Qualificadores

Os qualificadores a seguir geralmente estão disponíveis com os descritores das Categorias N1-5 (poucos deles são permitidos para as Categorias N1 e N5). O qualificador mais geral para aspectos administrativos é /organização & administração, enquanto o qualificador mais geral para aspectos quantitativos é /estatística & dados numéricos.

Qualificadores para Categoria N:

/classificação

/economia

/educação

/ética

/etnologia

/história

/legislação & jurisprudência

/métodos

/organização & administração

/psicologia

/normas

/estatística & dados numéricos

/tendências

 

Verifique o registro DeCS/MeSH para a lista exata dos qualificadores disponíveis para um descritor particular da Categoria N.

 

/classificação (CL, /classificação) Usado para taxonomia ou outros sistemas de classificações hierárquicos ou sistemáticos para organização ou classificação da assistência à saúde, incluindo populações, instalações, pessoal, serviços, economia, organização e administração, baseados em características comuns. Também é um descritor principal da Categoria L.

Classificação dos hospitais por capacidade de leito
HOSPITAIS/classificação*
NÚMERO DE LEITOS EM HOSPITAL*

/economia  (EC, /econ) Usado para aspectos econômicos da assistência à saúde, incluindo instalações de saúde, pessoal, especialidades, serviços, planejamento, organização e administração dos serviços de saúde, para a discussão desses assuntos como custos, gastos, taxas, financiamento público e privado, seguridade, salários e receitas, assim como para todos os aspectos da administração financeira. Também é um descritor principal (N3.219+) com descritores mais específicos de economia apresentados abaixo de sua hierarquia.

Custos do departamento de radiologia do hospital
SERVIÇO HOSPITALAR DE RADIOLOGIA/economia*
CUSTOS HOSPITALARES*

/educação (ED, /educ) Usado para educação e programas de treinamento na administração de serviços de saúde, incluindo a administração de saúde hospitalar pública e privada. Usado também para especialidades de treinamento, pessoas, populações e pessoal de saúde. Também é um descritor principal (I2+) com descritores mais específicos de educação apresentados abaixo de sua hierarquia.

Desenvolvimento do pessoal dos enfermeiros administradores
ENFERMEIRAS ADMINISTRADORAS/educação*
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL*

/ética (ES, /ética) Usado com discussões e análises sobre os cuidados em saúde a respeito dos princípios de moralidade e valores sociais, como nos casos de tomada de decisão em instalações de saúde, organizações e serviços e por pessoal de saúde e especialidades. Também é um descritor principal (K1.316+) com descritores mais específicos de ética apresentados abaixo de sua hierarquia.

Obrigações morais da equipe de enfermagem do hospital.
OBRIGAÇÕES MORAIS*
RECURSOS HUMANOS DE ENFERMAGEM NO HOSPITAL/ética

/etnologia  (EH, /etnologia ) Usado com doenças para aspectos étnicos, culturais ou antropológicos. Usado também com descritores geográficos para indicar o local de origem de um grupo de pessoas e descritores de populações e comportamentos para indicar aspectos sociais ou culturais. Também é um descritor principal da Categoria I1.

Comportamento de busca de saúde dos árabes.
ACEITAÇÃO PELO PACIENTE DE CUIDADOS DE SAÚDE/etnologia*
ÁRABES/psicologia

/história (HI, /hist) Usado para aspectos históricos da assistência à saúde, incluindo discussões da história de populações, instalações de saúde, pessoal, serviços, economia, organização e administração de serviços de saúde. Também é um descritor principal (K1.419+) com descritores mais específicos de história apresentados abaixo de sua hierarquia.

História do Hospital da Pensilvânia na década de 1700
HOSPITAIS/história*
PHILADELPHIA
HISTÓRIA DO SÉCULO XVIII

/legislação & jurisprudência (LJ, legislação & jurisprudência) Usado para leis, estatutos, decretos ou regulamentos governamentais e também para controvérsias legais, decisões jurídicas e aplicações de princípios de leis e justiça para assistência à saúde. Poderes governamentais legislativos, executivos e judiciários precisam estar envolvidos para aplicação da legislação ou jurisprudência. Regulamentações de organizações não governamentais não são consideradas legislativas ou judiciais. LEGISLAÇÃO (N3.706.615+) e JURISPRUDÊNCIA (N3.706.535+) também são descritores principais e possuem descritores específicos listados abaixo de sua hierarquia.

Governo regula transferência de interfacilidade de pacientes do departamento de emergência
TRANSFERÊNCIA DE PACIENTES/legislação & jurisprudência
SERVIÇO HOSPITALAR DE EMERGÊNCIA/legislação & jurisprudência
REGULAMENTAÇÃO GOVERNAMENTAL

/métodos (MT, /métodos) Usado para discussões de procedimentos e técnicas na provisão dos cuidados de saúde, incluindo métodos de financiamento, custeio, organização e administração, planejamento, garantia da qualidade e formas especiais de assistência à saúde.

Técnicas para avaliar resultados em hospitais privados
AVALIAÇÃO DE RESULTADOS (CUIDADOS DE SAÚDE)/métodos*
HOSPITAIS PRIVADOS/normas

/organização & administração (OG, /organização & administração) Usado para estrutura administrativa e gerenciamento dos cuidados à saúde, incluindo especialidades, instalações, pessoal, serviços, programas e organizações, para assuntos relacionados à liderança, governança, política e cultura organização, afiliações fusões organizações, administração de pessoal e gerenciamento de práticas. Também é um descritor principal (N4.452+) com descritores mais específicos de organização e administração apresentados abaixo de sua hierarquia.

Um modelo de liderança em instalações de tratamento de câncer
INSTITUTOS DE CÂNCER/organização & administração
LIDERANÇA*
MODELOS ORGANIZACIONAIS*

/psicologia (PX, /psychol) Usado com grupos denominados, incluindo pacientes, pessoal de saúde e populações para discussão de aspectos psicológicos, psiquiátricos, psicossomáticos, psicossociais, comportamentais e emocionais. Também abrange processos mentais, comportamento e opiniões. Também é um descritor principal (F4.96.628+) com descritores mais específicos de psicologia apresentados abaixo de sua hierarquia.

Um modelo de liderança em instalações de tratamento de câncer
CORPO CLÍNICO HOSPITALAR/psicologia
ATITUDE FRENTE A MORTE*
ATITUDE DO PESSOAL DE SAÚDE*

/normas (ST, /normas) Usado com assistência à saúde, incluindo instalações, pessoal, serviços, economia, organização e administração de serviços de saúde. Usado para aspectos de instalações, pessoal e programas para o desenvolvimento, teste e aplicação de padrões de aplicação ou desempenho aceitável. Inclui normas de saúde e segurança em indústrias e ocupações e discussões de assuntos como qualidade, competência, diretrizes, credenciamento e acreditação.

Diretrizes práticas para os cuidados de suporte à vida.
CUIDADOS PARA PROLONGAR A VIDA /normas
*GUIAS DE PRÁTICA CLÍNICA COMO ASSUNTO

/estatística & dados numéricos (SN, /estatística & dados numéricos) Usado com descritores que não sejam de doenças para expressar valores numéricos que descrevem conjuntos ou grupos particulares de dados. Exclui estatísticas sobre os seguintes conceitos: distribuição de recursos HUMANOS para a qual se usa o qualificador  provisão e distribuição de instalações de saúde, pessoal ou serviços para a qual se usa o qualificador /provisão & distribuição; economia para a qual o qualificador /economia  é utilizado; e utilização para a qual se usa o qualificador /utilização.  Também é um descritor principal da Categoria N5 com descritores mais específicos de estatística apresentados abaixo de sua hierarquia.

Análise estatística do custo dos sistemas de informação hospitalar.
Sistemas de Informação Hospitalar  /*economia
Custos Hospitalares / *estatística & dados numéricos

/provisão & distribuição (SD, /supply) Usado para a distribuição e disponibilidade quantitativa de materiais, equipamentos, instalações de saúde, pessoal e serviços. Exclui a provisão de alimentos e o abastecimento de água em indústrias e outros serviços.

Número de centros comunitários de saúde em Chicago.
CENTROS COMUNITÁRIOS DE SAÚDE /provisão & distribuição
CHICAGO

/tendências  (TD, /tendências ) Usado para a forma pela qual os aspectos da assistência se alteram qualitativa ou quantitativamente ao longo do tempo, seja passado, presente ou futuro. Exclui discussões sobre o curso da doença em pacientes. Tendências nas taxas de utilização de procedimentos, instalações, pessoal e serviços são indexados com o qualificador /utilização ao invés de /tendências .

Serviços de emergência pediátrica do futuro
PEDIATRIA/tendências*
SERVIÇOS MÉDICOS DE EMERGÊNCIA/tendências*
PREVISÕES

Was this page helpful?