Cada termo DeCS/MeSH está localizado em um ou mais categorias. A estrutura hierárquica dos termos mais gerais para os mais específicos. É importante que os indexadores usem a estrutura hierárquica para encontrar os termos mais específicos aplicáveis. Cada registro contém a parte da estrutura mostrando sua localização. Abaixo está um exemplo da localização hierárquica para o termo DeCS/MeSH PERITÔNIO:
As hierarquias do DeCS/MeSH são muito importantes para o processo de indexação e os indexadores devem usá-las frequentemente.
- Indexadores devem sempre “percorrer verticalmente” a hierarquia no DeCS/MeSH para checar se um termo mais específico que aquele escolhido está disponível.
- Indexadores devem também usar a hierarquia para agrupar os termos DeCS/MeSH. Se um artigo discutir diversos conceitos similares (doenças, drogas, técnicas, etc.), eles poderão ser agrupados abaixo do termo geral mais próximo determinado pela estrutura hierárquica. Use a Regra da Hierarquia abaixo para determinar qual termo deverá indexar.
- Os indexadores devem visualizar a hierarquia onde o termo específico está localizado para ajudar a determinar o viés do artigo e escolher o qualificador que caracteriza o descritor DeCS/MeSH. Por exemplo, o termo ATIVAÇÃO DO COMPLEMENTO que está localizado sob FENÔMENOS DO SISTEMA IMUNOLÓGICO [hierarquia G12.425]. Dessa forma, o viés de um artigo em que ativação do complemento é o ponto principal será imunológico. O qualificador /imunologia será usado no termo apropriado de órgão, organismo ou doença onde o conceito ativação do complemento é empregado.
Ativação do complemento em pacientes com artrite reumatóide
ATIVAÇÃO DO COMPLEMENTO
ARTRITE REUMATOIDE/*imunologia
HUMANOS (pré-codificado)