Categoria N – Assistência à saúde

Princípios de Indexação

A Categoria N contém termos para o campo de assistência à saúde. Esses termos estão divididos em seis grandes subcategorias.

  • Categoria N1contém termos para características demográficas das populações, termos para níveis de saúde para diferentes grupos populacionais e termos socioeconômicos.
  • Categoria N2 contém termos para instalações de saúde, recursos humanos e serviços.
  • Categoria N3contém termos para aspectos organizacionais e econômicos da assistência à saúde – termos para aspectos econômicos, de seguridade, planejamento, organizações e agências, controle social, legislações e políticas.
  • Categoria N4contém termos para aspectos organizacionais da administração dos serviços de saúde, gestão e qualidade dos cuidados em saúde.
  • Categoria N5contém termos importantes para pesquisadores dos serviços de saúde. Todos os termos desta categoria podem ser encontrados em outras categorias DeCS/MeSH. Esta categoria inclui descritores para assistência à saúde, ética, pesquisa de serviços de saúde, garantia da qualidade dos serviços de saúde e qualidade da assistência à saúde.
  • Categoria N6contém descritores importantes para meio ambiente e saúde pública.

 

Os descritores da Categoria N costumam ser indexados como Descritores Primários, embora alguns deles possuam notas orientando seu uso como Descritor Secundário. Verifique sempre o registro DeCS/MeSH.

Quando os descritores desta categoria são indexados como Descritor Primário, geralmente também são coordenados com descritores geográficos da categoria Z, identificando país, província, estado ou cidade.

Não faça uso de forma rotineira dos descritores da Categoria N para artigos clínicos. Grande parte dos estudos clínicos se dão em instalações de saúde e adicionar um descritor da Categoria N para um artigo fundamentalmente clínico se torna impróprio. Por exemplo, um artigo descrevendo um procedimento diagnóstico em um paciente hospitalizado, este caso não requer o uso do descritor HOSPITALIZAÇÃO . Por outro lado, um artigo descrevendo os aspectos administrativos da hospitalização de um paciente (sem considerar a doença deste paciente), deve ser apropriadamente indexado com o descritor HOSPITALIZAÇÃO como Descritor Primário.

 

São especialmente importantes muitos descritores DeCS/MeSH para métodos epidemiológicos, por exemplo:

  • ESTUDOS DE CASOS E CONTROLES
  • ESTUDOS DE COORTES
  • SEGMENTOS
  • ESTUDOS LONGITUDINAIS

 

Estes conceitos são muito importantes para pesquisas no campo da epidemiologia. São indexados (geralmente como Descritor Secundário) rotineiramente, caso o artigo os mencione. Estes descritores também estão localizados nas hierarquias da Categoria E5 e N5.

Was this page helpful?