Categoria B – Organismos

Princípios de Indexação

A categoria B contém os termos para organismos vivos. A cobertura desses organismos é bastante extensa para aqueles que são de importância médica.

Os organismos estão hierarquizados taxonomicamente em três sistemas de domínio – eucariotos, bactérias e archaea. Os vírus também estão hierarquizados taxonomicamente. Quando um organismo em particular não é um descritor DeCS/MeSH, indexamos este organismo com o próximo organismo acima na hierarquia que seja um descritor DeCS/MeSH. Por exemplo, a indexação correta para QUIRÓPTEROS é PERISSODÁCTILOS.

Para determinar o grupo taxinômico superior de um organismo use uma das ferramentas de referências disponíveis: NCBI Taxonomy Browser ou Integrated Taxonomic Information System. Textos adicionais que podem ajudar a determinar a hierarquia são Bergey’s Manual of Systemic Bacteriology e Ninth Report of the International Committee on Taxonomy of Viruses.

  

Categoria B01 Eucariotos

Os organismos que estão no domínio Eucariotos são caracterizados por terem células que são envolvidas por uma membrana e possuírem um núcleo celular. Animais, plantas, fungos e organismos que eram anteriormente classificados como protozoário pertencem ao domínio Eucariotos.

O descritor ANIMAIS (metazoa) é somente usado como pré-codificado e não como um descritor primário.

 

Invertebrados [B01.050.500]

Os invertebrados incluem insetos e helmintos. Muitos deles são de importância médica e se caracterizam como ANIMAIS comuns de pesquisa. Quando usado como ANIMAIS de pesquisa eles são indexados como Descritores Secundários.

Não indexe utilizando Descritores Primários relacionados a HUMANOS com invertebrados; indexe o invertebrado como descritor primário e os demais descritores secundários.  O DeCS/MeSH possui notas a respeito desta política em muitos de seus descritores.

 

Reprodução em caracóis

CARAMUJOS/fisiologia*

REPRODUÇÃO

ANIMAIS (pré-codificado)

A presença de um helminto ou outro organismo parasita é indexado com o termo que identifica onde o helminto ou parasita é encontrado com o qualificador /parasitologia e não /microbiologia.

 

Isolamento do Echinococcus granulosus do pulmão
PULMÃO/parasitologia*
ECHINOCOCCUS GRANULOSUS/isolamento & purificação
ANIMAIS(pré-codificado)

Existem vários descritores pré-coordenados em outras hierarquias usados frequentemente com esses termos, tais como ANTÍGENOS, HELMINTOS; PROTEÍNAS DE HELMINTO; GENE…

 

Vertebrados [B01.050.150.900]

Os vertebrados usados em estudos experimentais são indexados como Descritores Secundários sem qualificador. Os pré-codificados estão disponíveis para os mais comumente usados em experimentos. Vertebrados em veterinária e em artigos de fisiologia ou anatomia comparativa serão indexados como descritor primário e geralmente com um qualificador. Verifique as notas em cada termo DeCS/MeSH para obter orientações de indexar esses Descritores Primários ou Descritores Secundários.

 

Fungos [B01.300]

A cobertura para fungos não é tão extensa quanto para as bactérias, no entanto existem descritores específicos no DeCS/MeSH para fungos de importância médica e para aqueles comumente utilizados experimentalmente. Também existem descritores DeCS/MeSH para muitas ordens e famílias de fungos. A presença de um fungo não necessariamente indica uma infecção.

 

Demonstração de Histoplasma no pulmão
PULMÃO/microbiologia*
HISTOPLASMA/isolamento & purificação*

Coordene com o descritor fúngico pré-coordenado apropriado de outras hierarquias quando for necessário, tais como DNA FÚNGICO, GENES FÚNGICOS e ANTÍGENOS DE FUNGOS.

 

Plantas [B01.650]

Em muitos casos as plantas podem ser encontradas no DeCS/MeSH tanto por seu nome científico quanto por seu nome comum. Seja cauteloso quando encontrar um nome comum de planta na literatura. Diferentes tipos de plantas possuem nomes comuns bastante similares. Verifique o texto e as notas do descritor para estar certo de que o descritor correto será indexado. Por exemplo, a nota no descritor CUPRESSUS restringe seu uso para CYPRESS do gênero CUPRESSUS. Outros termos CUPRESSUS como TAXODIUM  e CHAMAECYPARIS se referem a outros descritores.

Também há variadas partes de plantas no MeSH, tais como FOLHAS DE PLANTA e FLORES. Muitos descritores pré-coordenados de plantas também podem ser encontrados em outras hierarquias, como GENES, PLANTAS, PROTEÍNAS DE PLANTAS e DNA DE PLANTAS. Estes descritores devem ser usados com plantas específicas quando necessário.

Terapias usando plantas ou preparações de plantas são indexadas com o termo FITOTERAPIA presente na categoria E. Em regra geral, indexe a doença tratada com a planta ou o preparo da planta da seguinte forma:

DOENÇA /tratamento farmacológico  (Descritor Primário)*
FITOTERAPIA (Descritor Primário)
Planta específica (Descritor Primário)
PREPARAÇÕES DE PLANTAS/uso terapêutico (Descritor Primário OR Descritor Secundário)

 

Categoria B02 Archaea

Anteriormente a 1998 o domínio archaea estava hierarquizado na Categoria B3, com as bactérias. Seguindo então a mesma política de indexação tanto para archaea quando bactéria. Por exemplo, a presença de archaea em um órgão seria indexada com órgão/microbiologia. Existem muitos temos pré-coordenados, tais como PROTEÍNAS ARQUEAIS e CROMOSSOMOS DE ARCHAEA, existentes em outras hierarquias os quais devem ser usados quando apropriado e coordenado com archaea específica.

 

Categoria B03 Bactéria

Há uma ampla cobertura de bactérias, incluindo as bactérias de importância médica, bactérias comumente utilizadas em estudos experimentais, bactérias encontradas no ambiente e bactérias usadas em biotecnologia. O vocabulário DeCS/MeSH inclui muitas bactérias a nível de espécies e algumas subespécies ou subtipos, tal como E.coli 0157.

A presença de uma bactéria em um órgão, animal ou doença é indexada como qualificador /microbiologia exatamente no descritor que representa o local onde a bactéria é encontrada. A presença de bactéria não necessariamente indica uma infecção.

 

Isolamento do Staphylococcus aureus da pele
PELE /microbiologia*
STAPHYLOCOCCUS AUREUS/isolamento & purificação*
*Não adicione também Infecções Cutâneas Estafilocócicas a não ser que o texto indique uma infecção.

Muitos termos pré-coordenados relacionados a bactérias são encontrados em outras hierarquias, exemplos que estão disponíveis: PROTEÍNAS DE BACTÉRIAS , GENES BACTERIANOS e ANTÍGENOS DE BACTÉRIAS.

 

Categoria B04 Vírus

Também há uma ampla cobertura para os vírus, particularmente para aqueles de importância médica. Termos específicos de vírus também estão disponíveis, tais como VÍRUS DA HEPATITE A HUMANA  e VÍRUS DA HEPATITE DO PATO . A presença de um vírus é indicada pela indexação do termo que representa o local onde o vírus é encontrado com o qualificador /virologia. A presença de um vírus não indica necessariamente uma infecção.

 

Isolamento do citomegalovírus do cérebro
ENCÉFALO/virologia*
CITOMEGALOVÍRUS /isolamento & purificação*

 

Para complementar a terminologia do DeCS/MeSH para os vírus, foi usado termos do Registros conceituais suplementares (RCSs) para expandir e aumentar a especificidade dos termos virais disponíveis para indexação. Os termos RCS para vírus redireciona para os termos virais do DeCS/MeSH que representam o grupo taxonômico mais próximo. O registro RCS também fornece o termo DeCS/MeSH para o termo da infecção causada pelo vírus em questão.

 

Was this page helpful?