Descritores Secundários

Descritores Secundários são conceitos que foram discutidos, mas que não são o ponto principal do artigo. Alguns conceitos comuns que frequentemente são secundários:

  • Técnicas ou métodos de pesquisa (MICROSCOPIA , ELÉTRONS)
  • Animais estudados experimentalmente (RATOS)
  • Termos que complementam um descritor primário (DOENÇA CRÔNICA)

No entanto, estes conceitos podem ser indexados como Descritores Primários se eles forem o assunto principal do artigo. Lembre-se que a seleção de um descritor primário ou secundário depende da importância do conceito no artigo

É importante entender que os termos que geralmente são usados como secundários podem, algumas vezes, ser indexados como Descritores Primários. Por exemplo, um artigo sobre GASTRITE CRÔNICA será indexado com os termos GASTRITE como descritor primário e DOENÇA CRÔNICA como secundário. Porém, um artigo sobre doença crônica no geral será indexado com o termo DOENÇA CRÔNICA como um Descritor Primário.

O mesmo raciocínio se aplica para os conceitos que são usualmente indexados como descritor primário que em algumas circunstâncias serão indexados como secundários.

Muitos artigos podem ser indexados adequadamente com quinze descritores secundários ou menos. É importante que o indexador use quantos termos forem necessários, mas que não adicione descritores simplesmente para chegar nesse número.

Nem todo conceito mencionado de um artigo é indexado. Conceitos devem somente ser indexados se eles forem discutidos e não meramente mencionados no artigo.

Was this page helpful?