor institucional: informar o nome da instituição organizadora do evento. 

– Título: preencher com o nome do evento como aparecer no documento. Em alguns casos aparece no documento apenas o nome do evento, em outros “Resumos do [nome do evento]” ou “Anais do [nome do evento]. 

Evento/Projeto: Incluir os dados do evento 

Exemplos: 

III Jornada de Iniciação Científica do INCA  

Resumos do III Congresso de Acadêmicos da Associação Paulista de Medicina 

Resumos dos trabalhos apresentados no XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Humana 

II Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: anais 

Anais da VIII Conferência Nacional de Saúde)  

Palavras-chave: não preencher 

Resumos: não preencher 

Eventos: Incluir os dados do evento. Clicando na interrogação, que abre a ajuda do sistema, note que aqui o nome do evento é incluído de forma diferente. (Exemplo: Simpósio de Plantas Medicinais no Brasil, 5). 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Quando você lê “Fonte” em qualquer lugar do sistema FI-Admin, significa que você está criando ou editando os dados do livro, documento não convencional, tese, dissertação ou periódico (série periódica) no todo, e quando você lê “Analítica” está criando ou editando dados da parte de um documento em nível monográfico, ou seja, capítulo, parte de um livro, tese ou documento não convencional ou do artigo de periódico, se está descrevendo um periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O volume deve ser registrado em números arábicos. Se ele for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/). 

Exemplos: 

2 

123 

10/11 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O número do fascículo deve ser registrado em algarismos arábicos. Havendo informações complementares tais como: número especial, número comemorativo ou suplemento, deve-se registrá-las após o número do fascículo, separadas por vírgula e sem espaço. Se o fascículo for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/).

Exemplos:

a7

3,n.esp

supl.3

3,supl

2/3

2A

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Esse campo deve ser preenchido com a data de publicação do documento, e não a data de inserção do fascículo no sistema. Ela deve ser registrada no idioma do documento, omitindo-se as preposições, e os meses devem ser abreviados, conforme a Tabela de Abreviaturas dos Meses. É um campo obrigatório e não se permite mais o uso de da sigla “s.d” porque documentação sem a indicação clara da data de publicação é considerado incompleto e um risco quanto à confiabilidade dos dados apresentados. 

Exemplos: 

July-Dec. 1993 

sept. 1992 

1993 

ago.-out. 1991 

nov. 1993-jan. 1994 

July 6, 2000 

[1999?] 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O registro de informação neste campo está condicionado ao preenchimento do campo Data de Publicação. A data de publicação normalizada deve ser registrada seguindo a norma ISO 8601:1988, ou seja, o ano nos quatro primeiros dígitos e, somente se constar na data de publicação, o mês nos dois dígitos seguintes e o dia nos dois últimos. Quando não houver mês ou dia de publicação, preencher os espaços correspondentes com zeros. De acordo com a maioria das normas de publicação adotadas pelos editores, os periódicos científicos não apresentam dia de publicação, apenas mês e ano. Se a data se referir a um período de tempo, registra-se a última do período.

Exemplos:

Data de publicação: 2008, então Data normalizada: 20080000

Data de publicação: set. 2009, então Data normalizada: 20090900

Data de publicação: jan.-mar. 2010, então Data normalizada: 20100300

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nome da pessoa responsável pelo conteúdo intelectual do documento, acompanhado da instituição à qual pertence.

• Registramos o sobrenome e nome separadamente.
• Registra a afiliação institucional, de forma hierárquica, do mais genérico para o mais específico;
• Cidade da instituição à qual é filiado;
• Pais da instituição à qual é filiado;
• Não preencher o campo de “Responsabilidade” a menos que cumpram função de editor, compilador, coordenador ou organizador. (Na Metodologia LILACS, a ausência de preenchimento do grau de responsabilidade indica que ele é o autor da obra);
• Incluir número identificador persistente ORCID ou outro.

Caso haja mais de um autor, clicar em “Inserir Autor” para registrar os demais.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O campo Autor pessoal deve ser preenchido assim como nas referências bibliográficas: o nome do autor geralmente é preenchido na ordem inversa, ou seja, com o último sobrenome do autor, seguido do primeiro nome. 

Exemplo: 

Souza, João Paulo de 

Contudo, nos casos em que constar informações como Filho, Neto, Júnior, deve-se registrar também o sobrenome que antecede essa informação. 

Exemplo: 

Souza Filho, João Paulo de 

No caso de nomes de autores no idioma espanhol, no campo do sobrenome deve-se registrar o sobrenome do meio, seguido do último. 

Exemplo: 

Contreras Toro, Laura Beatriz 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nos sobrenomes abreviados dos autores, o ponto final deve constar somente quando a abreviação estiver entre dois nomes. Caso o nome abreviado esteja no final do campo, não deve ser incluído o ponto final.

Exemplo:
Souza, J. P

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A afiliação do autor é a informação que indica o nome da instituição a qual o autor possui vínculo de trabalho ou de estudo quando da realização da pesquisa e publicação do documento. O preenchimento do campo deve incluir o nome da instituição e suas subdivisões, registrados nos diversos níveis hierárquicos, do maior para o menor, juntamente com a cidade e país onde a instituição se localiza. A afiliação deve ser registrada por extenso, exceto nos casos em que constar somente a sigla (forma abreviada do nome da instituição). No caso de constarem ambas as versões, damos preferência para o nome por extenso. Caso o autor esteja vinculado à mais de uma instituição, somente a informação da primeira afiliação institucional apresentada no documento será registrada ou preferencialmente a que estiver localizada na América Latina. A titulação (doutor, mestre, etc.), cargos (professor, chefe, coordenador, etc.) ou minibiografia do autor não deve ser incluída no campo Autor pessoal.  Quando não há informações sobre afiliação institucional ou somente informações como “doutor”, “mestre”, “licenciado pela” o campo deve ser preenchido com a informação s.af (=sem afiliação). 

Exemplo: 

Afiliação – Instituição nível 1: Universidade Federal de São Paulo 

Afiliação – Instituição nível 2:Escola Paulista de Medicina 

Afiliação – Instituição nível 3:Programa de Pós-Graduação em Medicina (Otorrinolaringologia) 

Afiliação – Cidade: São Paulo 

Afiliação – País: Brasil 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. O nome da instituição só deve ser registrado no campo de afiliação se o autor ainda estiver vinculado a ela ou se o trabalho foi realizado durante o período de vínculo. Cabe ao próprio autor incluir essa informação no documento. Caso o documento apresente apenas informações de titulação, como “doutor”, “mestre” ou “licenciado pela”, o campo de afiliação deve ser preenchido com “s.af” (sem afiliação).  O nome da instituição deve ser registrado apenas se houver indicações de vínculo atual, como “doutorando” ou “mestrando”, pois isso indica que o autor ainda está afiliado à instituição.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Se o autor estiver vinculado a mais de uma instituição, deve-se registrar apenas uma afiliação no campo apropriado. Priorize a primeira instituição mencionada no documento ou, preferencialmente, aquela localizada na América Latina.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A expressão s.af significa sem afiliação e é utilizada para preencher o campo da afiliação quando o documento não trouxer informações sobre a instituição a qual o autor é vinculado. Não devem ser incluídos espaços entre os termos s e af e nem ponto final após a expressão.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, se no campo da afiliação estiver registrada a expressão s.af, então os campos de país e cidade não devem ser preenchidos.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, no campo da cidade não devem ser registradas as siglas dos estados, somente os nomes das cidades.

Exemplo: Campinas

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

As palavras do título e subtítulo devem ser registradas de acordo com as regras gramaticais, em caixa baixa e somente com a primeira palavra do título ou nomes próprios iniciados em maiúscula. Os subtítulos devem ser separados dos títulos por dois pontos e um espaço.
Exemplo:
Por mais encontros entre a gestão editorial e institucional: reflexões sobre a Revista Enfermagem UERJ.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, no caso de documentos que apresentam títulos em mais de um idioma, todos devem ser registrados na sequência dada no documento, criando-se uma nova ocorrência ao clicar no botão Inserir Título, e selecionando-se o idioma correspondente a cada um deles. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Preencher este campo somente quando o título traduzido para o inglês não constar no documento. Nesses casos, o Documentalista realiza a tradução do título.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, as informações devem ser registradas nos campos correspondentes de acordo com as regras gramaticais. Portanto, devem ser registrados em maiúscula (caixa alta) somente as primeiras letras de cada campo e as que indicarem nomes próprios e siglas.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O único campo do sistema que permite que seja inserido ponto final após o registro dos dados é o campo do resumo. Em nenhum outro campo do sistema deve ser inserido ponto final.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todas as palavraschave que constam no documento, em todos os idiomas, devem ser registradas no sistema. Cada palavra-chave deve ser registrada em um campo, separadas umas das outras, indicando-se o idioma correspondente. Para adicionar mais campos de palavraschave, clicar em Adicionar Palavra-Chave. Recomenda-se que as palavraschave sejam iniciadas com letra maiúscula. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Caso o autor não tenha colocado palavraschave no documento, esse campo não deve ser preenchido. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todos os resumos que constarem no documento, em todos os idiomas, devem ser registrados no sistema, na sequência dada no documento. Para adicionar mais campos de resumos, clicar em Adicionar Resumo.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A disponibilização do texto completo contribui para o acesso equitativo e universal à informação em saúde, amplia a visibilidade do periódico, e é um requisito da base de dados LILACS, que desde 2018 somente indexa e mantem na coleção periódicos que disponibilizam o livre acesso aos artigos do periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Deve ser preenchido com a URL correspondente ao texto completo do artigo ou documento que está sendo descrito. Incluir link para todos os formatos/extensões disponíveis no portal: HTML, PDF, XML e outros, nessa ordem de prioridade, indicando-se o idioma do texto do documento.

Não inserir o link para o site da revista ou a do sumário do fascículo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, os links dos documentos devem ser sempre para o texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, sempre que houver versões do documento em outros idiomas, todos os links devem ser incluídos no mesmo registro, diferenciando-os pelo idioma. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Há uma ampla lista de formatos (tipos e extensões) de arquivo disponíveis no sistema. Por tratar-se arquivos textuais, os formatos usuais são HTML, PDF e XML (Extensible Markup Language) do texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. Recomenda-se sempre colar e editar o texto no bloco de notas, pois usualmente ocorrem junções entre palavras devido às quebras de linha, espaços em branco e códigos e caracteres estranhos são incluídos em palavras acentuadas e fórmulas que utilizam caracteres gregos e símbolos matemáticos. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Alguns caracteres que representam letras acentuadas, símbolos matemáticos ou gregos podem não ser reconhecidos pelo sistema quando foram copiados do documento e colados no sistema. Exemplos: aspas, cê-cedilha, porcentagem, alfa, beta, gama e letras acentuadas com til, acento agudo ou circunflexo. 

Para evitar que isso ocorra, as informações devem ser copiadas e coladas em um bloco de notas e, posteriormente, recortados e colados nos campos correspondentes. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Acesse https://lilacs.bvsalud.org e pesquise pelo Título abreviado do periódico utilizando o prefixo ta.

Caso não saiba o título abreviado, pesquise na lista de periódicos indexados na LILACS; 

Em senguida, no cluster Intervalo de ano de publicação inserir o respectivo ano e clicar
no botão de seta.

O resultado da pesquisa indica a quantidade e lista os artigos publicados. No caso do exemplo os artigos publicados pela Acta Paulista de Enfermagem em 2024.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Load More

Critérios de seleção da LILACS

Incluir um novo fascículo, informando os dados do suplemento. Criar um novo artigo, e na planilha entrada de dados, preencher:  

Registrar novo fascículo, criar uma analítica (artigo/capítulo) e preencher os campos: 

– Autor pessoal: não preencher 

– Autor institucional: informar o nome da instituição organizadora do evento. 

– Título: preencher com o nome do evento como aparecer no documento. Em alguns casos aparece no documento apenas o nome do evento, em outros “Resumos do [nome do evento]” ou “Anais do [nome do evento]. 

Evento/Projeto: Incluir os dados do evento 

Exemplos: 

III Jornada de Iniciação Científica do INCA  

Resumos do III Congresso de Acadêmicos da Associação Paulista de Medicina 

Resumos dos trabalhos apresentados no XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Humana 

II Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: anais 

Anais da VIII Conferência Nacional de Saúde)  

Palavras-chave: não preencher 

Resumos: não preencher 

Eventos: Incluir os dados do evento. Clicando na interrogação, que abre a ajuda do sistema, note que aqui o nome do evento é incluído de forma diferente. (Exemplo: Simpósio de Plantas Medicinais no Brasil, 5). 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Quando você lê “Fonte” em qualquer lugar do sistema FI-Admin, significa que você está criando ou editando os dados do livro, documento não convencional, tese, dissertação ou periódico (série periódica) no todo, e quando você lê “Analítica” está criando ou editando dados da parte de um documento em nível monográfico, ou seja, capítulo, parte de um livro, tese ou documento não convencional ou do artigo de periódico, se está descrevendo um periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O volume deve ser registrado em números arábicos. Se ele for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/). 

Exemplos: 

2 

123 

10/11 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O número do fascículo deve ser registrado em algarismos arábicos. Havendo informações complementares tais como: número especial, número comemorativo ou suplemento, deve-se registrá-las após o número do fascículo, separadas por vírgula e sem espaço. Se o fascículo for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/).

Exemplos:

a7

3,n.esp

supl.3

3,supl

2/3

2A

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Esse campo deve ser preenchido com a data de publicação do documento, e não a data de inserção do fascículo no sistema. Ela deve ser registrada no idioma do documento, omitindo-se as preposições, e os meses devem ser abreviados, conforme a Tabela de Abreviaturas dos Meses. É um campo obrigatório e não se permite mais o uso de da sigla “s.d” porque documentação sem a indicação clara da data de publicação é considerado incompleto e um risco quanto à confiabilidade dos dados apresentados. 

Exemplos: 

July-Dec. 1993 

sept. 1992 

1993 

ago.-out. 1991 

nov. 1993-jan. 1994 

July 6, 2000 

[1999?] 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O registro de informação neste campo está condicionado ao preenchimento do campo Data de Publicação. A data de publicação normalizada deve ser registrada seguindo a norma ISO 8601:1988, ou seja, o ano nos quatro primeiros dígitos e, somente se constar na data de publicação, o mês nos dois dígitos seguintes e o dia nos dois últimos. Quando não houver mês ou dia de publicação, preencher os espaços correspondentes com zeros. De acordo com a maioria das normas de publicação adotadas pelos editores, os periódicos científicos não apresentam dia de publicação, apenas mês e ano. Se a data se referir a um período de tempo, registra-se a última do período.

Exemplos:

Data de publicação: 2008, então Data normalizada: 20080000

Data de publicação: set. 2009, então Data normalizada: 20090900

Data de publicação: jan.-mar. 2010, então Data normalizada: 20100300

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nome da pessoa responsável pelo conteúdo intelectual do documento, acompanhado da instituição à qual pertence.

• Registramos o sobrenome e nome separadamente.
• Registra a afiliação institucional, de forma hierárquica, do mais genérico para o mais específico;
• Cidade da instituição à qual é filiado;
• Pais da instituição à qual é filiado;
• Não preencher o campo de “Responsabilidade” a menos que cumpram função de editor, compilador, coordenador ou organizador. (Na Metodologia LILACS, a ausência de preenchimento do grau de responsabilidade indica que ele é o autor da obra);
• Incluir número identificador persistente ORCID ou outro.

Caso haja mais de um autor, clicar em “Inserir Autor” para registrar os demais.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O campo Autor pessoal deve ser preenchido assim como nas referências bibliográficas: o nome do autor geralmente é preenchido na ordem inversa, ou seja, com o último sobrenome do autor, seguido do primeiro nome. 

Exemplo: 

Souza, João Paulo de 

Contudo, nos casos em que constar informações como Filho, Neto, Júnior, deve-se registrar também o sobrenome que antecede essa informação. 

Exemplo: 

Souza Filho, João Paulo de 

No caso de nomes de autores no idioma espanhol, no campo do sobrenome deve-se registrar o sobrenome do meio, seguido do último. 

Exemplo: 

Contreras Toro, Laura Beatriz 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nos sobrenomes abreviados dos autores, o ponto final deve constar somente quando a abreviação estiver entre dois nomes. Caso o nome abreviado esteja no final do campo, não deve ser incluído o ponto final.

Exemplo:
Souza, J. P

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A afiliação do autor é a informação que indica o nome da instituição a qual o autor possui vínculo de trabalho ou de estudo quando da realização da pesquisa e publicação do documento. O preenchimento do campo deve incluir o nome da instituição e suas subdivisões, registrados nos diversos níveis hierárquicos, do maior para o menor, juntamente com a cidade e país onde a instituição se localiza. A afiliação deve ser registrada por extenso, exceto nos casos em que constar somente a sigla (forma abreviada do nome da instituição). No caso de constarem ambas as versões, damos preferência para o nome por extenso. Caso o autor esteja vinculado à mais de uma instituição, somente a informação da primeira afiliação institucional apresentada no documento será registrada ou preferencialmente a que estiver localizada na América Latina. A titulação (doutor, mestre, etc.), cargos (professor, chefe, coordenador, etc.) ou minibiografia do autor não deve ser incluída no campo Autor pessoal.  Quando não há informações sobre afiliação institucional ou somente informações como “doutor”, “mestre”, “licenciado pela” o campo deve ser preenchido com a informação s.af (=sem afiliação). 

Exemplo: 

Afiliação – Instituição nível 1: Universidade Federal de São Paulo 

Afiliação – Instituição nível 2:Escola Paulista de Medicina 

Afiliação – Instituição nível 3:Programa de Pós-Graduação em Medicina (Otorrinolaringologia) 

Afiliação – Cidade: São Paulo 

Afiliação – País: Brasil 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. O nome da instituição só deve ser registrado no campo de afiliação se o autor ainda estiver vinculado a ela ou se o trabalho foi realizado durante o período de vínculo. Cabe ao próprio autor incluir essa informação no documento. Caso o documento apresente apenas informações de titulação, como “doutor”, “mestre” ou “licenciado pela”, o campo de afiliação deve ser preenchido com “s.af” (sem afiliação).  O nome da instituição deve ser registrado apenas se houver indicações de vínculo atual, como “doutorando” ou “mestrando”, pois isso indica que o autor ainda está afiliado à instituição.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Se o autor estiver vinculado a mais de uma instituição, deve-se registrar apenas uma afiliação no campo apropriado. Priorize a primeira instituição mencionada no documento ou, preferencialmente, aquela localizada na América Latina.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A expressão s.af significa sem afiliação e é utilizada para preencher o campo da afiliação quando o documento não trouxer informações sobre a instituição a qual o autor é vinculado. Não devem ser incluídos espaços entre os termos s e af e nem ponto final após a expressão.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, se no campo da afiliação estiver registrada a expressão s.af, então os campos de país e cidade não devem ser preenchidos.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, no campo da cidade não devem ser registradas as siglas dos estados, somente os nomes das cidades.

Exemplo: Campinas

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

As palavras do título e subtítulo devem ser registradas de acordo com as regras gramaticais, em caixa baixa e somente com a primeira palavra do título ou nomes próprios iniciados em maiúscula. Os subtítulos devem ser separados dos títulos por dois pontos e um espaço.
Exemplo:
Por mais encontros entre a gestão editorial e institucional: reflexões sobre a Revista Enfermagem UERJ.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, no caso de documentos que apresentam títulos em mais de um idioma, todos devem ser registrados na sequência dada no documento, criando-se uma nova ocorrência ao clicar no botão Inserir Título, e selecionando-se o idioma correspondente a cada um deles. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Preencher este campo somente quando o título traduzido para o inglês não constar no documento. Nesses casos, o Documentalista realiza a tradução do título.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, as informações devem ser registradas nos campos correspondentes de acordo com as regras gramaticais. Portanto, devem ser registrados em maiúscula (caixa alta) somente as primeiras letras de cada campo e as que indicarem nomes próprios e siglas.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O único campo do sistema que permite que seja inserido ponto final após o registro dos dados é o campo do resumo. Em nenhum outro campo do sistema deve ser inserido ponto final.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todas as palavraschave que constam no documento, em todos os idiomas, devem ser registradas no sistema. Cada palavra-chave deve ser registrada em um campo, separadas umas das outras, indicando-se o idioma correspondente. Para adicionar mais campos de palavraschave, clicar em Adicionar Palavra-Chave. Recomenda-se que as palavraschave sejam iniciadas com letra maiúscula. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Caso o autor não tenha colocado palavraschave no documento, esse campo não deve ser preenchido. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todos os resumos que constarem no documento, em todos os idiomas, devem ser registrados no sistema, na sequência dada no documento. Para adicionar mais campos de resumos, clicar em Adicionar Resumo.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A disponibilização do texto completo contribui para o acesso equitativo e universal à informação em saúde, amplia a visibilidade do periódico, e é um requisito da base de dados LILACS, que desde 2018 somente indexa e mantem na coleção periódicos que disponibilizam o livre acesso aos artigos do periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Deve ser preenchido com a URL correspondente ao texto completo do artigo ou documento que está sendo descrito. Incluir link para todos os formatos/extensões disponíveis no portal: HTML, PDF, XML e outros, nessa ordem de prioridade, indicando-se o idioma do texto do documento.

Não inserir o link para o site da revista ou a do sumário do fascículo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, os links dos documentos devem ser sempre para o texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, sempre que houver versões do documento em outros idiomas, todos os links devem ser incluídos no mesmo registro, diferenciando-os pelo idioma. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Há uma ampla lista de formatos (tipos e extensões) de arquivo disponíveis no sistema. Por tratar-se arquivos textuais, os formatos usuais são HTML, PDF e XML (Extensible Markup Language) do texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. Recomenda-se sempre colar e editar o texto no bloco de notas, pois usualmente ocorrem junções entre palavras devido às quebras de linha, espaços em branco e códigos e caracteres estranhos são incluídos em palavras acentuadas e fórmulas que utilizam caracteres gregos e símbolos matemáticos. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Alguns caracteres que representam letras acentuadas, símbolos matemáticos ou gregos podem não ser reconhecidos pelo sistema quando foram copiados do documento e colados no sistema. Exemplos: aspas, cê-cedilha, porcentagem, alfa, beta, gama e letras acentuadas com til, acento agudo ou circunflexo. 

Para evitar que isso ocorra, as informações devem ser copiadas e coladas em um bloco de notas e, posteriormente, recortados e colados nos campos correspondentes. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Acesse https://lilacs.bvsalud.org e pesquise pelo Título abreviado do periódico utilizando o prefixo ta.

Caso não saiba o título abreviado, pesquise na lista de periódicos indexados na LILACS; 

Em senguida, no cluster Intervalo de ano de publicação inserir o respectivo ano e clicar
no botão de seta.

O resultado da pesquisa indica a quantidade e lista os artigos publicados. No caso do exemplo os artigos publicados pela Acta Paulista de Enfermagem em 2024.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Load More

Seleção de periódicos para LILACS

Incluir um novo fascículo, informando os dados do suplemento. Criar um novo artigo, e na planilha entrada de dados, preencher:  

Registrar novo fascículo, criar uma analítica (artigo/capítulo) e preencher os campos: 

– Autor pessoal: não preencher 

– Autor institucional: informar o nome da instituição organizadora do evento. 

– Título: preencher com o nome do evento como aparecer no documento. Em alguns casos aparece no documento apenas o nome do evento, em outros “Resumos do [nome do evento]” ou “Anais do [nome do evento]. 

Evento/Projeto: Incluir os dados do evento 

Exemplos: 

III Jornada de Iniciação Científica do INCA  

Resumos do III Congresso de Acadêmicos da Associação Paulista de Medicina 

Resumos dos trabalhos apresentados no XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Humana 

II Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: anais 

Anais da VIII Conferência Nacional de Saúde)  

Palavras-chave: não preencher 

Resumos: não preencher 

Eventos: Incluir os dados do evento. Clicando na interrogação, que abre a ajuda do sistema, note que aqui o nome do evento é incluído de forma diferente. (Exemplo: Simpósio de Plantas Medicinais no Brasil, 5). 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Quando você lê “Fonte” em qualquer lugar do sistema FI-Admin, significa que você está criando ou editando os dados do livro, documento não convencional, tese, dissertação ou periódico (série periódica) no todo, e quando você lê “Analítica” está criando ou editando dados da parte de um documento em nível monográfico, ou seja, capítulo, parte de um livro, tese ou documento não convencional ou do artigo de periódico, se está descrevendo um periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O volume deve ser registrado em números arábicos. Se ele for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/). 

Exemplos: 

2 

123 

10/11 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O número do fascículo deve ser registrado em algarismos arábicos. Havendo informações complementares tais como: número especial, número comemorativo ou suplemento, deve-se registrá-las após o número do fascículo, separadas por vírgula e sem espaço. Se o fascículo for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/).

Exemplos:

a7

3,n.esp

supl.3

3,supl

2/3

2A

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Esse campo deve ser preenchido com a data de publicação do documento, e não a data de inserção do fascículo no sistema. Ela deve ser registrada no idioma do documento, omitindo-se as preposições, e os meses devem ser abreviados, conforme a Tabela de Abreviaturas dos Meses. É um campo obrigatório e não se permite mais o uso de da sigla “s.d” porque documentação sem a indicação clara da data de publicação é considerado incompleto e um risco quanto à confiabilidade dos dados apresentados. 

Exemplos: 

July-Dec. 1993 

sept. 1992 

1993 

ago.-out. 1991 

nov. 1993-jan. 1994 

July 6, 2000 

[1999?] 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O registro de informação neste campo está condicionado ao preenchimento do campo Data de Publicação. A data de publicação normalizada deve ser registrada seguindo a norma ISO 8601:1988, ou seja, o ano nos quatro primeiros dígitos e, somente se constar na data de publicação, o mês nos dois dígitos seguintes e o dia nos dois últimos. Quando não houver mês ou dia de publicação, preencher os espaços correspondentes com zeros. De acordo com a maioria das normas de publicação adotadas pelos editores, os periódicos científicos não apresentam dia de publicação, apenas mês e ano. Se a data se referir a um período de tempo, registra-se a última do período.

Exemplos:

Data de publicação: 2008, então Data normalizada: 20080000

Data de publicação: set. 2009, então Data normalizada: 20090900

Data de publicação: jan.-mar. 2010, então Data normalizada: 20100300

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nome da pessoa responsável pelo conteúdo intelectual do documento, acompanhado da instituição à qual pertence.

• Registramos o sobrenome e nome separadamente.
• Registra a afiliação institucional, de forma hierárquica, do mais genérico para o mais específico;
• Cidade da instituição à qual é filiado;
• Pais da instituição à qual é filiado;
• Não preencher o campo de “Responsabilidade” a menos que cumpram função de editor, compilador, coordenador ou organizador. (Na Metodologia LILACS, a ausência de preenchimento do grau de responsabilidade indica que ele é o autor da obra);
• Incluir número identificador persistente ORCID ou outro.

Caso haja mais de um autor, clicar em “Inserir Autor” para registrar os demais.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O campo Autor pessoal deve ser preenchido assim como nas referências bibliográficas: o nome do autor geralmente é preenchido na ordem inversa, ou seja, com o último sobrenome do autor, seguido do primeiro nome. 

Exemplo: 

Souza, João Paulo de 

Contudo, nos casos em que constar informações como Filho, Neto, Júnior, deve-se registrar também o sobrenome que antecede essa informação. 

Exemplo: 

Souza Filho, João Paulo de 

No caso de nomes de autores no idioma espanhol, no campo do sobrenome deve-se registrar o sobrenome do meio, seguido do último. 

Exemplo: 

Contreras Toro, Laura Beatriz 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nos sobrenomes abreviados dos autores, o ponto final deve constar somente quando a abreviação estiver entre dois nomes. Caso o nome abreviado esteja no final do campo, não deve ser incluído o ponto final.

Exemplo:
Souza, J. P

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A afiliação do autor é a informação que indica o nome da instituição a qual o autor possui vínculo de trabalho ou de estudo quando da realização da pesquisa e publicação do documento. O preenchimento do campo deve incluir o nome da instituição e suas subdivisões, registrados nos diversos níveis hierárquicos, do maior para o menor, juntamente com a cidade e país onde a instituição se localiza. A afiliação deve ser registrada por extenso, exceto nos casos em que constar somente a sigla (forma abreviada do nome da instituição). No caso de constarem ambas as versões, damos preferência para o nome por extenso. Caso o autor esteja vinculado à mais de uma instituição, somente a informação da primeira afiliação institucional apresentada no documento será registrada ou preferencialmente a que estiver localizada na América Latina. A titulação (doutor, mestre, etc.), cargos (professor, chefe, coordenador, etc.) ou minibiografia do autor não deve ser incluída no campo Autor pessoal.  Quando não há informações sobre afiliação institucional ou somente informações como “doutor”, “mestre”, “licenciado pela” o campo deve ser preenchido com a informação s.af (=sem afiliação). 

Exemplo: 

Afiliação – Instituição nível 1: Universidade Federal de São Paulo 

Afiliação – Instituição nível 2:Escola Paulista de Medicina 

Afiliação – Instituição nível 3:Programa de Pós-Graduação em Medicina (Otorrinolaringologia) 

Afiliação – Cidade: São Paulo 

Afiliação – País: Brasil 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. O nome da instituição só deve ser registrado no campo de afiliação se o autor ainda estiver vinculado a ela ou se o trabalho foi realizado durante o período de vínculo. Cabe ao próprio autor incluir essa informação no documento. Caso o documento apresente apenas informações de titulação, como “doutor”, “mestre” ou “licenciado pela”, o campo de afiliação deve ser preenchido com “s.af” (sem afiliação).  O nome da instituição deve ser registrado apenas se houver indicações de vínculo atual, como “doutorando” ou “mestrando”, pois isso indica que o autor ainda está afiliado à instituição.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Se o autor estiver vinculado a mais de uma instituição, deve-se registrar apenas uma afiliação no campo apropriado. Priorize a primeira instituição mencionada no documento ou, preferencialmente, aquela localizada na América Latina.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A expressão s.af significa sem afiliação e é utilizada para preencher o campo da afiliação quando o documento não trouxer informações sobre a instituição a qual o autor é vinculado. Não devem ser incluídos espaços entre os termos s e af e nem ponto final após a expressão.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, se no campo da afiliação estiver registrada a expressão s.af, então os campos de país e cidade não devem ser preenchidos.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, no campo da cidade não devem ser registradas as siglas dos estados, somente os nomes das cidades.

Exemplo: Campinas

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

As palavras do título e subtítulo devem ser registradas de acordo com as regras gramaticais, em caixa baixa e somente com a primeira palavra do título ou nomes próprios iniciados em maiúscula. Os subtítulos devem ser separados dos títulos por dois pontos e um espaço.
Exemplo:
Por mais encontros entre a gestão editorial e institucional: reflexões sobre a Revista Enfermagem UERJ.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, no caso de documentos que apresentam títulos em mais de um idioma, todos devem ser registrados na sequência dada no documento, criando-se uma nova ocorrência ao clicar no botão Inserir Título, e selecionando-se o idioma correspondente a cada um deles. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Preencher este campo somente quando o título traduzido para o inglês não constar no documento. Nesses casos, o Documentalista realiza a tradução do título.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, as informações devem ser registradas nos campos correspondentes de acordo com as regras gramaticais. Portanto, devem ser registrados em maiúscula (caixa alta) somente as primeiras letras de cada campo e as que indicarem nomes próprios e siglas.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O único campo do sistema que permite que seja inserido ponto final após o registro dos dados é o campo do resumo. Em nenhum outro campo do sistema deve ser inserido ponto final.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todas as palavraschave que constam no documento, em todos os idiomas, devem ser registradas no sistema. Cada palavra-chave deve ser registrada em um campo, separadas umas das outras, indicando-se o idioma correspondente. Para adicionar mais campos de palavraschave, clicar em Adicionar Palavra-Chave. Recomenda-se que as palavraschave sejam iniciadas com letra maiúscula. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Caso o autor não tenha colocado palavraschave no documento, esse campo não deve ser preenchido. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todos os resumos que constarem no documento, em todos os idiomas, devem ser registrados no sistema, na sequência dada no documento. Para adicionar mais campos de resumos, clicar em Adicionar Resumo.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A disponibilização do texto completo contribui para o acesso equitativo e universal à informação em saúde, amplia a visibilidade do periódico, e é um requisito da base de dados LILACS, que desde 2018 somente indexa e mantem na coleção periódicos que disponibilizam o livre acesso aos artigos do periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Deve ser preenchido com a URL correspondente ao texto completo do artigo ou documento que está sendo descrito. Incluir link para todos os formatos/extensões disponíveis no portal: HTML, PDF, XML e outros, nessa ordem de prioridade, indicando-se o idioma do texto do documento.

Não inserir o link para o site da revista ou a do sumário do fascículo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, os links dos documentos devem ser sempre para o texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, sempre que houver versões do documento em outros idiomas, todos os links devem ser incluídos no mesmo registro, diferenciando-os pelo idioma. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Há uma ampla lista de formatos (tipos e extensões) de arquivo disponíveis no sistema. Por tratar-se arquivos textuais, os formatos usuais são HTML, PDF e XML (Extensible Markup Language) do texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. Recomenda-se sempre colar e editar o texto no bloco de notas, pois usualmente ocorrem junções entre palavras devido às quebras de linha, espaços em branco e códigos e caracteres estranhos são incluídos em palavras acentuadas e fórmulas que utilizam caracteres gregos e símbolos matemáticos. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Alguns caracteres que representam letras acentuadas, símbolos matemáticos ou gregos podem não ser reconhecidos pelo sistema quando foram copiados do documento e colados no sistema. Exemplos: aspas, cê-cedilha, porcentagem, alfa, beta, gama e letras acentuadas com til, acento agudo ou circunflexo. 

Para evitar que isso ocorra, as informações devem ser copiadas e coladas em um bloco de notas e, posteriormente, recortados e colados nos campos correspondentes. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Acesse https://lilacs.bvsalud.org e pesquise pelo Título abreviado do periódico utilizando o prefixo ta.

Caso não saiba o título abreviado, pesquise na lista de periódicos indexados na LILACS; 

Em senguida, no cluster Intervalo de ano de publicação inserir o respectivo ano e clicar
no botão de seta.

O resultado da pesquisa indica a quantidade e lista os artigos publicados. No caso do exemplo os artigos publicados pela Acta Paulista de Enfermagem em 2024.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Load More

Seleção de periódicos para LILACS Brasil

Incluir um novo fascículo, informando os dados do suplemento. Criar um novo artigo, e na planilha entrada de dados, preencher:  

Registrar novo fascículo, criar uma analítica (artigo/capítulo) e preencher os campos: 

– Autor pessoal: não preencher 

– Autor institucional: informar o nome da instituição organizadora do evento. 

– Título: preencher com o nome do evento como aparecer no documento. Em alguns casos aparece no documento apenas o nome do evento, em outros “Resumos do [nome do evento]” ou “Anais do [nome do evento]. 

Evento/Projeto: Incluir os dados do evento 

Exemplos: 

III Jornada de Iniciação Científica do INCA  

Resumos do III Congresso de Acadêmicos da Associação Paulista de Medicina 

Resumos dos trabalhos apresentados no XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Humana 

II Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: anais 

Anais da VIII Conferência Nacional de Saúde)  

Palavras-chave: não preencher 

Resumos: não preencher 

Eventos: Incluir os dados do evento. Clicando na interrogação, que abre a ajuda do sistema, note que aqui o nome do evento é incluído de forma diferente. (Exemplo: Simpósio de Plantas Medicinais no Brasil, 5). 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Quando você lê “Fonte” em qualquer lugar do sistema FI-Admin, significa que você está criando ou editando os dados do livro, documento não convencional, tese, dissertação ou periódico (série periódica) no todo, e quando você lê “Analítica” está criando ou editando dados da parte de um documento em nível monográfico, ou seja, capítulo, parte de um livro, tese ou documento não convencional ou do artigo de periódico, se está descrevendo um periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O volume deve ser registrado em números arábicos. Se ele for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/). 

Exemplos: 

2 

123 

10/11 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O número do fascículo deve ser registrado em algarismos arábicos. Havendo informações complementares tais como: número especial, número comemorativo ou suplemento, deve-se registrá-las após o número do fascículo, separadas por vírgula e sem espaço. Se o fascículo for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/).

Exemplos:

a7

3,n.esp

supl.3

3,supl

2/3

2A

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Esse campo deve ser preenchido com a data de publicação do documento, e não a data de inserção do fascículo no sistema. Ela deve ser registrada no idioma do documento, omitindo-se as preposições, e os meses devem ser abreviados, conforme a Tabela de Abreviaturas dos Meses. É um campo obrigatório e não se permite mais o uso de da sigla “s.d” porque documentação sem a indicação clara da data de publicação é considerado incompleto e um risco quanto à confiabilidade dos dados apresentados. 

Exemplos: 

July-Dec. 1993 

sept. 1992 

1993 

ago.-out. 1991 

nov. 1993-jan. 1994 

July 6, 2000 

[1999?] 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O registro de informação neste campo está condicionado ao preenchimento do campo Data de Publicação. A data de publicação normalizada deve ser registrada seguindo a norma ISO 8601:1988, ou seja, o ano nos quatro primeiros dígitos e, somente se constar na data de publicação, o mês nos dois dígitos seguintes e o dia nos dois últimos. Quando não houver mês ou dia de publicação, preencher os espaços correspondentes com zeros. De acordo com a maioria das normas de publicação adotadas pelos editores, os periódicos científicos não apresentam dia de publicação, apenas mês e ano. Se a data se referir a um período de tempo, registra-se a última do período.

Exemplos:

Data de publicação: 2008, então Data normalizada: 20080000

Data de publicação: set. 2009, então Data normalizada: 20090900

Data de publicação: jan.-mar. 2010, então Data normalizada: 20100300

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nome da pessoa responsável pelo conteúdo intelectual do documento, acompanhado da instituição à qual pertence.

• Registramos o sobrenome e nome separadamente.
• Registra a afiliação institucional, de forma hierárquica, do mais genérico para o mais específico;
• Cidade da instituição à qual é filiado;
• Pais da instituição à qual é filiado;
• Não preencher o campo de “Responsabilidade” a menos que cumpram função de editor, compilador, coordenador ou organizador. (Na Metodologia LILACS, a ausência de preenchimento do grau de responsabilidade indica que ele é o autor da obra);
• Incluir número identificador persistente ORCID ou outro.

Caso haja mais de um autor, clicar em “Inserir Autor” para registrar os demais.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O campo Autor pessoal deve ser preenchido assim como nas referências bibliográficas: o nome do autor geralmente é preenchido na ordem inversa, ou seja, com o último sobrenome do autor, seguido do primeiro nome. 

Exemplo: 

Souza, João Paulo de 

Contudo, nos casos em que constar informações como Filho, Neto, Júnior, deve-se registrar também o sobrenome que antecede essa informação. 

Exemplo: 

Souza Filho, João Paulo de 

No caso de nomes de autores no idioma espanhol, no campo do sobrenome deve-se registrar o sobrenome do meio, seguido do último. 

Exemplo: 

Contreras Toro, Laura Beatriz 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nos sobrenomes abreviados dos autores, o ponto final deve constar somente quando a abreviação estiver entre dois nomes. Caso o nome abreviado esteja no final do campo, não deve ser incluído o ponto final.

Exemplo:
Souza, J. P

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A afiliação do autor é a informação que indica o nome da instituição a qual o autor possui vínculo de trabalho ou de estudo quando da realização da pesquisa e publicação do documento. O preenchimento do campo deve incluir o nome da instituição e suas subdivisões, registrados nos diversos níveis hierárquicos, do maior para o menor, juntamente com a cidade e país onde a instituição se localiza. A afiliação deve ser registrada por extenso, exceto nos casos em que constar somente a sigla (forma abreviada do nome da instituição). No caso de constarem ambas as versões, damos preferência para o nome por extenso. Caso o autor esteja vinculado à mais de uma instituição, somente a informação da primeira afiliação institucional apresentada no documento será registrada ou preferencialmente a que estiver localizada na América Latina. A titulação (doutor, mestre, etc.), cargos (professor, chefe, coordenador, etc.) ou minibiografia do autor não deve ser incluída no campo Autor pessoal.  Quando não há informações sobre afiliação institucional ou somente informações como “doutor”, “mestre”, “licenciado pela” o campo deve ser preenchido com a informação s.af (=sem afiliação). 

Exemplo: 

Afiliação – Instituição nível 1: Universidade Federal de São Paulo 

Afiliação – Instituição nível 2:Escola Paulista de Medicina 

Afiliação – Instituição nível 3:Programa de Pós-Graduação em Medicina (Otorrinolaringologia) 

Afiliação – Cidade: São Paulo 

Afiliação – País: Brasil 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. O nome da instituição só deve ser registrado no campo de afiliação se o autor ainda estiver vinculado a ela ou se o trabalho foi realizado durante o período de vínculo. Cabe ao próprio autor incluir essa informação no documento. Caso o documento apresente apenas informações de titulação, como “doutor”, “mestre” ou “licenciado pela”, o campo de afiliação deve ser preenchido com “s.af” (sem afiliação).  O nome da instituição deve ser registrado apenas se houver indicações de vínculo atual, como “doutorando” ou “mestrando”, pois isso indica que o autor ainda está afiliado à instituição.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Se o autor estiver vinculado a mais de uma instituição, deve-se registrar apenas uma afiliação no campo apropriado. Priorize a primeira instituição mencionada no documento ou, preferencialmente, aquela localizada na América Latina.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A expressão s.af significa sem afiliação e é utilizada para preencher o campo da afiliação quando o documento não trouxer informações sobre a instituição a qual o autor é vinculado. Não devem ser incluídos espaços entre os termos s e af e nem ponto final após a expressão.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, se no campo da afiliação estiver registrada a expressão s.af, então os campos de país e cidade não devem ser preenchidos.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, no campo da cidade não devem ser registradas as siglas dos estados, somente os nomes das cidades.

Exemplo: Campinas

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

As palavras do título e subtítulo devem ser registradas de acordo com as regras gramaticais, em caixa baixa e somente com a primeira palavra do título ou nomes próprios iniciados em maiúscula. Os subtítulos devem ser separados dos títulos por dois pontos e um espaço.
Exemplo:
Por mais encontros entre a gestão editorial e institucional: reflexões sobre a Revista Enfermagem UERJ.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, no caso de documentos que apresentam títulos em mais de um idioma, todos devem ser registrados na sequência dada no documento, criando-se uma nova ocorrência ao clicar no botão Inserir Título, e selecionando-se o idioma correspondente a cada um deles. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Preencher este campo somente quando o título traduzido para o inglês não constar no documento. Nesses casos, o Documentalista realiza a tradução do título.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, as informações devem ser registradas nos campos correspondentes de acordo com as regras gramaticais. Portanto, devem ser registrados em maiúscula (caixa alta) somente as primeiras letras de cada campo e as que indicarem nomes próprios e siglas.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O único campo do sistema que permite que seja inserido ponto final após o registro dos dados é o campo do resumo. Em nenhum outro campo do sistema deve ser inserido ponto final.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todas as palavraschave que constam no documento, em todos os idiomas, devem ser registradas no sistema. Cada palavra-chave deve ser registrada em um campo, separadas umas das outras, indicando-se o idioma correspondente. Para adicionar mais campos de palavraschave, clicar em Adicionar Palavra-Chave. Recomenda-se que as palavraschave sejam iniciadas com letra maiúscula. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Caso o autor não tenha colocado palavraschave no documento, esse campo não deve ser preenchido. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todos os resumos que constarem no documento, em todos os idiomas, devem ser registrados no sistema, na sequência dada no documento. Para adicionar mais campos de resumos, clicar em Adicionar Resumo.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A disponibilização do texto completo contribui para o acesso equitativo e universal à informação em saúde, amplia a visibilidade do periódico, e é um requisito da base de dados LILACS, que desde 2018 somente indexa e mantem na coleção periódicos que disponibilizam o livre acesso aos artigos do periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Deve ser preenchido com a URL correspondente ao texto completo do artigo ou documento que está sendo descrito. Incluir link para todos os formatos/extensões disponíveis no portal: HTML, PDF, XML e outros, nessa ordem de prioridade, indicando-se o idioma do texto do documento.

Não inserir o link para o site da revista ou a do sumário do fascículo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, os links dos documentos devem ser sempre para o texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, sempre que houver versões do documento em outros idiomas, todos os links devem ser incluídos no mesmo registro, diferenciando-os pelo idioma. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Há uma ampla lista de formatos (tipos e extensões) de arquivo disponíveis no sistema. Por tratar-se arquivos textuais, os formatos usuais são HTML, PDF e XML (Extensible Markup Language) do texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. Recomenda-se sempre colar e editar o texto no bloco de notas, pois usualmente ocorrem junções entre palavras devido às quebras de linha, espaços em branco e códigos e caracteres estranhos são incluídos em palavras acentuadas e fórmulas que utilizam caracteres gregos e símbolos matemáticos. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Alguns caracteres que representam letras acentuadas, símbolos matemáticos ou gregos podem não ser reconhecidos pelo sistema quando foram copiados do documento e colados no sistema. Exemplos: aspas, cê-cedilha, porcentagem, alfa, beta, gama e letras acentuadas com til, acento agudo ou circunflexo. 

Para evitar que isso ocorra, as informações devem ser copiadas e coladas em um bloco de notas e, posteriormente, recortados e colados nos campos correspondentes. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Acesse https://lilacs.bvsalud.org e pesquise pelo Título abreviado do periódico utilizando o prefixo ta.

Caso não saiba o título abreviado, pesquise na lista de periódicos indexados na LILACS; 

Em senguida, no cluster Intervalo de ano de publicação inserir o respectivo ano e clicar
no botão de seta.

O resultado da pesquisa indica a quantidade e lista os artigos publicados. No caso do exemplo os artigos publicados pela Acta Paulista de Enfermagem em 2024.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Load More

LILACS-Express

Incluir um novo fascículo, informando os dados do suplemento. Criar um novo artigo, e na planilha entrada de dados, preencher:  

Registrar novo fascículo, criar uma analítica (artigo/capítulo) e preencher os campos: 

– Autor pessoal: não preencher 

– Autor institucional: informar o nome da instituição organizadora do evento. 

– Título: preencher com o nome do evento como aparecer no documento. Em alguns casos aparece no documento apenas o nome do evento, em outros “Resumos do [nome do evento]” ou “Anais do [nome do evento]. 

Evento/Projeto: Incluir os dados do evento 

Exemplos: 

III Jornada de Iniciação Científica do INCA  

Resumos do III Congresso de Acadêmicos da Associação Paulista de Medicina 

Resumos dos trabalhos apresentados no XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Humana 

II Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: anais 

Anais da VIII Conferência Nacional de Saúde)  

Palavras-chave: não preencher 

Resumos: não preencher 

Eventos: Incluir os dados do evento. Clicando na interrogação, que abre a ajuda do sistema, note que aqui o nome do evento é incluído de forma diferente. (Exemplo: Simpósio de Plantas Medicinais no Brasil, 5). 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Quando você lê “Fonte” em qualquer lugar do sistema FI-Admin, significa que você está criando ou editando os dados do livro, documento não convencional, tese, dissertação ou periódico (série periódica) no todo, e quando você lê “Analítica” está criando ou editando dados da parte de um documento em nível monográfico, ou seja, capítulo, parte de um livro, tese ou documento não convencional ou do artigo de periódico, se está descrevendo um periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O volume deve ser registrado em números arábicos. Se ele for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/). 

Exemplos: 

2 

123 

10/11 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O número do fascículo deve ser registrado em algarismos arábicos. Havendo informações complementares tais como: número especial, número comemorativo ou suplemento, deve-se registrá-las após o número do fascículo, separadas por vírgula e sem espaço. Se o fascículo for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/).

Exemplos:

a7

3,n.esp

supl.3

3,supl

2/3

2A

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Esse campo deve ser preenchido com a data de publicação do documento, e não a data de inserção do fascículo no sistema. Ela deve ser registrada no idioma do documento, omitindo-se as preposições, e os meses devem ser abreviados, conforme a Tabela de Abreviaturas dos Meses. É um campo obrigatório e não se permite mais o uso de da sigla “s.d” porque documentação sem a indicação clara da data de publicação é considerado incompleto e um risco quanto à confiabilidade dos dados apresentados. 

Exemplos: 

July-Dec. 1993 

sept. 1992 

1993 

ago.-out. 1991 

nov. 1993-jan. 1994 

July 6, 2000 

[1999?] 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O registro de informação neste campo está condicionado ao preenchimento do campo Data de Publicação. A data de publicação normalizada deve ser registrada seguindo a norma ISO 8601:1988, ou seja, o ano nos quatro primeiros dígitos e, somente se constar na data de publicação, o mês nos dois dígitos seguintes e o dia nos dois últimos. Quando não houver mês ou dia de publicação, preencher os espaços correspondentes com zeros. De acordo com a maioria das normas de publicação adotadas pelos editores, os periódicos científicos não apresentam dia de publicação, apenas mês e ano. Se a data se referir a um período de tempo, registra-se a última do período.

Exemplos:

Data de publicação: 2008, então Data normalizada: 20080000

Data de publicação: set. 2009, então Data normalizada: 20090900

Data de publicação: jan.-mar. 2010, então Data normalizada: 20100300

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nome da pessoa responsável pelo conteúdo intelectual do documento, acompanhado da instituição à qual pertence.

• Registramos o sobrenome e nome separadamente.
• Registra a afiliação institucional, de forma hierárquica, do mais genérico para o mais específico;
• Cidade da instituição à qual é filiado;
• Pais da instituição à qual é filiado;
• Não preencher o campo de “Responsabilidade” a menos que cumpram função de editor, compilador, coordenador ou organizador. (Na Metodologia LILACS, a ausência de preenchimento do grau de responsabilidade indica que ele é o autor da obra);
• Incluir número identificador persistente ORCID ou outro.

Caso haja mais de um autor, clicar em “Inserir Autor” para registrar os demais.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O campo Autor pessoal deve ser preenchido assim como nas referências bibliográficas: o nome do autor geralmente é preenchido na ordem inversa, ou seja, com o último sobrenome do autor, seguido do primeiro nome. 

Exemplo: 

Souza, João Paulo de 

Contudo, nos casos em que constar informações como Filho, Neto, Júnior, deve-se registrar também o sobrenome que antecede essa informação. 

Exemplo: 

Souza Filho, João Paulo de 

No caso de nomes de autores no idioma espanhol, no campo do sobrenome deve-se registrar o sobrenome do meio, seguido do último. 

Exemplo: 

Contreras Toro, Laura Beatriz 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nos sobrenomes abreviados dos autores, o ponto final deve constar somente quando a abreviação estiver entre dois nomes. Caso o nome abreviado esteja no final do campo, não deve ser incluído o ponto final.

Exemplo:
Souza, J. P

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A afiliação do autor é a informação que indica o nome da instituição a qual o autor possui vínculo de trabalho ou de estudo quando da realização da pesquisa e publicação do documento. O preenchimento do campo deve incluir o nome da instituição e suas subdivisões, registrados nos diversos níveis hierárquicos, do maior para o menor, juntamente com a cidade e país onde a instituição se localiza. A afiliação deve ser registrada por extenso, exceto nos casos em que constar somente a sigla (forma abreviada do nome da instituição). No caso de constarem ambas as versões, damos preferência para o nome por extenso. Caso o autor esteja vinculado à mais de uma instituição, somente a informação da primeira afiliação institucional apresentada no documento será registrada ou preferencialmente a que estiver localizada na América Latina. A titulação (doutor, mestre, etc.), cargos (professor, chefe, coordenador, etc.) ou minibiografia do autor não deve ser incluída no campo Autor pessoal.  Quando não há informações sobre afiliação institucional ou somente informações como “doutor”, “mestre”, “licenciado pela” o campo deve ser preenchido com a informação s.af (=sem afiliação). 

Exemplo: 

Afiliação – Instituição nível 1: Universidade Federal de São Paulo 

Afiliação – Instituição nível 2:Escola Paulista de Medicina 

Afiliação – Instituição nível 3:Programa de Pós-Graduação em Medicina (Otorrinolaringologia) 

Afiliação – Cidade: São Paulo 

Afiliação – País: Brasil 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. O nome da instituição só deve ser registrado no campo de afiliação se o autor ainda estiver vinculado a ela ou se o trabalho foi realizado durante o período de vínculo. Cabe ao próprio autor incluir essa informação no documento. Caso o documento apresente apenas informações de titulação, como “doutor”, “mestre” ou “licenciado pela”, o campo de afiliação deve ser preenchido com “s.af” (sem afiliação).  O nome da instituição deve ser registrado apenas se houver indicações de vínculo atual, como “doutorando” ou “mestrando”, pois isso indica que o autor ainda está afiliado à instituição.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Se o autor estiver vinculado a mais de uma instituição, deve-se registrar apenas uma afiliação no campo apropriado. Priorize a primeira instituição mencionada no documento ou, preferencialmente, aquela localizada na América Latina.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A expressão s.af significa sem afiliação e é utilizada para preencher o campo da afiliação quando o documento não trouxer informações sobre a instituição a qual o autor é vinculado. Não devem ser incluídos espaços entre os termos s e af e nem ponto final após a expressão.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, se no campo da afiliação estiver registrada a expressão s.af, então os campos de país e cidade não devem ser preenchidos.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, no campo da cidade não devem ser registradas as siglas dos estados, somente os nomes das cidades.

Exemplo: Campinas

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

As palavras do título e subtítulo devem ser registradas de acordo com as regras gramaticais, em caixa baixa e somente com a primeira palavra do título ou nomes próprios iniciados em maiúscula. Os subtítulos devem ser separados dos títulos por dois pontos e um espaço.
Exemplo:
Por mais encontros entre a gestão editorial e institucional: reflexões sobre a Revista Enfermagem UERJ.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, no caso de documentos que apresentam títulos em mais de um idioma, todos devem ser registrados na sequência dada no documento, criando-se uma nova ocorrência ao clicar no botão Inserir Título, e selecionando-se o idioma correspondente a cada um deles. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Preencher este campo somente quando o título traduzido para o inglês não constar no documento. Nesses casos, o Documentalista realiza a tradução do título.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, as informações devem ser registradas nos campos correspondentes de acordo com as regras gramaticais. Portanto, devem ser registrados em maiúscula (caixa alta) somente as primeiras letras de cada campo e as que indicarem nomes próprios e siglas.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O único campo do sistema que permite que seja inserido ponto final após o registro dos dados é o campo do resumo. Em nenhum outro campo do sistema deve ser inserido ponto final.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todas as palavraschave que constam no documento, em todos os idiomas, devem ser registradas no sistema. Cada palavra-chave deve ser registrada em um campo, separadas umas das outras, indicando-se o idioma correspondente. Para adicionar mais campos de palavraschave, clicar em Adicionar Palavra-Chave. Recomenda-se que as palavraschave sejam iniciadas com letra maiúscula. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Caso o autor não tenha colocado palavraschave no documento, esse campo não deve ser preenchido. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todos os resumos que constarem no documento, em todos os idiomas, devem ser registrados no sistema, na sequência dada no documento. Para adicionar mais campos de resumos, clicar em Adicionar Resumo.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A disponibilização do texto completo contribui para o acesso equitativo e universal à informação em saúde, amplia a visibilidade do periódico, e é um requisito da base de dados LILACS, que desde 2018 somente indexa e mantem na coleção periódicos que disponibilizam o livre acesso aos artigos do periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Deve ser preenchido com a URL correspondente ao texto completo do artigo ou documento que está sendo descrito. Incluir link para todos os formatos/extensões disponíveis no portal: HTML, PDF, XML e outros, nessa ordem de prioridade, indicando-se o idioma do texto do documento.

Não inserir o link para o site da revista ou a do sumário do fascículo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, os links dos documentos devem ser sempre para o texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, sempre que houver versões do documento em outros idiomas, todos os links devem ser incluídos no mesmo registro, diferenciando-os pelo idioma. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Há uma ampla lista de formatos (tipos e extensões) de arquivo disponíveis no sistema. Por tratar-se arquivos textuais, os formatos usuais são HTML, PDF e XML (Extensible Markup Language) do texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. Recomenda-se sempre colar e editar o texto no bloco de notas, pois usualmente ocorrem junções entre palavras devido às quebras de linha, espaços em branco e códigos e caracteres estranhos são incluídos em palavras acentuadas e fórmulas que utilizam caracteres gregos e símbolos matemáticos. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Alguns caracteres que representam letras acentuadas, símbolos matemáticos ou gregos podem não ser reconhecidos pelo sistema quando foram copiados do documento e colados no sistema. Exemplos: aspas, cê-cedilha, porcentagem, alfa, beta, gama e letras acentuadas com til, acento agudo ou circunflexo. 

Para evitar que isso ocorra, as informações devem ser copiadas e coladas em um bloco de notas e, posteriormente, recortados e colados nos campos correspondentes. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Acesse https://lilacs.bvsalud.org e pesquise pelo Título abreviado do periódico utilizando o prefixo ta.

Caso não saiba o título abreviado, pesquise na lista de periódicos indexados na LILACS; 

Em senguida, no cluster Intervalo de ano de publicação inserir o respectivo ano e clicar
no botão de seta.

O resultado da pesquisa indica a quantidade e lista os artigos publicados. No caso do exemplo os artigos publicados pela Acta Paulista de Enfermagem em 2024.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Load More

Tratamento de periódicos na Metodologia LILACS

Incluir um novo fascículo, informando os dados do suplemento. Criar um novo artigo, e na planilha entrada de dados, preencher:  

Registrar novo fascículo, criar uma analítica (artigo/capítulo) e preencher os campos: 

– Autor pessoal: não preencher 

– Autor institucional: informar o nome da instituição organizadora do evento. 

– Título: preencher com o nome do evento como aparecer no documento. Em alguns casos aparece no documento apenas o nome do evento, em outros “Resumos do [nome do evento]” ou “Anais do [nome do evento]. 

Evento/Projeto: Incluir os dados do evento 

Exemplos: 

III Jornada de Iniciação Científica do INCA  

Resumos do III Congresso de Acadêmicos da Associação Paulista de Medicina 

Resumos dos trabalhos apresentados no XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Humana 

II Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: anais 

Anais da VIII Conferência Nacional de Saúde)  

Palavras-chave: não preencher 

Resumos: não preencher 

Eventos: Incluir os dados do evento. Clicando na interrogação, que abre a ajuda do sistema, note que aqui o nome do evento é incluído de forma diferente. (Exemplo: Simpósio de Plantas Medicinais no Brasil, 5). 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Quando você lê “Fonte” em qualquer lugar do sistema FI-Admin, significa que você está criando ou editando os dados do livro, documento não convencional, tese, dissertação ou periódico (série periódica) no todo, e quando você lê “Analítica” está criando ou editando dados da parte de um documento em nível monográfico, ou seja, capítulo, parte de um livro, tese ou documento não convencional ou do artigo de periódico, se está descrevendo um periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O volume deve ser registrado em números arábicos. Se ele for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/). 

Exemplos: 

2 

123 

10/11 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O número do fascículo deve ser registrado em algarismos arábicos. Havendo informações complementares tais como: número especial, número comemorativo ou suplemento, deve-se registrá-las após o número do fascículo, separadas por vírgula e sem espaço. Se o fascículo for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/).

Exemplos:

a7

3,n.esp

supl.3

3,supl

2/3

2A

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Esse campo deve ser preenchido com a data de publicação do documento, e não a data de inserção do fascículo no sistema. Ela deve ser registrada no idioma do documento, omitindo-se as preposições, e os meses devem ser abreviados, conforme a Tabela de Abreviaturas dos Meses. É um campo obrigatório e não se permite mais o uso de da sigla “s.d” porque documentação sem a indicação clara da data de publicação é considerado incompleto e um risco quanto à confiabilidade dos dados apresentados. 

Exemplos: 

July-Dec. 1993 

sept. 1992 

1993 

ago.-out. 1991 

nov. 1993-jan. 1994 

July 6, 2000 

[1999?] 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O registro de informação neste campo está condicionado ao preenchimento do campo Data de Publicação. A data de publicação normalizada deve ser registrada seguindo a norma ISO 8601:1988, ou seja, o ano nos quatro primeiros dígitos e, somente se constar na data de publicação, o mês nos dois dígitos seguintes e o dia nos dois últimos. Quando não houver mês ou dia de publicação, preencher os espaços correspondentes com zeros. De acordo com a maioria das normas de publicação adotadas pelos editores, os periódicos científicos não apresentam dia de publicação, apenas mês e ano. Se a data se referir a um período de tempo, registra-se a última do período.

Exemplos:

Data de publicação: 2008, então Data normalizada: 20080000

Data de publicação: set. 2009, então Data normalizada: 20090900

Data de publicação: jan.-mar. 2010, então Data normalizada: 20100300

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nome da pessoa responsável pelo conteúdo intelectual do documento, acompanhado da instituição à qual pertence.

• Registramos o sobrenome e nome separadamente.
• Registra a afiliação institucional, de forma hierárquica, do mais genérico para o mais específico;
• Cidade da instituição à qual é filiado;
• Pais da instituição à qual é filiado;
• Não preencher o campo de “Responsabilidade” a menos que cumpram função de editor, compilador, coordenador ou organizador. (Na Metodologia LILACS, a ausência de preenchimento do grau de responsabilidade indica que ele é o autor da obra);
• Incluir número identificador persistente ORCID ou outro.

Caso haja mais de um autor, clicar em “Inserir Autor” para registrar os demais.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O campo Autor pessoal deve ser preenchido assim como nas referências bibliográficas: o nome do autor geralmente é preenchido na ordem inversa, ou seja, com o último sobrenome do autor, seguido do primeiro nome. 

Exemplo: 

Souza, João Paulo de 

Contudo, nos casos em que constar informações como Filho, Neto, Júnior, deve-se registrar também o sobrenome que antecede essa informação. 

Exemplo: 

Souza Filho, João Paulo de 

No caso de nomes de autores no idioma espanhol, no campo do sobrenome deve-se registrar o sobrenome do meio, seguido do último. 

Exemplo: 

Contreras Toro, Laura Beatriz 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nos sobrenomes abreviados dos autores, o ponto final deve constar somente quando a abreviação estiver entre dois nomes. Caso o nome abreviado esteja no final do campo, não deve ser incluído o ponto final.

Exemplo:
Souza, J. P

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A afiliação do autor é a informação que indica o nome da instituição a qual o autor possui vínculo de trabalho ou de estudo quando da realização da pesquisa e publicação do documento. O preenchimento do campo deve incluir o nome da instituição e suas subdivisões, registrados nos diversos níveis hierárquicos, do maior para o menor, juntamente com a cidade e país onde a instituição se localiza. A afiliação deve ser registrada por extenso, exceto nos casos em que constar somente a sigla (forma abreviada do nome da instituição). No caso de constarem ambas as versões, damos preferência para o nome por extenso. Caso o autor esteja vinculado à mais de uma instituição, somente a informação da primeira afiliação institucional apresentada no documento será registrada ou preferencialmente a que estiver localizada na América Latina. A titulação (doutor, mestre, etc.), cargos (professor, chefe, coordenador, etc.) ou minibiografia do autor não deve ser incluída no campo Autor pessoal.  Quando não há informações sobre afiliação institucional ou somente informações como “doutor”, “mestre”, “licenciado pela” o campo deve ser preenchido com a informação s.af (=sem afiliação). 

Exemplo: 

Afiliação – Instituição nível 1: Universidade Federal de São Paulo 

Afiliação – Instituição nível 2:Escola Paulista de Medicina 

Afiliação – Instituição nível 3:Programa de Pós-Graduação em Medicina (Otorrinolaringologia) 

Afiliação – Cidade: São Paulo 

Afiliação – País: Brasil 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. O nome da instituição só deve ser registrado no campo de afiliação se o autor ainda estiver vinculado a ela ou se o trabalho foi realizado durante o período de vínculo. Cabe ao próprio autor incluir essa informação no documento. Caso o documento apresente apenas informações de titulação, como “doutor”, “mestre” ou “licenciado pela”, o campo de afiliação deve ser preenchido com “s.af” (sem afiliação).  O nome da instituição deve ser registrado apenas se houver indicações de vínculo atual, como “doutorando” ou “mestrando”, pois isso indica que o autor ainda está afiliado à instituição.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Se o autor estiver vinculado a mais de uma instituição, deve-se registrar apenas uma afiliação no campo apropriado. Priorize a primeira instituição mencionada no documento ou, preferencialmente, aquela localizada na América Latina.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A expressão s.af significa sem afiliação e é utilizada para preencher o campo da afiliação quando o documento não trouxer informações sobre a instituição a qual o autor é vinculado. Não devem ser incluídos espaços entre os termos s e af e nem ponto final após a expressão.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, se no campo da afiliação estiver registrada a expressão s.af, então os campos de país e cidade não devem ser preenchidos.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, no campo da cidade não devem ser registradas as siglas dos estados, somente os nomes das cidades.

Exemplo: Campinas

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

As palavras do título e subtítulo devem ser registradas de acordo com as regras gramaticais, em caixa baixa e somente com a primeira palavra do título ou nomes próprios iniciados em maiúscula. Os subtítulos devem ser separados dos títulos por dois pontos e um espaço.
Exemplo:
Por mais encontros entre a gestão editorial e institucional: reflexões sobre a Revista Enfermagem UERJ.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, no caso de documentos que apresentam títulos em mais de um idioma, todos devem ser registrados na sequência dada no documento, criando-se uma nova ocorrência ao clicar no botão Inserir Título, e selecionando-se o idioma correspondente a cada um deles. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Preencher este campo somente quando o título traduzido para o inglês não constar no documento. Nesses casos, o Documentalista realiza a tradução do título.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, as informações devem ser registradas nos campos correspondentes de acordo com as regras gramaticais. Portanto, devem ser registrados em maiúscula (caixa alta) somente as primeiras letras de cada campo e as que indicarem nomes próprios e siglas.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O único campo do sistema que permite que seja inserido ponto final após o registro dos dados é o campo do resumo. Em nenhum outro campo do sistema deve ser inserido ponto final.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todas as palavraschave que constam no documento, em todos os idiomas, devem ser registradas no sistema. Cada palavra-chave deve ser registrada em um campo, separadas umas das outras, indicando-se o idioma correspondente. Para adicionar mais campos de palavraschave, clicar em Adicionar Palavra-Chave. Recomenda-se que as palavraschave sejam iniciadas com letra maiúscula. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Caso o autor não tenha colocado palavraschave no documento, esse campo não deve ser preenchido. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todos os resumos que constarem no documento, em todos os idiomas, devem ser registrados no sistema, na sequência dada no documento. Para adicionar mais campos de resumos, clicar em Adicionar Resumo.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A disponibilização do texto completo contribui para o acesso equitativo e universal à informação em saúde, amplia a visibilidade do periódico, e é um requisito da base de dados LILACS, que desde 2018 somente indexa e mantem na coleção periódicos que disponibilizam o livre acesso aos artigos do periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Deve ser preenchido com a URL correspondente ao texto completo do artigo ou documento que está sendo descrito. Incluir link para todos os formatos/extensões disponíveis no portal: HTML, PDF, XML e outros, nessa ordem de prioridade, indicando-se o idioma do texto do documento.

Não inserir o link para o site da revista ou a do sumário do fascículo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, os links dos documentos devem ser sempre para o texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, sempre que houver versões do documento em outros idiomas, todos os links devem ser incluídos no mesmo registro, diferenciando-os pelo idioma. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Há uma ampla lista de formatos (tipos e extensões) de arquivo disponíveis no sistema. Por tratar-se arquivos textuais, os formatos usuais são HTML, PDF e XML (Extensible Markup Language) do texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. Recomenda-se sempre colar e editar o texto no bloco de notas, pois usualmente ocorrem junções entre palavras devido às quebras de linha, espaços em branco e códigos e caracteres estranhos são incluídos em palavras acentuadas e fórmulas que utilizam caracteres gregos e símbolos matemáticos. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Alguns caracteres que representam letras acentuadas, símbolos matemáticos ou gregos podem não ser reconhecidos pelo sistema quando foram copiados do documento e colados no sistema. Exemplos: aspas, cê-cedilha, porcentagem, alfa, beta, gama e letras acentuadas com til, acento agudo ou circunflexo. 

Para evitar que isso ocorra, as informações devem ser copiadas e coladas em um bloco de notas e, posteriormente, recortados e colados nos campos correspondentes. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Acesse https://lilacs.bvsalud.org e pesquise pelo Título abreviado do periódico utilizando o prefixo ta.

Caso não saiba o título abreviado, pesquise na lista de periódicos indexados na LILACS; 

Em senguida, no cluster Intervalo de ano de publicação inserir o respectivo ano e clicar
no botão de seta.

O resultado da pesquisa indica a quantidade e lista os artigos publicados. No caso do exemplo os artigos publicados pela Acta Paulista de Enfermagem em 2024.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Load More

Indexação de documentos na Metodologia LILACS

Incluir um novo fascículo, informando os dados do suplemento. Criar um novo artigo, e na planilha entrada de dados, preencher:  

Registrar novo fascículo, criar uma analítica (artigo/capítulo) e preencher os campos: 

– Autor pessoal: não preencher 

– Autor institucional: informar o nome da instituição organizadora do evento. 

– Título: preencher com o nome do evento como aparecer no documento. Em alguns casos aparece no documento apenas o nome do evento, em outros “Resumos do [nome do evento]” ou “Anais do [nome do evento]. 

Evento/Projeto: Incluir os dados do evento 

Exemplos: 

III Jornada de Iniciação Científica do INCA  

Resumos do III Congresso de Acadêmicos da Associação Paulista de Medicina 

Resumos dos trabalhos apresentados no XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Humana 

II Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: anais 

Anais da VIII Conferência Nacional de Saúde)  

Palavras-chave: não preencher 

Resumos: não preencher 

Eventos: Incluir os dados do evento. Clicando na interrogação, que abre a ajuda do sistema, note que aqui o nome do evento é incluído de forma diferente. (Exemplo: Simpósio de Plantas Medicinais no Brasil, 5). 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Quando você lê “Fonte” em qualquer lugar do sistema FI-Admin, significa que você está criando ou editando os dados do livro, documento não convencional, tese, dissertação ou periódico (série periódica) no todo, e quando você lê “Analítica” está criando ou editando dados da parte de um documento em nível monográfico, ou seja, capítulo, parte de um livro, tese ou documento não convencional ou do artigo de periódico, se está descrevendo um periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O volume deve ser registrado em números arábicos. Se ele for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/). 

Exemplos: 

2 

123 

10/11 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O número do fascículo deve ser registrado em algarismos arábicos. Havendo informações complementares tais como: número especial, número comemorativo ou suplemento, deve-se registrá-las após o número do fascículo, separadas por vírgula e sem espaço. Se o fascículo for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/).

Exemplos:

a7

3,n.esp

supl.3

3,supl

2/3

2A

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Esse campo deve ser preenchido com a data de publicação do documento, e não a data de inserção do fascículo no sistema. Ela deve ser registrada no idioma do documento, omitindo-se as preposições, e os meses devem ser abreviados, conforme a Tabela de Abreviaturas dos Meses. É um campo obrigatório e não se permite mais o uso de da sigla “s.d” porque documentação sem a indicação clara da data de publicação é considerado incompleto e um risco quanto à confiabilidade dos dados apresentados. 

Exemplos: 

July-Dec. 1993 

sept. 1992 

1993 

ago.-out. 1991 

nov. 1993-jan. 1994 

July 6, 2000 

[1999?] 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O registro de informação neste campo está condicionado ao preenchimento do campo Data de Publicação. A data de publicação normalizada deve ser registrada seguindo a norma ISO 8601:1988, ou seja, o ano nos quatro primeiros dígitos e, somente se constar na data de publicação, o mês nos dois dígitos seguintes e o dia nos dois últimos. Quando não houver mês ou dia de publicação, preencher os espaços correspondentes com zeros. De acordo com a maioria das normas de publicação adotadas pelos editores, os periódicos científicos não apresentam dia de publicação, apenas mês e ano. Se a data se referir a um período de tempo, registra-se a última do período.

Exemplos:

Data de publicação: 2008, então Data normalizada: 20080000

Data de publicação: set. 2009, então Data normalizada: 20090900

Data de publicação: jan.-mar. 2010, então Data normalizada: 20100300

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nome da pessoa responsável pelo conteúdo intelectual do documento, acompanhado da instituição à qual pertence.

• Registramos o sobrenome e nome separadamente.
• Registra a afiliação institucional, de forma hierárquica, do mais genérico para o mais específico;
• Cidade da instituição à qual é filiado;
• Pais da instituição à qual é filiado;
• Não preencher o campo de “Responsabilidade” a menos que cumpram função de editor, compilador, coordenador ou organizador. (Na Metodologia LILACS, a ausência de preenchimento do grau de responsabilidade indica que ele é o autor da obra);
• Incluir número identificador persistente ORCID ou outro.

Caso haja mais de um autor, clicar em “Inserir Autor” para registrar os demais.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O campo Autor pessoal deve ser preenchido assim como nas referências bibliográficas: o nome do autor geralmente é preenchido na ordem inversa, ou seja, com o último sobrenome do autor, seguido do primeiro nome. 

Exemplo: 

Souza, João Paulo de 

Contudo, nos casos em que constar informações como Filho, Neto, Júnior, deve-se registrar também o sobrenome que antecede essa informação. 

Exemplo: 

Souza Filho, João Paulo de 

No caso de nomes de autores no idioma espanhol, no campo do sobrenome deve-se registrar o sobrenome do meio, seguido do último. 

Exemplo: 

Contreras Toro, Laura Beatriz 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nos sobrenomes abreviados dos autores, o ponto final deve constar somente quando a abreviação estiver entre dois nomes. Caso o nome abreviado esteja no final do campo, não deve ser incluído o ponto final.

Exemplo:
Souza, J. P

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A afiliação do autor é a informação que indica o nome da instituição a qual o autor possui vínculo de trabalho ou de estudo quando da realização da pesquisa e publicação do documento. O preenchimento do campo deve incluir o nome da instituição e suas subdivisões, registrados nos diversos níveis hierárquicos, do maior para o menor, juntamente com a cidade e país onde a instituição se localiza. A afiliação deve ser registrada por extenso, exceto nos casos em que constar somente a sigla (forma abreviada do nome da instituição). No caso de constarem ambas as versões, damos preferência para o nome por extenso. Caso o autor esteja vinculado à mais de uma instituição, somente a informação da primeira afiliação institucional apresentada no documento será registrada ou preferencialmente a que estiver localizada na América Latina. A titulação (doutor, mestre, etc.), cargos (professor, chefe, coordenador, etc.) ou minibiografia do autor não deve ser incluída no campo Autor pessoal.  Quando não há informações sobre afiliação institucional ou somente informações como “doutor”, “mestre”, “licenciado pela” o campo deve ser preenchido com a informação s.af (=sem afiliação). 

Exemplo: 

Afiliação – Instituição nível 1: Universidade Federal de São Paulo 

Afiliação – Instituição nível 2:Escola Paulista de Medicina 

Afiliação – Instituição nível 3:Programa de Pós-Graduação em Medicina (Otorrinolaringologia) 

Afiliação – Cidade: São Paulo 

Afiliação – País: Brasil 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. O nome da instituição só deve ser registrado no campo de afiliação se o autor ainda estiver vinculado a ela ou se o trabalho foi realizado durante o período de vínculo. Cabe ao próprio autor incluir essa informação no documento. Caso o documento apresente apenas informações de titulação, como “doutor”, “mestre” ou “licenciado pela”, o campo de afiliação deve ser preenchido com “s.af” (sem afiliação).  O nome da instituição deve ser registrado apenas se houver indicações de vínculo atual, como “doutorando” ou “mestrando”, pois isso indica que o autor ainda está afiliado à instituição.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Se o autor estiver vinculado a mais de uma instituição, deve-se registrar apenas uma afiliação no campo apropriado. Priorize a primeira instituição mencionada no documento ou, preferencialmente, aquela localizada na América Latina.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A expressão s.af significa sem afiliação e é utilizada para preencher o campo da afiliação quando o documento não trouxer informações sobre a instituição a qual o autor é vinculado. Não devem ser incluídos espaços entre os termos s e af e nem ponto final após a expressão.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, se no campo da afiliação estiver registrada a expressão s.af, então os campos de país e cidade não devem ser preenchidos.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, no campo da cidade não devem ser registradas as siglas dos estados, somente os nomes das cidades.

Exemplo: Campinas

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

As palavras do título e subtítulo devem ser registradas de acordo com as regras gramaticais, em caixa baixa e somente com a primeira palavra do título ou nomes próprios iniciados em maiúscula. Os subtítulos devem ser separados dos títulos por dois pontos e um espaço.
Exemplo:
Por mais encontros entre a gestão editorial e institucional: reflexões sobre a Revista Enfermagem UERJ.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, no caso de documentos que apresentam títulos em mais de um idioma, todos devem ser registrados na sequência dada no documento, criando-se uma nova ocorrência ao clicar no botão Inserir Título, e selecionando-se o idioma correspondente a cada um deles. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Preencher este campo somente quando o título traduzido para o inglês não constar no documento. Nesses casos, o Documentalista realiza a tradução do título.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, as informações devem ser registradas nos campos correspondentes de acordo com as regras gramaticais. Portanto, devem ser registrados em maiúscula (caixa alta) somente as primeiras letras de cada campo e as que indicarem nomes próprios e siglas.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O único campo do sistema que permite que seja inserido ponto final após o registro dos dados é o campo do resumo. Em nenhum outro campo do sistema deve ser inserido ponto final.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todas as palavraschave que constam no documento, em todos os idiomas, devem ser registradas no sistema. Cada palavra-chave deve ser registrada em um campo, separadas umas das outras, indicando-se o idioma correspondente. Para adicionar mais campos de palavraschave, clicar em Adicionar Palavra-Chave. Recomenda-se que as palavraschave sejam iniciadas com letra maiúscula. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Caso o autor não tenha colocado palavraschave no documento, esse campo não deve ser preenchido. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todos os resumos que constarem no documento, em todos os idiomas, devem ser registrados no sistema, na sequência dada no documento. Para adicionar mais campos de resumos, clicar em Adicionar Resumo.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A disponibilização do texto completo contribui para o acesso equitativo e universal à informação em saúde, amplia a visibilidade do periódico, e é um requisito da base de dados LILACS, que desde 2018 somente indexa e mantem na coleção periódicos que disponibilizam o livre acesso aos artigos do periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Deve ser preenchido com a URL correspondente ao texto completo do artigo ou documento que está sendo descrito. Incluir link para todos os formatos/extensões disponíveis no portal: HTML, PDF, XML e outros, nessa ordem de prioridade, indicando-se o idioma do texto do documento.

Não inserir o link para o site da revista ou a do sumário do fascículo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, os links dos documentos devem ser sempre para o texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, sempre que houver versões do documento em outros idiomas, todos os links devem ser incluídos no mesmo registro, diferenciando-os pelo idioma. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Há uma ampla lista de formatos (tipos e extensões) de arquivo disponíveis no sistema. Por tratar-se arquivos textuais, os formatos usuais são HTML, PDF e XML (Extensible Markup Language) do texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. Recomenda-se sempre colar e editar o texto no bloco de notas, pois usualmente ocorrem junções entre palavras devido às quebras de linha, espaços em branco e códigos e caracteres estranhos são incluídos em palavras acentuadas e fórmulas que utilizam caracteres gregos e símbolos matemáticos. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Alguns caracteres que representam letras acentuadas, símbolos matemáticos ou gregos podem não ser reconhecidos pelo sistema quando foram copiados do documento e colados no sistema. Exemplos: aspas, cê-cedilha, porcentagem, alfa, beta, gama e letras acentuadas com til, acento agudo ou circunflexo. 

Para evitar que isso ocorra, as informações devem ser copiadas e coladas em um bloco de notas e, posteriormente, recortados e colados nos campos correspondentes. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Acesse https://lilacs.bvsalud.org e pesquise pelo Título abreviado do periódico utilizando o prefixo ta.

Caso não saiba o título abreviado, pesquise na lista de periódicos indexados na LILACS; 

Em senguida, no cluster Intervalo de ano de publicação inserir o respectivo ano e clicar
no botão de seta.

O resultado da pesquisa indica a quantidade e lista os artigos publicados. No caso do exemplo os artigos publicados pela Acta Paulista de Enfermagem em 2024.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Load More

Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Incluir um novo fascículo, informando os dados do suplemento. Criar um novo artigo, e na planilha entrada de dados, preencher:  

Registrar novo fascículo, criar uma analítica (artigo/capítulo) e preencher os campos: 

– Autor pessoal: não preencher 

– Autor institucional: informar o nome da instituição organizadora do evento. 

– Título: preencher com o nome do evento como aparecer no documento. Em alguns casos aparece no documento apenas o nome do evento, em outros “Resumos do [nome do evento]” ou “Anais do [nome do evento]. 

Evento/Projeto: Incluir os dados do evento 

Exemplos: 

III Jornada de Iniciação Científica do INCA  

Resumos do III Congresso de Acadêmicos da Associação Paulista de Medicina 

Resumos dos trabalhos apresentados no XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Humana 

II Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: anais 

Anais da VIII Conferência Nacional de Saúde)  

Palavras-chave: não preencher 

Resumos: não preencher 

Eventos: Incluir os dados do evento. Clicando na interrogação, que abre a ajuda do sistema, note que aqui o nome do evento é incluído de forma diferente. (Exemplo: Simpósio de Plantas Medicinais no Brasil, 5). 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Quando você lê “Fonte” em qualquer lugar do sistema FI-Admin, significa que você está criando ou editando os dados do livro, documento não convencional, tese, dissertação ou periódico (série periódica) no todo, e quando você lê “Analítica” está criando ou editando dados da parte de um documento em nível monográfico, ou seja, capítulo, parte de um livro, tese ou documento não convencional ou do artigo de periódico, se está descrevendo um periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O volume deve ser registrado em números arábicos. Se ele for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/). 

Exemplos: 

2 

123 

10/11 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O número do fascículo deve ser registrado em algarismos arábicos. Havendo informações complementares tais como: número especial, número comemorativo ou suplemento, deve-se registrá-las após o número do fascículo, separadas por vírgula e sem espaço. Se o fascículo for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/).

Exemplos:

a7

3,n.esp

supl.3

3,supl

2/3

2A

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Esse campo deve ser preenchido com a data de publicação do documento, e não a data de inserção do fascículo no sistema. Ela deve ser registrada no idioma do documento, omitindo-se as preposições, e os meses devem ser abreviados, conforme a Tabela de Abreviaturas dos Meses. É um campo obrigatório e não se permite mais o uso de da sigla “s.d” porque documentação sem a indicação clara da data de publicação é considerado incompleto e um risco quanto à confiabilidade dos dados apresentados. 

Exemplos: 

July-Dec. 1993 

sept. 1992 

1993 

ago.-out. 1991 

nov. 1993-jan. 1994 

July 6, 2000 

[1999?] 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O registro de informação neste campo está condicionado ao preenchimento do campo Data de Publicação. A data de publicação normalizada deve ser registrada seguindo a norma ISO 8601:1988, ou seja, o ano nos quatro primeiros dígitos e, somente se constar na data de publicação, o mês nos dois dígitos seguintes e o dia nos dois últimos. Quando não houver mês ou dia de publicação, preencher os espaços correspondentes com zeros. De acordo com a maioria das normas de publicação adotadas pelos editores, os periódicos científicos não apresentam dia de publicação, apenas mês e ano. Se a data se referir a um período de tempo, registra-se a última do período.

Exemplos:

Data de publicação: 2008, então Data normalizada: 20080000

Data de publicação: set. 2009, então Data normalizada: 20090900

Data de publicação: jan.-mar. 2010, então Data normalizada: 20100300

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nome da pessoa responsável pelo conteúdo intelectual do documento, acompanhado da instituição à qual pertence.

• Registramos o sobrenome e nome separadamente.
• Registra a afiliação institucional, de forma hierárquica, do mais genérico para o mais específico;
• Cidade da instituição à qual é filiado;
• Pais da instituição à qual é filiado;
• Não preencher o campo de “Responsabilidade” a menos que cumpram função de editor, compilador, coordenador ou organizador. (Na Metodologia LILACS, a ausência de preenchimento do grau de responsabilidade indica que ele é o autor da obra);
• Incluir número identificador persistente ORCID ou outro.

Caso haja mais de um autor, clicar em “Inserir Autor” para registrar os demais.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O campo Autor pessoal deve ser preenchido assim como nas referências bibliográficas: o nome do autor geralmente é preenchido na ordem inversa, ou seja, com o último sobrenome do autor, seguido do primeiro nome. 

Exemplo: 

Souza, João Paulo de 

Contudo, nos casos em que constar informações como Filho, Neto, Júnior, deve-se registrar também o sobrenome que antecede essa informação. 

Exemplo: 

Souza Filho, João Paulo de 

No caso de nomes de autores no idioma espanhol, no campo do sobrenome deve-se registrar o sobrenome do meio, seguido do último. 

Exemplo: 

Contreras Toro, Laura Beatriz 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nos sobrenomes abreviados dos autores, o ponto final deve constar somente quando a abreviação estiver entre dois nomes. Caso o nome abreviado esteja no final do campo, não deve ser incluído o ponto final.

Exemplo:
Souza, J. P

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A afiliação do autor é a informação que indica o nome da instituição a qual o autor possui vínculo de trabalho ou de estudo quando da realização da pesquisa e publicação do documento. O preenchimento do campo deve incluir o nome da instituição e suas subdivisões, registrados nos diversos níveis hierárquicos, do maior para o menor, juntamente com a cidade e país onde a instituição se localiza. A afiliação deve ser registrada por extenso, exceto nos casos em que constar somente a sigla (forma abreviada do nome da instituição). No caso de constarem ambas as versões, damos preferência para o nome por extenso. Caso o autor esteja vinculado à mais de uma instituição, somente a informação da primeira afiliação institucional apresentada no documento será registrada ou preferencialmente a que estiver localizada na América Latina. A titulação (doutor, mestre, etc.), cargos (professor, chefe, coordenador, etc.) ou minibiografia do autor não deve ser incluída no campo Autor pessoal.  Quando não há informações sobre afiliação institucional ou somente informações como “doutor”, “mestre”, “licenciado pela” o campo deve ser preenchido com a informação s.af (=sem afiliação). 

Exemplo: 

Afiliação – Instituição nível 1: Universidade Federal de São Paulo 

Afiliação – Instituição nível 2:Escola Paulista de Medicina 

Afiliação – Instituição nível 3:Programa de Pós-Graduação em Medicina (Otorrinolaringologia) 

Afiliação – Cidade: São Paulo 

Afiliação – País: Brasil 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. O nome da instituição só deve ser registrado no campo de afiliação se o autor ainda estiver vinculado a ela ou se o trabalho foi realizado durante o período de vínculo. Cabe ao próprio autor incluir essa informação no documento. Caso o documento apresente apenas informações de titulação, como “doutor”, “mestre” ou “licenciado pela”, o campo de afiliação deve ser preenchido com “s.af” (sem afiliação).  O nome da instituição deve ser registrado apenas se houver indicações de vínculo atual, como “doutorando” ou “mestrando”, pois isso indica que o autor ainda está afiliado à instituição.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Se o autor estiver vinculado a mais de uma instituição, deve-se registrar apenas uma afiliação no campo apropriado. Priorize a primeira instituição mencionada no documento ou, preferencialmente, aquela localizada na América Latina.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A expressão s.af significa sem afiliação e é utilizada para preencher o campo da afiliação quando o documento não trouxer informações sobre a instituição a qual o autor é vinculado. Não devem ser incluídos espaços entre os termos s e af e nem ponto final após a expressão.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, se no campo da afiliação estiver registrada a expressão s.af, então os campos de país e cidade não devem ser preenchidos.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, no campo da cidade não devem ser registradas as siglas dos estados, somente os nomes das cidades.

Exemplo: Campinas

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

As palavras do título e subtítulo devem ser registradas de acordo com as regras gramaticais, em caixa baixa e somente com a primeira palavra do título ou nomes próprios iniciados em maiúscula. Os subtítulos devem ser separados dos títulos por dois pontos e um espaço.
Exemplo:
Por mais encontros entre a gestão editorial e institucional: reflexões sobre a Revista Enfermagem UERJ.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, no caso de documentos que apresentam títulos em mais de um idioma, todos devem ser registrados na sequência dada no documento, criando-se uma nova ocorrência ao clicar no botão Inserir Título, e selecionando-se o idioma correspondente a cada um deles. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Preencher este campo somente quando o título traduzido para o inglês não constar no documento. Nesses casos, o Documentalista realiza a tradução do título.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, as informações devem ser registradas nos campos correspondentes de acordo com as regras gramaticais. Portanto, devem ser registrados em maiúscula (caixa alta) somente as primeiras letras de cada campo e as que indicarem nomes próprios e siglas.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O único campo do sistema que permite que seja inserido ponto final após o registro dos dados é o campo do resumo. Em nenhum outro campo do sistema deve ser inserido ponto final.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todas as palavraschave que constam no documento, em todos os idiomas, devem ser registradas no sistema. Cada palavra-chave deve ser registrada em um campo, separadas umas das outras, indicando-se o idioma correspondente. Para adicionar mais campos de palavraschave, clicar em Adicionar Palavra-Chave. Recomenda-se que as palavraschave sejam iniciadas com letra maiúscula. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Caso o autor não tenha colocado palavraschave no documento, esse campo não deve ser preenchido. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todos os resumos que constarem no documento, em todos os idiomas, devem ser registrados no sistema, na sequência dada no documento. Para adicionar mais campos de resumos, clicar em Adicionar Resumo.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A disponibilização do texto completo contribui para o acesso equitativo e universal à informação em saúde, amplia a visibilidade do periódico, e é um requisito da base de dados LILACS, que desde 2018 somente indexa e mantem na coleção periódicos que disponibilizam o livre acesso aos artigos do periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Deve ser preenchido com a URL correspondente ao texto completo do artigo ou documento que está sendo descrito. Incluir link para todos os formatos/extensões disponíveis no portal: HTML, PDF, XML e outros, nessa ordem de prioridade, indicando-se o idioma do texto do documento.

Não inserir o link para o site da revista ou a do sumário do fascículo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, os links dos documentos devem ser sempre para o texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, sempre que houver versões do documento em outros idiomas, todos os links devem ser incluídos no mesmo registro, diferenciando-os pelo idioma. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Há uma ampla lista de formatos (tipos e extensões) de arquivo disponíveis no sistema. Por tratar-se arquivos textuais, os formatos usuais são HTML, PDF e XML (Extensible Markup Language) do texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. Recomenda-se sempre colar e editar o texto no bloco de notas, pois usualmente ocorrem junções entre palavras devido às quebras de linha, espaços em branco e códigos e caracteres estranhos são incluídos em palavras acentuadas e fórmulas que utilizam caracteres gregos e símbolos matemáticos. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Alguns caracteres que representam letras acentuadas, símbolos matemáticos ou gregos podem não ser reconhecidos pelo sistema quando foram copiados do documento e colados no sistema. Exemplos: aspas, cê-cedilha, porcentagem, alfa, beta, gama e letras acentuadas com til, acento agudo ou circunflexo. 

Para evitar que isso ocorra, as informações devem ser copiadas e coladas em um bloco de notas e, posteriormente, recortados e colados nos campos correspondentes. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Acesse https://lilacs.bvsalud.org e pesquise pelo Título abreviado do periódico utilizando o prefixo ta.

Caso não saiba o título abreviado, pesquise na lista de periódicos indexados na LILACS; 

Em senguida, no cluster Intervalo de ano de publicação inserir o respectivo ano e clicar
no botão de seta.

O resultado da pesquisa indica a quantidade e lista os artigos publicados. No caso do exemplo os artigos publicados pela Acta Paulista de Enfermagem em 2024.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Load More

Rede LILACS

Incluir um novo fascículo, informando os dados do suplemento. Criar um novo artigo, e na planilha entrada de dados, preencher:  

Registrar novo fascículo, criar uma analítica (artigo/capítulo) e preencher os campos: 

– Autor pessoal: não preencher 

– Autor institucional: informar o nome da instituição organizadora do evento. 

– Título: preencher com o nome do evento como aparecer no documento. Em alguns casos aparece no documento apenas o nome do evento, em outros “Resumos do [nome do evento]” ou “Anais do [nome do evento]. 

Evento/Projeto: Incluir os dados do evento 

Exemplos: 

III Jornada de Iniciação Científica do INCA  

Resumos do III Congresso de Acadêmicos da Associação Paulista de Medicina 

Resumos dos trabalhos apresentados no XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Humana 

II Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: anais 

Anais da VIII Conferência Nacional de Saúde)  

Palavras-chave: não preencher 

Resumos: não preencher 

Eventos: Incluir os dados do evento. Clicando na interrogação, que abre a ajuda do sistema, note que aqui o nome do evento é incluído de forma diferente. (Exemplo: Simpósio de Plantas Medicinais no Brasil, 5). 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Quando você lê “Fonte” em qualquer lugar do sistema FI-Admin, significa que você está criando ou editando os dados do livro, documento não convencional, tese, dissertação ou periódico (série periódica) no todo, e quando você lê “Analítica” está criando ou editando dados da parte de um documento em nível monográfico, ou seja, capítulo, parte de um livro, tese ou documento não convencional ou do artigo de periódico, se está descrevendo um periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O volume deve ser registrado em números arábicos. Se ele for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/). 

Exemplos: 

2 

123 

10/11 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O número do fascículo deve ser registrado em algarismos arábicos. Havendo informações complementares tais como: número especial, número comemorativo ou suplemento, deve-se registrá-las após o número do fascículo, separadas por vírgula e sem espaço. Se o fascículo for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/).

Exemplos:

a7

3,n.esp

supl.3

3,supl

2/3

2A

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Esse campo deve ser preenchido com a data de publicação do documento, e não a data de inserção do fascículo no sistema. Ela deve ser registrada no idioma do documento, omitindo-se as preposições, e os meses devem ser abreviados, conforme a Tabela de Abreviaturas dos Meses. É um campo obrigatório e não se permite mais o uso de da sigla “s.d” porque documentação sem a indicação clara da data de publicação é considerado incompleto e um risco quanto à confiabilidade dos dados apresentados. 

Exemplos: 

July-Dec. 1993 

sept. 1992 

1993 

ago.-out. 1991 

nov. 1993-jan. 1994 

July 6, 2000 

[1999?] 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O registro de informação neste campo está condicionado ao preenchimento do campo Data de Publicação. A data de publicação normalizada deve ser registrada seguindo a norma ISO 8601:1988, ou seja, o ano nos quatro primeiros dígitos e, somente se constar na data de publicação, o mês nos dois dígitos seguintes e o dia nos dois últimos. Quando não houver mês ou dia de publicação, preencher os espaços correspondentes com zeros. De acordo com a maioria das normas de publicação adotadas pelos editores, os periódicos científicos não apresentam dia de publicação, apenas mês e ano. Se a data se referir a um período de tempo, registra-se a última do período.

Exemplos:

Data de publicação: 2008, então Data normalizada: 20080000

Data de publicação: set. 2009, então Data normalizada: 20090900

Data de publicação: jan.-mar. 2010, então Data normalizada: 20100300

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nome da pessoa responsável pelo conteúdo intelectual do documento, acompanhado da instituição à qual pertence.

• Registramos o sobrenome e nome separadamente.
• Registra a afiliação institucional, de forma hierárquica, do mais genérico para o mais específico;
• Cidade da instituição à qual é filiado;
• Pais da instituição à qual é filiado;
• Não preencher o campo de “Responsabilidade” a menos que cumpram função de editor, compilador, coordenador ou organizador. (Na Metodologia LILACS, a ausência de preenchimento do grau de responsabilidade indica que ele é o autor da obra);
• Incluir número identificador persistente ORCID ou outro.

Caso haja mais de um autor, clicar em “Inserir Autor” para registrar os demais.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O campo Autor pessoal deve ser preenchido assim como nas referências bibliográficas: o nome do autor geralmente é preenchido na ordem inversa, ou seja, com o último sobrenome do autor, seguido do primeiro nome. 

Exemplo: 

Souza, João Paulo de 

Contudo, nos casos em que constar informações como Filho, Neto, Júnior, deve-se registrar também o sobrenome que antecede essa informação. 

Exemplo: 

Souza Filho, João Paulo de 

No caso de nomes de autores no idioma espanhol, no campo do sobrenome deve-se registrar o sobrenome do meio, seguido do último. 

Exemplo: 

Contreras Toro, Laura Beatriz 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nos sobrenomes abreviados dos autores, o ponto final deve constar somente quando a abreviação estiver entre dois nomes. Caso o nome abreviado esteja no final do campo, não deve ser incluído o ponto final.

Exemplo:
Souza, J. P

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A afiliação do autor é a informação que indica o nome da instituição a qual o autor possui vínculo de trabalho ou de estudo quando da realização da pesquisa e publicação do documento. O preenchimento do campo deve incluir o nome da instituição e suas subdivisões, registrados nos diversos níveis hierárquicos, do maior para o menor, juntamente com a cidade e país onde a instituição se localiza. A afiliação deve ser registrada por extenso, exceto nos casos em que constar somente a sigla (forma abreviada do nome da instituição). No caso de constarem ambas as versões, damos preferência para o nome por extenso. Caso o autor esteja vinculado à mais de uma instituição, somente a informação da primeira afiliação institucional apresentada no documento será registrada ou preferencialmente a que estiver localizada na América Latina. A titulação (doutor, mestre, etc.), cargos (professor, chefe, coordenador, etc.) ou minibiografia do autor não deve ser incluída no campo Autor pessoal.  Quando não há informações sobre afiliação institucional ou somente informações como “doutor”, “mestre”, “licenciado pela” o campo deve ser preenchido com a informação s.af (=sem afiliação). 

Exemplo: 

Afiliação – Instituição nível 1: Universidade Federal de São Paulo 

Afiliação – Instituição nível 2:Escola Paulista de Medicina 

Afiliação – Instituição nível 3:Programa de Pós-Graduação em Medicina (Otorrinolaringologia) 

Afiliação – Cidade: São Paulo 

Afiliação – País: Brasil 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. O nome da instituição só deve ser registrado no campo de afiliação se o autor ainda estiver vinculado a ela ou se o trabalho foi realizado durante o período de vínculo. Cabe ao próprio autor incluir essa informação no documento. Caso o documento apresente apenas informações de titulação, como “doutor”, “mestre” ou “licenciado pela”, o campo de afiliação deve ser preenchido com “s.af” (sem afiliação).  O nome da instituição deve ser registrado apenas se houver indicações de vínculo atual, como “doutorando” ou “mestrando”, pois isso indica que o autor ainda está afiliado à instituição.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Se o autor estiver vinculado a mais de uma instituição, deve-se registrar apenas uma afiliação no campo apropriado. Priorize a primeira instituição mencionada no documento ou, preferencialmente, aquela localizada na América Latina.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A expressão s.af significa sem afiliação e é utilizada para preencher o campo da afiliação quando o documento não trouxer informações sobre a instituição a qual o autor é vinculado. Não devem ser incluídos espaços entre os termos s e af e nem ponto final após a expressão.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, se no campo da afiliação estiver registrada a expressão s.af, então os campos de país e cidade não devem ser preenchidos.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, no campo da cidade não devem ser registradas as siglas dos estados, somente os nomes das cidades.

Exemplo: Campinas

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

As palavras do título e subtítulo devem ser registradas de acordo com as regras gramaticais, em caixa baixa e somente com a primeira palavra do título ou nomes próprios iniciados em maiúscula. Os subtítulos devem ser separados dos títulos por dois pontos e um espaço.
Exemplo:
Por mais encontros entre a gestão editorial e institucional: reflexões sobre a Revista Enfermagem UERJ.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, no caso de documentos que apresentam títulos em mais de um idioma, todos devem ser registrados na sequência dada no documento, criando-se uma nova ocorrência ao clicar no botão Inserir Título, e selecionando-se o idioma correspondente a cada um deles. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Preencher este campo somente quando o título traduzido para o inglês não constar no documento. Nesses casos, o Documentalista realiza a tradução do título.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, as informações devem ser registradas nos campos correspondentes de acordo com as regras gramaticais. Portanto, devem ser registrados em maiúscula (caixa alta) somente as primeiras letras de cada campo e as que indicarem nomes próprios e siglas.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O único campo do sistema que permite que seja inserido ponto final após o registro dos dados é o campo do resumo. Em nenhum outro campo do sistema deve ser inserido ponto final.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todas as palavraschave que constam no documento, em todos os idiomas, devem ser registradas no sistema. Cada palavra-chave deve ser registrada em um campo, separadas umas das outras, indicando-se o idioma correspondente. Para adicionar mais campos de palavraschave, clicar em Adicionar Palavra-Chave. Recomenda-se que as palavraschave sejam iniciadas com letra maiúscula. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Caso o autor não tenha colocado palavraschave no documento, esse campo não deve ser preenchido. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todos os resumos que constarem no documento, em todos os idiomas, devem ser registrados no sistema, na sequência dada no documento. Para adicionar mais campos de resumos, clicar em Adicionar Resumo.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A disponibilização do texto completo contribui para o acesso equitativo e universal à informação em saúde, amplia a visibilidade do periódico, e é um requisito da base de dados LILACS, que desde 2018 somente indexa e mantem na coleção periódicos que disponibilizam o livre acesso aos artigos do periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Deve ser preenchido com a URL correspondente ao texto completo do artigo ou documento que está sendo descrito. Incluir link para todos os formatos/extensões disponíveis no portal: HTML, PDF, XML e outros, nessa ordem de prioridade, indicando-se o idioma do texto do documento.

Não inserir o link para o site da revista ou a do sumário do fascículo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, os links dos documentos devem ser sempre para o texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, sempre que houver versões do documento em outros idiomas, todos os links devem ser incluídos no mesmo registro, diferenciando-os pelo idioma. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Há uma ampla lista de formatos (tipos e extensões) de arquivo disponíveis no sistema. Por tratar-se arquivos textuais, os formatos usuais são HTML, PDF e XML (Extensible Markup Language) do texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. Recomenda-se sempre colar e editar o texto no bloco de notas, pois usualmente ocorrem junções entre palavras devido às quebras de linha, espaços em branco e códigos e caracteres estranhos são incluídos em palavras acentuadas e fórmulas que utilizam caracteres gregos e símbolos matemáticos. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Alguns caracteres que representam letras acentuadas, símbolos matemáticos ou gregos podem não ser reconhecidos pelo sistema quando foram copiados do documento e colados no sistema. Exemplos: aspas, cê-cedilha, porcentagem, alfa, beta, gama e letras acentuadas com til, acento agudo ou circunflexo. 

Para evitar que isso ocorra, as informações devem ser copiadas e coladas em um bloco de notas e, posteriormente, recortados e colados nos campos correspondentes. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Acesse https://lilacs.bvsalud.org e pesquise pelo Título abreviado do periódico utilizando o prefixo ta.

Caso não saiba o título abreviado, pesquise na lista de periódicos indexados na LILACS; 

Em senguida, no cluster Intervalo de ano de publicação inserir o respectivo ano e clicar
no botão de seta.

O resultado da pesquisa indica a quantidade e lista os artigos publicados. No caso do exemplo os artigos publicados pela Acta Paulista de Enfermagem em 2024.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Load More

Como pesquisar

Incluir um novo fascículo, informando os dados do suplemento. Criar um novo artigo, e na planilha entrada de dados, preencher:  

Registrar novo fascículo, criar uma analítica (artigo/capítulo) e preencher os campos: 

– Autor pessoal: não preencher 

– Autor institucional: informar o nome da instituição organizadora do evento. 

– Título: preencher com o nome do evento como aparecer no documento. Em alguns casos aparece no documento apenas o nome do evento, em outros “Resumos do [nome do evento]” ou “Anais do [nome do evento]. 

Evento/Projeto: Incluir os dados do evento 

Exemplos: 

III Jornada de Iniciação Científica do INCA  

Resumos do III Congresso de Acadêmicos da Associação Paulista de Medicina 

Resumos dos trabalhos apresentados no XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Humana 

II Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: anais 

Anais da VIII Conferência Nacional de Saúde)  

Palavras-chave: não preencher 

Resumos: não preencher 

Eventos: Incluir os dados do evento. Clicando na interrogação, que abre a ajuda do sistema, note que aqui o nome do evento é incluído de forma diferente. (Exemplo: Simpósio de Plantas Medicinais no Brasil, 5). 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Quando você lê “Fonte” em qualquer lugar do sistema FI-Admin, significa que você está criando ou editando os dados do livro, documento não convencional, tese, dissertação ou periódico (série periódica) no todo, e quando você lê “Analítica” está criando ou editando dados da parte de um documento em nível monográfico, ou seja, capítulo, parte de um livro, tese ou documento não convencional ou do artigo de periódico, se está descrevendo um periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O volume deve ser registrado em números arábicos. Se ele for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/). 

Exemplos: 

2 

123 

10/11 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O número do fascículo deve ser registrado em algarismos arábicos. Havendo informações complementares tais como: número especial, número comemorativo ou suplemento, deve-se registrá-las após o número do fascículo, separadas por vírgula e sem espaço. Se o fascículo for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/).

Exemplos:

a7

3,n.esp

supl.3

3,supl

2/3

2A

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Esse campo deve ser preenchido com a data de publicação do documento, e não a data de inserção do fascículo no sistema. Ela deve ser registrada no idioma do documento, omitindo-se as preposições, e os meses devem ser abreviados, conforme a Tabela de Abreviaturas dos Meses. É um campo obrigatório e não se permite mais o uso de da sigla “s.d” porque documentação sem a indicação clara da data de publicação é considerado incompleto e um risco quanto à confiabilidade dos dados apresentados. 

Exemplos: 

July-Dec. 1993 

sept. 1992 

1993 

ago.-out. 1991 

nov. 1993-jan. 1994 

July 6, 2000 

[1999?] 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O registro de informação neste campo está condicionado ao preenchimento do campo Data de Publicação. A data de publicação normalizada deve ser registrada seguindo a norma ISO 8601:1988, ou seja, o ano nos quatro primeiros dígitos e, somente se constar na data de publicação, o mês nos dois dígitos seguintes e o dia nos dois últimos. Quando não houver mês ou dia de publicação, preencher os espaços correspondentes com zeros. De acordo com a maioria das normas de publicação adotadas pelos editores, os periódicos científicos não apresentam dia de publicação, apenas mês e ano. Se a data se referir a um período de tempo, registra-se a última do período.

Exemplos:

Data de publicação: 2008, então Data normalizada: 20080000

Data de publicação: set. 2009, então Data normalizada: 20090900

Data de publicação: jan.-mar. 2010, então Data normalizada: 20100300

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nome da pessoa responsável pelo conteúdo intelectual do documento, acompanhado da instituição à qual pertence.

• Registramos o sobrenome e nome separadamente.
• Registra a afiliação institucional, de forma hierárquica, do mais genérico para o mais específico;
• Cidade da instituição à qual é filiado;
• Pais da instituição à qual é filiado;
• Não preencher o campo de “Responsabilidade” a menos que cumpram função de editor, compilador, coordenador ou organizador. (Na Metodologia LILACS, a ausência de preenchimento do grau de responsabilidade indica que ele é o autor da obra);
• Incluir número identificador persistente ORCID ou outro.

Caso haja mais de um autor, clicar em “Inserir Autor” para registrar os demais.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O campo Autor pessoal deve ser preenchido assim como nas referências bibliográficas: o nome do autor geralmente é preenchido na ordem inversa, ou seja, com o último sobrenome do autor, seguido do primeiro nome. 

Exemplo: 

Souza, João Paulo de 

Contudo, nos casos em que constar informações como Filho, Neto, Júnior, deve-se registrar também o sobrenome que antecede essa informação. 

Exemplo: 

Souza Filho, João Paulo de 

No caso de nomes de autores no idioma espanhol, no campo do sobrenome deve-se registrar o sobrenome do meio, seguido do último. 

Exemplo: 

Contreras Toro, Laura Beatriz 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nos sobrenomes abreviados dos autores, o ponto final deve constar somente quando a abreviação estiver entre dois nomes. Caso o nome abreviado esteja no final do campo, não deve ser incluído o ponto final.

Exemplo:
Souza, J. P

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A afiliação do autor é a informação que indica o nome da instituição a qual o autor possui vínculo de trabalho ou de estudo quando da realização da pesquisa e publicação do documento. O preenchimento do campo deve incluir o nome da instituição e suas subdivisões, registrados nos diversos níveis hierárquicos, do maior para o menor, juntamente com a cidade e país onde a instituição se localiza. A afiliação deve ser registrada por extenso, exceto nos casos em que constar somente a sigla (forma abreviada do nome da instituição). No caso de constarem ambas as versões, damos preferência para o nome por extenso. Caso o autor esteja vinculado à mais de uma instituição, somente a informação da primeira afiliação institucional apresentada no documento será registrada ou preferencialmente a que estiver localizada na América Latina. A titulação (doutor, mestre, etc.), cargos (professor, chefe, coordenador, etc.) ou minibiografia do autor não deve ser incluída no campo Autor pessoal.  Quando não há informações sobre afiliação institucional ou somente informações como “doutor”, “mestre”, “licenciado pela” o campo deve ser preenchido com a informação s.af (=sem afiliação). 

Exemplo: 

Afiliação – Instituição nível 1: Universidade Federal de São Paulo 

Afiliação – Instituição nível 2:Escola Paulista de Medicina 

Afiliação – Instituição nível 3:Programa de Pós-Graduação em Medicina (Otorrinolaringologia) 

Afiliação – Cidade: São Paulo 

Afiliação – País: Brasil 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. O nome da instituição só deve ser registrado no campo de afiliação se o autor ainda estiver vinculado a ela ou se o trabalho foi realizado durante o período de vínculo. Cabe ao próprio autor incluir essa informação no documento. Caso o documento apresente apenas informações de titulação, como “doutor”, “mestre” ou “licenciado pela”, o campo de afiliação deve ser preenchido com “s.af” (sem afiliação).  O nome da instituição deve ser registrado apenas se houver indicações de vínculo atual, como “doutorando” ou “mestrando”, pois isso indica que o autor ainda está afiliado à instituição.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Se o autor estiver vinculado a mais de uma instituição, deve-se registrar apenas uma afiliação no campo apropriado. Priorize a primeira instituição mencionada no documento ou, preferencialmente, aquela localizada na América Latina.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A expressão s.af significa sem afiliação e é utilizada para preencher o campo da afiliação quando o documento não trouxer informações sobre a instituição a qual o autor é vinculado. Não devem ser incluídos espaços entre os termos s e af e nem ponto final após a expressão.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, se no campo da afiliação estiver registrada a expressão s.af, então os campos de país e cidade não devem ser preenchidos.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, no campo da cidade não devem ser registradas as siglas dos estados, somente os nomes das cidades.

Exemplo: Campinas

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

As palavras do título e subtítulo devem ser registradas de acordo com as regras gramaticais, em caixa baixa e somente com a primeira palavra do título ou nomes próprios iniciados em maiúscula. Os subtítulos devem ser separados dos títulos por dois pontos e um espaço.
Exemplo:
Por mais encontros entre a gestão editorial e institucional: reflexões sobre a Revista Enfermagem UERJ.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, no caso de documentos que apresentam títulos em mais de um idioma, todos devem ser registrados na sequência dada no documento, criando-se uma nova ocorrência ao clicar no botão Inserir Título, e selecionando-se o idioma correspondente a cada um deles. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Preencher este campo somente quando o título traduzido para o inglês não constar no documento. Nesses casos, o Documentalista realiza a tradução do título.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, as informações devem ser registradas nos campos correspondentes de acordo com as regras gramaticais. Portanto, devem ser registrados em maiúscula (caixa alta) somente as primeiras letras de cada campo e as que indicarem nomes próprios e siglas.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O único campo do sistema que permite que seja inserido ponto final após o registro dos dados é o campo do resumo. Em nenhum outro campo do sistema deve ser inserido ponto final.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todas as palavraschave que constam no documento, em todos os idiomas, devem ser registradas no sistema. Cada palavra-chave deve ser registrada em um campo, separadas umas das outras, indicando-se o idioma correspondente. Para adicionar mais campos de palavraschave, clicar em Adicionar Palavra-Chave. Recomenda-se que as palavraschave sejam iniciadas com letra maiúscula. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Caso o autor não tenha colocado palavraschave no documento, esse campo não deve ser preenchido. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todos os resumos que constarem no documento, em todos os idiomas, devem ser registrados no sistema, na sequência dada no documento. Para adicionar mais campos de resumos, clicar em Adicionar Resumo.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A disponibilização do texto completo contribui para o acesso equitativo e universal à informação em saúde, amplia a visibilidade do periódico, e é um requisito da base de dados LILACS, que desde 2018 somente indexa e mantem na coleção periódicos que disponibilizam o livre acesso aos artigos do periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Deve ser preenchido com a URL correspondente ao texto completo do artigo ou documento que está sendo descrito. Incluir link para todos os formatos/extensões disponíveis no portal: HTML, PDF, XML e outros, nessa ordem de prioridade, indicando-se o idioma do texto do documento.

Não inserir o link para o site da revista ou a do sumário do fascículo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, os links dos documentos devem ser sempre para o texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, sempre que houver versões do documento em outros idiomas, todos os links devem ser incluídos no mesmo registro, diferenciando-os pelo idioma. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Há uma ampla lista de formatos (tipos e extensões) de arquivo disponíveis no sistema. Por tratar-se arquivos textuais, os formatos usuais são HTML, PDF e XML (Extensible Markup Language) do texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. Recomenda-se sempre colar e editar o texto no bloco de notas, pois usualmente ocorrem junções entre palavras devido às quebras de linha, espaços em branco e códigos e caracteres estranhos são incluídos em palavras acentuadas e fórmulas que utilizam caracteres gregos e símbolos matemáticos. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Alguns caracteres que representam letras acentuadas, símbolos matemáticos ou gregos podem não ser reconhecidos pelo sistema quando foram copiados do documento e colados no sistema. Exemplos: aspas, cê-cedilha, porcentagem, alfa, beta, gama e letras acentuadas com til, acento agudo ou circunflexo. 

Para evitar que isso ocorra, as informações devem ser copiadas e coladas em um bloco de notas e, posteriormente, recortados e colados nos campos correspondentes. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Acesse https://lilacs.bvsalud.org e pesquise pelo Título abreviado do periódico utilizando o prefixo ta.

Caso não saiba o título abreviado, pesquise na lista de periódicos indexados na LILACS; 

Em senguida, no cluster Intervalo de ano de publicação inserir o respectivo ano e clicar
no botão de seta.

O resultado da pesquisa indica a quantidade e lista os artigos publicados. No caso do exemplo os artigos publicados pela Acta Paulista de Enfermagem em 2024.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Load More

Dúvidas de usuários

Incluir um novo fascículo, informando os dados do suplemento. Criar um novo artigo, e na planilha entrada de dados, preencher:  

Registrar novo fascículo, criar uma analítica (artigo/capítulo) e preencher os campos: 

– Autor pessoal: não preencher 

– Autor institucional: informar o nome da instituição organizadora do evento. 

– Título: preencher com o nome do evento como aparecer no documento. Em alguns casos aparece no documento apenas o nome do evento, em outros “Resumos do [nome do evento]” ou “Anais do [nome do evento]. 

Evento/Projeto: Incluir os dados do evento 

Exemplos: 

III Jornada de Iniciação Científica do INCA  

Resumos do III Congresso de Acadêmicos da Associação Paulista de Medicina 

Resumos dos trabalhos apresentados no XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Humana 

II Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: anais 

Anais da VIII Conferência Nacional de Saúde)  

Palavras-chave: não preencher 

Resumos: não preencher 

Eventos: Incluir os dados do evento. Clicando na interrogação, que abre a ajuda do sistema, note que aqui o nome do evento é incluído de forma diferente. (Exemplo: Simpósio de Plantas Medicinais no Brasil, 5). 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Quando você lê “Fonte” em qualquer lugar do sistema FI-Admin, significa que você está criando ou editando os dados do livro, documento não convencional, tese, dissertação ou periódico (série periódica) no todo, e quando você lê “Analítica” está criando ou editando dados da parte de um documento em nível monográfico, ou seja, capítulo, parte de um livro, tese ou documento não convencional ou do artigo de periódico, se está descrevendo um periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O volume deve ser registrado em números arábicos. Se ele for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/). 

Exemplos: 

2 

123 

10/11 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O número do fascículo deve ser registrado em algarismos arábicos. Havendo informações complementares tais como: número especial, número comemorativo ou suplemento, deve-se registrá-las após o número do fascículo, separadas por vírgula e sem espaço. Se o fascículo for composto por mais de um número, registra-se o algarismo correspondente ao primeiro e o correspondente ao último, separados por barra (/).

Exemplos:

a7

3,n.esp

supl.3

3,supl

2/3

2A

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Esse campo deve ser preenchido com a data de publicação do documento, e não a data de inserção do fascículo no sistema. Ela deve ser registrada no idioma do documento, omitindo-se as preposições, e os meses devem ser abreviados, conforme a Tabela de Abreviaturas dos Meses. É um campo obrigatório e não se permite mais o uso de da sigla “s.d” porque documentação sem a indicação clara da data de publicação é considerado incompleto e um risco quanto à confiabilidade dos dados apresentados. 

Exemplos: 

July-Dec. 1993 

sept. 1992 

1993 

ago.-out. 1991 

nov. 1993-jan. 1994 

July 6, 2000 

[1999?] 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O registro de informação neste campo está condicionado ao preenchimento do campo Data de Publicação. A data de publicação normalizada deve ser registrada seguindo a norma ISO 8601:1988, ou seja, o ano nos quatro primeiros dígitos e, somente se constar na data de publicação, o mês nos dois dígitos seguintes e o dia nos dois últimos. Quando não houver mês ou dia de publicação, preencher os espaços correspondentes com zeros. De acordo com a maioria das normas de publicação adotadas pelos editores, os periódicos científicos não apresentam dia de publicação, apenas mês e ano. Se a data se referir a um período de tempo, registra-se a última do período.

Exemplos:

Data de publicação: 2008, então Data normalizada: 20080000

Data de publicação: set. 2009, então Data normalizada: 20090900

Data de publicação: jan.-mar. 2010, então Data normalizada: 20100300

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nome da pessoa responsável pelo conteúdo intelectual do documento, acompanhado da instituição à qual pertence.

• Registramos o sobrenome e nome separadamente.
• Registra a afiliação institucional, de forma hierárquica, do mais genérico para o mais específico;
• Cidade da instituição à qual é filiado;
• Pais da instituição à qual é filiado;
• Não preencher o campo de “Responsabilidade” a menos que cumpram função de editor, compilador, coordenador ou organizador. (Na Metodologia LILACS, a ausência de preenchimento do grau de responsabilidade indica que ele é o autor da obra);
• Incluir número identificador persistente ORCID ou outro.

Caso haja mais de um autor, clicar em “Inserir Autor” para registrar os demais.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O campo Autor pessoal deve ser preenchido assim como nas referências bibliográficas: o nome do autor geralmente é preenchido na ordem inversa, ou seja, com o último sobrenome do autor, seguido do primeiro nome. 

Exemplo: 

Souza, João Paulo de 

Contudo, nos casos em que constar informações como Filho, Neto, Júnior, deve-se registrar também o sobrenome que antecede essa informação. 

Exemplo: 

Souza Filho, João Paulo de 

No caso de nomes de autores no idioma espanhol, no campo do sobrenome deve-se registrar o sobrenome do meio, seguido do último. 

Exemplo: 

Contreras Toro, Laura Beatriz 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Nos sobrenomes abreviados dos autores, o ponto final deve constar somente quando a abreviação estiver entre dois nomes. Caso o nome abreviado esteja no final do campo, não deve ser incluído o ponto final.

Exemplo:
Souza, J. P

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A afiliação do autor é a informação que indica o nome da instituição a qual o autor possui vínculo de trabalho ou de estudo quando da realização da pesquisa e publicação do documento. O preenchimento do campo deve incluir o nome da instituição e suas subdivisões, registrados nos diversos níveis hierárquicos, do maior para o menor, juntamente com a cidade e país onde a instituição se localiza. A afiliação deve ser registrada por extenso, exceto nos casos em que constar somente a sigla (forma abreviada do nome da instituição). No caso de constarem ambas as versões, damos preferência para o nome por extenso. Caso o autor esteja vinculado à mais de uma instituição, somente a informação da primeira afiliação institucional apresentada no documento será registrada ou preferencialmente a que estiver localizada na América Latina. A titulação (doutor, mestre, etc.), cargos (professor, chefe, coordenador, etc.) ou minibiografia do autor não deve ser incluída no campo Autor pessoal.  Quando não há informações sobre afiliação institucional ou somente informações como “doutor”, “mestre”, “licenciado pela” o campo deve ser preenchido com a informação s.af (=sem afiliação). 

Exemplo: 

Afiliação – Instituição nível 1: Universidade Federal de São Paulo 

Afiliação – Instituição nível 2:Escola Paulista de Medicina 

Afiliação – Instituição nível 3:Programa de Pós-Graduação em Medicina (Otorrinolaringologia) 

Afiliação – Cidade: São Paulo 

Afiliação – País: Brasil 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. O nome da instituição só deve ser registrado no campo de afiliação se o autor ainda estiver vinculado a ela ou se o trabalho foi realizado durante o período de vínculo. Cabe ao próprio autor incluir essa informação no documento. Caso o documento apresente apenas informações de titulação, como “doutor”, “mestre” ou “licenciado pela”, o campo de afiliação deve ser preenchido com “s.af” (sem afiliação).  O nome da instituição deve ser registrado apenas se houver indicações de vínculo atual, como “doutorando” ou “mestrando”, pois isso indica que o autor ainda está afiliado à instituição.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Se o autor estiver vinculado a mais de uma instituição, deve-se registrar apenas uma afiliação no campo apropriado. Priorize a primeira instituição mencionada no documento ou, preferencialmente, aquela localizada na América Latina.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A expressão s.af significa sem afiliação e é utilizada para preencher o campo da afiliação quando o documento não trouxer informações sobre a instituição a qual o autor é vinculado. Não devem ser incluídos espaços entre os termos s e af e nem ponto final após a expressão.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, se no campo da afiliação estiver registrada a expressão s.af, então os campos de país e cidade não devem ser preenchidos.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, no campo da cidade não devem ser registradas as siglas dos estados, somente os nomes das cidades.

Exemplo: Campinas

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

As palavras do título e subtítulo devem ser registradas de acordo com as regras gramaticais, em caixa baixa e somente com a primeira palavra do título ou nomes próprios iniciados em maiúscula. Os subtítulos devem ser separados dos títulos por dois pontos e um espaço.
Exemplo:
Por mais encontros entre a gestão editorial e institucional: reflexões sobre a Revista Enfermagem UERJ.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, no caso de documentos que apresentam títulos em mais de um idioma, todos devem ser registrados na sequência dada no documento, criando-se uma nova ocorrência ao clicar no botão Inserir Título, e selecionando-se o idioma correspondente a cada um deles. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Preencher este campo somente quando o título traduzido para o inglês não constar no documento. Nesses casos, o Documentalista realiza a tradução do título.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, as informações devem ser registradas nos campos correspondentes de acordo com as regras gramaticais. Portanto, devem ser registrados em maiúscula (caixa alta) somente as primeiras letras de cada campo e as que indicarem nomes próprios e siglas.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

O único campo do sistema que permite que seja inserido ponto final após o registro dos dados é o campo do resumo. Em nenhum outro campo do sistema deve ser inserido ponto final.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todas as palavraschave que constam no documento, em todos os idiomas, devem ser registradas no sistema. Cada palavra-chave deve ser registrada em um campo, separadas umas das outras, indicando-se o idioma correspondente. Para adicionar mais campos de palavraschave, clicar em Adicionar Palavra-Chave. Recomenda-se que as palavraschave sejam iniciadas com letra maiúscula. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Caso o autor não tenha colocado palavraschave no documento, esse campo não deve ser preenchido. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, todos os resumos que constarem no documento, em todos os idiomas, devem ser registrados no sistema, na sequência dada no documento. Para adicionar mais campos de resumos, clicar em Adicionar Resumo.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

A disponibilização do texto completo contribui para o acesso equitativo e universal à informação em saúde, amplia a visibilidade do periódico, e é um requisito da base de dados LILACS, que desde 2018 somente indexa e mantem na coleção periódicos que disponibilizam o livre acesso aos artigos do periódico.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Deve ser preenchido com a URL correspondente ao texto completo do artigo ou documento que está sendo descrito. Incluir link para todos os formatos/extensões disponíveis no portal: HTML, PDF, XML e outros, nessa ordem de prioridade, indicando-se o idioma do texto do documento.

Não inserir o link para o site da revista ou a do sumário do fascículo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não, os links dos documentos devem ser sempre para o texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Sim, sempre que houver versões do documento em outros idiomas, todos os links devem ser incluídos no mesmo registro, diferenciando-os pelo idioma. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Há uma ampla lista de formatos (tipos e extensões) de arquivo disponíveis no sistema. Por tratar-se arquivos textuais, os formatos usuais são HTML, PDF e XML (Extensible Markup Language) do texto completo. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Não. Recomenda-se sempre colar e editar o texto no bloco de notas, pois usualmente ocorrem junções entre palavras devido às quebras de linha, espaços em branco e códigos e caracteres estranhos são incluídos em palavras acentuadas e fórmulas que utilizam caracteres gregos e símbolos matemáticos. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Alguns caracteres que representam letras acentuadas, símbolos matemáticos ou gregos podem não ser reconhecidos pelo sistema quando foram copiados do documento e colados no sistema. Exemplos: aspas, cê-cedilha, porcentagem, alfa, beta, gama e letras acentuadas com til, acento agudo ou circunflexo. 

Para evitar que isso ocorra, as informações devem ser copiadas e coladas em um bloco de notas e, posteriormente, recortados e colados nos campos correspondentes. 

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Acesse https://lilacs.bvsalud.org e pesquise pelo Título abreviado do periódico utilizando o prefixo ta.

Caso não saiba o título abreviado, pesquise na lista de periódicos indexados na LILACS; 

Em senguida, no cluster Intervalo de ano de publicação inserir o respectivo ano e clicar
no botão de seta.

O resultado da pesquisa indica a quantidade e lista os artigos publicados. No caso do exemplo os artigos publicados pela Acta Paulista de Enfermagem em 2024.

Categoria: Descrição bibliográfica segundo a Metodologia LILACS

Load More