Atividade Farmacológica (PA)

Na literatura biomédica, compostos químicos e drogas aparecem em muitos contextos diferentes – como agentes terapêuticas ou de diagnóstico; poluentes ambientais; substâncias endógenas; produtos químicos puros, etc. Estes diferentes contextos devem ser considerados na indexação dessas drogas e compostos.

Em alguns casos, o conceito químico pode ser adequadamente indexado com um único descritor DeCS/MeSH.

Análise química da tioacetamida
TIOACETAMIDA/química*

 

Atividade Farmacológica (PA)

Em muitos casos, o artigo irá descrever o aspecto funcional de uma droga. Sendo assim, somente o aspecto puramente químico sozinho não será suficiente. O indexador deverá escolher a ação farmacológica (AÇÕES FARMACOLÓGICAS) apropriada do registro DeCS/MeSH. Se a ação farmacológica apropriada não estiver listada no registro, o indexador deverá procurar nas hierarquias do DeCS/MeSH e selecionar a ação mais adequada para o artigo em questão. Entretanto, indexe o termo de ação farmacológica SOMENTE quando for apropriado. Dependendo do conteúdo do artigo a droga pode ser indexado sem um termo de ação farmacológica, ou indexado com uma ação farmacológica presente no próprio registro do descritor ou com um diferente descritor.

Aspirina (ácido acetilsalicílico) pode ser usado para tratar inflamação, dissolver coágulos sanguíneos ou prevenir a agregação das plaquetas sanguíneas. No entanto, o uso terapêutico desta droga não pode ser adequadamente indexado somente com um único descritor. Aspirina deve ser coordenada com sua ação farmacológica (AÇÕES FARMACOLÓGICAS).

Uso de aspirina no tratamento da artrite
ASPIRINA/uso terapêutico
ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDES/uso terapêutico
ARTRITE/tratamento farmacológico

Uso de aspirina no tratamento de trombose
ASPIRINA/uso terapêutico*
FIBRINOLÍTICOS/uso terapêutico*
TROMBOSE/tratamento farmacológico*

 

Mas no exemplo abaixo pode ser indexado sem ação farmacológica

Solubilidade da aspirina
ASPIRINA/química*
SOLUBILIDADE

 

Os descritores de ação farmacológica devem estar coordenados com a droga ou composto químico. A ação farmacológica deve ser indexada como Descritor Primário se a droga ou composto estiver indexado como Descritor Primário, e ambos devem possuir o mesmo qualificador.

O registro DeCS/MeSH frequentemente apresenta as ações farmacológicas mais comuns para seus descritores.

 

 

O indexador deverá escolher a ação farmacológica (AÇÕES FARMACOLÓGICAS) apropriada do registro DeCS/MeSH. Se a ação farmacológica apropriada não estiver listada no registro, o indexador deverá procurar nas hierarquias do DeCS/MeSH e selecionar a ação mais adequada para o artigo em questão.

Uso de aspirina para melhorar a cognição na doença de Alzheimer
ASPIRINA/uso terapêutico*
NOOTRÓPICOS/uso terapêutico*
DOENÇA DE ALZHEIMER/tratamento farmacológico /psicologia*
COGNIÇÃO /efeitos dos fármacos*

Nootrópicos  – não está listado no registro DeCS/MeSH como ação farmacológica para a ASPIRINA.

 

 

Was this page helpful?