Vamos analisar a foto a seguir:
Vemos dois índios em primeiro plano e ao fundo, outros indígenas em um local que parece a aldeia onde vivem. Os dois índios que vemos primeiro são o ponto focal da foto, o ponto principal a ser indexado!
Créditos: Junior REIS publicada no Unsplash
Uma segunda metáfora interessante para compreendermos o ponto focal de um documento é o sistema solar. O sol é o centro do sistema e todos os planetas, estrelas e outros elementos que constituem o sistema solar giram em torno do sol.
Ao analisar um documento devemos buscar identificar quais são os assuntos discutidos, mas antes de tudo, qual é o assunto principal que está sendo enfocado!
Então:
Descritores Primários representam o ponto principal do artigo, o tema ao redor do qual todos os outros assuntos vão ser relacionados ou complementados.
Alguns conceitos comuns que são frequentemente Descritores Primários:
- Órgãos (FÍGADO )
- Doenças (HEPATITIS)
- Organismos (HIV-1)
- Drogas (ASPIRINA)
- Terapias (TERAPIA GENÉTICA)
- Funções (DIGESTÃO)
No entanto, se qualquer um desses termos acima não forem o foco do artigo eles deverão ser indexados como conceito secundário. A determinação se um termo é descritor primário ou secundário depende da importância do conceito no artigo em questão. Alguns termos nunca poderão ser Descritores Primários. Alguns exemplos são os nomes geográficos como cidade de Nova Iorque ou África. No geral, a maioria dos artigos não necessita de mais de seis Descritores Primários, mas poderá usar mais que seis Descritores Primários se o artigo precisar.