Conceitos Suplementares de Registros (CSR)

Apesar do grande número de registros de drogas e substâncias químicas no DeCS/MeSH, um número muito maior de drogas e substâncias aparecem na literatura biomédica. Para prover a indexação destas drogas e substâncias um arquivo especial, chamado de Conceitos Suplementares de Registros (CSR), foi criado.

CSRs são criados diariamente; eles não passam pelo rigoroso processo de revisão que um registro regular do DeCS/MeSH é submetido. O CSR está claramente rotulado MeSH Supplementary Concept Data (o registro regular do DeCS/MeSH está identificado por DeCS/MeSH Descriptor Data).

Cada SCR está mapeado para um ou mais registros do DeCS/MeSH.

1-benzylpiperazine é um conceito químico suplementar. Ele está mapeado para o descritor PIPERAZINAS. Isto significa que o artigo indexado com 1-benzylpiperazine aparecerá no PubMed representado por ambos descritores, 1-benzylpiperazine e PIPERAZINAS . O indexador precisa SOMENTE indexar o SCR; o mapeamento para os descritores regulares será adicionado automaticamente.

A indexação dos termos SCR é idêntica a indexação dos descritores regulares DeCS/MeSH. No IMS Browser eles aparecem na listagem alfabética automática juntamente com os descritores. O indexador pode buscar no portal do DeCS/MeSH por termos SCR complexos da mesma forma que se busca descritores DeCS/MeSH complexos. A ação farmacológica do termo SCR deve ser adicionada, se apropriada.

Mesmo após pesquisar no portal do DeCS/MeSH, no qual contém descritores DeCS/MeSH e praticamente dezenas de milhares de registros SCR, o indexador ainda encontrará substâncias químicas para as quais não existe registros. Nestas situações, é altamente recomendado ao indexador preencher uma Chemical Flag eletrônica dentro do IMS.

Na tela de indexação:

  1. Indexe a ação farmacológica se apropriado

Na flag eletrônica:

  1. Escreva o nome do composto
  2. Selecione o(s) qualificador(es) apropriado(s), indicando qual é Descritor Primário
  3. Coloque informações adicionais úteis sobre a substância química no campo Comment.

Indexadores não devem tentar indexar substâncias químicas complexas usando grupos de descritores gerais. Se a substância não puder ser encontrada, esta deverá ser sinalizada com a flag.

N-(1,3-Diphenyl-1H- pyrazol-5-yl) benzamides NÃO deve ser indexada somente com o descritor BENZAMIDAS. Esta deverá ser sinalizada com a flag e então o especialista químico determinará a melhor indexação.

Was this page helpful?