Princípios de Indexação
Esta categoria contém os termos para órgãos, regiões do corpo, tecidos e células, de HUMANOS e ANIMAIS. Também inclui termos para elementos sub-celulares, os quais podem ser usados para todos os organismos.
Os termos da Categoria A se aplicam tanto para HUMANOS quanto para ANIMAIS. Entretanto, uma árvore hierárquica neta categoria, A 13, contém termos somente aplicados para ANIMAIS, tais como BRÂNQUIAS e PLUMAS.
Indexando termos anatômicos para ANIMAIS
Se o termo for exclusivo para uso em ANIMAIS, como BRÂNQUIAS e PLUMAS, deve-se indexá-los como descritor primário caso seja o assunto principal.
Caso o termo possa ser aplicado tanto para HUMANOS quanto para ANIMAIS:
- Para invertebrados: indexe o termo anatômico como Descritor Secundário e o animal Descritor Primário
Partes da boca do mosquito
CULICIDAE/anatomia & histologia
BOCA /anatomia & histologia
ANIMAIS(pré-codificado)
Fígado de elefantes
FÍGADO*
ELEFANTES*
ANIMAIS(pré-codificado)
Algumas restrições e instruções especiais se aplicam a certos termos anatômicos. Extremidades (membros) e termos específicos de extremidades são indexados diferentemente dependendo dos tipos de organismos. Estes termos contêm também notas de indexação com instruções específicas. Exemplo: cotovelo de cachorro é indexado MEMBRO ANTERIOR e não COTOVELO.
Verifique as notas de indexação de outros termos anatômicos para instruções específicas de organismos.
Há uma ampla variedade de termos nesta categoria. Em muitos casos o termo anatômico específico requerido na indexação de um conceito está presente no DeCS/MeSH. Sempre procure pelo termo mais específico.
Se o termo mais específico não estiver no DeCS/MeSH, dois ou mais descritores DeCS/MeSH ou a combinação de descritores com qualificadores podem ser necessários para indexar um conceito anatômico. Veja os exemplos:
Indexe um músculo que não está presente no DeCS/MeSH coordenando o músculo mais específico com o lugar:
Músculo da coxa
COXA DA PERNA*
MÚSCULO ESQUELÉTICO*
Indexe vasos sanguíneos específicos que não estão presentes no DeCS/MeSH coordenando com órgão/irrigação sanguínea com o termo do vaso sanguíneo mais específico.
Ultraestrutura da veia gástrica
ESTÔMAGO /irrigação sanguínea*
VEIAS/ultraestrutura*
Regra similar se aplica para indexação de nervos ou outros conceitos de sistemas nervosos que não estão presentes no DeCS/MeSH. Indexe o órgão apropriado com o qualificador /inervação como Descritor Primário e adicione o termo do sistema nervoso mais específico.
Gânglios sensoriais gástricos
ESTÔMAGO/inervação*
GÂNGLIOS SENSITIVOS*
Indexe células que não estão no DeCS/MeSH com órgão/*citologia
Pinealócitos
GLÂNDULA PINEAL /citologia*
O descritor DeCS/MeSH CORAÇÃO se aplica ao coração como órgão no todo. MIOCÁRDIO se aplica ao coração como tecido. O qualificador usado com os termos da Categoria A são divididos entre CORAÇÃO e MIOCÁRDIO.
Exemplo:
/fisiologia é permitido com CORAÇÃO mas não com MIOCÁRDIO
/ultraestrutura é permitido MIOCÁRDIO mas não com CORAÇÃO