Categoria C – Doenças

Princípios de Indexação

A Categoria C contém descritores DeCS/MeSH para as doenças. Esta categoria está estruturada de duas formas: pelo tipo da doença (infecções, neoplasias, doenças animais) e por sistema (doenças do trato respiratório, doenças do sistema digestivo, doenças cardiovasculares).

Existe uma extensa cobertura para as doenças e muitos descritores pré-coordenados estão disponíveis. Um grande número de qualificadores também está disponível para os descritores da Categoria C e normalmente serão aplicados um ou mais qualificadores para cada descritor de doença.

A definição do DeCS/MeSH para doença é bastante ampla. Além das condições gerais já reconhecidas como doença, também inclui anormalidades, lesões, envenenamento, dependências, sinais e sintomas patológicos.

Os descritores para doenças se encontram em diversos níveis de especificidade. Existem aqueles termos muito gerais, como HEPATOPATIAS  e DOENÇAS METABÓLICAS, como existem também aqueles mais específicos, como ABSCESSO HEPÁTICO AMEBIANO e DISTÚRBIOS DO METABOLISMO DO CÁLCIO.

Sempre indexe uma doença com a maior especificidade possível. Os indexadores devem verificar o vocabulário DeCS/MeSH e percorrer sua estrutura hierárquica para estar certo de que descritores mais específicos não estão disponíveis para indexação. Por exemplo, um artigo sobre um paciente com anemia refratária  não deve ser indexado como termo geral ANEMIA, mas com o mais específico ANEMIA REFRATÁRIA COM EXCESSO DE BLASTOS, o qual está hierarquizado abaixo de ANEMIA.

 

Todos os aspectos da doença descritos no artigo devem ser indexados. Algumas vezes a doença pode ser indexada com único e preciso descritor. Por exemplo, um artigo sobre acidose tubular renal pode ser indexado com o exato e único descritor ACIDOSE TUBULAR RENAL.

Em muitos casos, no entanto, a doença não pode ser indexada com um único descritor DeCS/MeSH. Por exemplo, um artigo sobre encefalomalácia cerebelar é indexado com o descritor orgão-doença pré-coordenado DOENÇAS CEREBELARES (Descritor Primário) e ENCEFALOMALACIA (Descritor Primário). Há muitos descritores pré-coordenados órgão-doença no DeCS/MeSH, tais como HEPATOPATIAS, PNEUMOPATIAS e CARDIOPATIAS. Quando indexar uma doença em um órgão específico, sempre verifique no vocabulário DeCS/MeSH se há um termo específico.

Indexando conceito de órgão/doença não presente no DeCS/MeSH

Para indexar um conceito de órgão/doença não presente no DeCS/MeSH, como doença do lobo temporal, o indexador deve seguir os seguintes passos:

  • Consulte o DeCS/MeSH por doenças do lobo temporal – este não é um descritor DeCS/MeSH
  • Consulte o DeCS/MeSH por lobo temporal – este é um descritor DeCS/MeSH
  • Indexe LOBO TEMPORAL
  • Localize LOBO TEMPORAL na Categoria A (anatomia) na hierarquia do DeCS/MeSH (veja hierarquia A08.186.211 abaixo) e note que o descritor está localizado abaixo de CÓRTEX CEREBRAL, Consulte o DeCS/MeSH para doenças do córtex cerebral – este não é um descritor DeCS/MeSH
  • Continue subindo na hierarquia da Categoria A para CÓRTEX CEREBRAL até localizar o descritor que corresponda ao descritor da doença da Categoria C. Este descritor é ENCEFALOPATIAS
  • Coordene então LOBO TEMPORAL com ENCEFALOPATIAS

A correta indexação para doenças do lobo temporal é:

ENCEFALOPATIAS (Descritor Primário)
LOBO TEMPORAL (Descritor Primário)

Muitos descritores DeCS/MeSH contém notas com informação de indexação para doenças relacionadas àquele descritor. Isto inclui instruções de coordenação, instruções de indexá-lo como Descritor Primário /Descritor Secundário e outras dicas úteis de indexação, tais como indexar inflamação (-ite) de um órgão.

Aqui temos dois exemplos dessas anotações:

A nota para LOBO TEMPORAL diz:

doenças: coordena Descritor Primário com ENCEFALOPATIAS (Descritor Primário); neoplasias: coordenar Descritor Primário com NEOPLASIAS ENCEFÁLICAS (Descritor Primário)

A nota para FARINGE diz:

Inflamação = FARINGITE

Alguns descritores de doenças, como DOENÇA AGUDA e DOENÇA CRÔNICA contém notas para indexá-los como Descritores Secundários coordenando com a doença específica como Descritor Primário.

 

Os princípios de indexação para grupos específicos de doenças serão discutidos em detalhe. Estes grupos são:

  • Infecções
  • Complicações na GRAVIDEZ
  • Doenças veterinárias
  • Neoplasias
Was this page helpful?